segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PROGRAMA JOVEM SENADOR NO RIO GRANDE DO NORTE - 2014




PROJETO JOVEM SENADOR E CONCURSO DE REDAÇÃO DO SENADO FEDERAL
O Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução nº 42, de 2010, engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. O nome síntese Jovem Senador é utilizado para referir-se ao conjunto das atividades do Programa.
                O Jovem Senador é um projeto anual, que proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo do Brasil.
               A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem duração de três dias e inicia com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal. Esses projetos, após aprovação das comissões do Senado podem virar leis nacionais.
              Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos e ter enviado o melhor texto à correspondente Secretaria de Educação na data correspondente ao concurso. A Secretaria seleciona três melhores redações e envia ao Senado Federal, que escolherá então, o Jovem Senador de cada Estado. O tema de 2014 foi “Se eu fosse Senador...”. Os autores das 27 melhores redações – um por unidade da Federal – serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República. Outros prêmios também estão previstos para alunos e escolas.
             O projeto conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.
             No Rio Grande do Norte o Programa Senado Jovem acontece desde o ano de 2008.
             Em 2014, os três vencedores selecionados pela comissão do Estado do Rio Grande do Norte e que, tiveram seus trabalhos enviados para a última etapa de seleção no Senado foram.
. JOSÉ DO PATROCINIO DANTAS NETO
Titulo da redação: Se eu fosse Senador...
Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho
Cidade: Parelhas – 9ª DIREC
. JOSEFA JANAÍNA CAVALCANTE
Titulo da redação: Caso fosse Senadora
Escola Estadual Amaro Cavalcante
Cidade: São Tomé – 4ª DIREC
. LUAN FERNANDES ANSELMO
Titular da redação: Educar para crescer
Escola Estadual Aristofanes Fernandes
Cidade: Santana dos Matos – 8ª DIREC

             Em 2014, quem viaja representando o Rio Grande do Norte é o jovem de 17 anos, José do Patrocínio Dantas Neto, da Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho da cidade de Parelhas. E, pela primeira vez, o Professor Orientador também participará do evento, em atividades paralelas. Assim, a Professora, Inácia Lúcia de Medeiros  acompanhará o Jovem Senador do Rio Grande do Norte.
           A Cerimônia de premiação e posse dos vencedores regionais e nacionais, será acompanhada pela Coordenadora do PJS no Estado, a Professora Geralda Efigênia Macedo da Silva. O referido evento acontecerá no dia 18 de novembro no Senado Federal em Brasília/DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário