sexta-feira, 6 de maio de 2011
quinta-feira, 5 de maio de 2011
JAAK BOSMANS E SUAS POEMAGENS NO CENTRO CULTURAL PADRE EUSTÁQUIO - BELO HORIZONTE
terça-feira, 3 de maio de 2011
LANÇAMENTO DO DICIONÁRIO DE MULHERES DO BRASIL - AUTORA HILDA FLORES
O SUCESSO DE UMA NOITE DE AUTÓGRAFOS, EM 02 DE MAIO DE 2011, NO SALÃO NOBRE DO TEATRO ALBERTO MARANHÃO (PARTE 01). A ESCRITORA HILDA FLORES, LANÇARÁ O SEU DICIONÁRIO DE MULHERES , TAMBÉM EM OUTRAS CAPITAIS DO PAÍS.
FOI UMA NOITE MÁGICA, O LANÇAMENTO DO DICIONÁRIO DE MULHERES DO BRASIL - HILDA FLORES UMA MULHER ENCANTADORA, SIMPÁTICA E AMÁVEL.
fonte: www.outraseoutras.blogspot.com
O SUCESSO DE UMA NOITE DE AUTÓGRAFOS, EM 02 DE MAIO DE 2011, NO SALÃO NOBRE DO TEATRO ALBERTO MARANHÃO (PARTE 02).
A EXPRESSÃO POÉTICA DE GILMAR LEITE
Inquietação Poética
Eu sou como um pequeno vaga-lume
Minha luz clareia, mas não orienta,
Meu caminho de versos não sustenta
A incerteza da vida quando assume.
Como o cheiro que se evola do perfume
Meu sentido poético não se assenta,
Cada passo que dou é um Ser que inventa
Uma estrada sem fim, por sobre um gume.
Sempre busco olhar no tom das cores
O sensível tingindo os esplendores
Quando a tarde se deita no crepúsculo.
O que mais me seduz é o encantado
Mergulhar entre as fendas do ocultado
E buscar a grandeza no minúsculo.
Gilmar Leite
Obs. soneto inspirado a partir da frase “O vaga-lume clareia, mas não orienta” do pernambucano Lourival Holanda
ENSINO MÉDIO É REPENSADO.
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Republico matéria do site do Correio do Povo (RS), 30/04/2011
A necessidade de ter mais tempo para avaliar as novas diretrizes do Ensino Médio no país fez o CNE prorrogar a votação das propostas para o mês de maio
A necessidade de ter mais tempo para avaliar as novas diretrizes do Ensino Médio no país fez o Conselho Nacional de Educação (CNE) prorrogar a votação das propostas para o mês de maio. A partir das mudanças sugeridas, as escolas deverão ter mais autonomia para definir as disciplinas e mais espaço na grade curricular.
Com o adiamento, os conselheiros esperam aproveitar o prazo estendido para esclarecer pontos em discussão, coletar mais contribuições e aprofundar o tema.De acordo com o relator do documento, José Fernandes de Lima, os debates sobre alterações no Ensino Médio do país estão sendo positivos e aperfeiçoados. O parecer possui 46 páginas.
O projeto prevê que cada escola trace o seu plano de trabalho, a partir de quatro áreas: ciência, tecnologia, cultura e trabalho. Após a escolha da vocação, a escola monta a carga horária, adequando as disciplinas, conforme o interesse e a linha de trabalho.
Uma escola focada em cultura, por exemplo, pode dar mais espaço às disciplinas de História e Geografia, sem abandonar matérias como Matemática e Português. E uma aula de Língua Portuguesa pode ganhar diferentes contornos, dependendo do local.
Nas escolas voltadas à cultura, é possível aprofundar o estudo em manifestações literárias. Já aquelas com ênfase em ciência, podem tratar de textos científicos. O objetivo é valorizar o projeto político-pedagógico, tornando-o mais atraente e aproximando-o da experiência de vida do aluno.
Outra possibilidade é a ampliação da duração do Ensino Médio noturno. O aluno que estuda à noite poderia ficar de um semestre até um ano a mais na escola, o que facilitaria a vida daqueles que vão para as aulas após o trabalho e, muitas vezes, chegam atrasados. A esse grupo, cogita-se também a possibilidade de terem aulas não presenciais.
Dados do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 2009, mostram que estudantes do Ensino Médio estão estagnados no desconhecimento. Eles receberam nota 3,6, em uma escala de 0 a 10, sendo apenas 0,1 superior à nota obtida em 2007. As novas diretrizes seguirão para homologação do ministro da Educação, Fernando Haddad, após o aval do CNE.
fonte:janesouto.com