sexta-feira, 6 de abril de 2012

MANDATO GEORGE CÂMARA/PCdoB - RN, REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO ENEM/SISU NA UFRN

Vereadores e Estudantes debatem ENEM/SISU na Câmara de Natal

Na próxima segunda-feira (9), a Câmara Municipal de Natal (CMN) realiza Audiência Pública para debater sobre “o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem/Sistema de Seleção Unificada – SISU como novo sistema de acesso à UFRN”. O debate foi proposto pelo vereador George Câmara (PCdoB) e ocorre às 14h30min no plenário da Casa legislativa. É esperada a presença de representantes da UFRN e Comperve; Secretarias Estadual e Municipal de Educação; UNE, DCE/UFRN, UBES, UMES e APES; diversos Grêmios Estudantis; Colégios e Cursinhos estaduais e privados.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recentemente propôs ofertar metade das vagas previstas em seu próximo vestibular (2013) via ENEM/SISU. A intenção da UFRN é que no vestibular 2014 o total das vagas a serem conquistadas sejam disputadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que se vale das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A decisão sobre ambas as adesões, no entanto, se dará durante a reunião do Conselho Universitário, previsto para o próximo dia 17 de abril. Na avaliação da UFRN, a mudança não implica desqualificar o vestibular tradicional pelo ENEM, mas fortalecer o instrumento de acesso ao ensino superior.

De acordo com dados da Comperve, das 31 mil inscrições que a UFRN acolheu no vestibular 2012, cerca de 20 mil inscritos concorreram as 385 vagas destinadas através do Enem. Neste sentido, é correto afirmar que o ENEM/SISU diminuirá a desigualdade entre o número de estudantes oriundos da escola pública e privada que chegam às universidades públicas.

Segundo o vereador George Câmara (PCdoB) a ideia é realizar um debate sobre os diversos aspectos do exame, buscando ouvir as mais diferentes opiniões, muitas vezes divergentes, mas que devem ser confrontadas: “na opinião de entidades estudantis nacionais como a União Nacional dos Estudantes – UNE e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES, o ENEM/SISU deve ser adotado integralmente. Já as instituições privadas de ensino, em especial os Cursinhos colocam o Exame como prejudicial ao sistema educacional. Temos que avaliar quem realmente está com a razão”, declara George. A opinião de George é a de que se faz necessária a ampliação do ENEM/SISU, já que para ele, o exame proporciona oportunidades iguais aos estudantes mais humildes, pois garante que mesmo as famílias de baixa renda que não disponham de recursos para pagar colégios ou cursinhos, tenham a perspectiva de verem seus filhos ingressarem na educação superior pública de qualidade.

Para quaisquer esclarecimentos favor entrar em contato através dos telefones:

Mandato Comunista: (84) 3201-1336

Vereador George Câmara: (84) 9983-6468

Assessoria de Comunicação: (84) 9138 8141 (Arthur Varela)

fonte: grupo linguagens e versos - facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário