quinta-feira, 16 de maio de 2013

A VOZ POETICA DE JOSE RAMON SANTANA VASQUEZ


...traigo
ecos
de
la
tarde
callada
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


COMPARTIENDO ILUSION
GERALDA




CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...

quarta-feira, 15 de maio de 2013

INFORMATIVO DO CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM POS GRADUAÇÃO E PESQUISA

CURSOS DE EXTENSÃO NO IFESP - KENNEDY - NATAL/RN

 
Atenção,
Início do curso de extensão em Yôga.
Dia 07 de maio, 3ª feira, às 17 horas iniciaremos nosso curso de extensão em Yôga e Qualidade de Vida.

Agende-se e venha participar. Ioga (em sânscrito e páli: योग, IAST: yoga, AFI: [joːgə]) ou yôga é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas e mentais originárias da Índia. A palavra está associada com as práticas meditativas tanto do budismo quanto do hinduísmo. No hinduísmo, o conceito se refere à uma das seis escolas (āstika) ortodoxas da filosofia hindu, e à sua meta rumo ao que esta escola determina como suas práticas.
fonte: por e-mail

ATENÇÃO PROFESSOR (A) QUE ESTA EM SALA DE AULA! OPORTUNIDADE IMPERDIVEL.




            Prezados, vejam essa oportunidade 

   A Câmara dos Deputados lançou a terceira edição do programa Missão Pedagógica no Parlamento. Trata-se de uma capacitação em educação para democracia exclusiva para professores de escolas públicas, dos Ensinos Fundamental e Médio, e totalmente gratuita.  
É destinada a professores que possuam interesse em conhecer de perto a Câmara dos Deputados e obter aprofundamento sobre como trabalhar as temáticas de democracia, cidadania e Poder Legislativo com seus alunos. O período de inscrição vai até 26 de maio.
O programa conta com carga horária de 90 horas, divididas em dois módulos: Módulo Presencial (40 horas), que ocorrerá em Brasília no período de 26 a 30 de agosto; e Módulo de Aplicação, com carga horária de 50 horas, na modalidade a distância.
   A Câmara custeia passagens áreas, hospedagem e alimentação para que os professores selecionados participem do Módulo Presencial.
Para participar, dentre outros requisitos, o interessado deve estar trabalhando como professor regente em escola pública, possuir graduação concluída e ter interesse em trabalhar temas como democracia, cidadania, política e/ou Poder Legislativo com seus alunos.
  O processo seletivo para ingresso no programa consistirá em participação no curso a distância “Educação para Democracia e o Parlamento”. Para participação no processo seletivo, serão disponibilizadas 216 vagas, oito por estado e DF, por ordem de inscrição. Os 54 professores com melhores desempenhos no curso, observada a distribuição de duas vagas por estados e DF, serão selecionados para participar do programa. Outras informações podem ser obtidas em  www.camara.leg.br/edulegislativa.

  Oportunizem -se!
  Abraço,

 Qualquer informação extra segue abaixo o endereço!

Missão Pedagógica no Parlamento
Câmara dos Deputados
Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento – CEFOR
Tel.: (61) 3216-7618/7619 (tratar com Alice e Ana Paula)




segunda-feira, 13 de maio de 2013

A LITERATURA DO ESCRITOR CIRO JOSE TAVARES - BRASILIA/RN



UMA FAMÍLIA CHAMADA RIBEIRA III
                    

Amanheceu o domingo na Ribeira e dentro do silêncio, povoando ruas vazias, tudo parecia adormecido. O dobre do sino da Igreja do Bom Jesus das Dores, anunciando a missa das 10 horas, suspendia a quietude e nos poucos calçamentos existentes, o barulho dos sapatos marcava como um tambor o ritmo da fidelidade cristã de um rebanho reduzido que célere avançava na direção do templo. As senhoras com seus vestidos bem talhados, véus rendados sobre os ombros e nas mãos terços e missais. Os cavalheiros e suas cuidadas fatiotas, barbas aparadas, marchavam a passos largos admoestando a alegria das crianças.
Terminada a celebração, havia cumprimentos à porta e depois o regresso pelos caminhos que voltavam a ser silenciosos. Por inexistir o luxo das serviçais, que nos dias de hoje, se ocupam da cozinha e da limpeza das casas, as famílias estavam organizadas para a execução dos serviços, dividindo tarefas Depois a vida espartana ensinou-lhes que as mesas deveriam ser frugais, mas de boa qualidade. O almoço era cedo, porque, feita a sesta obrigatória, pelo meio da tarde iam às visitas ou as recebiam. Essas aconteciam nos generosos quintais, amplos, limpos, sombreados pelos caramanchões. Cadeiras num círculo e no centro a mesa, coberta por toalhas brancas, engomadas de fazer inveja, pratos, talheres e guardanapos arrumados. Logo vinham os fumegantes bules de café, as leiteiras de louça, os bolos e as jarras de sucos de frutas regionais. Esse era, para as crianças, o momento culminante, quando paravam a algazarra e vinham disciplinados provar dos acepipes.
Anoiteceu o domingo na Ribeira, quando o sol, além do Rio Potengi, corria a deitar nos lençóis da noite, deixando atrás de si um rasto vermelho que parecia fogo incendiando o céu.

sábado, 11 de maio de 2013

O QUE E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

republico na integra

Órgão Responsável: Ministério da Educação

Para que serve? O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. Até o fim deste ano, o Mais Educação estará em mais de 30 mil escolas públicas e atenderá, aproximadamente, 5 milhões de estudantes em todo o Brasil, inclusive na área rural.

Como o Programa se insere no Plano Juventude Viva: As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo da escola, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; Esporte e Lazer; Educação em Direitos Humanos; Cultura, Artes e Educação Patrimonial; Cultura Digital; Promoção da Saúde; Comunicação e uso de Mídias; Investigação no Campo das Ciências da Natureza; Educação Econômica/Economia Criativa; Agroecologia; Iniciação Científica e Memória e História das Comunidades Tradicionais. São obrigatórias as atividades do macrocampo de Acompanhamento Pedagógico, especificadas nas áreas de Alfabetização/Letramento, Matemática, Ciências, História e Geografia e Línguas Estrangeiras.

Parceiro: secretarias de educação municipais e estaduais

Contato:
Secretaria de Educação Básica
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Coordenação Geral de Educação Integral
Esplanada dos Ministérios Bloco L - Anexo I Sala 416 CEP 70047-900 Brasília - DF
Tel.: (61) 2022-9187
Email: educacaointegral@mec.gov.br

Acesse: Mais Educação

fonte:  fonte: juventude viva - secretaria  de  promoção de igualdade racial - governo federal - por e-mail

PROGRAMA ENSINO MEDIO INOVADOR - PROEMI

republico na integra

Órgão Responsável: Ministério da Educação

Para que serve? O Programa Ensino Médio Inovador integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio, compreendendo que as ações propostas inicialmente vão sendo incorporadas ao currículo das escolas, ampliando o tempo na escola e a diversidade de práticas pedagógicas, atendendo às necessidades e expectativas dos alunos do ensino médio. O programa busca ainda estabelecer ações conjuntas entre os entes federados, que propiciem novas organizações curriculares para o ensino médio, compatíveis com as perspectivas da sociedade moderna e com os anseios dos jovens e adultos.

Público-alvo: adolescentes de 15 a 17 anos, jovens e adultos estudantes do Ensino Médio.

Como o Programa se insere no Plano Juventude Viva: Espera-se que o atendimento no Ensino Médio Inovador para a adesão 2013 de escolas aconteça em todos os municípios priorizados pelo Juventude Viva e que 100% dos jovens dos municípios possam participar das atividades desenvolvidas nas escolas de Ensino Médio do programa Ensino Médio Inovador com um currículo voltado às suas necessidades e expectativas.

Instrumento jurídico para formalização: repasse às escolas pelo FNDE, via PDDE.
Parceiro: Ações compartilhadas com os Estados e o Distrito Federal.

Contrapartida: Adesão ao ProEMI e criação do Comitê na Secretaria de Educação para analise, avaliação, aprovação e acompanhamento do desenvolvimento das ações do ProEMI nas escolas.

Contato:
Secretaria de Educação Básica
Coordenação Geral de Ensino Médio
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bl. “L” ¬ anexo II – Sala 311, CEP: 70047-900 - Brasília
Telefone: (61) 2022-8304 / 8306
E-mail: coem@mec.gov.br

Acesse: Ensino Médio Inovador

fonte: juventude viva - secretaria  de  promoção de igualdade racial - governo federal - por e-mail