segunda-feira, 25 de junho de 2012

CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA LANÇA PLATAFORMA 2012 E ABRE EDITAL DE OCUPAÇÃO ARTÍSTICA - ARTISTAS POTIGUARES INSCREVAM-SE!!!




Sim, o Circuito Cultural Ribeira está de volta! Com data de início marcada para o segundo domingo de Agosto, dia 12, o Circuito este ano vem com novidades. Uma delas é o edital de ocupação artística, que será lançado nesta segunda dia 25/06 às 9h, na Casa da Ribeira. Serão 100 oportunidades para artistas e produtores inscreverem suas propostas de ocupação para os 11 espaços disponíveis no Circuito e ainda para as ruas, travessas e becos da Ribeira.

“Decidimos democratizar o acesso, através de edital, para que, além dos artistas já consolidados e conhecidos do público, novos artistas possam ter espaço.” disse Henrique Fontes, diretor artístico da Casa da Ribeira.

O edital, lançado nesta segunda, ficará aberto até o dia 25 de julho, mas os projetos já serão avaliados assim que derem entrada. Desta forma, artistas que desejem se apresentar já em agosto, devem se apressar em preencher a ficha e enviar links de video, tudo online através do site: www.circuitoculturalribeira.com.br

O Segundo ano do Circuito, além da novidade do edital, traz ampliações importantes. Esse ano através da Lei Câmara Cascudo, do Governo do Estado, duas empresas importantes patrocinaram o projeto: A Vivo e a Cosern, possibilitando a realização de 9 edições entre agosto de 2012 e maio de 2013.

“O foco é na continuidade. Não queremos realizar o circuito apenas eventualmente. A idéia é que o Circuito tenha calendário fixo na vida do natalense e dos turistas que passam por aqui.” Disse Anderson Foca, diretor do Centro Cultural DoSol. Foca ainda comentou que a meta é realizar uma virada cultural em Dezembro, com mais de 24 horas de espetáculos. Para tanto, os proponentes do Circuito, a Casa da Ribeira e o DoSol darão entrada com um projeto na Lei Câmara Cascudo ainda este mês.

Uma prioridade do Circuito Ribeira este ano é quanto à educação patrimonial. A meta é, a cada edição, realizar seminários, vivências e criar marcos simbólicos para que as pessoas que transitem pela Ribeira em dias de Circuito possam desenvolver um afeto pelo bairro e um desejo de cuidar deste nosso patrimônio.

“Traremos nomes importantes do cenário nacional para falar sobre preservação e uso dos patrimônios históricos e faremos mais ações em parceria com artistas, a exemplo do que foi a lavagem do Beco e as intervenções de grafite do ano passado. As pessoas precisam conhecer a Ribeira para poder amá-la” Disse Edson Silva, diretor comercial da Casa da Ribeira.

Para reforçar a aposta na valorização desta área de patrimônio histórico tombado pelo IPHAN e nas organizações criativas que o Circuito fomenta, os organizadores do Circuito Ribeira estão criando um selo: “Bairro da Ribeira – Território Criativo”, que será lançado já no primeiro evento em agosto.

“A Cidade precisa estar conectada por afetos. Ampliar a percepção do mapa mental de cidade para que as pessoas possam entender que ela precisa estar viva e criativa. Esta é nossa maior aposta.” Disse Gustavo Wanderley – Diretor de Planejamento e projetos da Casa da Ribeira.

O edital de ocupação artística estará no site www.circuitoculturalribeira.com.br a partir da manhã desta segunda, 25/06 até dia 25/07. O lançamento acontece a partir das 9h da manhã na sala de arte contemporânea da Casa da Ribeira e é aberto a jornalistas, artistas e todos que quiserem esclarecer duvidas sobre o edital.

Fonte: facebook Anderson foca/Khristal

Nenhum comentário:

Postar um comentário