domingo, 11 de março de 2012
12 DE MARÇO DIA DE PARABENIZAR O DR. JOSÉ LUCAS DE BARROS - PRESIDENTE DA AEPP E ACADEMIA DE TROVAS DO RN.
Amanhã o dia amanhecerá mais belo,
com certeza o sol estará mais brilhante
e o universo conspirando e em uniforme som
informando que uma estrela nasceu.
A comunidade poética vibrará e entoará
um hino de congraçamento e elevada estima
e apreço ao dono do dia 12 de março,
o menestrel da poesia, dos versos
das rimas e da prosa, o guardião dos repentistas
e trovadores do Rio Grande do Norte.
JOSÉ LUCAS DE BARROS!
Parabéns meu amigo, confrade.
Meu abraço
de parabéns!
MOMENTO PROPAGANDA
EMPRÉSTIMO CONSIGNADO FACILIDADES MAIS - BANCO DO BRASIL
PROCUREM PELOS MEUS AMIGOS:
ANA CLAUDIA 9976-6007 - 88O8-9633 - 9423 - 5855
CATARINE SANTIAGO 9444-0520 - 8825 - 1774
JOSIVAN -9196-4147 josivan-morais@hotmail.com
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PAULO FREIRE É DECLARADO PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Em decisão terminativa, por unanimidade, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado, aprovou nesta terça-feira (6) o projeto de lei da Câmara (PLC 50/11), que declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. Caso não seja apresentado recurso para votação da matéria em plenário, o texto seguirá diretamente para sanção da presidente Dilma Rousseff.
O educador Paulo Freire é unanimidade na Educação
O projeto, que teve como relator na comissão o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), é de autoria da deputada Luiza Erundina, que nomeou Freire como seu secretário de Educação, quando foi prefeita de São Paulo, a partir de 1989. Segundo a deputada, Freire, falecido há 15 anos, provocou então uma “verdadeira revolução educacional na cidade de São Paulo”.
Paulo Freire nasceu em Recife em 1921, ficou órfão aos 13 anos e enfrentou uma “infância difícil”, como observa a deputada na justificativa de seu projeto. Formou-se em Direito, mas nunca exerceu a advocacia.
Foi em 1960 que desenvolveu um método “simples e revolucionário” de alfabetização de adultos. Durante o governo do presidente João Goulart, coordenou o Programa Nacional de Alfabetização, que tinha o objetivo de alfabetizar cinco milhões de pessoas.
O criador da “pedagogia da libertação” chegou a ser preso em 1964, exilando-se depois no Chile e percorreu diversos países, sempre levando o seu modelo de alfabetização, antes de retornar ao Brasil, em 1979, após a publicação da Lei da Anistia.
A partir da década de 60, observou o relator do projeto, a “pedagogia da libertação” passou a simbolizar a contribuição de Freire ao pensamento pedagógico mundial.
"Paulo Freire é um dos brasileiros mais conhecidos no exterior. Um brasileiro que tem bustos em praças e é nome de rua em países da África e América Latina. Seus livros foram traduzidos para diversos idiomas e se transformaram em clássicos do pensamento relacionado à educação em todo o mundo. Houvesse um Prêmio Nobel para a educação, Paulo Freire possivelmente teria sido agraciado", disse Cristovam.
Fonte: Agência Senado
Lutam melhor os que têm belos sonhos! (Che)
Em decisão terminativa, por unanimidade, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado, aprovou nesta terça-feira (6) o projeto de lei da Câmara (PLC 50/11), que declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. Caso não seja apresentado recurso para votação da matéria em plenário, o texto seguirá diretamente para sanção da presidente Dilma Rousseff.
O educador Paulo Freire é unanimidade na Educação
O projeto, que teve como relator na comissão o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), é de autoria da deputada Luiza Erundina, que nomeou Freire como seu secretário de Educação, quando foi prefeita de São Paulo, a partir de 1989. Segundo a deputada, Freire, falecido há 15 anos, provocou então uma “verdadeira revolução educacional na cidade de São Paulo”.
Paulo Freire nasceu em Recife em 1921, ficou órfão aos 13 anos e enfrentou uma “infância difícil”, como observa a deputada na justificativa de seu projeto. Formou-se em Direito, mas nunca exerceu a advocacia.
Foi em 1960 que desenvolveu um método “simples e revolucionário” de alfabetização de adultos. Durante o governo do presidente João Goulart, coordenou o Programa Nacional de Alfabetização, que tinha o objetivo de alfabetizar cinco milhões de pessoas.
O criador da “pedagogia da libertação” chegou a ser preso em 1964, exilando-se depois no Chile e percorreu diversos países, sempre levando o seu modelo de alfabetização, antes de retornar ao Brasil, em 1979, após a publicação da Lei da Anistia.
A partir da década de 60, observou o relator do projeto, a “pedagogia da libertação” passou a simbolizar a contribuição de Freire ao pensamento pedagógico mundial.
"Paulo Freire é um dos brasileiros mais conhecidos no exterior. Um brasileiro que tem bustos em praças e é nome de rua em países da África e América Latina. Seus livros foram traduzidos para diversos idiomas e se transformaram em clássicos do pensamento relacionado à educação em todo o mundo. Houvesse um Prêmio Nobel para a educação, Paulo Freire possivelmente teria sido agraciado", disse Cristovam.
Fonte: Agência Senado
Lutam melhor os que têm belos sonhos! (Che)
UJS DEBATE TEMAS PARA O 16º CONGRESSO DA ENTIDADE.
Sonhos, atitude e perspectiva de um Rio Grande do Norte caminhando ao lado do novo Brasil. A Plenária Estadual da UJS, realizada no último sábado (10), na Escola Estadual Winston Churchill, foi isso e muito mais. Com uma galera de Natal e de vários municípios do interior, a União da Juventude Socialista debateu os temas do 16º Congresso Nacional da entidade, cujo lema é "Nas Redes e Nas Ruas - Construindo o Brasil dos Nossos Sonhos", e as metas para que os debates possam se ligar à realidade da juventude por todo o Rio Grande do Norte.
Presidente da UJS Ceará, Flávio Vinícius acompanhou o encontro e apresentou a opinião da UJS sobre o atual período vivido em todo o mundo. Para ele, "o momento é o de combinar a nossa ação nas mídias sociais com nossa mobilização nas ruas para que o grau de participação popular possa se elevar". Segundo o presidente da UJS/CE, a crise internacional, iniciada em 2008, tem jogado nas costas dos jovens e trabalhadores europeus o custo da crise. "A Grécia tem 50% de seus jovens desempregados e o governo lá fez uma opção de responsabilizar os trabalhadores, cortando direitos. Tem sido essa a opção que, longe de resolver o problema, torna-o ainda mais grave", afirmou.
Pedro Henrique, que é Tesoureiro Geral da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), também esteve presente e relacionou o momento do Congresso da UJS com as lutas estudantis. "Um gargalo para enfrentar o problema de desenvolvimento do Brasil é a questão educacional. Não podemos admitir que um país como o nosso, que deverá ser a 6ª economia mundial no próximo período, continue a conviver com escolas de baixa qualidade e atração para os estudantes. Estamos desperdiçando, nesses espaços, a inteligência presente e futura do Brasil. Precisamos apresentar com muita ênfase o problema da escola brasileira", finalizou.
Muitas intervenções durante a Plenária levantaram a necessidade de elevar as mobilizações em Natal para que a UJS apresente as bandeiras da educação, da democratização do município e do Estado, diante de governos que se pautam pelo autoritarismo e pela ausência de projetos que contemplem a realidade e a dinâmica dos jovens potiguares.
Ao final, a Secretária de Organização da UJS/RN, Marianna Ribeiro, apresentou o calendário de atividades e de intervenção da entidade para atuação nos municípios do Estado. O Congresso acontecerá na segunda quinzena de maio.
O Presidente Estadual da UJS/RN, Wangle Alves, avaliou como "muito positivo" o encontro. Para ele, "a expectativa é de fazer chegar a opinião da UJS para que o protagonismo da juventude se eleve no máximo de municípios. É preciso transformarmos a disposição em mobilização. Nós não podemos achar que o voto nos levará automaticamente às mudanças que desejamos. Para alcançá-las, será necessário nos organizarmos, termos a pauta correta e apresentá-la nas nossas mobilizações", concluiu.
Fonte www.ujspotiguar.com.br
UNE E UBES SÃO AS PRIMEIRAS HABILITADAS À EMISSÃO DE CARTEIRA DE ESTUDANTE EM NATAL
A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) são as primeiras entidades habilitadas à emissão das carteiras de estudante em Natal. Ambas foram publicadas no Diário Oficial deste sábado (10) e, a partir da segunda-feira, darão início à emissão e chancelamento da Nova Identidade Estudantil Eletrônica 2012, gratuita a todos os estudantes dos níveis fundamental, médio e superior da rede pública e privada da capital.
O Diretor Regional da UNE, Ramon Alves, explica que o direito à meia passagem em Natal, através da carteira de estudante, só é obtido por quem possui o documento de identificação estudantil de entidades habilitadas no cadastro promovido pela prefeitura. “Apenas no dia 12 nós começaremos a emitir a nova IEE 2012, apesar das empresas de carteira, mesmo sem habilitação, terem começado a vender carteira. Reafirmamos, nas nossas práticas, o objetivo de moralizar o direito que foi agredido por anos por quem só queria lucrar”, afirmou.
Com a habilitação publicada no Diário Oficial, a nova Identidade Estudantil Eletrônica da UNE e UBES passa a ser a única, até o momento, com validade para o sistema de transporte público. A IEE também é válida para os sistemas de meia-entrada e meia passagem intermunicipal.
Na segunda-feira (12), o Portal do Estudante RN publicará uma matéria completa para facilitar o acesso dos estudantes natalenses à sua nova carteira de estudante.
fonte:portaldoestudante
sábado, 10 de março de 2012
UFPB: OFERECE VAGAS PARA BOLSISTAS NO PROJETO CONEXÕES DE SABERES
Os interessados devem se dirigir ao Departamento de Metodologia da Educação, localizado no Centro de Educação, de segunda a sexta-feira, manhã e tarde
O projeto Conexões de Saberes “Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular à Universidade: Diálogos Universidade-Comunidade vinculado as Pró-Reitorias de Graduação (PRG) e de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas, até 16 de março, para seleção de 4 bolsistas e 6 voluntários dos cursos de Física, Química, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas, História, Letras– Língua Portuguesa, Letras - Língua Espanhola, e Letras – Língua Inglesa.
Para efetuar a inscrição os candidatos devem estar cursando entre o 2º e 4º semestre do curso; não ser bolsista de qualquer outro programa e não possuir vínculo empregatício; apresentar o coeficiente de rendimento acadêmico referente ao segundo semestre letivo de 2011 com valor maior ou igual a 7 (sete); ter renda de até três salários mínimos; ser morador de favelas; bairros periféricos ou territórios assemelhados; ter pais cuja escolaridade não tenha grau superior; e ser proveniente de escola pública.
A bolsa tem duração de até 24 meses e valor de R$ 360. A carga horária a ser cumprida é de 20 horas semanais (sendo obrigatória para as atividades do programa, pelo menos uma noite livre e disponibilidade para reunião na quinta-feira às 16h).
Os estudantes selecionados participarão de oficinas; elaboração de pesquisa sobre acesso e permanência de jovens negros emergentes de classes populares a universidade; elaboração de artigo com os resultados da pesquisa; e participação como bolsista-docente em curso pré-universitário gratuito para a comunidade.
Para se inscrever, é preciso apresentar os seguintes documentos: cópia do CPF e RG; ficha de inscrição devidamente preenchida; histórico escolar atualizado; declaração da Coordenação do curso de que o candidato esta matriculado no semestre vigente (2º semestre letivo de 2011) no seu curso de origem; declaração do candidato comprometendo-se a não possuir qualquer vínculo empregatício, nem estar recebendo outra modalidade de bolsa; comprovante de renda dos pais ou responsáveis; histórico do Ensino Médio ou certificado de conclusão que comprove ser egresso de escola pública; e cópia do comprovante de residência.
Os interessados devem se dirigir ao Departamento de Metodologia da Educação, localizado no Centro de Educação, próximo a Secretaria do Centro, de segunda a sexta-feira de 9h às 12h e das 14h às 18h. Outras informações no telefone (83) 3216-7446.
Sobre o Programa
O Conexões de Saberes na UFPB é um programa de extensão universitária com caráter de ação afirmativa que atua para o fortalecimento da trajetória acadêmica e política de estudantes de origem popular e negros.
O programa é uma proposição, no âmbito do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad). É coordenada, na UFPB, pelas Pró-Reitorias de Graduação (PRG) e de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac).
Fonte:
Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo
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