1
Pelas
estradas da vida
Que
vamos atravessando
A
escola é uma parada
Importante.
E interessando,
Nela
se aprende tudo.
Que
esteja se desejando.
2
Uma
escola dedicada
Que
sente ser seu dever
Educar,
seus professores
São
bons no seu métier,
Dando
aos alunos motivo
Para
muito agradecer.
3
Sendo
o professor o guia
Que
conduz essa estação
Será
ele o responsável
Por
fazer a educação
O
aluno é o seu agente
Para
tal transformação.
4
Não
importando o espaço
Quando
se quer aprender
Onde
houver ensinamentos
E
fácil compreender
Com
testes apresentados
Que
o aluno tem poder.
5
Agora
eu passo a falar
De
algo muito legal,
Um
projeto inovador
Que
já existe, é real.
CORDELTECA
NAS ESCOLAS,
Dando
um balanço geral.
6
É
a SEEC procurando
Inovar
para trazer
O
gosto para os estudos
Que
o jovem deixou de ter
E
a leitura do cordel
Muito
poderá fazer.
7
Cordel
traz conhecimento;
É
fácil de assimilar;
Pode
ser lido ou cantado
Em
todo e qualquer lugar,
Com
temas os mais diversos
Para
ao leitor conquistar.
8
Cada
escola hoje em dia
Pode
e deve organizar
Um
espaço determinado
Para
do cordel falar
Onde
o estudante aprendiz
Tenha
alguém para o ensinar.
9
Bem
sabemos não ser fácil
Rimar
e metrificar
É
dom! É dádiva divina!
Mas
podemos estudar
O
que está no folheto
Para
com a rima falar.
10
Qual
sendo um pano de fundo,
O
cordel bem poderia
Ser
feito para estudar
História,
Geografia,
Matemática,
Português
Ou
até Filosofia.
11
A
SEEC teve a ideia
Da
sistematização
Legalizar
o que antes
Já
faziam por paixão.
Agora
nosso estudante
Vai
fazer também refrão.
12
A
escola organizada,
Eixos
temáticos em dia,
Interligando
os conceitos
Leitura
dando alegria
Com
o cordel permeando
O
fazer do dia a dia.
13
Um
patrono é necessário
Para
a cordelteca abrir
Um
cordelista de nome
Que
possa subsistir
À
história do cordel
Na
escola que o exibir.
14
Experiências
diversas
Dão-nos
plena segurança
Que
o Projeto funciona
Não
é coisa de criança
Já
há cinco funcionando,
É
o Projeto que avança.
15
Em
Natal, o Miguelinho
Foi
quem primeiro implantou
O
sucesso foi tão grande
Que
a cidade encantou
Foi
noticia de jornal
Toda
a imprensa mostrou.
16
Depois
na Mauricio Freire,
Cordelteca
Seu Joel,
Até
hoje faz sucesso
E
produção tem papel.
Estudantes
cordelistas
Ali
fizeram cordel.
17
Cerro
Corá minha terra
Também
veio prestigiar
Foi
à terceira Cidade
A
cordelteca criar
Milanez
é seu patrono.
Foi
pra me homenagear.
18
Querubina
da Silveira
É
lá em Cerro Corá
Prestando
essa homenagem
Ao
poeta popular
Meu
Pai José Milanez
Poeta
deste lugar.
19
Continuando
a história
Da
cordelteca escolar
Veio
à quarta cordelteca
Que
vem homenagear
O
poeta João Batista.
Lagoa
Nova, o lugar..
20
Mais
cordeltecas existem
Funcionando,
e de agrado:
As
escolas progressistas
José
Fernandes Machado
A
José Gonçalves e,
Com
trabalho a ser citado,
21
A
Sebastiao Gurgel
Onde
o cordel se apresenta
Como
opção de leitura
À
comunidade atenta
De
estudantes que gostam
Da
leitura que orienta.
22
Vou
parando por aqui
Mas,
querendo, poderia
Falar
bem mais do assunto
O
que me causa alegria,
Pois
o cordel me acompanha,
Sempre
no meu dia a dia.
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Ao
criar as cordeltecas
Sinto-me
emocionada,
Chorando
em todas elas
Quando
a mim são mostradas
As
experiências tidas
Com
cordéis agraciadas.
24
Esse
projeto deu certo
As
escolas aceitaram
Os
cordéis já produzidos
Nos
tocaram e encantaram
Cada
um mais bem escrito
Os
estudantes mostraram
25
Cabe
agora aos professores
E
diretores de escolas
Juto
aos seus coordenadores,
Com
seus pupilos, as molas,
Para
um bom aprendizado
Trazer
o verso rimado
Para
dentro das cacholas.
Geralda
Efigênia
(Revisado
por Rosa Regis)
Natal/RN
05/12/2016
QUERO DEDICAR ESSE TRABALHO AS PROFESSORAS: CLAUDIA SANTA ROSA,M. D. SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA, MONICA GUIMARÃES SECRETÁRIA ADJUNTA E ROSÂNGELA OLIVEIRA, COORDENADORA DAS DIRETORIAS REGIONAIS DE ENSINO, MULHERES DE VISÃO LARGA, PROATIVAS E TOTALMENTE COMPROMETIDAS EM FAZER EDUCAÇÃO DE/E COM QUALIDADE. A LEITURA PRA ESSAS MULHERES! É TUDO, E O CORDEL NÃO FOGE A REGRA DELAS NÃO.
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