sábado, 25 de abril de 2015

PERFIL HISTÓRICO DA ACADEMIA POTENGIENSE DE LETRAS - APLA/SÃO PAULO DO POTENGI/RN



Perfil histórico da APLA/RN


Academia Potengiense de Letras e Artes, nascida de um sonho, anseio e desejo. Partiu da necessidade de mostrar a sociedade de São Paulo do Potengi, região central do Rio Grande do Norte, o que os cidadãos dessa linda e poética cidade produzem em se tratando das letras e da arte, quais sejam, o que os escritores e os artistas pensam e fazem.
Maria do Carmo Dantas de Souza, professora e mulher comprometida com o fazer educacional e cultural das terras do Potengi. A Academia nasceu do cérebro dessa grande Professora, e o motivo, por ter sido a mesma que com garra, coragem e sabedoria construiu e operacionaliza até a presente data, a sexta Academia Literária Juvenil do RN, e, Justamente por ter dado assim tão certo, com os adolescentes estudantes da Escola Estadual Mauricio Freire, é que nasceu a ideia da Academia de adultos.
Como diz o imortal Raul Seixas, um sonho que se sonha só, é sempre um sonho, mas quando se sonha junto, deixa de ser um sonho e se torna realidade, ancorada nesse pensamento, e levada à prática, a Professora, Poetisa e Escritora Maria do Carmo, carinhosamente chamada de Mariquinha, Carminha compartilhou o seu sonho que logo encontrou adeptos para que esse sonho tornasse realidade.
Geralda Efigênia, companheira de primeira hora, não só acreditou na ideia, como contribuiu para a realização, buscando parcerias, ora ouvindo, ora aconselhando, e para que pudesse também participar sugeriu  a mesma ser de cunho regional,  e assim pudesse participar e ao mesmo tempo homenagear sua mãe, Professora Nenzinha Macedo,  filha da região, da Cidade de Barcelona e, que  em vida foi exemplo de  alfabetizadora e poetisa na região do Seridó, onde passou a residir após casar com o Poeta Repentista José Milanêz. Foi Geralda Efigênia que trouxe a cidade de São Paulo do Potengi o Advogado e Escritor de reconhecimento nacional Ciro José Tavares, imortal da Academia Ceará-mirinense de Letras e Artes de Ceará Mirim/RN, escritor de caráter nacional, e que para os fundadores da APLA, desempenhou o papel de mentor intelectual da academia, pois foi o mesmo que ensinou como se construía uma academia literária, que orientou como se construía o estatuto dessa instituição, enfim, deu as orientações necessárias para que se concretizasse a ACADEMIA POTENGIENSE DE LETRAS E ARTES.
Na trajetória de ações para que hoje, 22 de abril estivéssemos aqui mostrando a sociedade Potengiense que a APLA existe, não podemos deixar de registrar o dia 26 de junho de 2012, em que após convites feitos a todos e todas que quisessem oficializar seu trabalho artístico poético em uma instituição literária, pudessem participar da reunião de oficialização da APLA.
Instaurada a assembleia para a oficialização da academia, que aconteceu na sede da 4ª Diretoria Regional de Educação – DIREC, Presidida por Maria do Carmo Dantas de Souza que imediatamente convocou a Professora Fábia Isabel de Oliveira para secretariar a reunião.
Ressaltamos que muitos foram convidados, algum ate insistentemente, uns vibraram com a ideia, outros acharam só interessante, e assim naquela tarde histórica tivemos a reunião de oficialização da APLA, que contou com as presenças dos escritores José Francisco de Azevedo que em sua fala enalteceu a importância da Academia para o município, ressaltando grandes potencialidades no meio artístico literário. Também presentes os escritores Ciro José Tavares, João Maria Campos, Geralda Efigênia; Fábia Isabel de Oliveira, Larrubia Tavares Nascimento, Miriam Fernandes, Jobson Paulo, Aline Cristina de Freitas, José Francisco de Azevedo, Nerivam Ferreira e Johani Cesar.
               Vale salientar que, mesmo algumas assinaturas não estejam constando na ata de fundação, registrada em cartório, não significa dizer que não possam ser considerados membros fundadores, cada um com sua história e contribuição, nesta lista encontram-se: Maria Aliete Freire; José Edivan dos Santos; José Leonardo Cassimiro de Araújo; Aluísio Azevedo Junior; Edivânio Medeiros; Clemilson Sena; Isaias Eduardo Santa Rosa; Jobson Magno Batista; José Adriano Pereira; Maria Nini Araújo Souto; Cleyton Luís Coutinho Marques; Maria Francinete Ribeiro; Silvério Alves da Silva;  Sebastião Ferreira Neto; Maria da Cruz Campos;  Leonardo Lenner de Souza Dantas; Moacir Gomes de Farias.

DIRETORIA DA APLA

PRESIDENTE: ALUISIO AZEVEDO JUNIOR

VICE - PRESIDENTA: MARIA DO CARMO DANTAS DE SOUZA

1º SECRETÁRIO: JOSÉ FRANCISCO AZEVEDO
2º SECRETÁRIO: JOBSON MAGNO BATISTA DE LIMA

1ª TESOUREIRA: MARIA DA CRUZ CAMPOS
2ª TESOUREIRA: MARIA FRANCINETE RIBEIRO

CONSELHO FISCAL

JOSÉ EDIVAN DOS SANTOS
MARIA ALIETE FREIRE


SUPLENTE

GERALDA EFIGÊNIA MACEDO DA SILVA



   ACADEMIA POTENGIENSE DE LETRAS E ARTES – APLA

SEDE SÃO PAULO DO POTENGI- RN
OS ACADÊMICOS DA APLA E SEUS RESPECTIVOS PATRONOS
CADEIRA
                     PATRONO
         IMORTAL

01
ALUISIO AZEVEDO
ALUISIO AZEVEDO JUNIOR
02
IRMÃ SELMA VALDINA KAUFFMAM
MARIA DO CARMO DANTAS DE SOUZA
03
MANOEL PEREIRA DA SILVA
JOSÉ FRANCISCO DE AZEVEDO
04
JOSE CLEMENTE DOS SANTOS
JOSÉ EDIVAN DOS SANTOS
05
NENZINHA MACEDO
GERALDA EFIGÊNIA MACEDO DA SILVA
06
OSWALDO LAMARTINE
CLEMILSON DE SENA FELIPE
07
PEDRO PEREIRA
JOÃO MARIA CAMPOS
08
FABIÃO DAS QUEIMADAS
JOBSON MAGNO BATISTA DE LIMA
09
VALTER LOPES
JOSÉ LEORNARDO CASSIMIRO
10
LUZIA NASCIMENTO
MARIA ALIETE FREIRE
11
FRANCISCO DE ASSIS SANTOS
JOHAMIR CESAR
12
PAULINA NUNES DE QUEIROZ
LEONARDO LENNER DE SOUSA DANTAS
13
ANTENOR BELCHIOE DA SILVA
ISAIAS EDUARDO SANTA ROSA
14
JOSE SABINO DOS SANTOS
JOSÉ ADRIANO PEREIRA
15
MONSENHOR EXPEDITO SOBRAL DE MEDEIROS
MARIA NINI ARAÚJO SOUTO
16
MANOEL DE SOUZA REVOREDO
CLEYTON LUIS COUTINHO MARQUES
17
IRMA MARIA DAS NEVES
MARIA FRANCINETE RIBEIRO
18
PEDRO RAIMUNDO DA SILVA
SILVÉRIO ALVES DA SILVA
19
BENTO URBANO DE ARAÚJO
MOACIR GOMES DE FARIAS
20
RODOLFO ROCHA
SEBASTIÃO FERREIRA NETO
21
ANTONIO ALEIXO
MARIA DA CRUZ CAMPOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário