quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
APROXIMANDO-SE O MÊS DE MARÇO - MES DA MULHER
Homenagem mais que justa
Importante e deveras encantador
Ter um dia dedicado a mulher
É mui justo e mais do que merecido,
Ela traz vida, amor, dedicação
E cada dia tem espaço conquistado
Neste dia 8 do mês de março
Parabéns a mulher pelo seu dia!
Geralda Efigênia
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
GOVERNO DO RN PROMOVE PALESTRA SOBRE: GOVERNO ELETRÔNICO - INSCRIÇÕES ABERTAS
A
palestra Governo Eletrônico acontecerá no dia 27 de fevereiro às 9h no
mini-auditório da Escola GoveRNo de Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales
com carga horária equivalente a 3h e 120 vagas.
A
palestra é destinada a todos os servidores públicos estaduais, que
tenham interesse em conhecer melhor o sistema eletrônico do Governo do
RN. Na apresentação serão mostradas todas as ferramentas de comunicação
interna desenvolvidas pela Coordenadoria de Tecnologia do Governo do RN,
como memorando, protocolo, correio eletrônico, entre outros, e as
vantagens da sua utilização no cotidiano.
A inscrição é realizada eletronicamente através do site da Escola de GoveRNo clicando na aba “Cursos” e em “Inscrições”. O servidor que ainda não for cadastrado no site precisará fazer seu cadastramento para em seguida se inscrever.
Segue abaixo o link direto para a página de inscrição:
SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO E DOS RECURSOS HUMANOS
ESCOLA DE GOVERNO
fonte: informações recebida por e-mail.
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
UFRN: CURSO DE BIBLIOTECONOMIA PROMOVE 1º FESTIVAL DE LITERATURA DE CORDEL
A LITERATURA DE CORDEL NA ACADEMIA - HOJE!
A Coordenação do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove uma oficina de cordel que pertence ao 1° Festival de Literatura de Cordel do curso de Biblioteconomia.
O evento acontece nesta quinta-feira, dia 21, das 8h às 12h, na sala H6, do Setor I no Campus Central da UFRN. O Festival conta com a participação de Raimundo Muniz, Bibliotecário e Cordelista da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM).
A oficina é um projeto de extensão coordenado pela professora Mônica Carvalho, do Departamento de Ciência da Informação (DECIN).
Mais informações através do e-mail: e.cazma@gmail.com.
fonte: agecom por e-mail
DIRETÓRIO CENTRAL DE ESTUDANTES -DCE DA UFRN PROMOVE DEBATE SOBRE A EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai realizar nesta quarta, 20, às 19h, o debate sobre a Expansão Universitária, abordando o tema: Qual a Universidade que Queremos?. O debate acontece no setor I de aulas, na sede do DCE.
O encontro, aberto para toda comunidade acadêmica, terá uma discussão sobre a expansão da Universidade e o papel do movimento estudantil. Será abordada também a assistência estudantil, esclarecendo todas as dúvidas dos estudantes, constituindo-se num espaço para novas ideias.
O evento contará com a presença do ex-reitor da UFRN e diretor do Instituto Metrópole Digital, professor José Ivonildo do Rêgo, do pró-reitor de Extensão (PROEX) Edmilson Lopes, o professor do Departamento de Ciências Sociais, Alex Galeno e o Professor Josivan Barbosa, ex-reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
Mais informações pelo telefone 3215-3325
ou pelo e-mail: divulgação.dce@gmail.com.
agecom por e-mail.
domingo, 17 de fevereiro de 2013
ANO LETIVO DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL TERÁ INICIO SEGUNDA FEIRA 18/02
Por Assessoria Seec
republico na íntegra.
Cumprindo extensa programação desde o dia 28 de janeiro, quando foram iniciadas as jornadas regionais, envolvendo as 16 DIREDS, a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, e o secretário adjunto, professor Joaquim Oliveira, se dividiram para marcar presença em todos os encontros, tamanha é a importância dessas jornadas para a colocação em prática do Programa de Educação do Estado, com foco na escola e no acompanhamento do aluno.
Os secretários aproveitaram os encontros para ouvir professores e gestores, conhecer as necessidades das escolas de cada região e esclarecer algumas questões, além de apresentar um balanço desses dois anos de gestão. "Estamos muito satisfeitos com os resultados das jornadas. Com os dados que apresentamos, as escolas estão mais preparadas, sabem onde precisam evoluir e o que precisam fazer para alcançar resultados ainda melhores", ressaltou Betania Ramalho.
De acordo com a secretária, o principal assunto discutido nos encontros foi o plano de metas das escolas, principalmente no que diz respeito ao pedagógico. "O acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem é o foco. Esse processo precisa acontecer em sua plenitude. Por isso, estamos buscando oferecer um currículo mais atraente para o aluno e fazer com que ele consiga aplicar esse conteúdo no seu dia a dia".
"Também estamos aproveitando as jornadas para falar da importância de expandir os programas que garantem a Escola de Tempo Integral, como o Mais Educação e o Ensino Médio Inovador. Esses programas estreitam os laços dos alunos com a escola e favorecem o aprendizado. Suas atividades de reforço escolar, esporte, cultura e lazer acontecem no contra turno, fazendo com que os estudantes permaneçam mais tempo na escola. Por isso, estamos trabalhando para implantá-los no maior número de unidades possível", concluiu Betania Ramalho.
24 MIL NOVAS MATRICULAS FORAM FEITAS NO SIGEDUC - SEEC
Por Assessoria Seec
Somando renovações de matrícula, transferências do município para a rede estadual e matrículas de novos estudantes, o número de alunos que já efetivaram matrícula nas escolas da rede, em Natal, ultrapassa os 78 mil, muito próximo da meta da secretaria para 2013, que é ocupar 80 mil vagas na capital. O objetivo deverá ser alcançado até o final do dia, à medida que os pais levem os documentos dos filhos às escolas, para realizarem a efetivação.
Nesta sexta-feira, 8, a Secretaria de Estado da Educação encerra o período de rematrícula para as vagas remanescentes, através do SIGEduc. Até o final da tarde, os pais ou responsáveis pelos alunos que não conquistaram sua vaga na primeira ou segunda opção de escola, devem acessar o www.sigeduc.rn.gov.br para fazer a inscrição.
“O resultado das duas primeiras chamadas já estão no portal. Enquanto isso, o sistema continua aberto até esta sexta-feira para transferências da rede municipal e estadual, transferências por interesse próprio, matrículas para novos estudantes e correção de dados dos inscritos”, destacou a secretária Betania Ramalho.
A secretária tranquiliza os pais e alunos sobre a disponibilidade de vagas. “Há vagas suficientes para todos os novos alunos na rede estadual, nenhum ficará de fora. Além disso, aqueles que já estavam na rede, tiveram suas vagas renovadas automaticamente nas mesmas escolas, assim como os alunos que foram transferidos do município para o Estado”.
Betania Ramalho explica ainda como foi a seleção para os alunos que estão ingressando na rede pública em 2013. “Para a matrícula dos novos estudantes, seguimos as regras da LDB, priorizando aqueles estudantes que moram mais próximo à escola, que tem irmão matriculado na unidade e estão na faixa etária adequada. Esses foram os critérios, nos casos em que a procura pela escola foi maior do que a oferta”.
De acordo com a coordenadora do SIGEduc, Ana Paula Oliveira, o sistema tem atendido plenamente a todas as demandas. “O nosso maior problema ainda é a falta de informação, por isso precisamos do apoio constante da imprensa para que todos possam conseguir suas vagas, sem transtornos”.
Ana Paula ressalta que após a divulgação dos resultados no portal, houve grande procura de pais pela Central de Matrículas, localizada à Secretaria de Educação. “Muitos pais nos procuraram porque não receberam as orientações corretas de alguns diretores ou secretarias de escolas. Pelas informações que receberam, eles acreditavam que bastava realizar o cadastro do filho no sistema para garantir a vaga na primeira opção de escola selecionada, o que não é verdade”.
“Como falou a secretária, nas escolas com maior demanda, a seleção seguiu os critérios determinados pela Lei Nacional de Diretrizes e Bases da Educação - LDB. Logo, quando não observaram o nome de seus filhos na lista da escola selecionada como primeira ou segunda opção, os pais que não sabiam como ocorria o processo ficaram sem entender o que havia acontecido. Por não terem sido bem orientados pelos diretores, esses pais acreditaram que o sistema havia cometido um equívoco, o que não ocorreu. Se o aluno não conquistou sua vaga naquela escola, é porque outro aluno teve prioridade, com base nos critérios da LDB”.
Segundo Ana Paula, apesar do amplo treinamento com as escolas, para a difusão do novo sistema entre os pais, as dúvidas já eram esperadas, afinal é o primeiro ano de implantação do SIGEduc. “Apesar disso, conseguimos atender a todos os pais que nos procuraram na secretaria, disponibilizando computadores e pessoal para orientá-los na rematrícula. Eles poderiam ter feito de casa, mas sentiram mais confiança com um técnico da secretaria auxiliando. Esse mesmo serviço está sendo prestado nas secretarias das escolas”.
A secretária da Educação, Betania Ramalho, destaca que o Rio Grande do Norte está vivendo uma grande mudança de hábitos em relação à matrícula. “Estamos saindo da era do papel para a era digital. Como em toda mudança, precisamos incorporar rotinas, às quais uns vão se integrar mais rapidamente e outros precisarão de um auxilio maior. Com o sucesso do sistema em Natal, partimos agora, com ânimo renovado, para implantar o SIGEduc em todo o Estado, até o final do ano”.
A professora ressalta ainda que a partir do dia 18 de fevereiro, quando será iniciado o ano letivo, o sistema ficará aberto permanentemente, para matrícula de novos estudantes e transferência por interesse próprio. Basta acessar o www.sigeduc.rn.gov.br e seguir as orientações.
Mais detalhes? visite o portal da educação
UFRN: PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVULGA CALENDÁRIO DE CURSOS E EVENTOS PARA MARÇO - CONFIRA AQUI.
A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulga o calendário
de cursos e eventos para o mês de março. Entre os cursos programados,
está o curso de Leitura e Produção de Textos para Estrangeiros, que tem
como público-alvo professores e pesquisadores visitantes e alunos de
intercâmbio de várias nacionalidades.
Além dos cursos que abrangem as áreas de
línguas, artes e saúde, ainda no mês de março acontecerá o III Encontro
do Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia
Buco-Maxilo-Facial do Departamento de Odontologia e Hospital
Universitário Onofre Lopes.
Este evento é coordenado pelo professor
Adriano Rocha Germano do Departamento de Odontologia, Centro de Ciências
da Saúde (CCS) da UFRN e está previsto para acontecer no período de 13 a
15 de março. Podem participar professores, preceptores, alunos de
mestrado, residentes e alunos de graduação de áreas afins.
Confira a lista dos cursos disponíveis, além das datas de realização, acessando o site da PROEX: www.proex.ufrn.br. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Educação da UFRN, pelo telefone 3342-2270.
agecom por e-mail
UFRN: CIENTISTAS DISCUTEM FISICA QUANTICA
O Instituto Internacional de Física
(IIF), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza a
partir desta segunda-feira, 18, o workshop Quo Vadis, Física Quântica. O
evento acontece no auditório do Departamento de Física Teórica e
Experimental (DFTE), localizado no Campus Central da UFRN, até o dia 1º
de março.
O encontro reúne cientistas da Alemanha, Brasil, Reino Unido, Áustria, EUA, Espanha, França, Suíça, entre outros. Trata-se do primeiro grande evento de 2013, realizado pelo Instituto Internacional de Física.
A programação conta com temas como o processamento de informação quântica, simulações quânticas de muitos corpos, gravitação quântica, correlações quânticas, computação quântica, complexidade computacional, além dos efeitos quânticos na biologia, cosmologia e física de partículas.
O encontro reúne cientistas da Alemanha, Brasil, Reino Unido, Áustria, EUA, Espanha, França, Suíça, entre outros. Trata-se do primeiro grande evento de 2013, realizado pelo Instituto Internacional de Física.
A programação conta com temas como o processamento de informação quântica, simulações quânticas de muitos corpos, gravitação quântica, correlações quânticas, computação quântica, complexidade computacional, além dos efeitos quânticos na biologia, cosmologia e física de partículas.
O workshop tem o apoio da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Centro
Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e do Ministério de Ciência,
Tecnologia e Inovação (MCTI).
Estão organizando o evento os professores Ernesto Galvão, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Walter Hofstetter, da Goethe-University Frankfurt (Alemanha), Elham Kashefi, da Universidade de Edinburgh (Reino Unido), Paulo Ribeiro e Stephen Walborn, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Philip Walther, da Universidade de Viena (Áustria).
Estão organizando o evento os professores Ernesto Galvão, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Walter Hofstetter, da Goethe-University Frankfurt (Alemanha), Elham Kashefi, da Universidade de Edinburgh (Reino Unido), Paulo Ribeiro e Stephen Walborn, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Philip Walther, da Universidade de Viena (Áustria).
Mais informações sobre a programação e lista de palestrantes podem ser acessadas pelo endereço: www.iip.ufrn.br, através da guia "eventos".
agecom por e-mail.
sábado, 16 de fevereiro de 2013
COLÓQUIO INTERNACIONAL DE NEUROCIÊNCIAS CONGNITIVA - PROGRAMAÇÃO
O Instituto do Cérebro (ICe) e o Departamento de Fonoaudiologia da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promovem o
"Colóquio Internacional de Neurociência Cognitiva" no dia 22 de
fevereiro, das 14h às 18h30h, no auditório da Biblioteca Central Zila
Mamede.
O evento contará com a participação dos professores Francesca Simion e Carlo Umiltá, da Universidade de Pádua, na Itália. A profa. Francesca Simion estuda o desenvolvimento da cognição social em bebês, inclusive recém-nascidos. O Prof. Carlo Umiltá, está interessado em processos atencionais, cognição matemática, funções executivas e integração visuo-motora. Recentemente, publicou um livro de grande sucesso pela Editora da Universidade de Oxford, intitulado "Neuromania: on the limits of brain science", que será o tema da palestra de abertura do evento.
O Prof. Dráulio Barros de Araújo, do Instituto do Cérebro - UFRN, participará da mesa redonda: what neuroimages can tell us about cognition.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas até o dia 21/02, pelo SIGAA através do link:
www.sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/formInscricaoOnline?id=513058645&flag=true
PROGRAMAÇÃO:
13h às 14h - Cadastramento
14h às 14h50 - Palestra de abertura - Neuromania: on the limits of brain science - Prof. Carlo Umiltá
15h às 16h - Mesa-redonda: what neuroimages can tell us about cognition?
Moderador: Prof. Antônio Pereira Júnior
Convidados: Prof. Carlo Umiltá e Prof. Dráulio Barros de Araújo
Intervalo - 16h às 16h20
16h20 às 17h20 - Palestra: The origin of the social brain - Profa. Francesca Simion
17h30 às 18h30 - Palestra: Orienting is not enough for explaining spatial attention - Prof. Carlo Umiltá.
fonte: agecom por e-mail
O evento contará com a participação dos professores Francesca Simion e Carlo Umiltá, da Universidade de Pádua, na Itália. A profa. Francesca Simion estuda o desenvolvimento da cognição social em bebês, inclusive recém-nascidos. O Prof. Carlo Umiltá, está interessado em processos atencionais, cognição matemática, funções executivas e integração visuo-motora. Recentemente, publicou um livro de grande sucesso pela Editora da Universidade de Oxford, intitulado "Neuromania: on the limits of brain science", que será o tema da palestra de abertura do evento.
O Prof. Dráulio Barros de Araújo, do Instituto do Cérebro - UFRN, participará da mesa redonda: what neuroimages can tell us about cognition.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas até o dia 21/02, pelo SIGAA através do link:
www.sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/formInscricaoOnline?id=513058645&flag=true
PROGRAMAÇÃO:
13h às 14h - Cadastramento
14h às 14h50 - Palestra de abertura - Neuromania: on the limits of brain science - Prof. Carlo Umiltá
15h às 16h - Mesa-redonda: what neuroimages can tell us about cognition?
Moderador: Prof. Antônio Pereira Júnior
Convidados: Prof. Carlo Umiltá e Prof. Dráulio Barros de Araújo
Intervalo - 16h às 16h20
16h20 às 17h20 - Palestra: The origin of the social brain - Profa. Francesca Simion
17h30 às 18h30 - Palestra: Orienting is not enough for explaining spatial attention - Prof. Carlo Umiltá.
fonte: agecom por e-mail
terça-feira, 12 de fevereiro de 2013
A EXPRESSÃO LITERÁRIA DO CIRO JOSÉ TAVARES - BRASILIA/DF
O PRIMEIRO CLARIM PARTE IV
Ciro José Tavares*
Eu sempre coloquei o pé no freio, na segunda-feira do carnaval, depois da matinê no Aero Clube. Queria recuperar o fôlego e as forças para o último dia. lavar a fantasia ensopada de suor e marcada dos jatos dos lança- perfumes. Um banho reconfortante, boa alimentação, a rede do terraço ventilado. Meu pai a - contar os casos atendidos no Pronto – Socorro, do qual era o Diretor. Também apareciam alguns amigos da família falando dos incríveis acontecimentos do dia, as conversas que rolavam no Grande Ponto e sua algazarra permanente, sob o comando, ora de Zé Areia, ora de Luizinho Doblecheque, recolhidos ao quartel- general, na Confeitaria Cisne, do sucesso que fizera o bloco do Jacu, com seu hino simples terminando com um estribilho chulo e da pior espécie: “Há jacu, há Jacu; Há jacu no pau”.
Corria uma história com o Dr. Pelúsio Melo, cuja veracidade tenho minhas dúvidas, mas na coragem e engenhosidade dos atores aposto minhas fichas. O Dr. Pelúsio era bom de copo e no carnaval sua cuidadosa esposa não permitia que ele saísse a não ser na sua companhia, pois sabia o que podia ocorrer. Roberto Freire, Zé Herôncio e Luís de Barros combinaram, com sua conivência, retirá-lo de casa para uma farra homérica. Pelúsio, que era médico da Saúde dos Portos, teve a colaboração do motorista da repartição. Na segunda-feira, pela manhã, a ambulância da Saúde dos Portos veio à sua, casa na Rua Apodi, buscá-lo para liberar um navio que aportara na véspera. A tripulação do barco estava impedida de desembarcar se não tivesse a aprovação da autoridade sanitária.
Indignado, o médico reclamou, mas a função obrigava seu comparecimento e a esposa nada podia fazer muito menos acompanhá-lo. O Dr. Pelúsio tomou seu acento ao lado do motorista. Quando a ambulância deu partida explodiu a gritaria. Na parte de trás, já bem iluminados pelo álcool, Roberto Freire, Luís de Barros e Zé Herôncio comemoravam a liberdade. Na esquina da Avenida Rio Branco, Cancão, dirigindo o carro de Roberto Freire, abastecido das mais diferentes bebidas e petiscos, aguardava. A mudança foi rápida, seguida de grandes agradecimentos ao motorista da ambulância. Não demorou o “raptado” em entornar as primeiras doses. Teria chegado a casa, é o que contam, na terça-feira, desculpando-se diante da mulher aflita e revoltada.
O escritor é: Imortal da ACLA/RN
Membro da UBE/RN, Advogado.
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
A EXPRESSÃO POÉTICA DE DUTRA ASSUNÇÃO - SANTANA DOS MATOS/RN
CONTRASTE
Autor: Dutra Assunção*
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim
Águas de março
Foi começo, eterno, sem fim ...
Em dueto nos apresenta
Os anos setenta
Elis Regina como clarim
Sol, verão, estações, águas de março
Um dueto famoso nos acalenta
o poeta ... o boêmio e a intérprete,
A década, a paz não se comenta
Regando cidades,
Campos e sertões
Águas de março
Fizeram sóbrios os salões.
Agora se canta em refrão,
As águas de março
Em recordação.
E o poeta se foi,
E o canto entoou,
O refrão se firmou,
A melodia marcou.
Foi um passado pungente
Agora presente sem carinho,
O amor mais ausente.
Agora é a vida insegura
É arma atirando,
É o sangue pingando.
É a vida saindo
É o poeta partindo
É a morte chegando.
É o ritmo sem rima,
O trabalho sem o moço
É o suor sem esforço.
Agora pode ser
Carlos Antonio Estrangeiro
De Souza ou Sousa e Silva
Sem ideais, meios ou fins
Que se apresentam
Em grupos, em coro
A voz coletiva como estopim.
Natal, 31 de Março de 2009.
Dutra é Jornalista, coordena o Jornal a cajarana e é membro da SPVA/RN.
CONTRASTE
Autor: Dutra Assunção*
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim
Águas de março
Foi começo, eterno, sem fim ...
Em dueto nos apresenta
Os anos setenta
Elis Regina como clarim
Sol, verão, estações, águas de março
Um dueto famoso nos acalenta
o poeta ... o boêmio e a intérprete,
A década, a paz não se comenta
Regando cidades,
Campos e sertões
Águas de março
Fizeram sóbrios os salões.
Agora se canta em refrão,
As águas de março
Em recordação.
E o poeta se foi,
E o canto entoou,
O refrão se firmou,
A melodia marcou.
Foi um passado pungente
Agora presente sem carinho,
O amor mais ausente.
Agora é a vida insegura
É arma atirando,
É o sangue pingando.
É a vida saindo
É o poeta partindo
É a morte chegando.
É o ritmo sem rima,
O trabalho sem o moço
É o suor sem esforço.
Agora pode ser
Carlos Antonio Estrangeiro
De Souza ou Sousa e Silva
Sem ideais, meios ou fins
Que se apresentam
Em grupos, em coro
A voz coletiva como estopim.
Natal, 31 de Março de 2009.
Autor: Dutra Assunção*
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim
Águas de março
Foi começo, eterno, sem fim ...
Em dueto nos apresenta
Os anos setenta
Elis Regina como clarim
Sol, verão, estações, águas de março
Um dueto famoso nos acalenta
o poeta ... o boêmio e a intérprete,
A década, a paz não se comenta
Regando cidades,
Campos e sertões
Águas de março
Fizeram sóbrios os salões.
Agora se canta em refrão,
As águas de março
Em recordação.
E o poeta se foi,
E o canto entoou,
O refrão se firmou,
A melodia marcou.
Foi um passado pungente
Agora presente sem carinho,
O amor mais ausente.
Agora é a vida insegura
É arma atirando,
É o sangue pingando.
É a vida saindo
É o poeta partindo
É a morte chegando.
É o ritmo sem rima,
O trabalho sem o moço
É o suor sem esforço.
Agora pode ser
Carlos Antonio Estrangeiro
De Souza ou Sousa e Silva
Sem ideais, meios ou fins
Que se apresentam
Em grupos, em coro
A voz coletiva como estopim.
Natal, 31 de Março de 2009.
Dutra é Jornalista, coordena o Jornal a cajarana e é membro da SPVA/RN.
AS MENSAGENS POÉTICAS DO ADEMAR MACEDO IN MEMORIAN
<<< Uma Trova de Ademar
>>>
Perdi minha mocidade,
toda hombridade que eu tinha...
Vivi sua identidade
em vez de viver a minha!
–Ademar Macedo/RN–
<<< Uma Trova Nacional >>>
Nutro respeito por quem,
faminto, em árdua jornada,
reparte o nada que tem
com quem já não tem mais nada.
–Élbea Priscila de
Souza/SP–
<<< Uma Trova Potiguar
>>>
Como quem faz uma prece,
braços erguidos se abrindo,
a borboleta parece
um anjo da paz dormindo!
–Prof. Garcia/RN–
<<< Uma Trova Premiada >>>
2007 > Nova Friburgo/RJ
Tema > MENSAGEM > 4º Lugar
Deixei a minha alma exposta
na mensagem comovente...
Veio a carta, sem resposta,
devolvida “Ao remetente”...
–Thereza Costa Val/MG–
na mensagem comovente...
Veio a carta, sem resposta,
devolvida “Ao remetente”...
–Thereza Costa Val/MG–
<<< ...E Suas Trovas Ficaram >>>
Jamais
alimentaria
tanto amor entre nós dois,
se eu pensasse que viria
tanta saudade depois ...
–Leopoldina Dias Saraiva/RJ–
tanto amor entre nós dois,
se eu pensasse que viria
tanta saudade depois ...
–Leopoldina Dias Saraiva/RJ–
<<< U m a
P o e s i a >>>
Sou de Deus um instrumento
que, com temas mais dispersos
me
faço a cada momento
um
fabricante de versos;
me
tornei um menestrel,
não
tenho nenhum anel,
mas
sou tudo o que eu queria...
Meu
currículo é comum,
não
tenho curso nenhum
mas
sou formado em poesia!
–Ademar Macedo/RN–
<<< Soneto do Dia
>>>
N
Ó S.
–Guilherme de Almeida/SP–
ao sentimentalismo do sol poente,
nós dois iremos vagarosamente,
de braços dados, como dois velhinhos...
E que dirá de nós toda essa gente,
quando passarmos mudos e juntinhos?
---" Como se amaram esses coitadinhos!
Como ela vai, como ele vai contente!"
E por onde eu passar e tu passares,
hão de seguir-nos todos os olhares
e debruçar-se as flores nos barrancos...
E por nós, na tristeza do sol posto,
hão de falar as rugas do meu rosto...
Hão de falar os teus cabelos brancos...
OBS; ESSAS MENSAGENS... FORAM POSTADAS POR ADEMAR NO DIA 06 DE JANEIRO, POUCO ANTES DELE IR, ENCONTRAR-SE COM O PAI CELESTIAL. NÓS OS, SEUS AMIGOS SENTIMOS MUITO A SUA AUSENCIA.
A VOZ POÉTICA DE EMMANOEL IOHANAN - NATAL/RN
O POETA:
Emmanoel Iohanan*
Eu, poeta poetando,
Levo à vida, o meu canto
Sem saber vou encantando
Os discípulos da cultura.
O meu canto é canto simples
Não tem pompas ou requintes
Mas, amor tem muito a dar.
Canto as coisas do meu mundo
Sentimentos mais profundos
Vindos lá do coração!
Sou poeta e, poetas
Escreve seus sentimentos,
Repassa seus pensamentos
Na esperança de lhes entenderem.
Mas, se ninguém lhes entende,
Ou sequer lhes compreendem...
Deixe-os então, viver!
Pois poeta é poeta!
E sendo assim, só lhes resta...
Poetar até morrer!
*Emmanoel Iohanan – Poeta Popular Potiguar; Compositor; Organizador de
Eventos; Mestre de Cerimônia; Apresentador-Locutor; Membro da Sociedade
dos Poetas Vivos e Afins do RN - SPVA/RN; Cônsul Poetas Del Mundo;
Ativista Cultural e Militante da Causa Social. CONTATO: (84) 8820-1967 /
9174-8178 / 8140-8598 / 3662-3977
E-mail’s: iohananpoeta@yahoo.com.br/ iohananpoeta@gmail.com
O POETA:
Emmanoel Iohanan*
Eu, poeta poetando,
Levo à vida, o meu canto
Sem saber vou encantando
Os discípulos da cultura.
O meu canto é canto simples
Não tem pompas ou requintes
Mas, amor tem muito a dar.
Canto as coisas do meu mundo
Sentimentos mais profundos
Vindos lá do coração!
Sou poeta e, poetas
Escreve seus sentimentos,
Repassa seus pensamentos
Na esperança de lhes entenderem.
Mas, se ninguém lhes entende,
Ou sequer lhes compreendem...
Deixe-os então, viver!
Pois poeta é poeta!
E sendo assim, só lhes resta...
Poetar até morrer!
*Emmanoel Iohanan – Poeta Popular Potiguar; Compositor; Organizador de Eventos; Mestre de Cerimônia; Apresentador-Locutor; Membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN - SPVA/RN; Cônsul Poetas Del Mundo; Ativista Cultural e Militante da Causa Social. CONTATO: (84) 8820-1967 / 9174-8178 / 8140-8598 / 3662-3977
E-mail’s: iohananpoeta@yahoo.com.br/
UFRN: ALUNOS DE BIBLIOTECONOMIA REALIZAM FESTIVAL DE LITERATURA DE CORDEL
O
Centro Acadêmico Zila Mamede (CAZMA) do Curso de Biblioteconomia, em
parceria com a Biblioteca Central Zila Mamede (BZCM) e o Departamento de
Ciências da Informação (DECIN) da Universidade Federal do Rio Grande do
Norte (UFRN), promove o 1º Festival de Literatura de Cordel dos alunos
do Curso de Biblioteconomia no dia 12 de março, em alusão às
comemorações do Dia do Bibliotecário.
Com programação voltada para alunos do curso de Biblioteconomia da UFRN, as inscrições do evento já podem ser efetuadas pelo e-mail: e.cazma@gmail.com, indicando, no corpo da mensagem, nome completo e período que está cursando. Se o interessado já tiver versos prontos pode anexar à inscrição. Cada autor pode inscrever quantos cordéis desejar.
Segundo a vice-presidente do CAZMA, Alexsandra Santana, o festival tem por objetivo promover o maior registro de produção intelectual dos alunos do Curso de Biblioteconomia nessa categoria, além da intenção de promoção cultural em outros eventos, bem como promover um repositório que contará com a colaboração da BCZM.
Ainda de acordo com Alexsandra Santana, o evento terá duas etapas de realização. A primeira etapa consiste no envolvimento dos alunos, os quais produzirão cordéis com temas de livre escolha, podendo a autoria ser individual ou em grupo. Em seguida, os cordéis confeccionados serão encaminhados para uma banca de seleção, pela qual serão escolhidos os três primeiros colocados.
Já na segunda etapa do festival será proposto um tema de relevância para a sociedade, como forma de apoio e incentivo na tomada de decisão frente a problemas sociais como, por exemplo, o problema de drogas. Vale salientar que o tema da segunda etapa ainda está em fase de seleção.
Mais informações sobre o festival acesse: cazma.blogspot.com.br/ ou envie e-mail para e.cazma@gmail.com.
Com programação voltada para alunos do curso de Biblioteconomia da UFRN, as inscrições do evento já podem ser efetuadas pelo e-mail: e.cazma@gmail.com, indicando, no corpo da mensagem, nome completo e período que está cursando. Se o interessado já tiver versos prontos pode anexar à inscrição. Cada autor pode inscrever quantos cordéis desejar.
Segundo a vice-presidente do CAZMA, Alexsandra Santana, o festival tem por objetivo promover o maior registro de produção intelectual dos alunos do Curso de Biblioteconomia nessa categoria, além da intenção de promoção cultural em outros eventos, bem como promover um repositório que contará com a colaboração da BCZM.
Ainda de acordo com Alexsandra Santana, o evento terá duas etapas de realização. A primeira etapa consiste no envolvimento dos alunos, os quais produzirão cordéis com temas de livre escolha, podendo a autoria ser individual ou em grupo. Em seguida, os cordéis confeccionados serão encaminhados para uma banca de seleção, pela qual serão escolhidos os três primeiros colocados.
Já na segunda etapa do festival será proposto um tema de relevância para a sociedade, como forma de apoio e incentivo na tomada de decisão frente a problemas sociais como, por exemplo, o problema de drogas. Vale salientar que o tema da segunda etapa ainda está em fase de seleção.
Mais informações sobre o festival acesse: cazma.blogspot.com.br/ ou envie e-mail para e.cazma@gmail.com.
fonte: por e-mail
EM CONVENIO COM O MINISTÉRIO DA CULTURA A SECULTRN E FJA OFERECEM: "CICLO DE OFICINAS DE MÚSICA"
Oficinas gratuitas de música acontecem de 18 de fevereiro a 06 de
março, em diversos locais da cidade
Dando continuidade ao trabalho de
formação musical iniciado em novembro de 2012, com o ciclo de oficinas “Novembro
da Música”, com aulas de diversos temas em música clássica, popular e técnica,
a Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA),
em convênio firmado com o Ministério da Cultura (MinC), oferecerá de 18 de
fevereiro a 06 de março o “Ciclo de Oficinas de Música”, que trará aulas
dentro dos três eixos anteriores, desta vez com mais um diferencial:
acontecerão em locais mais próximos dos músicos e entusiastas. As inscrições
acontecerão de 14 de fevereiro a 05 de março (checar datas das oficinas), são
gratuitas e poderão ser feitas na sede da FJA, no Núcleo de Produção Cultural,
das 9h às 13h, ou solicitadas através de email (nucleodeculturarn@gmail.com).
Com a intenção de se aproximar
cada vez mais dos artistas locais, a Secultrn/FJA oferecerá as oficinas no
período de 18 de fevereiro a 06 de março, em locais estratégicos, próximos aos
músicos e entusiastas, que queiram participar das oficinas de capacitação. As primeiras
acontecem no dia 18 e 19 de fevereiro, dentro da programação do “Pensando Música”, no
Circuito Cultural DoSol, que recebe o apoio da Secultrn/FJA, e terá como tema “Rodie
– Assistente de Palco”, ministrada por Camila Pedrassolli.
A programação completa, oficineiros
e locais das próximas oficinas seguem abaixo:
CAMILA PEDRASSOLI – RODIE (ASSISTENTE DE PALCO) (18 e 19/02, 14h às
18h30, no Centro Cultural DoSol): Começou a trabalhar em 2006 com o Projeto
Rock na Rua, hoje Produtora Técnica, Executiva, Roadie na Guria Produtora, há 6
anos produtora técnica e roadie da cantora Valéria Oliveira. Formada pelo
IATEC/RJ em Produção Técnica e Direção de Palco e Roadie. Alguns trabalhos:
MADA 2012; Disney On Ice, em Curitiba e Porto Alegre;Disney Live Tour 2011.
Como roadie: MTV 25 ANOS, Paralamas do Sucesso - DVD Brasil A Fora; Premio
Multishow 2011 e 2012; shows da Lady Gaga e Madonna POA/RS, 2012; e, White
Party 2011 e 2012, no Espaço Ecomax, na Praia de Pirangi .
RAFAEL TELLES – COMO MONTAR SEU HOME ESTÚDIO (23 e 24/02, 8h30 às 13h, C.C.
Vila de Ponta Negra): Músico e Produtor, guitarrista e gaitista, atuou
durante alguns anos na cena musical alagoana, até meados do ano 2000 quando se
mudou para Natal. Atualmente, tem um trabalho autoral de música eletrônica
intitulado FasGroove e atua como músico integrante da banda Síntese Modular.
Desde 2005 se dedica também ao trabalho audiovisual, produzindo trilhas sonoras
e sonoplastias.
JÚNIOR PRIMATA – A BASE DO JAZZ: CONDUÇÃO RÍTMICA, WALKING BASS E
ACORDES (23 e 24/02, 14h às 18h30, Pinacoteca do Estado): Professor da
Escola de Música da UFRN, atuou em vários grupos, entre eles o Marimbanda e o
duo Groove Primata. Compõe atualmente o quadro de endorsers da Condor Music.
JORDAN SANTIAGO – COMPOSIÇÃO POPULAR: UNINDO INSPIRAÇÃO & ELABORAÇÃO
(23/02, 8h30 às 12h e 13h30 às 18h, no Tecesol): Desde 1997 atuando no
cenário de casas de show, bares e entretenimento geral direcionado às artes
musicais, já tocou em diversas bandas de Natal e em conjunto com vários dos
melhores músicos do Estado do Rio Grande do Norte, como Gustavo Lamartine,
Isaac Ribeiro, Ricardo Báia, Júlio Lima, Diogo Guanabara, Rafael Bender, Simona
Talma, Luis Gadelha, entre outros. Direcionado para música popular, tocou em
importantes festivais, recebeu premiações, conjuntamente com as bandas que
participa, além de ter tocado e composto diversas músicas para Álbuns das
bandas Peixe Coco, Síntese Modular, Orquestra Boca Seca, entre outros.
FELIPE MORAIS – BAIXO ELÉTRICO: LEVADAS: CONDUÇÃO E RITMOS BRASILEIROS
(23/02, 8h30 às 12h e 13h30 às 18, Pinacoteca do Estado).
ROBERT NICHOLAS – IMPROVISO GUITARRA E VIOLÃO (23/02, 9h às 13h e 15h
às 19h, xxxxxX): Robert Nicholas trabalhou em diversas bandas de baile do
RN, PB e SP, passou uma temporada na Big Band Seridó da Escola de Música de
Cruzeta, ministrou aulas particulares de harmonia funcional e improvisação,
guitarra e violão. Desde 2005, trabalha na Orquestra Evidence Natal – RN e faz
parte do Projeto Chorinho na Praça, promovido pela FJA. Concluiu o curso
Técnico em Musica pela UFRN (Habilitação Guitarra Elétrica).
EDUARDO PINHEIRO – TÉCNICA DE SONORIZAÇÃO: RETORNO, MONTAGEM E OPERAÇÃO
(26/02, 9h às 18h, no TCP Chico Daniel): Operador de som de eventos como:
Chuva de Bala (Mossoró), Auto da Liberdade (Mossoró), Parcerias Sinfônicas
(SESC), Um Presente de Natal, Concertos da Orquestra Sinfônica do RN, Fest
Bossa Jazz, CIENTEC - UFRN, diversos shows no Teatro Riachuelo, Paixão de
Cristo de João Pessoa.
WILBERTO AMARAL – OFICINA MIXAGEM
(01/03, 8h30 às 12h e 13h30 às 18h, Conexão Felipe Camarão) E TRATAMENTO DE SOM
(02/03, 8h30 às 12h e 13h30 às 18h, idem): Músico e técnico de áudio com
mais de 15 anos de experiência. Sócio-propietário do Megafone Estúdio, no qual
já gravaram grandes nomes nacionais como: Dominguinhos, Fagner, Bibi Ferreira,
entre outros.
ANDERSON FOCA – PRODUÇÃO EXECUTIVA (02/03, 10h às 19h, no Centro Cultural
DoSol): Produtor cultural, artístico e músico das bandas Camarones
Orquestra Guitarrística, The Sinks e Luiz Gadelha e os Suculentos.
JOSÉ MARCOS – PRODUÇÃO MUSICAL E ARTÍSTICA (02/03, 9h às 13h e 15h às
19h, no IFRN, dentro da programação do Grito do Rock ): Músico e
publicitário há mais de 30 anos, já atuou ao lado de vários artistas de renome
local e nacional, trabalha em campanhas publicitárias e políticas, fez produção
e direção musical para novelas, séries, institucionais e eventos ligados à
música.
ALBERT HALFON – OPERA: ESTÉTICA, ABORDAGEM DE PAPEIS E COMPORTAMENTO (02
e 03/03, 9h às 13h30, na Pinacoteca do Estado): Músico inglês, desde muito
pequeno, tocando piano e violão clássico, aos 17 anos tornou-se crítico musical.
Aqui no Brasil, concluiu a formação federal de Regente e já trabalhou com
diversos maestros, como Araki e Durier.
ANDRÉ MUNIZ – INTERPRETAÇÃO DA OBRA DE L. VON BETHOVEEN (02 e 03/03,
das 14h às 18h30, na Pinacoteca do Estado): Doutor em Musica
(performance/regência orquestral) Pela Universidade de Montreal- Canadá. Possui
mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é
professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na
área de Música, com ênfase em Regência, atuando principalmente nos seguintes
temas: regência, Bach, interpretação, música e educação musical. Foi diretor da
Escola de Música da UFRN, de 1999 a 2003; Diretor Artístico e regente Titular
da Orquestra Sinfônica do RN, de 2007 a 2011. Atual Diretor artístico e regente
titular da Orquestra Sinfônica da UFRN e Coordenador Operacional do Programa de
Doutorado Inter-institucional, Convênio UNIRIO-UFRN.
WAGNER D’ELIA – SONORIZAÇÃO: RETORNO, MONTAGEM E OPERAÇÃO (05 e 06/03,
17h às 21h30, no TCP Chico Daniel): Grande conhecimento e experiência
prática e teórica na área de áudio profissional e shows ao vivo, com
capacitação profissional e DRT, trabalhando no mercado há mais de uma década,
dispondo da confiança e segurança da maioria dos músicos de Natal e Rio Grande
do Norte.
FABIO ROCHA – IMPROVISO: TECLADO E PIANO (05 e 06/03, das 14h às 18h30,
Pinacoteca do Estado): Começou cedo na Escola de Música da UFRN, na Iniciação
Artística. Logo em seguida, estudou Teoria Musical e Piano Clássico, tendo na
época somente 9 anos. Contudo, só virou músico profissional em 1999, quando
tocou em sua primeira banda profissional,Filhos da Terra. Atualmente, toca na
Orquestra Boca seca, Clara e a Noite, Mc Priguissa e o Cafonaite (antigo I’m Not
Cat Now), além de atuar como freelancer.
Informações: 84 3232-5320.
mais veja aqui: www.vivicultura.blogspot.com
domingo, 10 de fevereiro de 2013
LITERATURA DO RN: MAIS POBRE SEM PEDRO SIMÕES.
Pedro Simões!O intelectual, o leitor, pessoa dinâmica, ansiava sempre por justiça e pela cultura dos povos. Apesar de ser uma autoridade, uma pessoa importante no meio intelectual e político do Estado, era uma pessoa simples de fácil acesso, de riso dócil de alegria extremada.
Foi pouco o nosso convívio, a doença o tirou de cena prematuramente, mas a sabedoria do mesmo e o orador de retórica fluente e experiente, que arrancava delírios em quem estivesse a ouvi-lo, continuarão nas nossas mentes nos nossos corações.
Dorme em paz Pedro Simões, você foi um herói da cultura, um herói da literatura, seu legado será sempre lembrado pelos seus e, pelos que te conheciam no meio poético e literário.
Os sinos da igreja da sua Ceará Mirim, badalarão sempre tristes e creio que os seus conterrâneos sempre lembrarão quão grande e amigo você foi em vida.
poeta não morre, ele permanece vivo sempre, eternizado no seu fazer e dizer.
Geralda Efigênia
A HOMENAGEM DE ED SANTOS AO POETA ADEMAR MACEDO
Grande poeta
Garanto e não é segredo
Na trova, se há doutores
Partiu esse, Ademar Macedo
Um dos grandes trovadores
Na terra foi trovador
Sua missão cumpriu bem
Está junto do Senhor
Pra trovar no céu também
EdSantos*
Poeta Atleta Master
Diretor Financeiro da SPVA/RN
Garanto e não é segredo
Na trova, se há doutores
Partiu esse, Ademar Macedo
Um dos grandes trovadores
Na terra foi trovador
Sua missão cumpriu bem
Está junto do Senhor
Pra trovar no céu também
EdSantos*
Poeta Atleta Master
Diretor Financeiro da SPVA/RN
ENSAIO DO JORNALISTA PÚBLIO JOSÉ - NATAL/RN
CRER OU
NÃO CRER, EIS A QUESTÃO!
Um
dos personagens de Shakespeare, contagiado pelo conteúdo filosófico que
entremeia a obra do respeitável autor, sentenciou: “ser ou não ser, eis a
questão”. Você conhece a frase, não é verdade? A partir dessa bela e
sonora construção verbal, o mundo não foi mais o mesmo. Centenas e centenas de
estudos, teses, trabalhos acadêmicos de toda ordem, encenações teatrais e
cinematográficas foram centradas na tal afirmação. Sábios e filósofos gastaram
horas e horas de seu tempo – e muita massa encefálica – para refletir,
deduzir, aduzir e tentar concluir sobre tão profundo pensamento. Da África a
Oceania, do Oriente ao Ocidente, do Oiapoque ao Chuí, nos mais diferentes
rincões do planeta a afirmação shakespeariana ricocheteou na alma humana feito
relâmpago riscando os céus, adentrando e queimando o intelecto dos homens,
incomodando-os e transformando-se em um grande enigma.
Confesso que nunca parei para refletir com profundidade a respeito do seu
conteúdo. Mas, de certo tempo para cá, diante da fragilidade dos conceitos
produzidos pelo homem, diante da nossa pequenez em relação à grandeza que nos
cerca, diante do grande número de perguntas, a grande maioria delas sem
respostas, comecei a matutar sobre a questão. O que quis dizer o personagem,
além do contexto do diálogo teatral em si? Será que a frase transcende ao seu
tempo? Ou será que o conteúdo da frase está circunscrito ao período vivido
pelos personagens? Aparentemente a frase é enigmática, misteriosa, profunda.
Mas, afinal, para que serve o “ser ou não ser, eis a questão?” Ser
o quê? Ou não ser o quê? Másculo, sabido, inteligente, dominador, ditatorial,
sedutor, encantador, viril, político, competente, ter escrúpulo – ou não
ter? Ser rico, pobre, articulador, bem sucedido, bonito, feio, conquistador?
Ou será que o personagem debatia-se, já naquele tempo, diante do conflito de
conviver com a dura realidade do ter ou não ter, eis a questão? Como se
sabe, o ser humano é cíclico. Cíclico no ódio que nutre por alguém, cíclico nos
ciclos econômicos, políticos, sociais. O odiado de ontem é o idolatrado de hoje
– e vice versa. As grandes verdades de outrora não são hoje tão
verdadeiras assim. As grandes sentenças, inclusive do ponto de vista jurídico, sofrem
contínuas modificações, atualizações e revisões. A Terra já foi tida como
quadrada e o louco do Galileu quase que dança na fogueira da (santa?)
Inquisição quando apresentou uma verdade diferente. Até a Medicina também cria
e curte seus ciclos, apesar de trabalhar com a vida humana, matéria prima tão
cara a todos nós. Os celebrados regimes e dietas de vinte anos atrás hoje são
menosprezados e até evitados, enquanto novas fórmulas mágicas se sucedem
apregoando uma nova verdade. Sacou como somos cíclicos, sazonais, inconstantes,
periódicos?
Ultimamente tenho lido e ouvido os grandes arautos afirmarem que o homem é o
que crê. Nos cursos de auto-ajuda, em seminários de motivação, nas empresas
principalmente, a pregação agora gira em torno da necessidade de levantar sua
auto-estima. “Você é grande” berra o novo atalaia; “você
pode” esgrima o grande profissional desse emergente mercado. Agora, com
esse novo ciclo, temos três realidades distintas a analisar: a turma que defende
o ter ou não ter, eis a questão; os que, sonhadoramente, continuam a se
inclinar sobre a máxima shakespeariana do ser ou não ser, eis a questão;
e os que travam uma batalha contemporânea bastante intensa para fixarem na
mente popular que a vantagem está no crer ou não crer, eis a questão. E
agora, qual a sua opção? Você é pelo que tem, você é pelo que é
ou você é pelo que crê?
Tudo isso, aparentemente, pode até ser visto como uma questão banal, mas na
verdade a escolha representa uma grande diferença na sua qualidade de vida. O ter
é a celebração do materialismo, do consumismo, do egoísmo, de uma concepção de
vida baseada na concorrência exacerbada, no ganhar – sempre. O ser
é o caminho que lhe leva a concentrar todas as suas ações no seu próprio eu.
“Eu sou bom”, “eu sou caridoso”, “eu sou
isso”, “eu sou aquilo”... Já o crer é a construção de
uma vida lastreada na existência de um Ser superior, um Deus que, pela fé, se
revela amoroso, redentor, maior do que você, maior do que os seus problemas e
com quem você convive, se quiser, em perfeita harmonia – para vantagem
sua. Porque quando o homem não entende um processo, um fenômeno vem o conflito
interior, a angústia, a grande indagação. Nessas horas o ter pouco
adianta, o ser pouco esclarece, enquanto o crer acalenta,
tranqüiliza, revigora, fortalece – e explica. Eu já decidi: no crer
reside a grande diferença. Vai embarcar nessa também?
por e-mail
sábado, 9 de fevereiro de 2013
UFRN ABRE PROCESSO SELETIVO - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA-SEDIS
A
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio da
Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) e do Núcleo Permanente de
Concursos (COMPERVE), lança o Edital nº 001/2013 referente ao processo
seletivo de 91 vagas para o Curso Superior de Tecnólogo em Gestão
Pública, na modalidade EAD, para o semestre 2013.1.
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via internet no site da COMPERVE (www.comperve.ufrn.br), a partir das 8h do dia 18 de fevereiro até 23h59 do dia 4 de março.
As vagas estão distribuídas nos polos de Caicó, Currais Novos, Mossoró e em Natal, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e na UFRN. As provas serão aplicadas no dia 10 de março, com duração de três horas, exceto para portadores de necessidades especiais. O candidato somente poderá realizar as provas no polo da cidade que escolheu.
Mais informações no telefone 3215-3271 ou no edital, através do site:
www.sistemas.ufrn.br/shared/verArquivo?idArquivo=1358004&key=8f3fc6798b9f4f5a2c33934394c04f64.
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via internet no site da COMPERVE (www.comperve.ufrn.br), a partir das 8h do dia 18 de fevereiro até 23h59 do dia 4 de março.
As vagas estão distribuídas nos polos de Caicó, Currais Novos, Mossoró e em Natal, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e na UFRN. As provas serão aplicadas no dia 10 de março, com duração de três horas, exceto para portadores de necessidades especiais. O candidato somente poderá realizar as provas no polo da cidade que escolheu.
Mais informações no telefone 3215-3271 ou no edital, através do site:
www.sistemas.ufrn.br/shared/verArquivo?idArquivo=1358004&key=8f3fc6798b9f4f5a2c33934394c04f64.
fonte: agecom por e-mail
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
CAPES ABRE PRÉ-INSCRIÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL PRESENCIAL DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA
republico na íntegra. |
Publicada por Coordenação de Comunicação Social da Capes |
As pré-inscrições para concorrer às
vagas dos cursos de licenciatura, na modalidade presencial do Plano
Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) poderão
ser realizadas no período de 11 de fevereiro de 2013 a 18 de março 2013. Os cursos ofertados por instituições de educação superior são inteiramente gratuitos. Podem se pré-inscrever professores que estejam exercendo a docência na rede pública de educação básica. Serão ofertadas aproximadamente 30 mil vagas pelas instituições de ensino superior parceiras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para saber os dados da oferta para 2013 e fazer as pré-inscrições, acesse a Plataforma Freire no endereço eletrônico http://freire.mec.gov.br. Na modalidade presencial, o Parfor oferece turmas especiais em cursos de: • Licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior ou que mesmo tendo essa formação queiram realizar o curso na disciplina em que atuam em sala de aula e para a qual tem graduação; • Segunda Licenciatura – para docentes em exercício há pelo menos 3 anos na rede pública da educação básica que atuam em área distinta da sua formação inicial; • Formação Pedagógica – para docentes graduados não licenciados que se encontram em exercício na rede pública da educação básica; A comprovação do exercício da docência é verificada no ato da pré-inscrição, assim os professores, para realizarem suas pré-inscrições, devem estar cadastrados no Educacenso na função "Docente" ou "Tradutor Intérprete de Libras". As pré-inscrições deverão ser validadas na Plataforma Freire pelas Secretarias de Educação Estadual ou Municipal à qual o professor estiver vinculado no período de 19 de março de 2013 a 15 de abril de 2013. É importante ressaltar que a pré-inscrição e a validação não garantem a matrícula do professor. A realização da matrícula depende de aprovação em processo seletivo definido pela IES e do atendimento as regras do programa para a formação das turmas. Em caso de dúvidas ligar para 0800 616161, opção 7, ou entre em contato por meio do Fale Conosco, opção Educação Básica/Plataforma Freire. |
Assinar:
Postagens (Atom)