sábado, 29 de agosto de 2009

JOSÉ MILANEZ! UM LÍDER, UM POETA, UM CIDADÃO.


UMA TRAJETÓRIA DE VIDA QUE EMOCIONA.


filho de agricultor, vivenciou as dificuldades e injustiças comuns à classe trabalhadora.

Dotado de uma inteligência invejável, cantou poesias, despertou vocações, estimulou o cumprimento do dever, incomodou minorias, praticou o bem.

Foi um desbravador de consciências do povo sertanejo, com suas produções poéticas e belas, que encantou multidões, fazendo a leitura do mundo, expressando em versos as desigualdades sociais, a natureza humana, a soberania de Deus.

JOSÉ MILANEZ era:

SÍMBOLO DE DETERMINAÇÃO E DE LUTA.

Ainda jovem, desafiou a si mesmo, desencadeando um processo de questionamentos e estudos acerca do homem do campo, em termos de expectativas e perspectivas e suas possibilidades de luta.

Tinha um sonho: de contribuir para a conscientização do trabalhador rural, de maneira mais efetiva e dinâmica, buscando instrumento que possibilite aos mesmos, uma vida digna e de qualidade. O caminho para a conscretização do sonho, era a organização desses trabalhadores num sindicato rural. TRANSFORMOU O SONHO EM REALIDADE!

Em 1962 o O SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS em Currais Novos, era um sonho realizado.

Um empreendimento que deu certo!

Foram anos de luta apra o reconhecimento de uma instituição que já nascia vitoriosa pela força do povo, que acreditava em JOSE MILANEZ. Seu liíder/poeta.

"Os momentos eram de luta, de conquistas, de união". Dizia ele. "O alvo, era o exercicio da cidadania".

Passo a passo, JOSÉ MILANEZ, imprimia no sindicato, a sua marca. Que era a marca do dinamismo, da honestidade, da justiça. Foi 14 anos consecutivos, presidente daquela instituição. Na época, respeitada por todas a classes, pela representatividade que possuía.

JOSÉ MILANEZ, era um homem simples, pacato, que se impunha pelo seu trabalho dignificante. Usava a verdade como arma para se defender daqueles que dele divergiam; mas que reconheciam no mesmo uma pessoa obstinada, talentosa, honrada. Que não media esforços, nem sacrificios, para conquistar melhorias para o homem do campo.

Com um sorriso franco, bem humorado e bem fundamentado nos princípios legais, JOSÉ MILANEZ conquistava a todos pelo entusiamo com que defendia suas crenças, suas aspirações, seus valores...

Era um grande orador!

Formado na faculdade da vida, na luta do dia a dia, era sempre convidado a ministrar palestras sobre temas trabalhistas, tanto na Câmara Municipal, como para os universitários curraisnovenses.

Tinha um programa "Falando ao Trabalhador Rural" na Rádio Currais Novos, onde falava com clareza e sabedoria das leis trabalhistas especificamente ao trabalhador rural.

JOSE MILANEZ - uma vida que se foi. Um exemplo que permanece. Sua vida foi dedicada a uma causa justa. As sementes foram semeadas e derão frutos.

Ainda em vida, recebeu o título de cidadão curraisnovense, num preito de reconhecimento que a cidade de Currais Novos lhe outorgou através da Câmara Municipal.

Após sua morte, tornou-se nome de uma das principais ruas da cidade.

É lembrado com saudades pelos trabalhadores rurais, pessoas que o conheceram e por amigos e familiares que não o esquecem.

JOSÉ MILANEZ, também recebeu homenagens na cidade em que nasceu, Cerró Corá também deu o seu nome a uma de suas ruas, prova de reconhecimento do trabalho exemplar do seu filho. Um pouco do muito que foi meu pai.

relato da professora mestra DARCI MACEDO, minha irmã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário