quinta-feira, 11 de setembro de 2014

JOVENS EMBAIXADORES DO RN: REALIZA NOVA ETAPA

republico na íntegra

Nesta sexta, 12, na Escola de Governo, serão realizados os exames orais e escritos de conhecimentos de língua inglesa para os postulantes ao cargo de Jovens Embaixadores. O programa é realizado anualmente pela Embaixada dos Estados Unidos em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura.
Os exames orais serão compostos de três etapas: entrevista por uma banca avaliadora sobre atributos importantes para um Jovem Embaixador, sorteio dos jovens em grupos e a apresentação musical desses grupos. O exame escrito tratará da visão de mundo que um Jovem Embaixador deve ter.
É importante que os candidatos levem documento de identificação e caneta, lápis e borracha. Também não será permitido participar do evento vestindo short ou bermuda. A prova faz parte da segunda etapa do certame e desde 2005 é realizada pela Subcoordenadoria de Ensino Médio contanto com participação expressiva de estudantes da rede estadual.
Para mais informações, falar com Véra Reis, coordenadora do programa, pelo telefone 3232-1430.
 
fonte: portaldaeducaçãodorn.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

RESULTADO DO IDEB NO RN - ENSINO MÉDIO


A secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, recebeu com frustração o resultado do Indice de Desenvolvimento da Educação – Ideb, no Ensino Médio, em que o Rio Grande do Norte ficou na 24º posição do ranking nacional, empatado com Mato Grosso e o Pará. Para ela, o resultado não reflete o tamanho do esforço que a equipe da secretaria tem feito para reverter essa herança de muitos anos de descaso.

"Dobramos o salário dos professores, a gratificação dos diretores das escolas, liberamos promoções e vantagens represadas, fizemos concurso e contratamos quase quatro mil professores, aumentamos o montante de recursos encaminhados diretamente para as escolas, adquirimos equipamentos tecnológicos e realizamos muitas formações para atualizar o currículo escolar. Fizemos o possível e o impossível, muitas vezes trabalhando doze horas por dia. Por esses e outros motivos, esse não era o resultado esperado", revelou a professora.

Segundo a secretária, os números do Ideb se contrapõem ao resultado de avaliações divulgadas anteriormente, como o PISA. “Os números vão de encontro ao último resultado do Programa Internacional de Avaliação da Educação – PISA, que avalia estudantes de 15 anos nas áreas de leitura, matemática e ciências e colocou o Rio Grande do Norte entre os 15 melhores do país, empatado com o Ceará. Essa mesma avaliação colocou o RN no terceiro lugar do país quando avaliados os cabeças da Matemática”.

Ao fazer uma análise sobre o que pode ter influenciado o resultado do Ideb, a subcoordenadora de Ensino Médio da SEEC, professora Aliete Bormann, ressalvou que diferentemente do que ocorre com a avaliação do Ensino Fundamental, em que todos os estudantes de 4º e 9º ano fazem as provas, quando se trata de Ensino Médio, a avaliação é amostral. “Isso significa dizer que das 290 escolas estaduais com Ensino Médio, apenas 50 tiveram seus alunos de 3º ano avaliados, o que corresponde a menos de 20% da rede.”

Aliete diz ainda que as escolas foram escolhidas aleatoriamente pelo Ministério da Educação. “Quando a secretaria recebeu a lista das escolas que seriam avaliadas, já fazíamos uma previsão de que o resultado não seria bom, pois o desempenho dessas unidades, em sua maioria, estava entre os mais baixos da rede. Por outro lado, as escolas que tradicionalmente apresentam os melhores resultados não foram avaliadas. Com isso, não buscamos justificar o resultado, mas certamente foi algo que influenciou.”

Outro ponto que deve ser analisado, além da retração no índice da rede estadual, que passou de 2.8 em 2011 para 2.7 em 2013, é a avaliação do Ensino Médio da Rede Privada do Rio Grande do Norte, que sofreu uma queda de três casas decimais. O Ideb das escolas particulares no estado passou de 5.1 em 2011 para 4.8 em 2013, refletindo o resultado geral do desempenho do país.

Para a secretária Betania Ramalho, um dos caminhos para reverter esse quadro é a flexibilização do currículo, reunindo o conteúdo por áreas de conhecimento e a utilização de ferramentas que possam tornar o ensino mais interessante ao aluno. “Já percorremos um bom trajeto nessa direção, mas esse é um trabalho cujo resultado não aparece em curto prazo, pois não é possível repor o conteúdo que um aluno de Ensino Médio perdeu durante a vida inteira em apenas três anos. Os resultados devem aparecer nas próximas avaliações, quando o crescimento registrado no Ensino Fundamental do Estado chegar ao Médio.” 
 
transcrito na íntegra
veja mais: portaldaeducaçãodorn

domingo, 7 de setembro de 2014

O SONETO DE EVERALDO BOTELHO BEZERRA - NATAL/RN

 
O PESCADOR E O POETA

Sai a jangada ao mar; desliza bela
A cortar altas ondas insistentes.
Quer seja em alvoradas ou poentes,
Recolherá cardumes com sua vela.


Enfrenta as águas, guiada pela estrela
Da noite. O mar sussurra sons plangentes.
O pescador, sem medo das correntes,
Traz sua pesca. Sim, eu pude vê-la!

Imitei-o e, com a jangada ao mar,
Intrépido, nas ondas fui pescar,
Não cardumes, porém, felicidade.

Voltei vencido, triste, acabrunhado,
Trouxe apenas lembranças do passado
E o coração repleto de saudade!

RELIGIÃO OU FÉ





                Algumas pessoas, ao invés de discutir, o que as religiões têm ou deixam de ter. O que religião faz ou deixa de fazer, os dogmas de “a” ou os dogmas de “b”, poderiam refletir e, se apropriarem do sentimento pregado por Cristo, que e o sentimento de união, amizade, amor ao próximo, compreensão, não tem sentimento melhor do que respeitar o outro.
               Lamentável mesmo, quando se vê a discriminação e a falta de conhecimento de alguns, que se autodenominam ou, que se dizem cristão. Alguns chegam mesmo se tornarem ridículos com tanto fingimento e fanatismo, pois mesmo partilhando uma vida na igreja vive todo tempo julgando, difamando, ironizando as crenças de outrem.
              Os registros da história ensina que, as religiões são definidas como: cristianismo, budismo, islamismo etc. aqui no ocidente o cristianismo é bem dividido, as pessoas que fazem parte do cristianismo se dividem e apregoam aos quatro cantos que o catolicismo, protestantismo e evangélicos, são religiões.
            Embora tenham dogmas diferentes, esses professam o mesmo Cristo, o mesmo Deus de Israel, creem na trindade, então por que tanto critica e tanta raiva entre si? Por que tanta troca de heresias? Ate quando meu Deus esse povo vai entender que a religião mata e que Cristo salva e que o mesmo não veio trazer discórdia e sim paz.
            Algumas pessoas por falta de conhecimento cometem essa falta de respeito, e ainda se acham no direito de, mesmo usando o nome de cristo, viverem pregando, a competitividade religiosa, apontando o dedo, esquecidos do que Jesus disse: atire a primeira pedra quem não tiver pecado... No mínimo a palavra de ordem deveria ser respeito, respeito pelo o outro, pelo próximo e por que não, todos os seres humanos.
          Assim prezados, Professemos a nossa fé, nos contentando em viver em paz dentro da religião que escolhemos e, sem viver apontando o dedo para ninguém. Um conselho para aqueles que se dizem cristão, mas vive se enganando e se iludindo, por achar que só em está dentro de uma igreja já esta salvo e santo, assim sendo vive julgando quem assim não o faz. Deixe de incitar a competitividade, simplesmente faça a sua parte e deixe que Cristo o Senhor de todos que o professa faça o seu julgamento.
           Assim invés de ficar provocando a discussão entre a religião, se aproprie do conhecimento cientifico e bíblico, estude e tenha seu próprio conhecimento, avalie e reavalie a postura que deverá ter um cristão verdadeiro, e seja feliz respeitando o sentimento, pensamento e ação do seu próximo.

PALESTRA DE MIGUEL ARROYO: EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

SEEC POR MEIO DO SIGEDUC, APRESENTA APLICATIVO MOBILE PARA ESTUDANTES E PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO.


Estudantes e professores da rede estadual já podem contar com mais uma ferramenta que ajudará no dia-a-dia da vida escolar. Encontra-se disponível para download no Google Play a primeira versão do SIGEduc Mobile. O aplicativo permitirá aos estudantes da rede estadual de ensino um acesso rápido e fácil aos seus dados no Sistema Integrado de Gestão da Educação. Com o novo aplicativo, o estudante poderá consultar notas, frequência e informações de sua turma disponibilizado pelo professor
Para instalar o SIGEduc Mobile Estudante, o usuário de smartphones com Android 4.0 (ou superior) terá de abrir o Google Play e instalar o aplicativo.  A versão da ferramenta voltada para o professor também está disponível.
O SIGEduc Mobile Professor foi desenvolvido originalmente para os tablets educacionais e agora também poderá ser acessado pelos smartphones dos educadores. A versão para professores permite a gestão do diário de classe (notas, conteúdo e frequência) diretamente do seu aparelho celular e funcionando off-line, ou seja, sem necessitar de uma conexão com a internet.  Quando o aparelho detecta a conexão com a Internet ele envia os dados para os servidores do SIGEduc que preenchem o diário de classe do professor de forma automatizada.
Para Ana Paula Flor, coordenadora do SIGEduc, os novos aplicativos facilitaram a interação dos estudantes e professores com a plataforma digital que integra todo o estado: “Cada vez mais os estudantes tem acesso as novas mídias e tecnologias. Com isso a Educação tem que acompanhar as mudanças que a tecnologia provoca na escola. O SIGEduc, por ter um caráter inovador, já está antenado nesses novos caminhos”. 
Em breve o SIGEduc Mobile estará disponível para dispositivos com o sistema IOS da Apple. O aplicativo é em português e totalmente gratuito.

Com o novo recurso, as escolas terão várias vias de acesso ao sistema,  como a interface web utilizando um navegador, pelo navegador do smartphone ou tablet, pelo aplicativo do tablet educacional ou nos smartphones com sistema Android.