terça-feira, 17 de setembro de 2013

A VOZ POÉTICA DO CIRO JOSÉ TAVARES - BRASILIA/DF

               DE PABLO NERUDA
                                           

Confesso ter vícios literários e a poesia de Pablo Neruda é um deles. Não menos importante é minha paixão por Federico Garcia Lorca, seja na poesia ou na dramaturgia. Apego-me aos seus trabalhos com interesses sempre renovados, para aprender mais, descobrir detalhes, refletir na beleza simples da construção do verso.
Qualquer nota técnica sobre Neruda exige que se façam referências a Lorca, principalmente por todos os sentimentos comuns que os atraiam. Ambos tinham posições políticas avançadas e foram perseguidos pelos regimes ditatoriais dos seus países. Lorca foi assassinado pelas forças franquistas em 1936, dois meses depois de ter concluído sua obra-prima A Casa de Bernarda Alba. Neruda foi um rio caudaloso de inspiração que não resistiu ao câncer, embora não faltem suspeitas de que o golpe de 11 de setembro de 1973 apressou o desenlace, ocorrido num hospital de Santiago vinte e dois dias depois da queda de Salvador Allende. Dois anos antes recebera o Prêmio Nobel de literatura e deixou nada menos de oito livros inéditos.
Tanto em Lorca como em Neruda encontramos vertentes poéticas que os identificam com os românticos ingleses do século XIX, entre eles Shelley e Keats, o verso branco refulgindo de impressionantes imagens líricas, além da rebeldia presente em suas vidas o que nos lembra de Byron.
O poema de Neruda parece estar amalgamado na sua própria vida, revelada em dois livros que não devem deixar de ser lidos e relidos; Para Nascer Nasci e Confesso que Vivi.  Para nascer nasci, para conter o passo de quanto se aproxima, de quanto me golpeia o peito como um novo coração tremente”, escreve ele na abertura do para Nascer Nasci. Essa complexa epígrafe é logo revelada no  Mulher Remota:
Esta mulher cabe em minhas mãos. É branca e ruiva, e
minhas mãos a levaria como uma cesta de magnólias.
Esta mulher cabe em meus olhos. Envolvem-na os meus
olhares, meus olhares que nada veem quando a envolvem.
Esta mulher cabe em meus desejos. Desnuda está sob a
anelante labareda de minha vida e o meu desejo queima-a como
uma brasa.
Porém, mulher remota, minhas mãos, meus olhos e meus
desejos guardam inteira para ti a sua carícia porque só tu,
mulher remota, só tu cabes em meu coração.”
Um minuto de silêncio é muito pouco para homenagens e lembranças a quem tanto ofertou. Guardemos Neruda, cuja imortalidade emerge no lirismo dos seus próprios versos:
“En su Llama mortal, la luz te envuelve.
Absorta, pálida, dolente asi situada
contra las viejas hélices del crepúsculo
que en torno de ti da vueltas.”


I FÓRUM DE GESTORES DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE

PROFA. BETANIA -SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO
PROFESSOR JOAQUIM - SECRETÁRIO ADJUNTO

                      PROFESSORA ALIETE BORMAMM - SUBCOORDENADORA DA SUEM




No ensejo de discutir, refletir e analisar as políticas públicas destinadas ao Ensino Médio no contexto do século XXI, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura  do Rio Grande do Norte promove o I FÓRUM DE GESTORES DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO ENSINO MÉDIO, com foco na Inovação Curricular e Práticas Pedagógicas na perspectiva de um redesenho de uma proposta diferenciada de Integração Curricular que atenda aos direitos de aprendizagem dos estudantes com a finalidade de possibilitar o exercício da cidadania, conforme as orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCENM/2012).
Para estruturar um cenário que possibilite a reflexão, a discussão e a elaboração de uma proposta diferenciada e inovadores para a escola. O Fórum  está acontecendo no Instituto de formação de Professores – IFESP – KENNEDY e, participando do mesmo encontram-se: Professores, Gestores e Coordenadores Pedagógico das 291 escolas de Ensino Médio do Estado do RN.
O citado fórum esta organizado em duas etapas, sob a estratégia de 08 Grupos de trabalho –GT delineados conforme as especificidades de atendimento no Ensino Médio e sob a Coordenação da Professora Doutora Aliete Bormamm e, participam como parceiros o Ministério Público por meio da Promotora da Educação Iveluska apresentando o Projeto Conte até 10 e o Professor João Maria do Núcleo de Educação Para a Paz nas Escolas.


PARTICIPANTES SEEC/DIRED

PROFA. ZELDA SUBCOORDENADORA PROINFO
                                                      Coordenadora Fátima - 2º DIRED


                                     TÉCNICA ADMINISTRATIVA LILIANNI ESTACIO

PARTICIPANTES ESCOLAS








 MODERADORES
                                          ANA CRISTINA - TÉCNICA PEDAGÓGICA

                                           VERA REIS - TÉCNICA PEDAGÓGICA
                                      GERALDA EFIGÊNIA - TÉCNICA PEDAGÓGICA

                                  ROZICLEIDE CARVALHO - TÉCNICA PEDAGÓGICA
                            GLORIA ALBINO - PROFESSORA DO IFRN - CONVIDADA

                                          RÔMULO AUGUSTO -TÉCNICO PEDAGÓGICO



O referido fórum acontecerá até o final de outubro do ano em curso.


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

CAFÉ COM CORDEL AMANHÃ NA CASA DO CORDEL - CONVITE


POETA/ATLETA ED SANTOS PARTICIPA DOS JOGOS DO SESI 2013


O Poeta/Atleta Ed Santos participou na categoria + 30, salto a distancia - 200 metros livres e, conquistou o 2º lugar.

O evento aconteceu no dia 08/09 na pista do CAIC ESPORTIVO do bairro de Lagoa Nova em Natal/RN.

O Atleta, também é Campeão Internacional, com título conquistado em 2010 nos jogos Sul Americanos de Atletismo Master, ocorrido na Cidade de Santiago/ Chile.
Ed Santos, ficou deveras satisfeito com sua colocação, já que a mesma o capacita e o incentiva a participar da próxima competição, nos jogos regionais do SESI, que o atleta participará. O mesmo  compõe a equipe de atletismo do SESI/RN.
Ed Santos – O Poeta /Atleta é funcionário da CAERN e também Cordelista e Diretor Financeiro da SPVA/RN.

MEC DARÁ BOLSA PARA ALUNO DO ENSINO MÉDIO ESTUDAR EXATAS E BIOLÓGICAS

republico na íntegra

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta terça-feira (10/09) um programa para incentivar estudantes do ensino médio a seguirem carreira nas áreas de exatas e biológicas. Batizado com o nome “Quero ser cientista, quero ser professor”, o programa vai dar bolsa de R$ 150 aos alunos de escola pública que demonstrem interesse nas áreas e que participem de uma jornada de trabalho e pesquisa, nos moldes da iniciação científica.
O professor do ensino médio também deve receber uma bolsa para supervisionar o aluno no programa, que terá ainda a participação de professores universitários como tutores.
Em nota, o ministério da Educação afirmou que o ministro pretende, com a iniciativa, “despertar o interesse que já existe em alguns estudantes, que têm excelentes desempenhos. Se você não estimular, se ele não tiver motivação, ele pode depois perder esse interesse. O Brasil precisa de mais profissionais nessas áreas”.
O anúncio do ministro foi feito na abertura do 2º Congresso do Movimento Todos pela Educação, que teve início nesta terça em Brasília. Mercadante afirmou que 30 mil alunos devem ser beneficiados na primeira etapa do programa. Em sua fala, segundo o MEC, o ministro explicou que a demanda por vagas em cursos nessas áreas é “muito baixa, em torno de 3% de matrículas apenas” e que, enquanto tem crescido para engenharia, ela segue igual para matemática, física e química.
(G1, 10/09/13)
Segundo o Ministério da Educação, ainda não há detalhes específicos sobre o “Quero ser cientista, quero ser professor”, como a partir de que ano do ensino médio os estudantes poderão participar. O objetivo é estimular que mais jovens cursem a licenciatura em física, química, matemática e biologia, áreas consideradas pelo governo como prioritárias nos investimentos educacionais.
O MEC afirmou que a portaria que especificará as regras da primeira edição do programa deve ser publicada no “Diário Oficial da União” até a próxima semana. Então, o programa abrirá um prazo para que os governos estaduais e municipais que ofereçam vagas no ensino médio se inscrevam para participar do programa.
“Temos de fazer bolsa de assistência”, defendeu o ministro, afirmando que muitos dos alunos de escolas públicas são pobres e precisam de tutoria e acompanhamento pedagógico. “O topo da escola pública é de excelente qualidade e concorre com o setor privado”, disse ele.
Além de incentivo financeiro, o governo também pretende preparar materiais didáticos que estimulem o interesse dos alunos por matemática, física, química, biologia e astronomia. Chamado de Aventuras na Ciência, o material, segundo o MEC, será produzido por cientistas brasileiros.

 fonte:educação pública eu apoio -CNTE/CUT

CONQUISTAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

republico na íntegra
O Brasil deu um importante passo na ampliação do financiamento da educação. No dia 14/08, foi aprovado pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 323/07, que trata da destinação dos recursos dos royalties do petróleo e 50% dos recursos do Fundo Social do pré-sal, à educação e saúde. O projeto aprovado destina 75% dos recursos oriundos dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde e segue agora para sanção presidencial.

O Fórum Nacional de Educação (FNE) já havia se manifestado em relação à destinação destes recursos à educação (Confira a nota). Essa aprovação pelo poder legislativo colabora com a efetivação da Meta 20, do Plano Nacional de Educação (PNE). Em 2010, data da I Conferência Nacional de Educação (Conae), quase quatro milhões de pessoas aprovaram a proposta de ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo o patamar de 10% do PIB para garantir a execução das metas do Plano Nacional de Educação.

A Conae 2010 também deliberou, além da destinação dos recursos dos royalties para a educação, como outra nova e importante fonte de recursos para a área educacional, os valores financeiros que compõem o Fundo Social advindos da exploração da camada pré-sal devem ter uma destinação na ordem de 50% de suas receitas para a educação.

Recursos aprovados

Em relação ao Fundo Social do Pré-Sal, ficou estabelecido que 50% do total dos recursos serão destinados à educação e saúde, na mesma proporção dos recursos dos royalties (75% e 25%). A ideia é que, em um horizonte de tempo mais largo, de cerca de 15 anos, os rendimentos obtidos pelo fundo sejam suficientes para cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) - de destinar 10% do Produto Interno Bruto para educação - e da saúde.

Com a aprovação do projeto, a educação e a saúde poderão ter um adicional de R$ 261,4 bilhões até 2022. A estimativa consta do relatório da Consultoria de Recursos Minerais, Hídricos e Energéticos da Câmara dos Deputados. O documento foi publicado em julho, antes da aprovação do projeto. A assessoria técnica do deputado André Figueiredo (PDT-CE), que é autor do substitutivo aprovado, confirmou que o valor está mantido e que as mudanças feitas não alteram o montante que vai ser destinado a saúde e educação.

PNE
A II Conferência Nacional de Educação (Conae) se aproxima, está marcada para fevereiro do próximo ano e tem como tema "O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração". Porém, o PLC 103/2012 (Plano Nacional de Educação) ainda não foi aprovado pelo Congresso Nacional. A tramitação persiste há três anos. (Confira a nota em que o FNE se manifesta em relação ao PNE no Congresso).

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Plenário aprova destaque e conclui votação de projeto dos royalties

Ascom FNE com informações da Agência Brasil