domingo, 6 de junho de 2010

ROBERTO PINHEIRO ACRUSCHE IN FOCO!




Trovas e Poemas
Impresso Cultural
Criado em 30 de março de 2009
Nº 16 – JUNHO DE 2010
Reproduza tirando xérox ou repassando
Roberto Pinheiro Acruche
Membro efetivo da Academia Pedralva Letras e Artes – Campos dos Goytacazes-RJ
Delegado da UBT – S. Francisco de Itabapoana –RJ
Caixa Postal – nº 123192 - São Francisco de Itabapoana-RJ
CEP – 28.230-000
www.robertoacruche.blogspot.com. **** rpacruche@gmail.com

Trovas e Poemas – Voltado para a educação e cultura, distribuição gratuita, sem qualquer responsabilidade pelas matérias noticiadas pelos respectivos autores.
O Editor



Vem ai os Jogos Florais de CANTAGALO e CAMBUCI - 2010 em setembro (Vamos lá)!


BRUMAS DA VELHICE

Os anos passam correndo
e eu acumulando idade;
os cabelos brancos aparecendo,
desfigurando a face da mocidade.
Minha alma insiste, remoça!...
Resiste o tempo e não envelhece.
A dor chega, o corpo padece...
-Deveras!
É só saudade das primaveras
que precederam a de agora...
E nesta hora:
Inédito encanto
livra-me do pranto
renovando-me a esperança
com um riso de moço.
Entretanto:
A idade avança,
atinge a minha alma
que cansa depois de tanto esforço...
Fazendo-me sentir as brumas da velhice!
Roberto P. Acruche.



PRIMAVERA

Jardins floridos, trago-os na lembrança.
Jamais eu me esqueci da Primavera,
principalmente a minha, quando eu era
Ingênua e pobre, mas feliz criança.

Agora estou no “inverno” nesta esfera.
As “flores” já “murcharam” e a esperança
há de me premiar com mais bonança
que em plena infância eu tanto tivera.

Os “frutos” bons do “outono” eu já deixei
sob o calor do “verão” que atravessei
e estão aqui após seu “florescer”.

Mas, Primavera, faço-lhe um pedido:
- Não deixe nunca que eu seja esquecido,
pois entre flores sempre quis viver!

José Viana -RJ



0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

JOGOS FLORAIS DE FRIBURGO SUPERARAM AS ESPECTATIVAS

A história, através dos anos,
ensina a grande lição:
– o destino dos tiranos
será sempre a solidão!
A. de Assis – PR


Enquanto os corpos fugiam
e as mãos nem eram tocadas,
nossas almas já dormiam
há muito tempo abraçadas!
José Ouverney - SP



Limitada por meus "eus"
eu, tão simples grão de areia,
quando estou plena de Deus
me sinto uma lua cheia!
Rosa de Oliveira - PA


Podes guardar teus agrados
para dar aos teus iguais,
que eu juro, por meus pecados,
que a mim não me agradas mais.
Divenei Boseli - SP

Numa vida sem encantos,
pois de destinos trocados,
eu vivo o drama de tantos
“enfim sós”, mas separados!
Rodolpho Abbud - RJ


Voltando para viver
perco a minha identidade,
não posso sobreviver
amarrada na saudade.
Dágma Verônica -MG


A areia da praia treme
num êxtase incontrolado,
quando a beija o mar, e geme
nesse beijo tão molhado!
Gislaine Canales - SC


Trago no peito, algemado,
por uma forte razão,
um segredo, bem guardado,
sangrando o meu coração
Roberto Pinheiro Acruche - RJ


O que dói em meu desgosto
que me rouba a paz e a calma,
não são as marcas no rosto,
são as cicatrizes na alma!

Hermoclydes S. Franco-RJ


O entendimento se faz
como amor no coração,
sem guerras, com muita paz
e abrançando nosso irmão.
Clério José Borges/ES



Este dia é mais um dia,
quero muito merecê-lo...
A minha alma se extasia,
na graça de recebê-lo!
Arlene Lima-PR


Escute os conselhos sábios
de quem já viveu demais
e evite por nos seus lábios:
"para sempre" e "nunca mais".
Antônio Juraci Siqueira-PA


Escrever é um simples conto,
que não é grande epopeia:
maiúscula, mais o ponto,
e no meio... só a ideia!
Nei Garcez-PR


Uma estrela cintilante,
os Reis, à Belém conduz.
Maria, mais fulgurante,
deu à luz ...a própria Luz!
Wanda de Paula Mourthe-MG


Embora velho e alquebrado,
magro, careca, esquisito,
sempre que chego atrasado
minha mulher diz: bonito!
Pedro Ornellas - SP


Os vendavais, as procelas
são, às vezes, quais crisóis,
transformando muitas velas
em verdadeiros faróis.
Conceição A. C. de Assis-MG



Lembro as horas que eu perdia
te esperando e me comovo...
Agora, o que eu não daria
para perdê-las de novo!...
Arlindo Tadeu Hagne-MG


Conselhos bons, de verdade,
por mais que já estejam velhos...
Recolho com humildade,
nas folhas dos evangelhos!...

Francisco Neves Macedo-RN







Eu percebi que a paixão
havia me abandonado
quando senti solidão,
mesmo estando a teu lado.
Renato Alves -RJ

Nas horas de sofrimento,
ao coração que padece,
uma palavra de alento
tem o valor de uma prece...
Edmar Japuassú Maia -RJ




No conflito de um desgosto,
por saber que não me queres,
vivo em busca do teu rosto
no rosto de outras mulheres...
Otávio Venturelli-RJ

A Noites feitas de saudade,
lembranças, de meiguice...
-Tão curtas na mocidade
E tão longas na velhice!
Alfredo de Castro - MG



Quando chegas de mansinho
e me beijas carinhosa,
as pedras do meu caminho
viram pétalas de rosa!
Eduardo A. O. Toledo-MG

Segue...filho, o teu caminho,
é sonho de primavera...
Mas volta sempre ao teu ninho,
que há sempre alguém que te espera!
Professor Garcia-RN




Lembro a garoa... A seresta...
minha feliz mocidade;
o que restou dessa festa
embala minha saudade!
Domitila Borges Beltrame-SP

Estudante noite e dia,
como quem cumpre uma lei,
consegui sabedoria
pra saber que nada sei.
José Lucas de Barros - RN

Principalmente no amor
deve haver devotamento,
sem o qual pode haver dor
e até mesmo esquecimento.
Raymundo Salles Brasil-BA

Nosso amor chegou no estágio
de pouca briga e... eu pressinto
que esse marasmo é presságio
de amor... que está quase extinto!
Elizabeth S. Cruz - RJ

Praticar somente o Bem
com Amor, Paz e Alegria,
são atributos de quem
vive com sabedoria.
Alberto Paco - PR

A vida pôs, por maldade,
tanta distância entre nós,
que, quando eu canto, é a saudade
que faz a segunda voz...
Izo Goldman - SP



Quando a inspiração vagueia
à procura de um motivo,
o meu passado passeia
em cada verso que eu vivo!
Selma Patti Spinelli-SP

Com nervos à flor da pele
insisto por seu amor;
mas você só me repele...
Diga o por quê, por favor!
Amilton Maciel Monteiro-SP




A ausência de sono afeta
alguns, de modos diversos,
mas a insônia do poeta
acorda o sonho e faz versos.
Wanda F. Queiroz – PR



Uma lágrima que escorre
traz mais brilho a própria face,
se a cada sonho que morre
há um novo sonho que nasce!
Renata Pacolla-SP




Em confidências com a lua
deixo meu sonho retido,
para que cresça... evolua...
Caia em meus braços, querido!
Vânia Maria Souza Ennes-PR

O teu amor é um mistério,
difícil de desvendar,
você com o seu critério,
e eu cheia de amor pra dar.
Neiva Fernandes -Campos- RJ




Feliz do ser que se acalma
com bonança que unifica,
emite conforto à alma
e com Deus se purifica.
Agostinho Rodrigues Campos-RJ

Não há motivo que faça
dizer-se toda a verdade,
se antes disso ela não passa
na peneira da piedade.
Ana Nascimento-CE


A mais sublime oração,
que mais bondade contém,
é a de quem pede perdão
para os pecados de alguém.
Gilvan Carneiro da Silva – RJ

Para os sem fé, os tristonhos,
a vida deles termina
sem sequer colher os sonhos
que a juventude germina...
Ademar Macedo -RN

Sei quando vais demorar...
Mesmo assim tudo ofereço:
quem espera para amar
paga ao tempo qualquer preço!
Clenir Neves Ribeiro – RJ

Escreveu um sábio antigo
nos Anais que nos deixou:
"Sê como o sândalo, amigo,
perfuma que te enganou.."
Adamo Pasquarelli-SP

Dos homens pobres e opacos
Cristo fez os seus suportes,
Deus trabalha com os fracos
para confundir os fortes.
Geraldo Amancio Pereira - CE



Deus nos dá sabedoria,
para o bem que nos conduz
ao amor que, com a alquimia,
nos torna um farol de luz!
Vanda Alves da Silva - PR

Não me amedrontas,
velhice,balbuciava o ancião;
idade é pura tolice
,quando é novo o coração!
Delcy Canalles-RS



Que compensação inglória
nos traz o aumento da idade:
a gente perde a memória
e ganha, em troca, a saudade!
José Fabiano –MG

Devotamento, confesso:
meu lar, meu mundo,
afinal,é meu trabalho
onde expresso,todo amor universal!
Dilva Moraes- RJ




É hiper minha saudade,
é super minha emoção;
tão grande é minha vontade
,que quase perco a razão!
A.M.A. Sardenberg – RJ


Quando a lua ironizava
por ser musa lá no céu,
uma estrela resmungava:
-Tu não passas de um terréu!
Roberto Pinheiro Acruche-RJ





De nada vale uma imagem
de Cristo em sua parede,
se você nem tem coragem
de dar água a quem tem sede
Olga Agulhon – PR

Leve a vida sem queixume,
plante amor por onde andar;
-Seja a fé o seu perfume
- Seja a paz o seu altar!
Joamir Medeiros-RN




Os meus amigos são tantos,
de uma bondade sem fim,
que não preciso ter prantos
pois eles choram por mim!
Francisco José Pessoa-CE

Ao receberes perdão,
por um instante dourado,
sentes Deus em comunhão
e o coração aliviado.
Mifori-SP

Cada volta do ponteiro
leva minha vida ao fim.
Não sou mais jovem faceiro,
sinto saudades de mim...
Carlos Augusto Alencar-RJ


Quem impede, com carinho,
que se parta um coração,
planta flores no caminho,
não terá vivido em vão!
Myrthes Mazza Masiero-SP


Mãe é vida, ela é nascente,
é o amor, que nos germina,
um anjo, que ampara a gente,
é de Deus, obra divina.
Fabiano Wanderley-RN

Toda paixão se assemelha
à palha, por um detalhe:
basta uma simples centelha
para que o fogo se espalhe...
Sérgio Ferreira da Silva-SP


Saúdo e agradeço a esses amigos, Geralda, Cadinho e André que muito me tem prestigiado e recomendo os seus blogs. Vale a Pena!
Geralda Efigênia
Orientadora Pedagógica- Natal-RN
Ativista Cultural
geraldaefigenia.blogspot.com
Cadinho RoCo – Jeito outro de ler a vida.
Belo Horizonte-MG
cadinhoroco.blogspot.com
André Pinto – São João da Barra-RJ
Grande amigo, filho do saudoso poeta, historiador e escritor João Oscar do Amaral Pinto
andreambiental.blogspot.com

BUSCA

Quisera confessar as tantas coisas que me habitam,
tornar visível todos os pressentimentos meus,
desafogar-me dos sentimentos imprudentes,
descobrir uma serenidade divina
e livrar-me do desconhecido que me incomoda.

Cruzei por pontes de todas as estações
em busca de um momento que revelasse o que sou,
o que me embriaga,
me assusta e me satisfaz.

Perdi-me pelos corredores da vida,
Deixei que me levasse de vencida...

Grito por um sorriso e enxugo as lágrimas
dissipando a tormenta das dúvidas.
Amparo-me nos sonhos, nas ilusões
e as minhas esquivanças,
são extraídas das lembranças que despertam e reconstroem
as adormecidas esperanças.


Roberto Pinheiro Acruche

Nenhum comentário:

Postar um comentário