terça-feira, 15 de julho de 2014

A VOZ POÉTICA DE THALMA TAVARES - SÃO SIMÃO/SP

AS PEDRAS

Dos caminhos ruins, que a vida me apontou,
as pedras afastei, limpei todo o cascalho.
Removi-os com fé e com muito trabalho,
sem que ninguém soubesse o quanto me custou.

Sem andar pela sombra ou buscar um atalho,
amparado na fé que Jesus me inspirou,
meu caminho de pedra, o amor transformou
em vereda de flores, de sol e de orvalho.

Mas não canto vitória, apesar de feliz,
se o que é mais importante eu ainda não fiz,
não levei meu irmão a trilhar nova estrada.

Não lhe dei, por dever, a sublime lição
deste amor que Jesus pôs em meu coração,
que mudou minha vida em eterna alvorada.

 
Em 10/7/2014 - São Simão - SP
Abraços fraternos do amigo Thalma Tavares

BRASIL PODERÁ TER PLEBISCITO NACIONAL SOBRE A FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BASICA

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado se reúne na próxima terça-feira (15), às 11 horas, para examinar pauta com nove itens. Entre eles, projeto de decreto legislativo para realização de plebiscito nacional a respeito da transferência para a União da responsabilidade sobre a educação básica.

Proposto pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o PDS 460/2013 tem parecer favorável do relator, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). Cristovam também é autor de uma proposta de emenda à Constituição que determina a federalização (PEC 32/2013), em tramitação na CCJ.

Atualmente cabe, sobretudo, aos Estados e municípios custear a educação infantil e o ensino fundamental e médio. De acordo com o PDS 460/2013, a consulta deverá ser realizada simultaneamente com o primeiro turno das eleições de 2014, marcado para 5 de outubro.

O cidadão deverá responder, com sim ou não, à seguinte questão: “o financiamento da educação básica pública e gratuita deve passar a ser da responsabilidade do governo federal?”.

 Caso o PDS seja aprovado, o Congresso Nacional comunicará ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que expedirá as instruções para a realização do plebiscito. Além disso, será assegurado tempo de TV e rádio para que partidos políticos e frentes suprapartidárias organizadas pela sociedade civil façam suas campanhas a favor ou contra a transferência.

Favorável ao texto, Randolfe explica em seu relatório que federalizar não significa centralizar a gerência da educação básica nas mãos do Governo Federal, mas sim garantir a responsabilidade da União pelo seu financiamento.

 Além da CE, a proposta de plebiscito também será examinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e pela CCJ.

 Fonte: Agência Senado/Divulgação
by janeayresouto.com

O CORDEL DE JOSÉ ACACI - O CANCIONEIRO POTIGUAR



UM CORDEL PARA VOCÊ
QUE CHORA POR FUTEBOL - José Acaci


Fui menino como tantos meninos
que à tarde, ao cair do arrebol,
ia para um campinho de pelada
e jogava até não ver mais o sol.
Eu corria, driblava e dava chutes,
e gozava o prazer do futebol.

Relembrando meu tempo de criança
posso hoje dizer que tive a sorte
de jogar bola com os pés descalços,
dar topada em buraco e levar corte,
pra dizer hoje em dia pros amigos
que aquilo era o verdadeiro esporte.

Eu torcia por um time famoso,
e era fã de um grande jogador.
Quando ele fazia um gol de placa
eu vibrava com raça e com amor.
O meu deus era aquele centro-avante.
Nada mais para mim tinha valor.

Acontece que um dia o artilheiro
desse time pelo qual eu torcia,
resolveu ir jogar em outro time,
justamente o time que eu não queria.
Descobri que o dinheiro é quem domina,
e achei que foi uma covardia.

Esse atleta, quando era entrevistado,
a camisa do time ele beijava.
Eu pensei que ele amava o time
com o mesmo carinho que eu amava.
Quando foi pro outro time eu logo vi
que não era do jeito que eu pensava.

E passei a pensar sobre essas coisas:
O salários dos grandes jogadores;
os bilhões que são gastos numa copa;
hospitais sem remédio e sem doutores;
os aumento gerais na violência;
e o salário dos nossos professores.

E pensei:  ̶  Como alguém pode ganhar
cem milhões só porque chuta uma bola?     .
̶  E porque quando um time perde um jogo,
cidadão chora que não se consola,
mas não chora quando tem uma greve
e seu filho não vai para a escola?

Perguntei-me:  ̶  O que é mais importante?
̶  O meu time ter mais uma conquista?
̶  Os nossos hospitais funcionando?
̶  O estádio mais novo de uma lista?
̶  Um drible de um grande jogador?
̶  Ou o feito de um grande cientista?

Outro dia, na fila de um banco,
escutei um senhor que conversava
sobre a copa do mundo no Brasil,
e até muito feliz ele falava,
e prestei atenção no que ele disse
para outro rapaz que o escutava.

Ele disse:  ̶  Nós perdemos a copa,
mas ganhamos um estádio grandioso.
Quase quinhentos milhões de reais
foram gastos nesse bem precioso,
pros atletas poderem jogar bola
no seu campo bonito e espaçoso.

O rapaz que estava escutando
virou-se para ele e disse assim:
̶  Para quê um estádio assim tão bom,
e uma educação assim tão ruim?
Esse estádio pode valer milhões,
mas não vale um centavo para mim.

E depois o rapaz continuou:
̶  O governo decide, vem e faz,
se quisesse faria mais escolas,
mais estradas e muitos hospitais,
mas um estádio, meu caro amigo, diga:
̶  Qual é o benefício que lhe traz?

O senhor que escutava, nesse instante
quis falar mas a língua deu enguiço,
repensou sobre o que tinha falado,
e na copa com todo seu feitiço,
em seguida falou para o rapaz:
̶  Eu não tinha pensado sobre isso!

E o rapaz disse a ele:  ̶  Tenha calma,
que o senhor é mais um pobre coitado
que acredita que a copa do mundo
deixou para o Brasil grande legado,
pois deixou-se envolver-se pela mídia
que deixou todo mundo enfeitiçado.

Quando é tempo da tal copa do mundo
a TV cria sensacionalismo,
fala dos jogadores como heróis,
usa o hino em campanhas de civismo,
pra lavar o seu cérebro num oceano
de mentira e falso patriotismo.

Eu ali, escutando essa conversa,
refleti sobre um texto que dizia
que quem ganha só um salário mínimo,
conhecido também por “micharia”,
vai ralar por cinquenta e oito meses
pra ter o que Neimar ganha num dia.
                                   (42.000 ÷ 720)
E na minha cabeça de menino
se passaram milhões de pensamentos.
Desde então eu passei a refletir
sobre os fatos e acontecimentos.
Repensei sobre mídia e futebol,
e criei os meus próprios argumentos.

Na TV eu vi um rapaz chorando
pelo craque maior da seleção,
pela falha de um perna-de-pau,
pelo efeito de uma contusão,
e então vendo o choro eu refleti,
e tirei a seguinte conclusão:

Se o povo continuar chorando
por um time que um jogo perdeu,
esquecendo dos problemas reais,
sem lembrar dos problemas que viveu,
vou pensar: ̶  Ou eu sou um sonhador,
ou então nosso povo emburreceu.

domingo, 13 de julho de 2014

HORAS SUPLEMENTARES DA EDUCAÇÃO


r

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA
GABINETE DO SECRETÁRIO

Portaria nº 490/2014

A SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições legais e com fundamento nos Artigos 31 e 32 da Lei Complementar nº 322 de 11.01.06.
RESOLVE

Conceder aos Servidores do cargo público efetivo de professor lotados na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, Horas Suplementares até o limite máximo de 10 horas semanais, conforme Resenhas anexadas.
Registre-se. Publique-se. Cumpra-se.

Natal/RN, 07 de julho de 2014.

JOAQUIM JURACI FARIAS DE OLIVEIRA
SECRETÁRIO ADJUNTO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA

Para continuar lendo clique no link abaixo:

http://187.60.78.22/dei/dorn/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20140711&id_doc=464688

quinta-feira, 10 de julho de 2014

VEJA AQUI O RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO - PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO


A Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos -SUEJA torna público o resultado do processo seletivo do Programa Brasil Alfabetizado – 11ª Etapa. 
Os candidatos selecionados deverão comparecer a sede da respectiva DIRED a partir de amanhã (11).
A data limite para apresentação dos documentos pessoais é dia 16 de julho. Os selecionados da 1ª DIRED deverão comparecer à SUEJA, Bloco II, sala 26, na sede da Secretaria de Educação, Centro Administrativo. 
O início das aulas do PBA será dia 11 de agosto.  
Clique aqui e confira os nomes dos classificados. 
 
fonte: portaldaseec

terça-feira, 8 de julho de 2014

ARTIGO DO PÚBLIO JOSÉ - NATAL/RN




COMBATENDO TIGRES DE PAPEL



Públio José – jornalista


                            O ser humano tem a tendência natural de ampliar em demasia seus problemas, suas preocupações. Apesar de sermos dotados de uma capacidade extraordinária de criar soluções, temos o hábito de enxergar nossos conflitos numa dimensão muito superior à dimensão real em que devem ser focalizados. Exemplo? A mulher diante de uma barata. Se um extraterrestre chegasse numa casa qualquer e visse primeiramente a mulher, seu porte, sua graça, sua valentia (muitas dão ordem até nos maridos) e depois tivesse contato com uma barata (sim, aquele bicho fedorento, desprezível, horroroso), em quem apostaria? Na mulher, não é verdade? E o que vemos, seja em Natal, Patu, Nova Iorque ou Honolulu? Mulheres intelectualmente bem dotadas, mulheres empresárias, mulheres atletas, médicas, professoras, aboletadas em cadeiras, com medo de uma diminuta barata. Há exceções, é claro...
                                 Diante dos conflitos que a vida nos oferece tendemos naturalmente a criar tigres de papel. Fatos, episódios, pessoas, tudo nós superestimamos em detrimento da real dimensão que de fato esses elementos devem ter. Basta você assistir a uma partida de futebol da seleção brasileira. Galvão Bueno vai logo comentando “esse camisa 10 da Inglaterra é muito perigoso”. Termina o jogo, o Brasil vence e fica demonstrado que o que parecia ser não era. É claro que, de vez em quando, ocorre uma zebra. Mas a realidade é que os tigres de papel estão sempre à nossa frente. O vestibular, o teste para o emprego, a concorrência da vida em geral, os conflitos... Nossos adversários assumem proporções enormes diante de nós, enquanto a nossa capacidade de luta, de encontrar soluções permanece muitas vezes embutida num lugarzinho escondido do nosso cérebro.
                                  Na vida o combate é uma constante. O nascer é um ato de combate entre a perspectiva de vida e a realidade da morte. Sair do aconchego do ventre materno para o enfrentamento da pedreira da vida configura-se um desafio e tanto. Enfim, para onde você se volta, a necessidade do combater estará sempre adiante, logo ali. O aprender, o se relacionar, o se mover, tudo se constitui em uma operação constante a ser desafiada e vencida – diariamente. Mas, além dessas dificuldades naturais, queremos aqui ressaltar mais, nos fixar mais na figura do tigre de papel. Aquela dificuldade, aquele adversário que nós fazemos bem maior do que realmente são. Hoje em dia, com as vaidades e os egos atingindo proporções avantajadas, com o individualismo e o egoísmo se fazendo a cada dia mais forte na vida das pessoas, os tigres de papel pululam em todo lugar.
                                   São pessoas que, movidas por sentimentos e instintos altamente centrados em si mesmo, levam a vida sem considerar o espaço e os direitos do próximo. Pensam que são espertas, inteligentes, sabidas, competentes. Na verdade, são pobres tigres de papel, desprovidas do conteúdo interior que transforma fracos em fortes, pequenos em grandes, derrotados em vencedores. Hitler, por exemplo, é um digno representante desse rebanho. Enquanto teve um forte exército à sua disposição vociferava feito leão para seus inimigos. Desprovido da espada, quedou-se feito gelo ao sol, entregando-se à morte através de um ato covarde de suicídio. Pilatos diante de Jesus, tendo o poderio romano à mão, bradou ao Mestre “fala que eu posso te salvar”. Dos dois, sabe-se que Jesus ressuscitou, enquanto Pilatos não suportou atrelar aos seus dias o peso da morte de um justo. Suicidou-se tempos depois.
                                   Está na hora de você começar a identificar e combater com destemor os tigres de papel que a vida coloca à sua frente. Na África, conta-se que a gazela está na mata fechada onde o leão não pode lhe devorar. Aí o leão ruge, a gazela se assusta e, inocentemente, vai para o descampado – onde é caçada facilmente pelo leão. Tem muita gente agindo como a gazela, se assustando a toa, perdendo a capacidade de raciocinar, de analisar as condições reais da luta, a força do adversário, a dimensão da dificuldade e desistindo de lutar. Ou lutando sem a convicção necessária para a conquista da vitória. Lembro-me agora de Davi diante de Golias. Preferiu escolher sua própria arma, ao invés de ir na conversa do gigante. Uma simples pedra entre os olhos pôs fim à vida de um tigre que rugia como tigre, mas que na verdade era recoberto de papel. Aliás, você já sabe onde encontrar a sua pedrinha?         
Fonte: por e-mail

segunda-feira, 7 de julho de 2014

SELEÇÃO PARA ALUNO INTEGRADO - EDITAL


A Comissão Organizadora do Curso Aluno Integrado 2014.2 composta pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal  do Rio Grande do Norte (SEDIS /UFRN), Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar – Equipe de Tecnologias Educacionais e Subcoordenadoria de Ensino Médio da Secretaria de Estado, da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (CODESE/ETED/SUEM - SEEC), torna pública a abertura das inscrições aos interessados em atuar como Tutores Presenciais no Curso de Qualificação em Tecnologia Digital do Projeto Aluno Integrado (MEC).
Clique aqui e baixe o edital para seleção de bolsistas - tutor presencial.