domingo, 30 de novembro de 2014

MARIA DO CARMO DANTAS (MARIQUINHA) PROFESSORA NOTA 10 DE SÃO PAULO DO POTENGI/RN



Meta cumprida
Estou realizada e agradeço a Deus pela meta cumprida. Já realizei vários projetos de leitura em todas as escolas onde lecionei, principalmente na Escola Estadual Maurício Freire. Desde que terminei minha especialização em Leitura e Literatura sempre tive um sonho : realizar uma Feira Literária na EEMF. ( já havia feito na EE Dinarte Mariz e E.Municipal Djalma Marinho)
O Programa Ensino Médio Inovador veio solidificar esse desejo.
Este ano continuei com a mesma oficina Gêneros Textuais: leituras possíveis, culminando com a I Feira Literária da Escola .
Dia 24/11/14 às 19hs, houve a abertura da I Feira Literária da Escola Estadual Maurício Freire. Iniciamos com um Sarau Tributo ao Amor homenageando ex-funcionários da Escola pela grande contribuição de conhecimento e formação na vida dos nossos educandos. No segundo momento foi realizado um concerto em homenagem ao maestro Tiãozinho.
25/11/14 às 8hs (da manhã) - uma confraternização: Café Sabor Literário. Em seguida todos os alunos foram para as salas. Começa a exposição.
Atividades proporcionadas: Artes Visuais (leitura imagética) com desenhos, pinturas em telas e de várias técnicas, xilogravura; a Arte da Fotografia; Reciclarte: trabalhos com jornais, colagem cômica, garrafa pet, palito de picolé, pintura em vidro (...) Convidado especial para colaborar na orientação dessas atividades – Leandro Levy , cursando Artes Visuais na UFRN.
O Ensino da leitura pela arte dos mamulengos: ação na escola . Festival de mamulengos, textos e bonecos construídos pelos alunos, aprendizagem através do lúdico.
A Música como forma de expressão. A história da música em São Paulo do Potengi, homenagem aos músicos desta cidade. Essa atividade desenvolveu-se no decorrer desse ano com aulas de violão e flauta, culminando com o Concerto Maestro Sebastião Ferreira Neto, Tiãozinho, o grande incentivador da nossa Cultura Musical . Matheus Wingles,nosso aluno e convidado especial para nos ajudar nessa atividade( cursando violão na UFRN.)
Na Literatura norte-rio-grandense : feito uma explanação Histórica “ Os Mártires de Cunhaú, e trabalhados também algumas biografias, com destaque para: Aluisio Azevedo, nosso conterrâneo, Câmara Cascudo, Auta de Souza, Nízia Floresta, Fabião das Queimadas, Euclides da Cunha, e Monteiro Lobato (...)
Em forma de contação de história e encenação, foram trabalhados textos reflexivos, apólogo: A Agulha e a Linha de Machado de Assis, A renovação da Águia, Ou isto ou aquilo de Cecília Meireles, As borboletas de Vinícius de Moraes, Estrelas e Cometas, O Caso do Espelho, a fábula: O Vagalume e a Serpente (...)
Linguagem Teatral – trabalhamos Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto, O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna e Romeu e Julieta de Shakespeare. Essas atividades foram filmadas e apresentadas à comunidade escolar em forma de CINEMA NA ESCOLA, uma adaptação desses textos literários apresentados pelos próprios alunos.
Gêneros da Internet - Trabalhado: Internetês e Redes Sociais
Temporada de Poesia e outras diversidades de Gêneros textuais: crônicas, memórias, contos, cartas, gêneros jornalísticos e entretenimentos(...)
Quero agradecer a todos que colaboraram para que essa Feira se realizasse: Verônica Lira, minha convidada para a Oficina, parceira, grande desempenho na produção de Gêneros Textuais, no teatro Romeu e Julieta e no Internetês; Alcione Ribeiro , muito criativa, trabalhou bulling com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo e através de mamulengos expressou a crônica de sua aluna que foi selecionada para a Olimpíada de Língua Portuguesa no RN; Professora Lucivânia, brilhantemente trabalhou o gênero teatral; agradecer ao professor Helder José pela brilhante apresentação musical na abertura da Feira, pelo aluno Geniedson exibindo a música através da sanfona, orientado pelo colega Helder, professor de Artes. Ex-aluno e hoje colega de trabalho, o professor Eduardo, que trouxe Os Sertões de Euclides da Cunha, em forma de maquete, muito bem elaborada e orientada.Agradecer de coração ao universitário Leandro Levi , da UFRN e ao nosso aluno Matheus Wingles que também é aluno da Escola de Música (violão) na UFRN. Agradecimento sincero à direção da Escola Jean, Alana e Francinete; à nossa amiga Anailda, incansável coordenadora do Proemi, nossa gratidão e o agradecimento especial aos nossos alunos, razão maior dessa Feira Literária. Enfim, agradecemos a todos que de alguma forma contribuíram com esse evento.
Agradeço respeitosamente às autoridades convidadas que vieram prestigiar a abertura desse evento: Maestro Tiãozinho, Neci, Secretária de Educação e Conceição Silva,coordenadora de Cultura.
Nossa gratidão especial aos professores e alunos da cidade de São Pedro que vieram prestigiar as atividades literárias desta escola, em especial à minha grande amiga Josenaide, sempre presente.
Um agradecimento sincero ao professor Tarcisio que nos deu a alegria de trazer seus colegas professores e os seus alunos da cidade de São Pedro, grande participação.
Aos nossos queridos acadêmicos da Academia Juvenil de Letras Maria Nini Araújo
Souto, vocês são do meu coração, parceiros em toda situação, meu muito obrigada.
DEDICATÓRIA
Todo esse trabalho estamos dedicando para as professoras: Maria Nini Araújo Souto, Geralda Efigênia, Rejane Souza e Jaqueline.
Maria do Carmo Dantas (professora Mariquinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário