domingo, 16 de setembro de 2012

INSTITUTO PADRE MIGUELINHO, ESCOLA CENTENÁRIA INAUGURA CORDELTECA!

FESTA DE INAUGURAÇÃO DA CORDELTECA NAZARENO DOUGLAS NOBRE
MOMENTO DA INAUGURAÇÃO PELA SRA. SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROFESSORA BETANIA RAMALHO E O GESTOR DA ESCOLA PROFESSOR JOSUÉ ARAUJO.
 PERFIL HISTÓRICO

Pensada no ano de 2007 e  inaugurada em 2012, a ideia surgiu de o desejo de mostrar a importância do cordel no chão da escola. A literatura não se torna completa quando não se coloca em pauta a literatura de cordel, em pesquisa realizada no próprio Instituto percebemos que era interesse dos alunos por cordel e não tivemos dúvida quando assumimos a gestão da escola em tornar isso prático. Era o mês de abril de 2007, e a gestão GG - Getúlio e Geralda acabavam de nascer, juntos pensamos e juntos colocamos a primeira pedra. Convidamos os poetas: MCGarcia, Rosa Regis (Presidente da Academia de Literatura de Cordel do RN), Américo Pita e juntos pensamos a criação da cordelteca. Em seguida pensamos uma gincana e convidamos a Profa. Larrúbia Tavares, incentivadora da arte e competente na arte de organizar esse tipo de atividade, o intuito era o de arrecadar cordéis, e essa foi uma das tarefas com pontos significativos, assim ao final da gincana havíamos angariado cerca de 690 exemplares de cordéis. Mas o tempo passou e o sonho não acabou a gestão terminei, eu sai da escola, mas a escola não saiu de mim e o sonho da cordelteca perdurou na minha cabeça. Assim o tempo passando e o desejo cada vez maior de vê esse sonho realizado, assim veio o melhor, o contato com a Cordelista e biblioteconomista formada Terezinha Azevedo, a mesma coordenou esse processo juntamente com os atuais Gestores Josué Araújo e Eliene Santos  que culminou com a inauguração desta cordelteca, no dia 16 de agosto de 2012  com a presença da Secretária de Estado da Educação e Cultura do RN - a Professora Doutora Betânia Leite Ramalho, a Subcoordenadora de Ensino Médio, Professora Aliete Bormamm, Cordelistas, Poetas, Artistas de uma maneira em geral. Aqui uma pequena mostra do que foi essa grande festa.


 Cordelista Francisco Martins - aqui caracterizado de Mané Beradeiro
 Relato do inicio  da Cordelteca - musicada pelo Cordelista José Acaci
Um século formando cidadãos, disseminando saberes
 Prof. Mestre Milson, ex-professor da escola e hoje Professor do IFRN de João Câmara
Luiz Renato é ex-aluno Miguelinho e, passou no primeiro vestibular e a melhor noticia, sem fazer cursinho
 Pedro Grilo Neto - poeta trovador
 Presidente da Academia de Literatura de Cordel do RN - Rosa Regis
 Rosa Regis, bibliotecárias Ecy e Terezinha Azevedo
 Profa. Betania Ramalho, após a solenidade fez questão de visitar toda a escola e, nesse mesmo dia implementou o Ensino Mèdio Inovador.

 apresentações das alunas da Profa. Mércia
 Platéia atenta a apresentação de Mané Beradeiro e a
performance  do mesmo. Profa Deise estava encantada.
 Euzinha com o Gestor da Escola - Prof. JosuéAraújo
 a alegria era vidente seu rosto


Profa Betânia, ex-gestora do Instituto Miguelinho Larrúbia Tavares, Josué e a Subcoordenadora de Ensino Médio do RN - Professora Aliete Bormamm que em muito tem contribuído com o crescimento da escola. Seu empenho em transformar as escolas de ensino médio em escolas inovadoras e de excelência pulsa latente no seu peito. Sem o apoio da Profa. Aliete a cordelteca Nazareno Douglas Nobre não teria tido tanta repercussão. A escola reconhece e agradece a Profa. Aliete.
.

Professora e Biblioteconomista formada e também Cordelista Terezinha Azevedo, a Coordenadora Geral da Cordelteca, no momento do lançamento do 5º Concurso de Poesia “Poetisa Geralda Efigênia". O evento contou também com a participação do Cordelista e Cancioneiro Potiguar José Acaci. Assim aconteceu a inauguração da cordelteca, em breve postarei a segunda parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário