sexta-feira, 31 de agosto de 2012

SÓ MUDAR O CURRÍCULO NÃO MELHORA O ENSINO MÉDIO


apreprendizagem
Republico matéria do site da Rede Brasil Atual, 28/08/12
Para especialista, a solução do problema para o déficit de aprendizado dos alunos envolve medidas mais abrangentes
Por: Cida de Oliveira, Rede Brasil Atual
São Paulo – Até o final de outubro, um grupo de trabalho formado pelo Ministério da Educação (MEC) deverá apresentar propostas para o ensino médio. O pacote, que inclui reforma curricular e adoção da jornada ampliada, é uma resposta às médias sofríveis desse segmento na edição 2011 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Desde que a avaliação começou a ser realizada, em 2005, as médias das séries iniciais do ensino fundamental evoluíram praticamente três vezes mais rápido do que as do antigo colegial. Conforme declarou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, as principais razões são o excesso de disciplinas e a oferta das aulas no período noturno, na maioria dos casos, com estudantes defasados em relação à idade e serie.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC e responsável pelo Ideb, o ensino médio praticamente não avançou como deveria. Em comparação com 2009, as médias de 2011 caíram em nove estados (Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul e Rondônia) e o Distrito Federal (DF).
Ficaram abaixo da média estabelecida para o ano em cinco estados (Alagoas, Espírito Santo, Pará, Rio Grande do Sul e Sergipe), além do DF. Houve melhora em 11 (Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins). Na avaliação em geral, a média nacional do ensino médio ficou em 3.7, enquanto a dos anos iniciais foi de 5.
Para Ocimar Munhoz Alavarse, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), especialista em temas como avaliação e gestão educacional, as mudanças em estudo são inócuas. “Se o currículo for mudado, quem vai dar essas aulas?”, questiona.
“Antes de quaisquer mudanças que venham a ser feitas os professores precisam ser preparados. E não é o que está acontecendo”, diz o especialista, alertando para o fato de o ensino médio ser responsabilidade dos estados, e não da União. Na comparação que ele faz, modificar o currículo, com redução das disciplinas, é como trocar a colher com que se administra o remédio sendo que o ideal é passar a dar um medicamento adequado, prescrito conforme a doença.
Alavarse, aliás, discorda do ministro Mercadante também quanto ao suposto excesso de disciplinas. Segundo ele, português e matemática compõem a maioria da grade curricular, sobrando pouco espaço para outras matérias pedagógicas obrigatórias. “É preciso repensar o que está sendo ensinado e como isso está sendo feito, muitas vezes em escolas que nem banheiro têm.”
O especialista critica também a proposta de ensino médio ampliado, de difícil implementação. “Mais de 45% desses alunos estudam à noite ou porque precisam começar a trabalhar ou porque já são trabalhadores que não puderam estudar quando adolescentes. O ideal seria terminar o ensino médio aos 17 anos”, diz. “E se a tendência for de acabar com o ensino noturno, como esses alunos vão fazer para poder estudar?”
Mudanças no Ideb
Por causa do lento avanço do ensino médio no Ideb, o MEC estuda também substituir as provas de português e matemática pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida, segundo o ministério, é aumentar a amostragem dos alunos desse nível de ensino.  Por meio de sua assessoria de imprensa, o MEC afirmou não haver ainda nenhuma decisão tomada a respeito. E a Prova Brasil, um dos componentes do Ideb – o outro são as taxas de aprovação – continua a ser aplicada no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, para avaliar o desempenho dos estudantes em leitura e cálculos básicos.
Seja como for, Ocimar Munhoz Alavarse critica a possibilidade de inclusão do Enem. “Os objetivos são diferentes. A Prova Brasil deveria ser mantida para preservação da série histórica. Essa mudança me parece o caso do gordo que quer trocar a balança na esperança de estar mais magro em outra.”

CONCERTO ESPECIAL DA OSRN


AS MENSAGENS POÉTICAS DE ADEMAR MACEDO - SANTANA DOS MATO/RN

 
<<< Uma Trova de Ademar >>>
Toda dor deixa sequela,
mas devido eu sofrer tanto,
minha dor só se revela
na angústia triste do pranto.
Ademar Macedo/RN
 
<<< Uma Trova Nacional >>>
Nas noites claras de lua,
no desenho da calçada,
vejo a silhueta sua
à minha sombra abraçada.
Olympio Coutinho/MG
 
<<< Uma Trova Potiguar >>>
A lua cheia de agosto
é de uma beleza infinda...
nos olhos de um lindo rosto
é duas vezes mais linda.
Djalma Mota/RN
 
<<< Uma Trova Premiada >>>
2006 > CTS/Caicó/RN
Tema > PONTE > 6º Lugar.
No seco botão da rosa
que me deste em tenra idade,
vejo a ponte afetuosa
que me conduz à saudade.
Renato Alves/RJ
 
<<< ...E Suas Trovas Ficaram >>>
Presença é luz, sol que arde,
no firmamento incendido.
Saudade é sombra da tarde,
pungente como um gemido.
Pe. Celso de Carvalho/MG
 
<<<  U m a    P o e s i a  >>>
Casinha à beira da estrada
com chão de terra batida,
fiz do teu portão de entrada
o meu portão de saída,
parti morto de saudade
tangendo os sonhos da idade
pelas estradas da vida!
Prof. Garcia/RN
 
<<< Soneto do Dia >>>
    CONTRADIÇÃO.

                           –Maria Nascimento/RJ

Hoje, mais uma vez, desesperada
por ser injustamente preterida,
vejo que já nasci predestinada
a amar sem nunca ser correspondida...
 
Mas o que me dói mais, na despedida,
é saber que fui sempre desprezada
porque foste o anjo bom da minha vida
e eu, da tua, jamais pude ser nada.
 
Se me pudesse ver da eternidade,
chorando de tristeza e de saudade
pelo amor que no tempo se perdeu,
 
Carlos Drummond de Andrade me diria:
"E agora", como vais viver Maria
sem o José que achavas que era teu?!

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA/NEI - UFRN ESTÃO COM INSCRIÇÕES ABERTAS



A Universidade Federal do Rio Grade do Norte (UFRN), por meio do Edital nº 01/2012 do Conselho do Centro de Educação (CONSEC-CE), informa que no período de 10 a 12 de setembro acontecem as inscrições para seleção de crianças visando o preenchimento de vagas do período letivo 2013, do Núcleo de Educação da Infância (NEI-CAp).

De acordo com o edital, estão sendo ofertadas 60 vagas para duas turmas nomeadas Turma 1 e Turma 2, respectivamente. Turma 1 (matutino ou vespertino – 40 vagas) visa atender crianças que nasceram de 1º de abril de 2010 a 30 de março de 2011, sendo duas vagas reservadas para crianças com necessidade educacional especial.

A Turma 2 (matutino – 20 vagas) visa atender crianças que nasceram de 1º de abril de 2009 a 30 de março de 2010, sendo que uma dessas vagas está reservada para crianças com necessidade educacional especial.

Os pais ou responsáveis devem se dirigir ao auditório do NEPI (prédio anexo ao NEI) no período de 10 a 12 de setembro, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, portando a seguinte documentação para realizar a inscrição: ficha de inscrição devidamente preenchida, disponível no site: www.nei.ufrn.br; certidão de nascimento da criança (original e cópia); cópia do comprovante de residência; cópia da identidade dos pais e o laudo médico comprovando a necessidade educacional especial da criança.

Seleção

A seleção das crianças acontece, exclusivamente, por meio de sorteio público que será realizado no dia 19 de setembro, no auditório do NEPI (anexo do NEI), das 8h às 9h para crianças inscritas nas 40 vagas das turmas 1, e das 10h às 11h para crianças inscritas das 20 vagas da turma 2.

Mais informações sobre o sorteio e as matrículas podem ser obtidas no seguinte endereço eletrônico: www.nei.ufrn.br/wp-content/uploads/2012/08/NEI-EDITAL-2013-AGECOM.pdf
fonte: boletim diário da UFRN - por e-mail.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

PPGAS/UFRN REALIZA JORNADAS EM ANTROPOLOGIA JURÍDICA NOS DIAS 29 E 30 DE AGOSTO



O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), do Departamento de Antropologia (DAN) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promove o evento: “Jornadas em Antropologia Jurídica: justiça e criminalidade em perspectiva”, nos dias 29 e 30 de agosto, na sala F1 do Setor de Aulas I.
O evento tem como objetivo promover um debate multidisciplinar sobre a relação entre Antropologia e Direito. E pretende discutir também a relação entre igualdade, justiça e criminalidade do contexto nacional.
A jornada tem como público os alunos dos programas de Pós-graduação em Antropologia e em Ciências Sociais. A capacidade é para 100 participantes e 72 já se encontram inscritos. O evento é gratuito e tem a coordenação da professora Juliana Melo, do DAN/PPGAS.
Confira abaixo a programação do evento:
29/08 -14h às 17h (sala 1F1, Setor I)
Mesa Redonda I - Educação, direitos humanos e sistema prisional.
Fábio Meirelles (SECADI/MEC)
Adailson T. Macedo (CRDH /UFRN)
Debatedora: Guiomar Veras (Novos Rumos na Execução Penal - TJ/RN)
29/08 – 19h às 22h (sala 1F1, Setor I)
Mesa Redonda II - Justiça, cidadania, diversidade e sistema prisional.
Luís Roberto Cardoso de Oliveira (PPGAS/UnB)
Stephen Baines (PPGAS/UnB)
Fábio Ataíde (Faculdade de Direito/UFRN)
Debatedora: Juliana Melo (PPGAS/UFRN)
30/08 – 19h às 22h (sala 1F1, Setor I)
Mesa Redonda III- Justiça e sistema prisional: diferentes perspectivas, vozes e experiências.
Guiomar Veras (Novos Rumos na Execução Penal - TJ/RN)
Conchita Combiani (Egressa / Projeto “Transforme-se”)
Debatedora: Rozeli Porto (PPGAS/UFRN)

As inscrições podem ser feitas através do endereço: www.sigaa.ufrn.br (extensão/inscrições online). Informações: 3342-2240 (Coordenação do evento)
fonte: sigaa

BOA PEDIDA - ORQUESTRA SINFÔNICA DO RN - CONVITE