SARAUTERAPIA EXTRA
Neste mês de julho, o Conselho Regional de Odontologia (CRO/RN), através do seu Programa “Quarta Cultural”, oferecerá um SARAU EXTRA, na noite de 22.07.09, além dos dois tradicionais Saraus Lítero-Musicais, apelidados de “Sarauterapia”, que acontecem na 1ª e na 3ª quarta-feira de cada mês, sempre das 18 às 21 horas, com entrada franca.
MOTIVO: Homenagear o Poeta Português FRANCISCO COIMBRA, ao ensejo da sua estada em nossa cidade, de 18 a 25.07.
PERFIL DO HOMENAGEADO: É natural de Coimbra, mas vive na Ilha de São Miguel, em Ponta Delgada, capital econômica dos Açores, um arquipélago de 09 ilhas situadas entre a América do Norte e a Europa, bem no meio do Oceano Atlântico. Graduado em Engenharia Mecânica, licenciado em Gestão e Administração Escolar e Educativa.
VIDA LITERÁRIA: Começou a publicar na internet com regularidade por volta de 2003. Hoje, a sua extensa e diversificada obra abrange, dentre outros trabalhos que podem ser conferidos em recantodasletras.uol.com.br : Acrósticos; Artigos; Biografias; Cartas; Contos; Crônicas; Ensaios; Hai-kais; Pensamentos; Poesia; Poetrix; Prosa Poética; Sonetos; Teoria Literária; Textos Eróticos, etc.
PROGRAMAÇÃO: Participação dos Poetas e Poetisas potiguares e do próprio vate lusitano, que mostrará um pouco da citada obra.
APOIO:
Conselho Regional de Odontologia do RN;
Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN;
Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores (que coordena os Saraus);
Associação Estadual dos Poetas Populares;
Academia de Trovas do RN.
LOCAL: Auditório do CRO/RN - Rua Cônego Leão Fernandes, 619 - Petrópolis (Paralela à Av. Afonso Pena - liga a Rua Mossoró à Av. Rodrigues Alves).
OBS.: O evento será transmitido em tempo real, via internet, em nove canais, através de www.literaturaperiferica.blogger.com.br
fonte: Rubens
quinta-feira, 16 de julho de 2009
É DE LEI! FUNCIONÁRIO DE ESCOLA É PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO.
Vitória para os funcionários
O Senado aprovou, nesta quarta-feira (15), o Projeto de Lei (PLS 507/2003) que reconhece os funcionários de escolas como profissionais da educação, mediante habilitação específica.
Após anos de luta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, essa conquista representa um “grito de independência” para a classe, como afirmou o coordenador nacional do Departamento de Funcionários de Escola (DEFE) da CNTE, João Alexandrino de Oliveira. “É um orgulho muito grande. Há 15 anos que estamos buscando por este reconhecimento. Agora, também somos, de direito, trabalhadores da educação”, comemora.
O PLS é de autoria da senadora Fátima Cleide (PT – RO), ex-dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondonia (Sintero) e da CNTE. A proposta altera um dos artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (n°9.394/96), discriminando as categorias de trabalhadores que se devem considerar profissionais da educação.
Para o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão, o Projeto faz justiça aos trabalhadores que sempre contribuíram com a melhoria do ensino, mas não eram reconhecidos por esse papel. “Isso tem que ser colocado em prática. Além disso, esperamos, definitivamente, acabar com as intenções existentes de terceirizar o serviço dos funcionários de escola. Este é um setor fundamental para a melhoria da educação”, diz.
O secretário adjunto de políticas sindicais da CNTE, José Carlos Prado, afirma que este é um momento histórico, mas ainda existem outros desafios. Ele lembra que muitos estados ainda não oferecem o Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação (Profuncionário). “Sem essa capacitação, os trabalhadores não se profissionalizam. Este é o próximo desafio a ser vencido”, pontua.
Sobre o curso
O Profuncionário é um curso de educação a distância ou presencial, em nível médio, voltado para os trabalhadores que exercem funções administrativa nas escolas das redes públicas estaduais e municipais de educação básica. Ele forma os profissionais nas seguintes habilitações: gestão escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e meio ambiente e manutenção da infraestrutura.
fonte:Janeayre Souto
O Senado aprovou, nesta quarta-feira (15), o Projeto de Lei (PLS 507/2003) que reconhece os funcionários de escolas como profissionais da educação, mediante habilitação específica.
Após anos de luta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, essa conquista representa um “grito de independência” para a classe, como afirmou o coordenador nacional do Departamento de Funcionários de Escola (DEFE) da CNTE, João Alexandrino de Oliveira. “É um orgulho muito grande. Há 15 anos que estamos buscando por este reconhecimento. Agora, também somos, de direito, trabalhadores da educação”, comemora.
O PLS é de autoria da senadora Fátima Cleide (PT – RO), ex-dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondonia (Sintero) e da CNTE. A proposta altera um dos artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (n°9.394/96), discriminando as categorias de trabalhadores que se devem considerar profissionais da educação.
Para o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão, o Projeto faz justiça aos trabalhadores que sempre contribuíram com a melhoria do ensino, mas não eram reconhecidos por esse papel. “Isso tem que ser colocado em prática. Além disso, esperamos, definitivamente, acabar com as intenções existentes de terceirizar o serviço dos funcionários de escola. Este é um setor fundamental para a melhoria da educação”, diz.
O secretário adjunto de políticas sindicais da CNTE, José Carlos Prado, afirma que este é um momento histórico, mas ainda existem outros desafios. Ele lembra que muitos estados ainda não oferecem o Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação (Profuncionário). “Sem essa capacitação, os trabalhadores não se profissionalizam. Este é o próximo desafio a ser vencido”, pontua.
Sobre o curso
O Profuncionário é um curso de educação a distância ou presencial, em nível médio, voltado para os trabalhadores que exercem funções administrativa nas escolas das redes públicas estaduais e municipais de educação básica. Ele forma os profissionais nas seguintes habilitações: gestão escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e meio ambiente e manutenção da infraestrutura.
fonte:Janeayre Souto
SANCIONADA LEI QUE AMPLIA A MERENDA ESCOLAR
O presidente em exercício José Alencar sancionou o projetode lei de conversão nº 8/2009,
que transforma em lei a Medida Provisória nº455/2009 e amplia a alimentação escolar
para toda a educação básica pública.Cerca de 12 milhões de estudantes do ensino médio
e da educação de jovens eadultos serão beneficiados com a medida, que estende a
abrangência dos programas nacionais de Alimentação Escolar (Pnae), de Apoio ao Transporte doEscolar (Pnate) e do programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).Até a Medida Provisória,
o programa da merenda escolar atendia apenas aeducação infantil e o ensino fundamental. Agora, o Fundo Nacional deDesenvolvimento da Educação (FNDE) vai transferir R$ 2,02 bilhões este ano para a compra da merenda em estados e municípios.
Antes restritos ao ensino fundamental, o Pnate e o PDDE passaram abeneficiar também o ensino médio e a educação infantil.
Com isso, orçamento do Pnate passou para R$ 478 milhões, em 2009, e vai atender 4,8milhões de alunos residentes em áreas rurais, contra R$ 301 milhões para 3,4milhões de beneficiados, em 2008.
Já o PDDE vai atender 45,6 milhões de alunos, com recursos da ordem de R$ 920 milhões, 33% a mais que os R$ 690milhões repassados no ano passado.
Agricultura familiar - A nova lei prevê incentivo à agricultura familiar,
exigindo que no mínimo 30% dos recursos repassados pelo FNDE sejam usados na compra de alimentos de pequenos produtores, o que deve aquecer a economia dos municípios. Também permite que o FNDE transfira recursos diretamente às escolas quando o município ou o estado não prestar contas do dinheiro recebido ou não tiver Conselho de Alimentação Escolar.
fonte:cnte
que transforma em lei a Medida Provisória nº455/2009 e amplia a alimentação escolar
para toda a educação básica pública.Cerca de 12 milhões de estudantes do ensino médio
e da educação de jovens eadultos serão beneficiados com a medida, que estende a
abrangência dos programas nacionais de Alimentação Escolar (Pnae), de Apoio ao Transporte doEscolar (Pnate) e do programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).Até a Medida Provisória,
o programa da merenda escolar atendia apenas aeducação infantil e o ensino fundamental. Agora, o Fundo Nacional deDesenvolvimento da Educação (FNDE) vai transferir R$ 2,02 bilhões este ano para a compra da merenda em estados e municípios.
Antes restritos ao ensino fundamental, o Pnate e o PDDE passaram abeneficiar também o ensino médio e a educação infantil.
Com isso, orçamento do Pnate passou para R$ 478 milhões, em 2009, e vai atender 4,8milhões de alunos residentes em áreas rurais, contra R$ 301 milhões para 3,4milhões de beneficiados, em 2008.
Já o PDDE vai atender 45,6 milhões de alunos, com recursos da ordem de R$ 920 milhões, 33% a mais que os R$ 690milhões repassados no ano passado.
Agricultura familiar - A nova lei prevê incentivo à agricultura familiar,
exigindo que no mínimo 30% dos recursos repassados pelo FNDE sejam usados na compra de alimentos de pequenos produtores, o que deve aquecer a economia dos municípios. Também permite que o FNDE transfira recursos diretamente às escolas quando o município ou o estado não prestar contas do dinheiro recebido ou não tiver Conselho de Alimentação Escolar.
fonte:cnte
quarta-feira, 15 de julho de 2009
HOMENAGEM A MERY MEDEIROS
De José Acaci em 24/08/2006
Quando Deus foi fazer Mery Medeiros
escolheu umas fórmulas diferentes
e usou nele alguns ingredientes
que só existem nos anjos verdadeiros
deu-lhe a força de luta dos guerreiros,
caprichou lhe dando sabedoria,
botou garra, coragem e alegria
e lhe disse: “Estais pronto para a guerra”
e mandou esse anjo aqui pra terra
pra lutar e fazer democracia.
Desde então esse anjo de candura,
um guerreiro sem sabre ou baioneta,
utiliza da força da caneta
pra lutar contra o mal da ditadura.
As palavras lhe dão a estrutura
dos maiores amantes da verdade.
Sem o vírus maligno da maldade
nem a fome gulosa da cobiça,
segue avante lutando por justiça
e pregando o amor e a amizade.
Esperança, justiça e liberdade,
paz, amor, sonhos de libertação,
uma mão estendida em união
uma mente que prega a igualdade,
que cultiva um roçado de amizade
e não quer o produto para si,
vai doando a colheita aqui e ali
pois Deus fez infinita sua bagagem.
Nesse versos eu faço uma homenagem
ao gigante guerreiro que é Mery.
Vasculhando os arquivos da lembrança
ele busca nos retalhos dos fatos
e nos conta as histórias e os atos
dos grandes mensageiros da esperança.
Sua própria história se entrança
com a história dos nossos pioneiros
tem, na veia, o sangue dos guerreiros
e a força infinita de um arcanjo
benza Deus que um dia fez um anjo
e depois batizou-o Mery Medeiros.
fonte: spva/rn
UM PRESENTE DO POETA ADEMAR MACEDO
PROJETO POESIA NA ESCOLA: A arte de ler e escrever poesias
A POESIA NA ESCOLA
É ALGO ESPETACULAR
QUE DEVE SER IMPLANTADA
EM TODA REDE ESCOLAR
É UM RESGATE DA CULTURA
DA NOSSA LITERATURA
E DA POESIA POTIGUAR.
É UM PROJETO ESCOLAR
RECHEADO DE ESPERANÇA
SEI QUE A POESIA É UM DOM
QUE VEM DE DEUS COMO HERANÇA
MAS PODERÁ POR TODA A VIDA
SE FAZER ADORMECIDA
DENTRO DE CADA CRIANÇA.
ESTA É A ESPERANÇA
QUE ELA POSSA DESPERTAR
NO CORAÇÃO E NA MENTE
DA CRUANÇA POTIGUAR
PARA TORNA-LA MAIS ATIVA
DA CULTURA POTIGUAR.
POR ISSO EU VIM APOIAR
ESSE PROJETO LEGAL
QUE A POETISA IMPLANTOU
NUMA ESCOLA ESTADUAL
O INSTITUTO ARY PARREIRAS
A ESCOLA PIONEIRA
ENTRE TODAS DE NATAL.
A POESIA É TÃO LEGAL
QUE A PRÓPRIA CRIANÇA SENTE
VIR DO SEU INTERIOR
DO CORAÇÃO E DA MENTE
DIGO COM SIMPLICIDADE
A POESIA, NA VERDADE
NASCE NA ALMA DA GENTE.
E ESSA TURMA INOCENTE
O QUE DIGO ELA COMPROVA
ELES JÁ FAZEM POESIAS
UM VERSOZINHO, UMA TROVA
RESULTADO DO PROJETO
MUITO BEM FEITO E CORRETO
E AQUI ESTA A PROVA.
AS CRIANÇAS DERAM A PROVA
DE QUE ESTÃO PROSPERANDO
FELIZES COM O PROJETO
NOS ESTUDOS SE ESFORÇANDO
ESTÃO SE DESENVOLVENDO
ESTUDANDO E APRENDENDO
FAZENDO VERSO E BRINCANDO.
JÁ ESTÃO ASSIMILANDO
APESAR DA POUCA IDADE
GERALDA NÃO CABE EM SI
DE TANTA FELICIDADE
O CAMINHO ESTA ABERTO
ESSE PROJETO DEU CERTO
JÁ VIROU REALIDADE.
BASTA TER BOA VONTADE
TALENTO E VOCAÇÃO
TER APOIO E INCENTIVO
DA PASTA DA EDUCAÇÃO
ELE AQUI SENDO IMPLANTADO
MAIS TARDE SERÁ MOSTRADO
PARA O RESTO DA NAÇÃO.
AS MÃES NA TELEVISÃO
DISSERAM SEM FAZER FITA
QUE SEUS FILHOS MELHORARAM
NA LINGUAGEM E NA ESCRITA
VIRAM COM MUITA ALEGRIA
ELES FAZENDO POESIA
CADA QUAL A MAIS BONITA.
POR ESSA IDÉIA BONITA
POÉTICA E INOVADORA
QUE SERVIRÁ DE INCENTIVO
AO PROFESSOR A PROFESSORA
QUE NA POESIA SE RESPALDA
MEUS PARABÉNS A GERALDA
ESSA GRANDE EDUCADORA.
PERMISSÃO A PROFESSORA
PRA QUE EU SEJA MAIS DIRETO
SOU POETA SERTANEJO
UM HOMEM JUSTO E CORRETO
E COM MUITA SENSATEZ
VOU DAR A ZÉ MILANEZ
AS HONRAS DESSE PROJETO.
Autor: Poeta Ademar Macedo
meu amigo do peito, pessoa por quem tenho imenso respeito.
A POESIA NA ESCOLA
É ALGO ESPETACULAR
QUE DEVE SER IMPLANTADA
EM TODA REDE ESCOLAR
É UM RESGATE DA CULTURA
DA NOSSA LITERATURA
E DA POESIA POTIGUAR.
É UM PROJETO ESCOLAR
RECHEADO DE ESPERANÇA
SEI QUE A POESIA É UM DOM
QUE VEM DE DEUS COMO HERANÇA
MAS PODERÁ POR TODA A VIDA
SE FAZER ADORMECIDA
DENTRO DE CADA CRIANÇA.
ESTA É A ESPERANÇA
QUE ELA POSSA DESPERTAR
NO CORAÇÃO E NA MENTE
DA CRUANÇA POTIGUAR
PARA TORNA-LA MAIS ATIVA
DA CULTURA POTIGUAR.
POR ISSO EU VIM APOIAR
ESSE PROJETO LEGAL
QUE A POETISA IMPLANTOU
NUMA ESCOLA ESTADUAL
O INSTITUTO ARY PARREIRAS
A ESCOLA PIONEIRA
ENTRE TODAS DE NATAL.
A POESIA É TÃO LEGAL
QUE A PRÓPRIA CRIANÇA SENTE
VIR DO SEU INTERIOR
DO CORAÇÃO E DA MENTE
DIGO COM SIMPLICIDADE
A POESIA, NA VERDADE
NASCE NA ALMA DA GENTE.
E ESSA TURMA INOCENTE
O QUE DIGO ELA COMPROVA
ELES JÁ FAZEM POESIAS
UM VERSOZINHO, UMA TROVA
RESULTADO DO PROJETO
MUITO BEM FEITO E CORRETO
E AQUI ESTA A PROVA.
AS CRIANÇAS DERAM A PROVA
DE QUE ESTÃO PROSPERANDO
FELIZES COM O PROJETO
NOS ESTUDOS SE ESFORÇANDO
ESTÃO SE DESENVOLVENDO
ESTUDANDO E APRENDENDO
FAZENDO VERSO E BRINCANDO.
JÁ ESTÃO ASSIMILANDO
APESAR DA POUCA IDADE
GERALDA NÃO CABE EM SI
DE TANTA FELICIDADE
O CAMINHO ESTA ABERTO
ESSE PROJETO DEU CERTO
JÁ VIROU REALIDADE.
BASTA TER BOA VONTADE
TALENTO E VOCAÇÃO
TER APOIO E INCENTIVO
DA PASTA DA EDUCAÇÃO
ELE AQUI SENDO IMPLANTADO
MAIS TARDE SERÁ MOSTRADO
PARA O RESTO DA NAÇÃO.
AS MÃES NA TELEVISÃO
DISSERAM SEM FAZER FITA
QUE SEUS FILHOS MELHORARAM
NA LINGUAGEM E NA ESCRITA
VIRAM COM MUITA ALEGRIA
ELES FAZENDO POESIA
CADA QUAL A MAIS BONITA.
POR ESSA IDÉIA BONITA
POÉTICA E INOVADORA
QUE SERVIRÁ DE INCENTIVO
AO PROFESSOR A PROFESSORA
QUE NA POESIA SE RESPALDA
MEUS PARABÉNS A GERALDA
ESSA GRANDE EDUCADORA.
PERMISSÃO A PROFESSORA
PRA QUE EU SEJA MAIS DIRETO
SOU POETA SERTANEJO
UM HOMEM JUSTO E CORRETO
E COM MUITA SENSATEZ
VOU DAR A ZÉ MILANEZ
AS HONRAS DESSE PROJETO.
Autor: Poeta Ademar Macedo
meu amigo do peito, pessoa por quem tenho imenso respeito.
SARAUTERAPIA
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