domingo, 11 de março de 2012
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JOSIVAN -9196-4147 josivan-morais@hotmail.com
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PAULO FREIRE É DECLARADO PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Em decisão terminativa, por unanimidade, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado, aprovou nesta terça-feira (6) o projeto de lei da Câmara (PLC 50/11), que declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. Caso não seja apresentado recurso para votação da matéria em plenário, o texto seguirá diretamente para sanção da presidente Dilma Rousseff.
O educador Paulo Freire é unanimidade na Educação
O projeto, que teve como relator na comissão o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), é de autoria da deputada Luiza Erundina, que nomeou Freire como seu secretário de Educação, quando foi prefeita de São Paulo, a partir de 1989. Segundo a deputada, Freire, falecido há 15 anos, provocou então uma “verdadeira revolução educacional na cidade de São Paulo”.
Paulo Freire nasceu em Recife em 1921, ficou órfão aos 13 anos e enfrentou uma “infância difícil”, como observa a deputada na justificativa de seu projeto. Formou-se em Direito, mas nunca exerceu a advocacia.
Foi em 1960 que desenvolveu um método “simples e revolucionário” de alfabetização de adultos. Durante o governo do presidente João Goulart, coordenou o Programa Nacional de Alfabetização, que tinha o objetivo de alfabetizar cinco milhões de pessoas.
O criador da “pedagogia da libertação” chegou a ser preso em 1964, exilando-se depois no Chile e percorreu diversos países, sempre levando o seu modelo de alfabetização, antes de retornar ao Brasil, em 1979, após a publicação da Lei da Anistia.
A partir da década de 60, observou o relator do projeto, a “pedagogia da libertação” passou a simbolizar a contribuição de Freire ao pensamento pedagógico mundial.
"Paulo Freire é um dos brasileiros mais conhecidos no exterior. Um brasileiro que tem bustos em praças e é nome de rua em países da África e América Latina. Seus livros foram traduzidos para diversos idiomas e se transformaram em clássicos do pensamento relacionado à educação em todo o mundo. Houvesse um Prêmio Nobel para a educação, Paulo Freire possivelmente teria sido agraciado", disse Cristovam.
Fonte: Agência Senado
Lutam melhor os que têm belos sonhos! (Che)
Em decisão terminativa, por unanimidade, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado, aprovou nesta terça-feira (6) o projeto de lei da Câmara (PLC 50/11), que declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. Caso não seja apresentado recurso para votação da matéria em plenário, o texto seguirá diretamente para sanção da presidente Dilma Rousseff.
O educador Paulo Freire é unanimidade na Educação
O projeto, que teve como relator na comissão o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), é de autoria da deputada Luiza Erundina, que nomeou Freire como seu secretário de Educação, quando foi prefeita de São Paulo, a partir de 1989. Segundo a deputada, Freire, falecido há 15 anos, provocou então uma “verdadeira revolução educacional na cidade de São Paulo”.
Paulo Freire nasceu em Recife em 1921, ficou órfão aos 13 anos e enfrentou uma “infância difícil”, como observa a deputada na justificativa de seu projeto. Formou-se em Direito, mas nunca exerceu a advocacia.
Foi em 1960 que desenvolveu um método “simples e revolucionário” de alfabetização de adultos. Durante o governo do presidente João Goulart, coordenou o Programa Nacional de Alfabetização, que tinha o objetivo de alfabetizar cinco milhões de pessoas.
O criador da “pedagogia da libertação” chegou a ser preso em 1964, exilando-se depois no Chile e percorreu diversos países, sempre levando o seu modelo de alfabetização, antes de retornar ao Brasil, em 1979, após a publicação da Lei da Anistia.
A partir da década de 60, observou o relator do projeto, a “pedagogia da libertação” passou a simbolizar a contribuição de Freire ao pensamento pedagógico mundial.
"Paulo Freire é um dos brasileiros mais conhecidos no exterior. Um brasileiro que tem bustos em praças e é nome de rua em países da África e América Latina. Seus livros foram traduzidos para diversos idiomas e se transformaram em clássicos do pensamento relacionado à educação em todo o mundo. Houvesse um Prêmio Nobel para a educação, Paulo Freire possivelmente teria sido agraciado", disse Cristovam.
Fonte: Agência Senado
Lutam melhor os que têm belos sonhos! (Che)
UJS DEBATE TEMAS PARA O 16º CONGRESSO DA ENTIDADE.
Sonhos, atitude e perspectiva de um Rio Grande do Norte caminhando ao lado do novo Brasil. A Plenária Estadual da UJS, realizada no último sábado (10), na Escola Estadual Winston Churchill, foi isso e muito mais. Com uma galera de Natal e de vários municípios do interior, a União da Juventude Socialista debateu os temas do 16º Congresso Nacional da entidade, cujo lema é "Nas Redes e Nas Ruas - Construindo o Brasil dos Nossos Sonhos", e as metas para que os debates possam se ligar à realidade da juventude por todo o Rio Grande do Norte.
Presidente da UJS Ceará, Flávio Vinícius acompanhou o encontro e apresentou a opinião da UJS sobre o atual período vivido em todo o mundo. Para ele, "o momento é o de combinar a nossa ação nas mídias sociais com nossa mobilização nas ruas para que o grau de participação popular possa se elevar". Segundo o presidente da UJS/CE, a crise internacional, iniciada em 2008, tem jogado nas costas dos jovens e trabalhadores europeus o custo da crise. "A Grécia tem 50% de seus jovens desempregados e o governo lá fez uma opção de responsabilizar os trabalhadores, cortando direitos. Tem sido essa a opção que, longe de resolver o problema, torna-o ainda mais grave", afirmou.
Pedro Henrique, que é Tesoureiro Geral da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), também esteve presente e relacionou o momento do Congresso da UJS com as lutas estudantis. "Um gargalo para enfrentar o problema de desenvolvimento do Brasil é a questão educacional. Não podemos admitir que um país como o nosso, que deverá ser a 6ª economia mundial no próximo período, continue a conviver com escolas de baixa qualidade e atração para os estudantes. Estamos desperdiçando, nesses espaços, a inteligência presente e futura do Brasil. Precisamos apresentar com muita ênfase o problema da escola brasileira", finalizou.
Muitas intervenções durante a Plenária levantaram a necessidade de elevar as mobilizações em Natal para que a UJS apresente as bandeiras da educação, da democratização do município e do Estado, diante de governos que se pautam pelo autoritarismo e pela ausência de projetos que contemplem a realidade e a dinâmica dos jovens potiguares.
Ao final, a Secretária de Organização da UJS/RN, Marianna Ribeiro, apresentou o calendário de atividades e de intervenção da entidade para atuação nos municípios do Estado. O Congresso acontecerá na segunda quinzena de maio.
O Presidente Estadual da UJS/RN, Wangle Alves, avaliou como "muito positivo" o encontro. Para ele, "a expectativa é de fazer chegar a opinião da UJS para que o protagonismo da juventude se eleve no máximo de municípios. É preciso transformarmos a disposição em mobilização. Nós não podemos achar que o voto nos levará automaticamente às mudanças que desejamos. Para alcançá-las, será necessário nos organizarmos, termos a pauta correta e apresentá-la nas nossas mobilizações", concluiu.
Fonte www.ujspotiguar.com.br
UNE E UBES SÃO AS PRIMEIRAS HABILITADAS À EMISSÃO DE CARTEIRA DE ESTUDANTE EM NATAL
A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) são as primeiras entidades habilitadas à emissão das carteiras de estudante em Natal. Ambas foram publicadas no Diário Oficial deste sábado (10) e, a partir da segunda-feira, darão início à emissão e chancelamento da Nova Identidade Estudantil Eletrônica 2012, gratuita a todos os estudantes dos níveis fundamental, médio e superior da rede pública e privada da capital.
O Diretor Regional da UNE, Ramon Alves, explica que o direito à meia passagem em Natal, através da carteira de estudante, só é obtido por quem possui o documento de identificação estudantil de entidades habilitadas no cadastro promovido pela prefeitura. “Apenas no dia 12 nós começaremos a emitir a nova IEE 2012, apesar das empresas de carteira, mesmo sem habilitação, terem começado a vender carteira. Reafirmamos, nas nossas práticas, o objetivo de moralizar o direito que foi agredido por anos por quem só queria lucrar”, afirmou.
Com a habilitação publicada no Diário Oficial, a nova Identidade Estudantil Eletrônica da UNE e UBES passa a ser a única, até o momento, com validade para o sistema de transporte público. A IEE também é válida para os sistemas de meia-entrada e meia passagem intermunicipal.
Na segunda-feira (12), o Portal do Estudante RN publicará uma matéria completa para facilitar o acesso dos estudantes natalenses à sua nova carteira de estudante.
fonte:portaldoestudante
sábado, 10 de março de 2012
UFPB: OFERECE VAGAS PARA BOLSISTAS NO PROJETO CONEXÕES DE SABERES
Os interessados devem se dirigir ao Departamento de Metodologia da Educação, localizado no Centro de Educação, de segunda a sexta-feira, manhã e tarde
O projeto Conexões de Saberes “Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular à Universidade: Diálogos Universidade-Comunidade vinculado as Pró-Reitorias de Graduação (PRG) e de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas, até 16 de março, para seleção de 4 bolsistas e 6 voluntários dos cursos de Física, Química, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas, História, Letras– Língua Portuguesa, Letras - Língua Espanhola, e Letras – Língua Inglesa.
Para efetuar a inscrição os candidatos devem estar cursando entre o 2º e 4º semestre do curso; não ser bolsista de qualquer outro programa e não possuir vínculo empregatício; apresentar o coeficiente de rendimento acadêmico referente ao segundo semestre letivo de 2011 com valor maior ou igual a 7 (sete); ter renda de até três salários mínimos; ser morador de favelas; bairros periféricos ou territórios assemelhados; ter pais cuja escolaridade não tenha grau superior; e ser proveniente de escola pública.
A bolsa tem duração de até 24 meses e valor de R$ 360. A carga horária a ser cumprida é de 20 horas semanais (sendo obrigatória para as atividades do programa, pelo menos uma noite livre e disponibilidade para reunião na quinta-feira às 16h).
Os estudantes selecionados participarão de oficinas; elaboração de pesquisa sobre acesso e permanência de jovens negros emergentes de classes populares a universidade; elaboração de artigo com os resultados da pesquisa; e participação como bolsista-docente em curso pré-universitário gratuito para a comunidade.
Para se inscrever, é preciso apresentar os seguintes documentos: cópia do CPF e RG; ficha de inscrição devidamente preenchida; histórico escolar atualizado; declaração da Coordenação do curso de que o candidato esta matriculado no semestre vigente (2º semestre letivo de 2011) no seu curso de origem; declaração do candidato comprometendo-se a não possuir qualquer vínculo empregatício, nem estar recebendo outra modalidade de bolsa; comprovante de renda dos pais ou responsáveis; histórico do Ensino Médio ou certificado de conclusão que comprove ser egresso de escola pública; e cópia do comprovante de residência.
Os interessados devem se dirigir ao Departamento de Metodologia da Educação, localizado no Centro de Educação, próximo a Secretaria do Centro, de segunda a sexta-feira de 9h às 12h e das 14h às 18h. Outras informações no telefone (83) 3216-7446.
Sobre o Programa
O Conexões de Saberes na UFPB é um programa de extensão universitária com caráter de ação afirmativa que atua para o fortalecimento da trajetória acadêmica e política de estudantes de origem popular e negros.
O programa é uma proposição, no âmbito do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad). É coordenada, na UFPB, pelas Pró-Reitorias de Graduação (PRG) e de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac).
Fonte:
Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo UFRN: EXPOSIÇÃO SOBRE GOETHE - NESTA SEGUNDA - FEIRA DIA 12 /BIBLIOTECA CENTRAL ZILA MAMEDE
A exposição intitulada “Goethe - último gênio universal?”, terá em sua abertura a presença do diretor do CCHLA, prof. Herculano Ricardo Campos, e do diretor regional do Instituto Goethe, Frank Emmerich.
A exposição sobre Goethe, coordenada pelo professor de Língua Alemã e Literaturas do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras da UFRN, Michael Manfred Hanke, ficará até o dia 12 de abril, na Biblioteca Central Zila Mamede da UFRN, das 8h às 22h, e apresentará a partir de 45 telas compostas de imagens e textos bilíngues (em alemão com tradução para o português), às múltiplas realizações e contribuições do pensador nas diversas áreas da arte, ciência, política, literatura e cultura germânica em geral.
A parceria da UFRN com o Instituto Goethe faz parte da política de internacionalização que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte vem desenvolvendo, juntamente com a iniciativa de cooperação científica e acadêmica entre Brasil e Alemanha, com o objetivo de incentivar uma maior interação cultural entre os dois países.
Goethe
Um dos grandes colaboradores da literatura alemã como escritor, Johann Wolfgang von Goethe, atuou também nos diversos campos da arte, como o teatro, a arquitetura, artes plásticas, ciência, filosofia, religião, história, arqueologia, jurídico, político, sistemas militares e economia nacional.
Em suas obras literárias, destaca-se “Os Sofrimentos do Jovem Werther” e “Fausto”. Seus trabalhos sobre mineralogia, geologia, química, meteorologia, biologia e morfologia possuem grande importância científica.
Goethe também deu inicio a um novo método de aproximar o homem com a natureza, numa concepção do mundo expressa na fusão da intuição com o pensamento. Toda a sua obra evidencia uma busca incessante da sabedoria, em busca do conhecimento da suprema verdade. A ideia da exposição é mostrar como Johann Wolfgang von Goethe foi e ainda é influente em várias áreas e em todo mundo, como um “gênio universal”.
fonte: www.ufrn.br/
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