sábado, 29 de agosto de 2009

JOSÉ MILANEZ! UM LÍDER, UM POETA, UM CIDADÃO.


UMA TRAJETÓRIA DE VIDA QUE EMOCIONA.


filho de agricultor, vivenciou as dificuldades e injustiças comuns à classe trabalhadora.

Dotado de uma inteligência invejável, cantou poesias, despertou vocações, estimulou o cumprimento do dever, incomodou minorias, praticou o bem.

Foi um desbravador de consciências do povo sertanejo, com suas produções poéticas e belas, que encantou multidões, fazendo a leitura do mundo, expressando em versos as desigualdades sociais, a natureza humana, a soberania de Deus.

JOSÉ MILANEZ era:

SÍMBOLO DE DETERMINAÇÃO E DE LUTA.

Ainda jovem, desafiou a si mesmo, desencadeando um processo de questionamentos e estudos acerca do homem do campo, em termos de expectativas e perspectivas e suas possibilidades de luta.

Tinha um sonho: de contribuir para a conscientização do trabalhador rural, de maneira mais efetiva e dinâmica, buscando instrumento que possibilite aos mesmos, uma vida digna e de qualidade. O caminho para a conscretização do sonho, era a organização desses trabalhadores num sindicato rural. TRANSFORMOU O SONHO EM REALIDADE!

Em 1962 o O SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS em Currais Novos, era um sonho realizado.

Um empreendimento que deu certo!

Foram anos de luta apra o reconhecimento de uma instituição que já nascia vitoriosa pela força do povo, que acreditava em JOSE MILANEZ. Seu liíder/poeta.

"Os momentos eram de luta, de conquistas, de união". Dizia ele. "O alvo, era o exercicio da cidadania".

Passo a passo, JOSÉ MILANEZ, imprimia no sindicato, a sua marca. Que era a marca do dinamismo, da honestidade, da justiça. Foi 14 anos consecutivos, presidente daquela instituição. Na época, respeitada por todas a classes, pela representatividade que possuía.

JOSÉ MILANEZ, era um homem simples, pacato, que se impunha pelo seu trabalho dignificante. Usava a verdade como arma para se defender daqueles que dele divergiam; mas que reconheciam no mesmo uma pessoa obstinada, talentosa, honrada. Que não media esforços, nem sacrificios, para conquistar melhorias para o homem do campo.

Com um sorriso franco, bem humorado e bem fundamentado nos princípios legais, JOSÉ MILANEZ conquistava a todos pelo entusiamo com que defendia suas crenças, suas aspirações, seus valores...

Era um grande orador!

Formado na faculdade da vida, na luta do dia a dia, era sempre convidado a ministrar palestras sobre temas trabalhistas, tanto na Câmara Municipal, como para os universitários curraisnovenses.

Tinha um programa "Falando ao Trabalhador Rural" na Rádio Currais Novos, onde falava com clareza e sabedoria das leis trabalhistas especificamente ao trabalhador rural.

JOSE MILANEZ - uma vida que se foi. Um exemplo que permanece. Sua vida foi dedicada a uma causa justa. As sementes foram semeadas e derão frutos.

Ainda em vida, recebeu o título de cidadão curraisnovense, num preito de reconhecimento que a cidade de Currais Novos lhe outorgou através da Câmara Municipal.

Após sua morte, tornou-se nome de uma das principais ruas da cidade.

É lembrado com saudades pelos trabalhadores rurais, pessoas que o conheceram e por amigos e familiares que não o esquecem.

JOSÉ MILANEZ, também recebeu homenagens na cidade em que nasceu, Cerró Corá também deu o seu nome a uma de suas ruas, prova de reconhecimento do trabalho exemplar do seu filho. Um pouco do muito que foi meu pai.

relato da professora mestra DARCI MACEDO, minha irmã.