sexta-feira, 26 de outubro de 2012

GESTÃO DEMOCRÁTICA: O OLHAR DE VICÊNCIA SANTOS





Gestão Democrática: Uma questão de princípios.
                                                               Vicência*


         A Gestão Democrática define-se como uma participação direta e representativa dos segmentos envolvidos com a educação, e caracteriza-se  como um processo que favorece a responsabilidade social compartilhada. As ações devem ser elaboradas e executadas de forma não hierarquizada. Nessa tese tem-se a afirmação que uma educação participativa faz a diferença, no sistema de ensino, na escola,  na sala de aula, na comunidade local aonde todos os envolvidos na comunidade escolar devem participar da gestão: professores, estudantes, funcionários, pais e responsáveis.
Faz a diferença gestores, que mais tem consciência de suas responsabilidades e se comprometem permanentemente com a ampliação da qualidade do trabalho de todos, mas, para atingir esses objetivos é necessário adotar métodos inovadores de baixo custo que disseminem para todos os professores os conhecimentos básicos para a gestão democrática da escola. 
Os sistemas municipais de ensino carecem de instrumentos  eficazes de gestão que lhes permitam identificar, com exatidão, os problemas e com isso fazer uma gestão comprometida com a conquista da qualidade da educação, para isso, temos que cobrar dos gestores municipais maior responsabilidade nesse sentido.
A democracia só acontece se o coletivo organizar instâncias de participação, desde a direção política ou planejamento mais geral da atividade da educação, até a esfera específica do aprender e ensinar ou da relação de quem educa e aprende.
A realização deste congresso se justifica em função dessa realidade educacional que visa à participação da comunidade na gestão escolar, levando a escola a um avanço na qualidade do ensino e proporcionando aos  educandos oportunidade para construírem seus conhecimentos através de uma participação efetiva.
Parabenizamos a todas e todos  os(as) congressistas pela participação, e desejamos que os nossos sonhos democráticos possam se tornar realidade a partir deste evento.


 
Vicência Arimatéia dos Santos
Professora e Especialista em Literatura Brasileira e
        Coordenadora de Organização do SINTE/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário