domingo, 18 de abril de 2010

POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE


A próxima semana será marcada por ações em prol do direito à educação e valorização do profissional da educação em todo o mundo.

De 19 a 25 de abril acontece a Semana de Ação Mundial pela Educação com o tema “1 - Um gol Pela Educação”. Resultado de uma parceria da Campanha Global com a FIFA pelo cumprimento do Programa Educação Para Todos.

A campanha pretende potencializar o poder que um evento como a Copa do Mundo possui para alertar a todos para a necessidade de se reverter a situação de milhares de crianças que não possuem educação. Este ano o desafio é fazer com que a educação seja “o impacto mais duradouro” que a Copa de 2010 produza sobre o mundo.

A Semana de Ação Mundial pela Educação é uma iniciativa anual para exigir que os governos cumpram os acordos internacionais em torno do tema. Desde 1999, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação coordena esta campanha no Brasil.

XI Semana Nacional em Defesa e Promoção da Escola PúblicaNo Brasil, a ação acontecerá durante a XI Semana Nacional em Defesa e Promoção da Escola Pública promovida pela CNTE, que também acontece de 19 a 25 de abril, tem como tema “Piso e carreira valorizam os/as profissionais da Educação”.A Cartilha sobre o Piso e a Carreira da CNTE será o material utilizado nos debates. Abaixo, confira a programação aprovada pelo Conselho Nacional de Entidades da CNTE para a Semana:

ATIVIDADES:19/04 – Coletiva à Imprensa;

20/04 – Debate com a Comunidade Escolar nos locais de trabalho sobre o Piso e Carreira;

22/04 – Audiências Públicas nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas sobre o Piso e Carreira;

23/04 – Mostra Municipal e Estadual das boas práticas educacionais de iniciativa dos/as Profissionais da Educação;

24/04 – Panfletagem nas Feiras ou locais de grande aglomeração populacional;

25/04 – Uso das mídias, fazendo um balanço da Educação Pública local

fonte: blog de Jane.