segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

NOTA DO ENEM VALIDA CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE ENSINO MÉDIO


Os estudantes que realizaram o Exame Nacional de Ensino Médio podem requerer o certificado de conclusão do Ensino Médio por meio da nota obtida na avaliação. O procedimento, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação e pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, é feito somente quando o estudante assina-la o desejo de obter o diploma por meio do Enem no ato de inscrição da prova.
Conforme o Edital Nº 12 do INEP/MEC de 08 de março de 2014 e da Portaria Nº 144 do INEP de 24 de maio de 2012, os estudantes que completaram 18 anos no 1º dia da avaliação do Enem 2014 podem retirar o diploma de conclusão do Ensino Médio sem a necessidade de terem concluído os três anos de ensino. Para isso o candidato deve ter alcançado a nota mínima de 450,00 pontos nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagem, códigos e suas tecnologias e obtido no mínimo 500,00 pontos da redação. 
A documentação necessária para dar entrada no diploma consiste nas cópias do RG, CPF e do comprovante de residência. Além desses é necessário apresentar o boletim do Enem que comprovará as notas alcançadas na avaliação. Os interessados devem entregar toda a documentação na sala da Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (SUEJA), que fica na sala 25, segundo bloco da Secretaria de Estado da Educação e Cultura em Lagoa Nova. O prazo máximo de entrega do certificado é de três dias úteis.
Quando o estudante não alcança a nota mínima para obtenção do diploma mais deseja ter o benefício é possível receber o certificado de conclusão do Ensino Médio utilizando as notas do exame, porém ele terá de ser avaliado por uma banca, como explica Luiz Antônio, professore responsável pelos processos de certificação de exames da SEEC: “Caso o aluno tenha obtido na prova de matemática 400 pontos e nas demais provas ele tenha chegado a nota necessária para a certificação, basta realizar o pedido que encaminharemos o caso para a banca de exames analisar e aplicar uma nova avaliação. Alcançada a nota, ele estará apto a receber seu diploma”.
Para maiores informações, o estudante deve entrar em contato por meio do telefone 3232-1417 e o horário de atendimento é das 7h as 13h na sede da Secretaria de Educação do RN.
 
fonte: portaldaeducaçãodorn
danilobezerra