terça-feira, 31 de julho de 2012

DUDÉ VIANA - O ANDARILHO DAS CANÇÕES - SERÁ A PROXIMA ATRAÇÃO DA CESTA CULTURAL COM A SPVA/RN



Dudé Viana - O andarilho das canções

Um espetáculo de resistência de um cantor e compositor potiguar, que há quatro décadas vem militando em terras brasileiras, mostrando a sua voz e a mensagem de sua música, acompanhado de seu inseparável violão.
Nestes 40 anos muita coisa mudou e o Dudé Viana não parou de evoluir, conquistando experiência e prestígio pela qualidade de sua música, que tem como essência os amores e casos vividos, paz e motivação na vida. Foram muitas conquistas e Dudé se manteve fiel às suas origens.
 Com seis discos individuais na bagagem, três coletâneas divididas com outros artistas e diversos shows realizados em todo o Brasil, Dudé Viana selecionou um repertório especial para apresentar nesse show.  Ele cantará, por exemplo, canções em memória de escritores e poetas potiguares: “Outdoor de Cultura Popular" (homenagem de Dudé a Luís da Câmara Cascudo), "O Pilão Sertanejo” (poema do professor e folclorista Deífilo Gurgel musicado por Dudé) e “A Ponte” (poesia de Zila Mamede a qual Dudé musicou).
Não é demais lembrar que "A Ponte" foi incluída na trilha sonora do curta “Pegadas de Zila”, do cineasta Valério Fonseca, estrelado pela atriz Rosamaria Murtinho. O filme ganhou prêmio do Banco do Nordeste como melhor temática nordestina no 7º Fest Aruanda, realizado em João Pessoa/PB, no ano passado.
Dudé Viana (José Viana Ramalho) nasceu no município de Caraúbas-RN, em 5 de Julho de 1950.  Cantor, compositor e violonista, começou sua carreira musical no ano de 1972, em Natal, e não parou mais de cantar.  Representante de uma corrente de música popular brasileira, com raízes nordestinas, canta e toca de uma maneira original e intimista, conduzindo o ritmo ao violão e a voz. Dudé Viana é um talento nato: influenciado por violeiros que sempre faziam cantoria na residência do seu avô, João Francisco Viana, aos 10 anos já tocava gaita no interior do RN e logo depois aprendeu a tocar violão e a compor músicas.
Discografia: “Seca no Sertão” (1980), “Embaixo das Estrelas” (1987), este com a cantora e atriz Maria Zenaide, o CD “Violas e Cantigas” (1997), com participação do compositor e cantor Delei Duarte, o CD “Acredite em Você” (2002), o CD Acústico e ao vivo “Papo Show - isso só acontece comigo!” (2009), com participações do grupo Meirinhos do Forró e do sanfoneiro Caçula Benevides, e o seu mais recente trabalho, o CD “O Andarilho das Canções” (2011).
Participou de importantes projetos coletivos de discos como “Marechal Hermes - 90 anos de encontros musicais”, AsCEM (2002), no Rio, com a música de sua autoria ‘Toque a Vida’, do CD da Assembleia Cultural - AL/RN (2006), em Natal, com a música de sua autoria ‘Acredite em Você’, e do CD “Marechal Hermes - 95 anos de encontros musicais”,AsCEM - RJ (2008), com a música ‘Ah! Se eu fosse um poeta’, de sua autoria em parceria com Salete Pimenta Tavares. E ainda “Seis e Meia”, no Rio e em Natal, “Fim de Tarde” no Rio e shows no “SESC/São Paulo”, e em espaços de diversos estados brasileiros como Distrito Federal, Amapá, Minas Gerais e Paraná.
         
Show: Dudé Viana - O Andarilho das Canções
Dudé Viana - (84) 8835 0871 / 9648 7947