terça-feira, 29 de junho de 2010

A VOZ POÉTICA DE ROBERTO PINHEIRO ACRUCHE E AMIGOS

TROVAS E POEMAS - ANTOLOGIA


Se a vida te desafia
qual gigante Adamastor,
desperta, na travessia
teu gigante interior.
Rosa de Oliveira - PR


Nos laços presos às tranças
da cigana envelhecida
entrelaçam-se lembranças
das tranças todas da vida...
Divenei Boseli - SP


É emoção que só conhece,
numa corrente do bem,
quem junta as mãos numa prece
para pedir por alguém!
Rodolpho Abbud - RJ


As flores do seu jardim
os versos de sua história
trouxeram também pra mim
uma canção pra memória.


Dágma Verônica -MG


A Poesia nasce na alma,
transmite amor e amizade,
beleza, ternura e calma,
é a própria felicidade!

Gislaine Canales - SC


Hoje, nós, os pecadores,
oramos por salvação
a quem só pagou com dores
para ganharmos perdão.

Roberto Pinheiro Acruche - RJ


Para uma vida melhor,
nada mais se faz preciso:
Pedir ao Senhor-Maior
sabedoria e... juízo!
Hermoclydes S. Franco-RJ


Entre as mãos, o lenhador,
tem o machado que corta,
e o seu cabo, que a rigor,
é de outra árvore já morta!

Francisco Neves Macedo-RN


Quem por cigarros se entrega
às mãos do vício, sem medos,
não percebe que carrega
a morte acesa entre os dedos...


Edmar Japuassú Maia -RJ


A bondade é um sábio
meiode ajudar-se e de ajudar:
-- quem enxuga o pranto alheio
não tem tempo de chorar!

Alfredo de Castro - MG


Eu sempre quis numa trova,
provar tudo quanto fiz.
Mas nunca passei na prova,
nem fiz a trova que quis.

Professor Garcia-RN

“Eu te amo” – a frase bendita
não veio...e o orgulho forte
fez da sentença não dita
minha sentença de morte!

Arlindo Tadeu Hagne-MG

Se foi presságio, não sei;
mas eu senti, na partida,
que aquele adeus que eu te dei
dava adeus à nossa vida...

Otávio Venturelli-RJ

Persiste, mas por maldade,
a tua luz não tem fim:
-Brilha o luar da saudade
no céu que há dentro de mim!

Pedro Mello-SP

Em teu silêncio, bem sei,
um conselho me enviaste...
Foi quando te perguntei
se me amavas... E calaste!

Renato Alves -RJ

Devotamento no lar
prova a presença do amor,
dando exemplo singular
de família de valor.

Ruth Farah Nacif-RJ


Se todos, sinceramente,
mostrarem paz e labor,
nós teremos, brevemente,
menos ódio, mais amor!

Arlene Lima-PR

Seja na paz ou na guerra,
quer na alegria ou na dor,
o maior poder da terra
tem quatro letras: Amor!

Antônio Juraci Siqueira-PA


Quem diz que eu olho e não vejo
a lágrima em seu olhar
não merece mais meu beijo,
pois sofro a me controlar.

Nei Garcez-PR


Mãe,tuas simples sentenças,
em minha infância enraizadas,
ainda norteam crenças
e escolhas de encruzilhadas.

Wanda de Paula Mourthé-MG


Se o erro ficou distante,
seja pleno o teu perdão:
não se cobra ao diamante
seu passado de carvão!

Pedro Ornellas - SP


Uma página arrancada,
jogada ao léu, esquecida,
assim sou eu, quase nada
no livro da tua vida!
Conceição A. C. de Assis-MG


Tricotando o casaquinho,
à espera de ser vovó,
teço ternura e carinho
nos pontos em cada nó!

Domitila Borges Beltrame-SP

A vida e o sonho, querida,
são graças que Deus nos deu:
quem não ama não tem vida,
quem não sonha, já morreu!

José Lucas de Barros - RN

Principalmente no amor
deve haver devotamento,
sem o qual pode haver dor
e até mesmo esquecimento.

Raymundo Salles Brasil-BA

Por um capricho da sorte,
por uma estranha tortura,
o amor que me leva à morte
é o que me dá mais ventura!

Elizabeth S. Cruz - RJ

Cada momento vivido
na vida que se renova,
às vezes é definido
apenas em uma trova!

Alberto Paco - PR

Sabedoria há de sobra
para deixar de te amar,
mas, se o coração me cobra,
eu não consigo pagar...

Izo Goldman - SP




Que tu sejas, nos teus brios,
quando buscares a glória,
altivo nos desafios,
mas humilde na vitória!

Selma Patti Spinelli-SP

Sou mulher, luto, decido,
sei de cor muitos poemas,
mas com seu beijo atrevido,
esqueço até dos problemas!

Vânia Maria Souza Ennes-PR

Eu canto triste no canto
saudades do teu amor,
porém se ouvires meu canto,
peço graças ao Senhor.

Agostinho Rodrigues Campos-RJ

Para exaltar a beleza,
notória num puro amor,
é necessário pureza,
ter alma de trovador.

Ana Maria Nascimento-CE

Na vida, essa pauta imensa,
por direito ou por dever,
a gente escolhe a sentença
e a cumpre, sem perceber.

Wandira F. Queiroz – PR


Meus pequenos descendentes,
podendo ajudar, ajudo.
Protejo e rego as sementes,
que o berço é berço de tudo.

Alba Christina-SP


Nosso amor, que coisa estranha:
conflitos... poucos assuntos...
Ficamos “de mal...” no entanto
queremos sempre estar juntos.

Gilvan Carneiro da Silva – RJ

Faltar um pouco à verdade
por questão de educação,
diga com sinceridade,
merece ou não o perdão?

Amilton Maciel Monteiro-SP


Esta é uma vida engraçada
e até parece pilhéria,
uns com a sorte sonhada,
outros, apenas, miséria!

José F. Salles – Campos-RJ

Não busco outras alianças,
nem procuro um novo afeto:
em tua ausência, as lembranças
me povoam por completo...

Renata Pacolla-SP

O primeiro e grande amor
é o doce amor de Jesus,
que, salvando o pecador,
morreu pregado na cruz.

Neiva Fernandes -Campos- RJ

Nosso amor, mais que sagrado,
tem brasa que o fogo atiça:
-É um feitiço do passado
que, até hoje, me enfeitiça!

Clenir Neves Ribeiro – RJ

Se o meu silêncio diz tudo
que a minha boca não diz,
o amor no peito é escudo
que me faz viver feliz!

Walter Siqueira-Campos-RJ

Já não adianta insistir,
pedindo para te amar,
eu já cansei de pedir
tu não cansas de negar.

Geraldo Amancio Pereira - CE


Juraste-me ser fiel,
mas do nosso amor, contudo,
hoje resta o velho anel
num estojo de veludo.

Vanda Alves da Silva - PR

Pelos caminhos sem fim,
que a vida me fez trilhar,
fiquei perdida de mim,
sem conseguir me encontrar!

Delcy Canalles-RS





Namorei por toda a vida
todos os sonhos que sonhei,
até meus sonhos perdidos
confesso que namorei!

A.M.A. Sardenberg – RJ


No rosto, um leve sorriso
disfarça a dor da saudade...
-Há vezes em que é preciso

fingir a felicidade.Olga Agulhon – PR

Versos soltos ou fragmentos
são as trovas que componho,
que amenizam meus tormentos
e dão mais vida ao meu sonho!

Joamir Medeiros-RN




Cometi, não por vingança,
um crime que foi surpresa:
matei a tua lembrança,
em legítima defesa!

José Fabiano –MG


Mesmo que a lembrança marque
de um certo modo cruel,
aos domingos vou ao parque
dar voltas no carrossel.

Francisco José Pessoa-CE

Qual um Sol assim já posto,
totalmente num ocaso,
meu coração por desgosto
chorou nosso fim de caso.

Mifori-SP

Todo amor nos eterniza,
pois toda morte perece
e todo tempo agoniza
aonde a paixão floresce.

Carlos Augusto Alencar-RJ

Dilva Moraes – Trovadora,
saudá-la, é uma alegria...
Mulher, mãe, educadora;
Você é uma simpatia!

Roberto Pinheiro Acruche - RJ


Sonhei tudo que queria,
entre nós, acontecer,
foram sonhos de alegria,
triste foi, amanhecer!

Roberto Pinheiro Acruche-RJ

Toda a noite, quando saio,
vendo o céu luminescente,
sinto a paz que é como um raio
de luar dentro da gente.

Myrthes Mazza Masiero-SP


Quando o poeta se extasia,
nas asas, da inspiração,
faz do sonho, a poesia,
põe no verso, o coração.

Fabiano Wanderley-RN

A humildade se ilude,
quando a justiça que faz:
- Prega na cruz a virtude
e liberta... Barrabás!...

Sérgio Ferreira da Silva-SP



FAVELA

Favela
Aquarela
Vida Amarela
No Morro ou na Periferia
Ora é alegria
Ora e tristeza,
Fome, pobreza...
Ora é realeza!
Gente que com esperteza
Dribla a sorte
Escapa da Morte
Tem que ser forte
Faz carnaval!
Favela
Festival...
De sonhos e esperança
Mesmo quando não alcança
Vencer o carnaval.
Favela...
Do bem e do mal
Onde se faz poesia
Da pobreza e da tristeza
Transformando em alegria
A triste realidade
Com tanta verdade.
Favela...
Aonde ninguém queria viver
E vive sem querer - Precisa viver
Pra vida vencer - E não deixar morrer
Os sonhos, a esperança... E como tal:
O Carnaval.

Roberto Pinheiro Acruche





























Velho tronco, na queimada,
em dolorosa utopia,
sonha ouvir a passarada
que em vida abrigou... um dia.
Dorothy Jansson Moretti-SP

Meu coração ,tem cuidado...
embora ilusões recolhas,
és como o arbusto cansado
que se despede das folhas...
Carolina Ramos – Santos-SP


Das trovas selecionadas,
das tantas, e das mais belas,
no boletim publicadas,
sou grato, à minha, entre elas.
Nei Garcez-PR

Um gajo em plena conquistadessa terra de emoções,gritou alto: Terra à vistaou em suaves prestações
Jose Monteiro RJ


Porque são pobres meus temas
e não ter saco que puxe,
só agora meus poemas
saiu em Roberto Acruche!
Francisco José Pessoa-CE

À espera dos teus carinhos,
junto a ti, quando me deito,
sinto o frio dos sozinhos
que dormem no mesmo leito!
Tereza Costa Val - MG


Na família, pais e filhos
são vagões de um mesmo trem.
Quando um deles sai dos Trilhos
arrasta os outros também.
Sergio Bernardo-RJ

Não deixe as cartas que eu mando
sem respostas, por favor,
porque é bom, de vez em quando,
reler mentiras de amor!
Maria Nasc. Santos Carvalho-RJ

IMENSO AMOR

Quanto mais me envolvo,
mais quero.
Quanto mais tenho, mais desejo.
Quanto mais dou, mais ambiciono dar.
É um amor tão profundo
maior que o mundo
infinito como o universo.

Roberto P. Acruche

Nenhum comentário:

Postar um comentário