sexta-feira, 31 de agosto de 2012
AS MENSAGENS POÉTICAS DE ADEMAR MACEDO - SANTANA DOS MATO/RN
<<< Uma Trova de Ademar
>>>
Toda dor deixa sequela,
mas devido eu sofrer tanto,
minha dor só se revela
na angústia triste do pranto.
–Ademar Macedo/RN–
<<< Uma Trova Nacional >>>
Nas
noites claras de lua,
no
desenho da calçada,
vejo
a silhueta sua
à
minha sombra abraçada.
–Olympio Coutinho/MG–
<<< Uma Trova Potiguar
>>>
A lua
cheia de agosto
é de
uma beleza infinda...
nos
olhos de um lindo rosto
é
duas vezes mais linda.
–Djalma Mota/RN–
<<< Uma Trova Premiada
>>>
2006 > CTS/Caicó/RN
Tema > PONTE > 6º Lugar.
No seco botão da rosa
que me deste em tenra idade,
vejo a ponte afetuosa
que me conduz à saudade.
–Renato Alves/RJ–
<<< ...E Suas Trovas Ficaram >>>
Presença
é luz, sol que arde,
no firmamento incendido.
Saudade é sombra da tarde,
pungente como um gemido.
no firmamento incendido.
Saudade é sombra da tarde,
pungente como um gemido.
–Pe. Celso de Carvalho/MG–
<<< U m a
P o e s i a >>>
Casinha
à beira da estrada
com
chão de terra batida,
fiz
do teu portão de entrada
o meu
portão de saída,
parti
morto de saudade
tangendo
os sonhos da idade
pelas
estradas da vida!
–Prof. Garcia/RN–
<<< Soneto do Dia
>>>
CONTRADIÇÃO.
–Maria Nascimento/RJ–
Hoje, mais uma vez, desesperada
por ser injustamente preterida,
vejo que já nasci predestinada
a amar sem nunca ser correspondida...
Mas o que me dói mais, na despedida,
é saber que fui sempre desprezada
porque foste o anjo bom da minha vida
e eu, da tua, jamais pude ser nada.
é saber que fui sempre desprezada
porque foste o anjo bom da minha vida
e eu, da tua, jamais pude ser nada.
Se me pudesse ver da eternidade,
chorando de tristeza e de saudade
pelo amor que no tempo se perdeu,
chorando de tristeza e de saudade
pelo amor que no tempo se perdeu,
"E agora", como vais viver Maria
sem o José que achavas que era teu?!
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA/NEI - UFRN ESTÃO COM INSCRIÇÕES ABERTAS
A
Universidade Federal do Rio Grade do Norte (UFRN), por meio do Edital
nº 01/2012 do Conselho do Centro de Educação (CONSEC-CE), informa que no
período de 10 a 12 de setembro acontecem as inscrições para seleção de
crianças visando o preenchimento de vagas do período letivo 2013, do
Núcleo de Educação da Infância (NEI-CAp).
De acordo com o edital, estão sendo ofertadas 60 vagas para duas turmas nomeadas Turma 1 e Turma 2, respectivamente. Turma 1 (matutino ou vespertino – 40 vagas) visa atender crianças que nasceram de 1º de abril de 2010 a 30 de março de 2011, sendo duas vagas reservadas para crianças com necessidade educacional especial.
A Turma 2 (matutino – 20 vagas) visa atender crianças que nasceram de 1º de abril de 2009 a 30 de março de 2010, sendo que uma dessas vagas está reservada para crianças com necessidade educacional especial.
Os pais ou responsáveis devem se dirigir ao auditório do NEPI (prédio anexo ao NEI) no período de 10 a 12 de setembro, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, portando a seguinte documentação para realizar a inscrição: ficha de inscrição devidamente preenchida, disponível no site: www.nei.ufrn.br; certidão de nascimento da criança (original e cópia); cópia do comprovante de residência; cópia da identidade dos pais e o laudo médico comprovando a necessidade educacional especial da criança.
Seleção
A seleção das crianças acontece, exclusivamente, por meio de sorteio público que será realizado no dia 19 de setembro, no auditório do NEPI (anexo do NEI), das 8h às 9h para crianças inscritas nas 40 vagas das turmas 1, e das 10h às 11h para crianças inscritas das 20 vagas da turma 2.
Mais informações sobre o sorteio e as matrículas podem ser obtidas no seguinte endereço eletrônico: www.nei.ufrn.br/wp-content/uploads/2012/08/NEI-EDITAL-2013-AGECOM.pdf
De acordo com o edital, estão sendo ofertadas 60 vagas para duas turmas nomeadas Turma 1 e Turma 2, respectivamente. Turma 1 (matutino ou vespertino – 40 vagas) visa atender crianças que nasceram de 1º de abril de 2010 a 30 de março de 2011, sendo duas vagas reservadas para crianças com necessidade educacional especial.
A Turma 2 (matutino – 20 vagas) visa atender crianças que nasceram de 1º de abril de 2009 a 30 de março de 2010, sendo que uma dessas vagas está reservada para crianças com necessidade educacional especial.
Os pais ou responsáveis devem se dirigir ao auditório do NEPI (prédio anexo ao NEI) no período de 10 a 12 de setembro, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, portando a seguinte documentação para realizar a inscrição: ficha de inscrição devidamente preenchida, disponível no site: www.nei.ufrn.br; certidão de nascimento da criança (original e cópia); cópia do comprovante de residência; cópia da identidade dos pais e o laudo médico comprovando a necessidade educacional especial da criança.
Seleção
A seleção das crianças acontece, exclusivamente, por meio de sorteio público que será realizado no dia 19 de setembro, no auditório do NEPI (anexo do NEI), das 8h às 9h para crianças inscritas nas 40 vagas das turmas 1, e das 10h às 11h para crianças inscritas das 20 vagas da turma 2.
Mais informações sobre o sorteio e as matrículas podem ser obtidas no seguinte endereço eletrônico: www.nei.ufrn.br/wp-content/uploads/2012/08/NEI-EDITAL-2013-AGECOM.pdf
fonte: boletim diário da UFRN - por e-mail.
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
PPGAS/UFRN REALIZA JORNADAS EM ANTROPOLOGIA JURÍDICA NOS DIAS 29 E 30 DE AGOSTO
O evento tem como objetivo promover um debate multidisciplinar sobre a relação entre Antropologia e Direito. E pretende discutir também a relação entre igualdade, justiça e criminalidade do contexto nacional.
A jornada tem como público os alunos dos programas de Pós-graduação em Antropologia e em Ciências Sociais. A capacidade é para 100 participantes e 72 já se encontram inscritos. O evento é gratuito e tem a coordenação da professora Juliana Melo, do DAN/PPGAS.
Confira abaixo a programação do evento:
29/08 -14h às 17h (sala 1F1, Setor I)
Mesa Redonda I - Educação, direitos humanos e sistema prisional.
Fábio Meirelles (SECADI/MEC)
Adailson T. Macedo (CRDH /UFRN)
Debatedora: Guiomar Veras (Novos Rumos na Execução Penal - TJ/RN)
29/08 – 19h às 22h (sala 1F1, Setor I)
Mesa Redonda II - Justiça, cidadania, diversidade e sistema prisional.
Luís Roberto Cardoso de Oliveira (PPGAS/UnB)
Stephen Baines (PPGAS/UnB)
Fábio Ataíde (Faculdade de Direito/UFRN)
Debatedora: Juliana Melo (PPGAS/UFRN)
30/08 – 19h às 22h (sala 1F1, Setor I)
Mesa Redonda III- Justiça e sistema prisional: diferentes perspectivas, vozes e experiências.
Guiomar Veras (Novos Rumos na Execução Penal - TJ/RN)
Conchita Combiani (Egressa / Projeto “Transforme-se”)
Debatedora: Rozeli Porto (PPGAS/UFRN)
As inscrições podem ser feitas através do endereço: www.sigaa.ufrn.br (extensão/inscrições online). Informações: 3342-2240 (Coordenação do evento)
fonte: sigaa
domingo, 26 de agosto de 2012
MEC PLANEJA MODERNIZAÇÃO DO CURRICULO DE ENSINO MÉDIO, INSPIRADO NO ENEM
O debate não é novo: no ano passado, o Conselho Nacional
de Educação (CNE) aprovou as novas diretrizes curriculares do Ensino
Médio que propõem uma flexibilização do formato atual
Após a divulgação dos resultados insuficientes das escolas de ensino
médio na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb), o Ministério da Educação (MEC) planeja uma modernização do
currículo, propondo a integração das diversas disciplinas em grandes
áreas. A inspiração deverá vir do próprio Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem), que organiza as matrizes curriculares em quatro grandes grupos:
linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza. Essa é a
divisão que segue a prova, diferentemente do modelo tradicional por
disciplinas como química, português, matemática e biologia.
O debate não é novo: no ano passado, o Conselho Nacional de Educação
(CNE) aprovou as novas diretrizes curriculares do ensino médio que
propõem uma flexibilização do formato atual. O diagnóstico é que o
currículo do ensino médio é muito inchado – em média são 13 disciplinas –
o que, na avaliação do secretário de Educação Básica do MEC, César
Callegari, prejudica a aprendizagem. “O Enem é uma referência
importante, mas não é o currículo, ele avalia o currículo. Mas ele traz
novidades que têm sido bem assimiladas pelas escolas”, diz o secretário.
De acordo com Callegari, a ideia é propor uma complementação às
diretrizes aprovadas pelo CNE, organizando as diferentes disciplinas em
grandes áreas. “O que tem que ficar claro é que não estamos propondo a
eliminação de disciplinas, mas a integração articulada dos componentes
curriculares do ensino médio nas quatro áreas do conhecimento em vez do
fracionamento que ocorre hoje”, explica.
Na próxima semana, o ministro Aloizio Mercadante se reúne com os
secretários de Educação com o objetivo de discutir os caminhos para
articular a mudança. Uma providência já foi tomada para induzir essa
modernização dos currículos. Segundo Callegari, a próxima compra de
livros didáticos para o ensino médio dará prioridade a obras que estejam
organizadas nesse formato. O edital já está sendo preparado. O MEC tem
um programa que distribui os livros para todas as escolas e a próxima
remessa será para o ano letivo de 2015 – as obras são renovadas a cada
três anos.
Para o secretário de Educação do Espírito Santo, Klinger Barbosa
Alves, uma das explicações para os maus resultados da etapa em
diferentes indicadores, além do Ideb, está na própria estrutura
organizacional do ensino médio que se baseia na preparação para o
vestibular e tem pouca atratividade para o projeto de vida do
adolescente.
“A visão de que o ensino médio serve para formar pessoas para
ingressar na universidade não se aplica à realidade de muitos. Os jovens
têm necessidades econômicas e sociais diferentes. Existe uma pressão
para que parte dos jovens ingresse no mercado de trabalho e aí o curso
superior entra como uma segunda possibilidade” explica Alves, que é
vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação
(Consed).
O secretário do Espírito Santo, um dos estados em que a nota do Ideb
caiu de 2009 para 2011, defende um modelo de ensino médio que dialogue
com as diferentes necessidades dos estudantes e inclua também a
preparação para o mundo do trabalho, já que para muitos o ingresso na
universidade pode não estar na lista de prioridades.
Para que a escola possa abranger essa formação diversificada – que
inclua a aprendizagem dos componentes curriculares, a articulação com o
mundo do trabalho e a formação cidadã –, Callegari defende que é
indispensável a ampliação do número de horas que o estudante permanece
na escola, caminhando para o modelo de tempo integral.
“Temos consciência de que os conteúdos e as habilidades que os
estudantes precisam desenvolver não cabem mais em um formato estreito de
três ou quatro horas de aula por dia. É assim [com ensino em tempo
integral] que os países com um bom nível de qualidade do ensino fazem”,
diz.
sábado, 25 de agosto de 2012
CHICO ELION AGRADECE HOMENAGEM AO SEU FILHO NAZARENO DOUGLAS NOBRE , NOME DA CORDELTECA DO INSTITUTO PADRE MIGUELINHO - NATAL/RN
Miguelinho Centenário
Chico Elion
Escola de muita luta e tradição
Quantos passaram pelos teus bancos
Aprendendo do bom viver a lição
Meninas e meninos em revoada
Entrando nos portões da casa-escola
Para receber a instrução de cada dia
Chico Elion
Escola de muita luta e tradição
Quantos passaram pelos teus bancos
Aprendendo do bom viver a lição
Meninas e meninos em revoada
Entrando nos portões da casa-escola
Para receber a instrução de cada dia
Completando a verdadeira educação
Professores segundos pais a conviver
Dia após dia fazendo o ensino valer
Padre Miguelinho que seu nome escreveu
Pelo valor que tinha e o amor a Deus
Deixou pras gerações seu exemplo de vida
Ainda hoje existe na escola essa lembrança
Pois a educação é o bem maior do cidadão
Para crescer, para viver e para vencer.
Não poderia deixar de registrar
O nome de Nazareno Dowglas Nobre
Meu filho querido que tão cedo partiu
Mas fica seu nome gravado na lembrança
Na CORDELTECA dos poetas daqui e do Brasil.
Natal, 14/08/2012.
Professores segundos pais a conviver
Dia após dia fazendo o ensino valer
Padre Miguelinho que seu nome escreveu
Pelo valor que tinha e o amor a Deus
Deixou pras gerações seu exemplo de vida
Ainda hoje existe na escola essa lembrança
Pois a educação é o bem maior do cidadão
Para crescer, para viver e para vencer.
Não poderia deixar de registrar
O nome de Nazareno Dowglas Nobre
Meu filho querido que tão cedo partiu
Mas fica seu nome gravado na lembrança
Na CORDELTECA dos poetas daqui e do Brasil.
Natal, 14/08/2012.
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