terça-feira, 13 de setembro de 2011

A EXPRESSÃO ´POÉTICA DE MANOEL MACEDO XAVIER - MEU TIO IN MEMORIAN

O Poeta Repentista Manoel Macedo Xavier (In memorian)


Eu nasci no sertão nordestino

Eu nasci no sertão nordestino.
Onde o pobre não vive vegeta
Ainda eu muito menino
Na minha alma senti ser poeta
Um amigo deu-me uma viola
Percorri norte sul leste oeste
Cantando a vida sofrida (bis)
De quem nasce no sertão do nordeste

Arrisquei minha vida e saúde
Para ver o meu lar glorioso
Ganhar muito dinheiro não pude
Mais provei ser um pai bom esposo
Há uns anos lavrei terra alheia
Paguei meia dei tudo ao patrão
Porém graças a Deus e a meus versos (bis)
Libertei-me da escravidão

O patrão não me deu privilégios
Resolvi a morar na cidade
Pra meus filhos consegui colégio
Ginásio e até faculdade
Josias formou-se em direito
Há conceito progresso harmonia
Glória a Deus lá no alto dos céus (bis)
Do sagrado dom da minha poesia

Agradeço a Deus pai clemente
Que me fez um rapaz de virtude
Oito filhos me deu de presente
por meus filhos eu fiz o que pude
minha esposa também agradeço
Alto preço de todas as horas
Minha família honrai o lar sagrado (bis)
Meu muito obrigado, filhos genros e noras

Sempre humilde cumpri meu dever
Recordando quem fui no passado
Com prudência procurei viver
Conduzindo o maneiro e o pesado
Saúde em mim pouco existe
Fico triste cantando ai ai
Recordando a passagem dos anos (bis)
Quando eu tinha mamãe e papai.


Goiânia 26 de setembro de 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário