segunda-feira, 7 de junho de 2010

CURSO DE LITERATURA NA FUNCARTE - INSCRIÇÕES ABERTAS

A Fundação Capitania das Artes em parceria com a Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, por meio do Núcleo de Qualificação e Empreendedorismo Cultural, abre inscrições para o curso Cultura Contemporânea: uma introdução – Módulo Literatura com a pesquisadora Zuleide Duarte, da Universidade Estadual de Campina Grande. O módulo, a ser realizado de 08 a 11 de junho de 2010, faz parte das ações do Programa Estudos da Cultura e tem por objetivo atender a demanda por formação em arte e cultura contemporâneas, promovendo um curso de caráter mais introdutório e formativo, apresentando questões pertinentes ao campo da cultura nas suas mais diversas linguagens. Composto por cinco módulos: literatura, cinema, dança, artes plásticas e música, a intenção é atingir um público amplo e heterogêneo, ávido por conhecer a cultura contemporânea e entender suas relações com a história, a economia, a política e outros universos temáticos. Os módulos serão ministrados por profissionais de reconhecida atuação e contribuição nas áreas abrangidas pelo curso, numa linguagem clara e acessível.


Cultura Contemporânea: uma introdução


LITERATURA:

ENTRE CÂNONES E BESTSELLERS, A DITADURA DO GOSTO

PROFESSORA: ZULEIDE DUARTE

O curso propõe uma reflexão acerca da ditadura do gosto acadêmico e do empreendimento comercial, instâncias definidoras, para muitos, das leituras que não escolhemos livremente, mas a que somos induzidos. Apresentará, também, textos poéticos e ficcionais cujas leituras ensejem discussões acerca do gosto literário, valoração e invisibilização de autores e textos.
Programa do módulo:

· Ler é escolher
· Na contramão do consagrado
· Descortinar horizontes
· Lição de vida, leituras do mundo
PROFESSORA: Zuleide Duarte - Doutora em letras pela Universidade Federal da Paraíba. Foi professora da Universidade Federal de Pernambuco, atuando na pós-graduação (mestrado e doutorado) na qualidade docente e de orientadora. Coordena um minter em convênio com a UFPB (PROLING) e a FUNESO (Fundação de Ensino Superior de Olinda). Tem trabalhos publicados em livros e revistas nacionais e internacionais. Possui quatro livros publicados e organizou três. Recebeu cinco prêmios e/ou homenagens. Coordenou vários projetos de pesquisa. Atua na área de letras, com ênfase em outras literaturas vernáculas e hispano-americanas sobre as quais orienta teses, dissertações e trabalhos de iniciação científica. Está identificada com as linhas de pesquisa: Estudos culturais e Literatura comparada. Em seu currículo lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artístico-cultural são: catarse, identidade, angustia, censura, exílio, melancolia, memória, nostalgia, saudade, autobiografia, áfrica e diáspora.
PÚBLICO- ALVO: Aberto a todos os interessados.

INFORMAÇÕES:Pré inscrições: 07 de junho de 2010.
Serão disponibilizadas 50 vagas.
Inscrições por email, enviando nome completo e telefone por email. nucleodequalificacao@hotmail.com
Telefone para contato: 3232-4599/ 3232-4956
Período de realização: 08 a 11 de junho de 2010.Horário: das 14h às 17h30.Local: Auditório da Fundação Capitania das ArtesAv. Câmara Cascudo, 434, Cidade AltaNatal/RNMaiores informações:
Ana Paula Correia
Nucleo de Qaulificacao e Empreendedorismo Cultural
Tel: 3232-4599

Nenhum comentário:

Postar um comentário