quinta-feira, 8 de novembro de 2012

BOA SAÚDE: CIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO!

PERFIL HISTÓRICO
 
O povoamento de Boa Saúde teve início na primeira metade do século XIX, com a expansão do território de São José de Mipibu. A existência de habitantes na região é bem antes de 1859. Famílias mais antigas do povoado Boa Saúde: Saca, Ferreira e Nunes. Pertencente a família Saca, Antônio Badamero muito contribuiu para a formação de Boa Saúde oferecendo “arrancho” aos tropeiros. Com a chegada dos Cachoeira que teriam vindo do sertão da Paraíba, o povoamento tomou novo impulso. Existe mais de uma versão quanto à origem do nome Boa Saúde. Uma de que romeiros teriam trazido a imagem de N.S.da Saúde, do Juazeiro no Ceará, e que a partir daí o povoado passou a chamar-se Boa Saúde. Outra, de que os Cachoeira teriam construído uma capela dedicada a N.S.da Saúde, depois que uma pessoa da família ficou curada após banhar-se no rio onde existia muito muçambê. E, ainda a mais provável, de que um viajante teria adoecido e ao ficar curado quando de passagem pela localidade, hospedado na casa de Antônio Badamero, teria exclamado: “este é um lugar abençoado, um lugar de muita saúde”. Depois do ocorrido, Luiz Cachoeira mandou construir uma capela dedicada a N.S.da Saúde, cujo pedreiro foi Antônio Badamero. A imagem da santa teria vindo da Europa, o que é mais provável, pois o nome Boa Saúde já era citado em documentos de 1878, enquanto as romarias ao Juazeiro, no Ceará, se intensificaram onze anos depois, a partir de 1889.No início da década de 1930, Boa Saúde passou a fortalecer-se como povoado, contando com uma concorrida feira.
Principais lideranças da época: José Heronides da Câmara e Manoel Joaquim de Souza (Neco de Sinhá). Em 1935 foram construídos o mercado público, o grupo escolar e a cadeia. Em1938 foi elevada à categoria de vila.
O município foi criado em 11 de dezembro de 1953, com a denominação de Januário Cicco, em homenagem ao Dr. Januário Cicco, nascido em São José de Mipibu, sendo nomeado prefeito, o Tenente Adauto Rodrigues da Cunha.O primeiro prefeito constitucional Manoel Teixeira de Souza. Em 02/02/1991, o município passou a chamar-se Boa Saúde, atendendo a uma antiga reivindicação dos seus habitantes, alicerçada na tradição e na devoção a N.S. da Saúde.


POPULAÇÃO: 8.283 habitantes
ANIVERSÁRIO DA CIDADE: 11 de dezembro
LOCALIZAÇÃO: Microrregião do Agreste Potiguar - Rio Grande do Norte, Brasil. A sede municipal fica a uma distância de 75 quilômetros de Natal, a capital do Estado.

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS:- -Igreja de Nossa Senhora da Saúde- Praça Nossa Senhora da Saúde- Espaço Cultural "Vila de Boa Saúde" - Poço da Pedra Grande- Barragem Boa Saúde no rio Trairi- Barragem de Guarani no rio Trairi- Estádio Municipal Manoel Teixeira de Souza- Espaço Cultural “Vila de Boa Saúde”- Centro Comercial com Box do artesanato local- Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro(Córrego de São Mateus) - Igreja do Padroeiro São Mateus (Córrego de São Mateus)- Casas de Farinha (Córrego de São Mateus).

EVENTOS:- 
 31/janeiro a 02/fevereiro - Festa de Nossa Senhora da Saúde - Uma tradição há mais de 130 anos.
- 20/janeiro: Festa de São Sebastião no povoadoGuarani.
- Junho: Festejos juninosAs festas juninas acontecem geralmente a partir de 12 de junho, prolongando-se até o dia 29, com maior ênfase na última semana do mês.
- Setembro: Comemoração do 7 de setembro.
- Setembro(data móvel): Festa do padroeiro de Córrego de São Mateus.
- 11/dezembro: Emancipação Política


GRUPOS FOLCLÓRICOS-

- Boi-de-Reis de Mestre Zé Pretinho da Lagoa dos Currais
- Grupo de Capoeira de Lagoinha.

 Fonte: 
BOA SAÚDE – Origem e HistoriaAutores: José Alaí de Souza, Maria de Deus Souza de Araújo e José Alaí de Souza,
Saiba mais sobre essa maravilhosa Cidade do RN aqui:
 www.ccboasaude.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário