terça-feira, 11 de maio de 2010

INSCRIÇÕES PARA O SISU A PARTIR DE JUNHO

Matéria do jornal Correio Braziliense, 11/05/2010
As datas de inscrição e como vai funcionar a próxima rodada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram definidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Os alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e quiserem disputar vagas em instituições públicas de ensino superior deverão acessar o sistema entre 10 e 14 de junho.
O MEC ainda não tem uma estimativa de quantas universidades e institutos vão participar do processo, nem de quantas vagas serão oferecidas, pois nesta semana começa o período de adesão para as instituições interessadas em participar do Sisu.
Para o primeiro semestre de 2010, 51 universidades participaram do sistema, mas nem todas realizam processos seletivos duas vezes ao ano.
Outra mudança prevista está no formato de inscrição.
Na primeira edição, foram realizadas três etapas, mas em junho será apenas uma, com uma lista de espera para preencher as vagas que sobrarem em chamadas subsequentes.
Opções
O candidato terá direito a duas opções de curso.
Se for selecionado para a sua primeira opção, o aluno será convocado para matrícula e sai automaticamente do sistema.
Aqueles que forem chamados para a segunda opção poderão permanecer no Sisu para tentar a vaga mais uma vez na lista de espera.
Um dos objetivos dessa mudança é evitar o que ocorreu na primeira edição do Sisu, no início do ano: muitos estudantes se inscreviam para um curso, mas depois de selecionados não se matriculavam, o que acabou gerando sobra de vagas nas três etapas de seleção. Essas vagas foram preenchidas posteriormente por uma lista de espera.
O número 51 Instituições de ensino superior que aderiram ao Sisu no primeiro semestre de 2010