segunda-feira, 3 de junho de 2013

A EXPRESSÃO LITERÁRIA DE PÚBLIO JOSÉ - NATAL/RN

TREMER? POR QUÊ?  
                                                                                                                                                           
 
 
      Públio José – jornalista
 
 
 
                       Um episódio, dia desses, me deixou curioso. Vi alguém tremendo, arfando, nervoso por conta de uma determinada situação, com a qual, graças a Deus, eu não tive nenhum envolvimento. Fui apenas um privilegiado espectador da cena. Daí me dei conta de como é estranho o tremer das pessoas diante de dificuldades, de conflitos, de fortes emoções. Até parece, nessas situações, que o organismo humano age no sentido contrário ao da lógica. Ao invés de nos endurecer psicologicamente, de enrijecer nossa mente diante da necessidade premente do embate; ao invés de impor um rigoroso controle sobre nossas emoções, nos preparando para vencer o inimigo, seja ele qual for, nos põe a tremer, a balbuciar, a perder totalmente o domínio sobre o raciocínio e a tomada de decisões. Então, pensando daqui, pensando dacolá, descobri ser o tremer um companheiro originário e inseparável da ira e do medo.
                        Logicamente, falo do tremer que não está ligado à manifestação de doenças biológicas. Sabe-se de distúrbios neurológicos que levam a pessoa, por mais dócil que seja, a viver tremendo de maneira incontrolável. O tremer que relaciono aqui é o que vem da ira, da raiva, do ódio, do descontrole das emoções, e também do que se origina do medo, da ansiedade, da dúvida, da incerteza. Este é o pavor do desconhecido, do amanhã, dos desafios, e que leva o organismo a sinalizar, de forma clara e visível, que a carga sobre a pessoa passou dos limites – ou, no mínimo, que o problema, na origem de tudo, está mal administrado. O que se conclui é que o tremer é uma sinalização bastante evidente do momento em que o corpo, a estrutura física e psicológica da qual somos dotados, não tem mais como controlar a situação. E vê no fenômeno a única condição de sinalizar que se aproxima a instalação do caos.
                        A conseqüência, no médio e longo prazo, é a chegada da depressão, da covardia, da inoperância ao enfrentamento dos problemas do cotidiano. O tremer que advém do medo corrói as pessoas por dentro, tornando o seu viver insípido, fugidio, carregado de uma desesperança sem fim, cujo desfecho, muitas vezes, é a tentativa da morte através do suicídio. O outro tremer, o que advém da ira, do ódio, tem manifestação passageira, é mais ocasional. Suas conseqüências, no entanto, podem deixar marcas profundas e prejuízos irremediáveis na vida do irado e das pessoas que transitam ao seu redor. Más querenças, agressões, quebradeiras, amizades e relacionamentos desfeitos, cizânias, desuniões, são frutos do descontrole daí advindo. O destino final desses casos deságua nas UTI’s dos hospitais, pelos acidentes cardiovasculares, ou nas delegacias de polícia, pelos homicídios daí decorrentes.
                        O tremer, enfim, não é um bom companheiro. Além de corroer por dentro, demonstra, quando explode exteriormente, a perda do controle da situação – com sua alta taxa de imprevisibilidade. E qual a solução? Receita pronta não existe. Todavia, é salutar evitar a instalação do extremo nas emoções e cultivar companhias e ambientes que não tragam sentimentos de conflito. Segundo a Bíblia, “um abismo puxa outra abismo”, ou seja, um problema acarreta o surgimento de outro problema – de proporções maiores e de conseqüências inimagináveis. A Bíblia também nos exorta a “fugir da aparência do mal”. Ou seja, é melhor evitá-lo do que confrontá-lo. Domínio próprio, outro instrumento poderoso, do qual fomos dotados interiormente para uso em situações de conflito, também se impõe ser exercitado. Com isso, o tremer poderá ser vencido. E vantagem maior: a qualidade de vida continuará a ser preservada.
  
fonte: por e-mail

A VOZ POETICA DE JOSE DELFINO - NATAL/RN

Corte

Não fez difícil o partir
não topou na pedra
ao dobrar a esquina
nem o fácil no andar
que embalava o meu sonho
o ruído do passo a apagar
nas marcas do chão o silêncio

partiu ela a linha o elo
que a cada instante acaba
e em tudo termina
num rio de tempo vindo do mar
de volta à fonte ao eterno
hoje à tarde

em fios rotos que se prendem em nós
em nódoas de dor em nós capaz
a qualquer hora em qualquer cor
da noite em branco ao dia em breu
parar no presente o futuro e o ontem
o que agora é meu.

domingo, 2 de junho de 2013

SARAUTERAPIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DENTISTAS ESCRITORES/SBDE E SOCIEDADE DOS POETAS VIVOS E AFINS/SPVA -RN

                           

PROGRAMA  QUARTA  CULTURAL” 
                                               ANO IX
O que é? 
 SARAU TERAPIA é uma terapia em forma de Sarau, que oferece:
Poesia, Música,  Dança,  Causos, Humanismo:
 INGRESSO    01 ABRAÇO!
Quando? 
 Sempre na  1ª  e  na  3ª quarta-feira do mês.
  Portanto neste Dia 05.06.2013  teremos mais um sarau terapia  temática as  18 às 21 horas.
 
TEMAS DO MÊS: 
 
 FESTAS JUNINAS 
 
 No final, haverá degustação de comidas típicas; quem quiser e puder, favor levar a sua contribuição em forma de canjica, pipoca, bolo de milho, quentão etc.
Ahhhh, podem ir caracterizados também! Haverá Músicas e Danças típicas!
Compareça e convide amigos e parentes! TODOS SERÃO MUITO BEM-VINDOS!
 
Apresentação:  SPVA/RN - Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN.
 
 
Coordenação Geral:   SBDE - Sociedade Brasileira de  Dentistas Escritores, por meio do seu Presidente, Escritor Rubens Barros de Azevedo.
 

POETA, CORDELISTA E FILOSOFO M.C.GARCIA LANÇA MAIS UM LIVRO!


Mauricio Garcia lança livro em versão na Língua Inglesa

DIA: 07/06/2013

HORA: 19

LOCAL: IMBES - RUA DO COQUEIRO, 78 - CJ POTENGI - NATAL/RN

CONTATO: (84) 8769-6307 / 9676-8086
 
o Poeta e atualmente Presidente da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins - SPVA

sexta-feira, 31 de maio de 2013

PROGRAMA MAIS CULTURA NAS ESCOLAS - MinC e MEC num so ideal.


republico na integra


O que é "Mais Cultura nas Escolas"?


Mais Cultura nas Escolas é o resultado da parceria MinC e MEC para promover o encontro de iniciativas culturais e escolas públicas de todo o Brasil,  democratizar o acesso à cultura e ampliar o repertório cultural de estudantes, professores e comunidades escolares do ensino básico. Artistas, mestres das culturas populares, cinemas, pontos de cultura, museus, bibliotecas, arte educadores e outras iniciativas culturais agora podem elaborar Planos de Atividade Cultural em diálogo com projetos pedagógicos e com os eixos temáticos do Mais Cultura nas Escolas.

As atividades serão desenvolvidas dentro ou fora da escola por no mínimo 6  (seis) meses, valendo-se das mais diversas linguagens artísticas (música, teatro, audiovisual, literatura, circo, dança, contação de histórias, artes visuais, etc.) e manifestações da cultura (rádio, internet, jornal, culinária, mitologia, vestuário, mestre e saberes populares, etc.).

 
Eixos Temáticos

Os eixos temáticos do Mais Cultura nas Escolas foram criados considerando a diversidade da cultura brasileira e das manifestações artísticas atuais. São 9 (nove) eixos para incentivar projetos voltados, entre outros temas, a atividades em museus, pontos de cultura, cinemas e outros espaços culturais; à criação, circulação e difusão artística; à cultura digital e comunicação; ao patrimônio material e imaterial; às tradições orais; às culturas indígenas e à cultura afrobrasileira.

 
Atores/ Participantes


Iniciativas Culturais


Pessoas física ou jurídica, indivíduos ou grupos que desenvolvem práticas e pesquisas em artes, patrimônio, cultura popular, etc. Entidades como bibliotecas, pontos de cultura, museus, cinemas e outros espaços. O melhor meio de encontrá-las é explorar territórios educativos potenciais em torno da escola, atentando aos espaços e atores da cultura.   

escolas

Poderão inscrever projetos cerca de 34 mil escolas da rede pública, espalhadas por todo o Brasil, ativas nos Programas "Mais Educação" e "Ensino Médio Inovador" (MEC) até 2012. Mais informações sobre as escolas participantes nos links e documentos relacionados, ao lado, aqui nessa página digital.
 
Como participar?


Escolas e iniciativas culturais vão criar juntas um Plano de Atividade Cultural, em diálogo com um ou mais eixos temáticos propostos pelo programa. Os projetos serão cadastrados e enviados, pelos responsáveis das escolas, via SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação) até o dia 30 de junho de 2013. O processo de avaliação será conduzido pelos dois Ministérios, MinC e MEC.
 
Recursos


Em 2013 serão investidos R$ 100 milhões para financiar 5 (cinco) mil projetos. Cada um dos contemplados vai dispor de valores entre R$ 20 e R$ 22 mil reais. Os recursos financiam, entre outros itens, a contratação de serviços culturais necessários às atividades artísticas e pedagógicas. Os valores serão repassados diretamente às escolas via PDDE/ FNDE (Programa Dinheiro Direto na Escolas/ Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação).
 

 

Para visualizar as listas com nomes, endereços, telefones e outras informações das escolas participantes do Mais Cultura nas Escolas, procure nessa página, em cima e à direita do quadro "Saiba Mais", um link com o nome "Documentos". Entre os materiais disponíveis estão arquivos em formato .pdf, nomeados "Escolas Participantes - Mais Educação (MEC)" e "Escolas Participantes - Ensino Médio Inovador (MEC)". Nesse mesmo espaço também está disponível o "Manual - Mais Cultura nas Escolas", com informações e orientações  para a construção dos Planos de Atividade Cultural. 

Para tornar plenas as condições de leitura desses materiais, é recomendável que seja selecionada a opção "Baixar", no link à direita da visualização disponibilizada pelo portal do MinC.

 
Dúvidas?  


Explore documentos e links relacionados nessa página. Para saber mais escreva para maisculturanasescolas@cultura.gov.br

  fonte: blog do MinC
maisculturanasescolas@cultura.gov.br

A VOZ POETICA DE HORACIO PAIVA - NATAL/RN


VIVO ENCANTADO CONVOSCO





 vivo encantado convosco 
 e comigo vos encantais 

 três vezes viestes ao meu encontro
 e três vezes anunciastes 
 vossas três naturezas

 e assim três vezes conversei convosco: 
 o ancião
 o jardineiro 
 e a sarça de fogo

 de vós afloraram a bondade 
 a beleza do bosque sagrado
 o êxtase perene

 três idades também me destes
 mas noutra ordem:

 a do filho
 com seu olhar finito 
 entre brumas azuis

 a do pai 
 caçador do pão diário
 com pés firmes na terra
 e oráculo na cabeça 

 a do espírito
 que abriga todos os mistérios 
 e já não lhe ocorre morrer 

 e preso à vossa palavra 
 como aluno atento 
 que tem sede de aprender 
 e aguarda o sinal
 enfim vos pergunto:

 aonde me levais, senhor?
 aonde, afinal, me levais? 

 (Horácio Paiva)
 (Dia de Corpus Christi, 2013)
 O Poeta e Advogado e Membro da UBE/RN
 
veja mais em: www.ubern.blogspot.com
www.versosediversos.blogspot.com