segunda-feira, 17 de setembro de 2012

III ENCONTRO DOS ESCRITORES DA LINGUA PORTUGUESA DE NATAL/RN - CONVITE



republico na íntegra.
Da redação do diariodenatal.com.br


Os vários sotaques da língua portuguesa ecoarão novamente no berço de Luís da Câmara Cascudo e Américo de Oliveira Costa, desta vez de 15 a 17 de outubro de 2012, na terceira edição do Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP), que vai ocorrer no Teatro Alberto Maranhão, no bairro histórico da Ribeira em Natal/RN.

A iniciativa é da União das Cidades Capitais Luso-Afro (UCCLA), com o apoio da Prefeitura do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e da Academia Norte-Riograndense de Letras. O encontro inicia-se no dia 15, das 14h até às 19h, e nos dias seguintes, das 15h às 19h. O primeiro Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa ocorreu de 28 a 30 de abril de 2010, no Teatro Alberto Maranhão e o segundo Encontro ocorreu de 23 a 25 de novembro na Academia Norte-Riograndense de Letras.

Este ano, o III EELP traz a debate temas amplos do nosso cotidiano e da nossa literatura. No primeiro dia a literatura e o futebol estarão em pauta, no segundo dia a relação com o universo infantil e no terceiro dia o destaque será a oralidade e a tradição. Muitos nomes já estão confirmados.

Dada a importância e a grandeza do encontro, todos os países lusófonos estarão representados por escritores de países como: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor, além do Brasil. Cada escritor responsabiliza-se por apresentar uma comunicação escrita ao III EELP, em um dos três temas em debate à sua escolha.

Para tornar o encontro ainda mais atraente, a UCCLA e a Funcarte terão novamente como parceiros diversas Instituições de Ensino Superior da capital. “As diferentes tendências que a língua portuguesa vem sofrendo resulta nesta diversidade vocabular tão importante”, ressalta a presidente da Capitania das Artes, Camilla Cascudo.

INSCRIÇÕES
As inscrições para III Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal são gratuitas e estarão abertas de 14 de setembro até 11 de outubro de 2012. Escritores, estudantes e demais interessados em participar do encontro podem acessar o hotsite: www.eelpnatal.com.br, clicar em inscrições e preencher o formulário. Outro modo de se inscrever é no Protocolo da Funcarte, situada à avenida Câmara Cascudo, 434, Cidade Alta.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL
III Encontro de Escritores da Língua Portuguesa de Natal

Segunda-feira, 15 de outubro de 2012
14h – Solenidade de Abertura Oficial do Evento;
15h – Primeira Conferência “Literatura Infantil” com Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães (Portugal). Palestrantes: Bia Bedran (Brasil), Toni Tcheka (Guiné Bissau) e Juliano Freire (Brasil);
18h - Lançamento do livro “O Lobo Mau e o Caldeirão das Fábulas” do escritor Genildo Mateus;
18h150 - Lançamento do Boton “Natal Cidade da Cultura” um presente da UCCLA para Natal;
18h30min – Abertura da Exposição “Brasil: Origens Futebol Arte” da artista plástica Ana Selma;
18h45min – Abertura da Mostra Fotográfica de Natal (Acervo Funcarte).
Local: Teatro Alberto Maranhão

Atividade Paralela:
19h30 – Conferência com Prof. Eduardo Lourenço (Portugal)
Local: Academia de Letras do RN

Terça-feira, 16 de outubro de 2012

Atividade Paralela:
Palestra sobre a obra de Fernando Pessoa - Com Inês Pedrosa (Presidente da Casa Fernando Pessoa - Lisboa)
Local: À DEFINIR
Horário: 10h às 12h

14h – Segunda Conferência “Literatura e Futebol” com Roberto DaMatta (Brasil). Palestrantes: Ondjaki (Angola), João Moreira (Portugal) e Alex Medeiros (Brasil);
18h – Apresentação do espetáculo “Teia” com o Ballet da Cidade do Natal;
19h – Show da cantora LIZ ROSA.
Local: Teatro Alberto Maranhão

Quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Atividade Paralela:
Palestra sobre “Novas literaturas de expressão portuguesa” Com Ondjaki (Angola) e Germano de Almeida (Cabo Verde).
Local: Á DEFINIR
Horário: 10h às 12h

15h – Terceira Conferência “Literatura Oral e Tradicinal” com Mia Couto (Moçambique). Palestrantes: Paloma Amado (Brasil), Germano de Almeida (Cabo Verde) e Ana Maria Cascudo (Brasil);
18h30min – Apresentação do Folia de Rua em Homenagem ao Centenário de Jorge Amado;.
19h – Show da cantora CAMILA MASISO.
Local: Teatro Alberto Maranhão

Atividade Paralela:
19h30min - Noite de autógrafo com Mia Couto (Monçambique)
Local: Á DEFINIR
fonte: DNONLINE