segunda-feira, 3 de setembro de 2012
SALÃO LITERÁRIO - CONVITE
A Academia Norte-Rio-Grandense de Letras e o Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte firmaram parecria para realizarem o projeto SALÃO LITERÁRIO, que acontecerá mensalmente, sempre na primeira quarta-feira, em sua sede, Rua Mipibu, 443, Petr´ppolis, em Natal, no horário das 16 às 18 hs.
O Salão Literário será um momento no qual um escritor convidado falará sobre sua obra ao público presente. O evento é aberto aos professores, estudantes e quem desejar prestigiar. A entrada é franca.
Para esta primeira edição, a escritora convidada é CRISTINE T. CUNHA ROSADO, co-autura do livro: CASCUDINHO: O MENINO FELIZ.
Venha participar do Salão Literário
Francisco Martins
Bibliotecário da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras
Secretário de Atas do Conselho Estadual de Cultura
9158 3151 e 8719 4534
domingo, 2 de setembro de 2012
A VOZ POÉTICA DE ELIZABETH ROSE - BETINHA - NATAL/RN
TROVA INOVADORA
“estou farto do lirismo comedido”.
O poeta disse o que eu sonhei dizer!
Estou cansada de idéias comportadas,
De pessoas que são protocoladas.
Estou farta do normal
Diversos iguais...
Coloridos de giz
Só idéias não resolvem nada,
Não trazem libertação por que...
A gente aprende a entender o mundo,
Mas não sabe ler o universo do outro...
A gente aprende uma retórica oca,
Mas não entende a linguagem do amor!
A gente sonha em construir palácios,
Enquanto a alma está desmoronada
E, nas ruínas das filosofias,
Não vê que o tudo é nada...!
Eu desejo uma canção
Que faça o menino dormir e o homem acordar...
Letras pra ler a vida
Eu quero encontrar na caixa de pandora
E quero perceber além do seu olhar:
Uma trova inovadora
Uma canção com poesia
Que faça o menino dormir
E o homem acordar...
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos “bêbedos”
De pessoas que são protocoladas.
Estou farta do normal
Diversos iguais...
Coloridos de giz
Só idéias não resolvem nada,
Não trazem libertação por que...
A gente aprende a entender o mundo,
Mas não sabe ler o universo do outro...
A gente aprende uma retórica oca,
Mas não entende a linguagem do amor!
A gente sonha em construir palácios,
Enquanto a alma está desmoronada
E, nas ruínas das filosofias,
Não vê que o tudo é nada...!
Eu desejo uma canção
Que faça o menino dormir e o homem acordar...
Letras pra ler a vida
Eu quero encontrar na caixa de pandora
E quero perceber além do seu olhar:
Uma trova inovadora
Uma canção com poesia
Que faça o menino dormir
E o homem acordar...
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos “bêbedos”
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
SÓ MUDAR O CURRÍCULO NÃO MELHORA O ENSINO MÉDIO
Para especialista, a solução do problema para o déficit de aprendizado dos alunos envolve medidas mais abrangentes
Por: Cida de Oliveira, Rede Brasil Atual
São Paulo – Até o final de outubro, um grupo de trabalho formado pelo
Ministério da Educação (MEC) deverá apresentar propostas para o ensino
médio. O pacote, que inclui reforma curricular e adoção da jornada
ampliada, é uma resposta às médias sofríveis desse segmento na edição
2011 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Desde que a avaliação começou a ser realizada, em 2005, as médias das
séries iniciais do ensino fundamental evoluíram praticamente três vezes
mais rápido do que as do antigo colegial. Conforme declarou o ministro
da Educação, Aloizio Mercadante, as principais razões são o excesso de
disciplinas e a oferta das aulas no período noturno, na maioria dos
casos, com estudantes defasados em relação à idade e serie.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC e responsável pelo Ideb, o
ensino médio praticamente não avançou como deveria. Em comparação com
2009, as médias de 2011 caíram em nove estados (Acre, Alagoas, Bahia,
Espírito Santo, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul e Rondônia) e o
Distrito Federal (DF).
Ficaram abaixo da média estabelecida para o ano em cinco estados
(Alagoas, Espírito Santo, Pará, Rio Grande do Sul e Sergipe), além do
DF. Houve melhora em 11 (Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas
Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e
Tocantins). Na avaliação em geral, a média nacional do ensino médio
ficou em 3.7, enquanto a dos anos iniciais foi de 5.
Para Ocimar Munhoz Alavarse, professor da Faculdade de Educação da
Universidade de São Paulo (FE-USP), especialista em temas como avaliação
e gestão educacional, as mudanças em estudo são inócuas. “Se o
currículo for mudado, quem vai dar essas aulas?”, questiona.
“Antes de quaisquer mudanças que venham a ser feitas os professores
precisam ser preparados. E não é o que está acontecendo”, diz o
especialista, alertando para o fato de o ensino médio ser
responsabilidade dos estados, e não da União. Na comparação que ele faz,
modificar o currículo, com redução das disciplinas, é como trocar a
colher com que se administra o remédio sendo que o ideal é passar a dar
um medicamento adequado, prescrito conforme a doença.
Alavarse, aliás, discorda do ministro Mercadante também quanto ao
suposto excesso de disciplinas. Segundo ele, português e matemática
compõem a maioria da grade curricular, sobrando pouco espaço para outras
matérias pedagógicas obrigatórias. “É preciso repensar o que está sendo
ensinado e como isso está sendo feito, muitas vezes em escolas que nem
banheiro têm.”
O especialista critica também a proposta de ensino médio ampliado, de
difícil implementação. “Mais de 45% desses alunos estudam à noite ou
porque precisam começar a trabalhar ou porque já são trabalhadores que
não puderam estudar quando adolescentes. O ideal seria terminar o ensino
médio aos 17 anos”, diz. “E se a tendência for de acabar com o ensino
noturno, como esses alunos vão fazer para poder estudar?”
Mudanças no Ideb
Por causa do lento avanço do ensino médio no Ideb, o MEC estuda
também substituir as provas de português e matemática pelo Exame
Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida, segundo o ministério, é
aumentar a amostragem dos alunos desse nível de ensino. Por meio de sua
assessoria de imprensa, o MEC afirmou não haver ainda nenhuma decisão
tomada a respeito. E a Prova Brasil, um dos componentes do Ideb – o
outro são as taxas de aprovação – continua a ser aplicada no 5º e 9º
anos do Ensino Fundamental, para avaliar o desempenho dos estudantes em
leitura e cálculos básicos.
Seja como for, Ocimar Munhoz Alavarse critica a possibilidade de
inclusão do Enem. “Os objetivos são diferentes. A Prova Brasil deveria
ser mantida para preservação da série histórica. Essa mudança me parece o
caso do gordo que quer trocar a balança na esperança de estar mais
magro em outra.”
AS MENSAGENS POÉTICAS DE ADEMAR MACEDO - SANTANA DOS MATO/RN
<<< Uma Trova de Ademar
>>>
Toda dor deixa sequela,
mas devido eu sofrer tanto,
minha dor só se revela
na angústia triste do pranto.
–Ademar Macedo/RN–
<<< Uma Trova Nacional >>>
Nas
noites claras de lua,
no
desenho da calçada,
vejo
a silhueta sua
à
minha sombra abraçada.
–Olympio Coutinho/MG–
<<< Uma Trova Potiguar
>>>
A lua
cheia de agosto
é de
uma beleza infinda...
nos
olhos de um lindo rosto
é
duas vezes mais linda.
–Djalma Mota/RN–
<<< Uma Trova Premiada
>>>
2006 > CTS/Caicó/RN
Tema > PONTE > 6º Lugar.
No seco botão da rosa
que me deste em tenra idade,
vejo a ponte afetuosa
que me conduz à saudade.
–Renato Alves/RJ–
<<< ...E Suas Trovas Ficaram >>>
Presença
é luz, sol que arde,
no firmamento incendido.
Saudade é sombra da tarde,
pungente como um gemido.
no firmamento incendido.
Saudade é sombra da tarde,
pungente como um gemido.
–Pe. Celso de Carvalho/MG–
<<< U m a
P o e s i a >>>
Casinha
à beira da estrada
com
chão de terra batida,
fiz
do teu portão de entrada
o meu
portão de saída,
parti
morto de saudade
tangendo
os sonhos da idade
pelas
estradas da vida!
–Prof. Garcia/RN–
<<< Soneto do Dia
>>>
CONTRADIÇÃO.
–Maria Nascimento/RJ–
Hoje, mais uma vez, desesperada
por ser injustamente preterida,
vejo que já nasci predestinada
a amar sem nunca ser correspondida...
Mas o que me dói mais, na despedida,
é saber que fui sempre desprezada
porque foste o anjo bom da minha vida
e eu, da tua, jamais pude ser nada.
é saber que fui sempre desprezada
porque foste o anjo bom da minha vida
e eu, da tua, jamais pude ser nada.
Se me pudesse ver da eternidade,
chorando de tristeza e de saudade
pelo amor que no tempo se perdeu,
chorando de tristeza e de saudade
pelo amor que no tempo se perdeu,
"E agora", como vais viver Maria
sem o José que achavas que era teu?!
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA/NEI - UFRN ESTÃO COM INSCRIÇÕES ABERTAS
A
Universidade Federal do Rio Grade do Norte (UFRN), por meio do Edital
nº 01/2012 do Conselho do Centro de Educação (CONSEC-CE), informa que no
período de 10 a 12 de setembro acontecem as inscrições para seleção de
crianças visando o preenchimento de vagas do período letivo 2013, do
Núcleo de Educação da Infância (NEI-CAp).
De acordo com o edital, estão sendo ofertadas 60 vagas para duas turmas nomeadas Turma 1 e Turma 2, respectivamente. Turma 1 (matutino ou vespertino – 40 vagas) visa atender crianças que nasceram de 1º de abril de 2010 a 30 de março de 2011, sendo duas vagas reservadas para crianças com necessidade educacional especial.
A Turma 2 (matutino – 20 vagas) visa atender crianças que nasceram de 1º de abril de 2009 a 30 de março de 2010, sendo que uma dessas vagas está reservada para crianças com necessidade educacional especial.
Os pais ou responsáveis devem se dirigir ao auditório do NEPI (prédio anexo ao NEI) no período de 10 a 12 de setembro, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, portando a seguinte documentação para realizar a inscrição: ficha de inscrição devidamente preenchida, disponível no site: www.nei.ufrn.br; certidão de nascimento da criança (original e cópia); cópia do comprovante de residência; cópia da identidade dos pais e o laudo médico comprovando a necessidade educacional especial da criança.
Seleção
A seleção das crianças acontece, exclusivamente, por meio de sorteio público que será realizado no dia 19 de setembro, no auditório do NEPI (anexo do NEI), das 8h às 9h para crianças inscritas nas 40 vagas das turmas 1, e das 10h às 11h para crianças inscritas das 20 vagas da turma 2.
Mais informações sobre o sorteio e as matrículas podem ser obtidas no seguinte endereço eletrônico: www.nei.ufrn.br/wp-content/uploads/2012/08/NEI-EDITAL-2013-AGECOM.pdf
De acordo com o edital, estão sendo ofertadas 60 vagas para duas turmas nomeadas Turma 1 e Turma 2, respectivamente. Turma 1 (matutino ou vespertino – 40 vagas) visa atender crianças que nasceram de 1º de abril de 2010 a 30 de março de 2011, sendo duas vagas reservadas para crianças com necessidade educacional especial.
A Turma 2 (matutino – 20 vagas) visa atender crianças que nasceram de 1º de abril de 2009 a 30 de março de 2010, sendo que uma dessas vagas está reservada para crianças com necessidade educacional especial.
Os pais ou responsáveis devem se dirigir ao auditório do NEPI (prédio anexo ao NEI) no período de 10 a 12 de setembro, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, portando a seguinte documentação para realizar a inscrição: ficha de inscrição devidamente preenchida, disponível no site: www.nei.ufrn.br; certidão de nascimento da criança (original e cópia); cópia do comprovante de residência; cópia da identidade dos pais e o laudo médico comprovando a necessidade educacional especial da criança.
Seleção
A seleção das crianças acontece, exclusivamente, por meio de sorteio público que será realizado no dia 19 de setembro, no auditório do NEPI (anexo do NEI), das 8h às 9h para crianças inscritas nas 40 vagas das turmas 1, e das 10h às 11h para crianças inscritas das 20 vagas da turma 2.
Mais informações sobre o sorteio e as matrículas podem ser obtidas no seguinte endereço eletrônico: www.nei.ufrn.br/wp-content/uploads/2012/08/NEI-EDITAL-2013-AGECOM.pdf
fonte: boletim diário da UFRN - por e-mail.
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