quarta-feira, 2 de março de 2011

UMES E SUA POSIÇÃO SOBRE POLÊMICA DA FRAUDE NO ARGUMENTO DE INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE.

Recentemente, uma polêmica se instalou em Natal após a descoberta de fraude, no vestibular da UFRN, envolvendo um estudante que se utilizou indevidamente do certificado de conclusão do EJA para se beneficiar do bônus de 10% - o argumento de inclusão – concedido aos estudantes egressos de escola pública. Entrevistamos hoje Pedro Henrique, Vice-Presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES), para falar sobre o tema.

UJS – Pedro, nas últimas semanas os cursinhos privados de Natal iniciaram uma nova jornada contra o argumento de inclusão. Qual a sua opinião sobre o tema e qual é o significado que esse instrumento tem na democratização da universidade?

Pedro Henrique – O argumento de inclusão é um benefício que, embora acanhado, permite aumentar as chances que um estudante de escola pública tem de ingressar na universidade pública, centralmente nos cursos mais disputados, como direito, medicina, engenharias. Digo acanhado porque não resolve a grande disparidade que existe na universidade pública, em que os cursos mais concorridos acabam tendo suas vagas ocupadas, em sua grande maioria, por estudantes de escolas privadas. Nossa proposta é pela reserva de 50% das vagas, no ensino superior público brasileiro, para os estudantes egressos de escolas públicas, por curso e por turno. Ela tramita no Congresso Nacional e conta com apoio e mobilização da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e de sua rede de grêmios, entidades municipais e estaduais.

UJS – Como você tem visto a recente movimentação dos representantes de cursinhos privados de Natal contra o argumento de inclusão?

Pedro – Pra nós que fazemos movimento estudantil e acompanhamos a disputa que é travada na sociedade sobre democratizar a universidade brasileira, não há nada de novo. O que permite a existência de cursinhos e o que justifica sua reprodução é a baixa qualidade da educação pública. Há uma disputa todos os anos para saber qual o cursinho que aprovou mais em tal curso, qual fez o primeiro lugar nas mais diversas áreas, pois a lógica que eles têm é mercantilista, educação como um supermercado e você vai na prateleira e escolhe o que considerar melhor e puder pagar. Não é essa a nossa ótica, acreditamos que o grande argumento que é preciso superar é o da exclusão, o que mantém uma parcela considerável da nossa juventude sem oportunidade e à margem da sociedade.

UJS – A UBES e a UNE realizarão, no final de março, uma grande jornada de lutas nacional em defesa do investimento de 10% do PIB em educação. É possível relacionar a questão do argumento de inclusão à jornada?

Pedro – Com certeza. Nossa defesa em torno da reserva de vagas está aliada à reivindicação pela elevação da qualidade da educação pública. Não podemos imaginar a reserva como um instrumento definitivo de democratização da universidade. Acreditamos que o Brasil vive um momento muito significativo, reforçado pela eleição da Dilma Roussef, mas recheado de desafios. Não podemos achar que o jogo tá ganho e que estamos satisfeitos com os avanços da política educacional do último período. Nós iremos jogar grande peso na mobilização dos estudantes para pressionar o governo federal a elevar o investimento em educação, exigindo a destinação de 50% dos recursos do fundo social voltados a essa área. Para nós um país rico e sem pobreza, é um país com alta qualidade em sua escola pública, em seu ensino superior para todos o brasileiros, com produção científica e tecnológica. Não descansaremos em torno desses objetivos.

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Fonte: www.ujspotiguar.com.br

ESCRITORA CLEVANE PESSOA IN FOCO!

Por Lu Peçanha - Embaixadores da Paz - Conde Thiago de Menezes e Clevane Pessoa

Pequenas palavras, uma homenagem

Dê-me o tempo necessário e direi o que penso sobe ser um Embaixador da Paz. Logo vem em minha mente pensante, tudo aquilo que fazemos pelos outros. Nem títulos podem ser tão efetivos dentro da alma de um Embaixador da Paz, quanto a essência da luta por um mundo melhor, o que nós torna sensível ao ser e a toda a humanidade. A humanidade pode ser a sua cidade, a sua igreja ou seu próprio lar, ou seja, ser um Embaixador da Paz tem o seu principio dentro da sua vida pessoal.
Aqui nesta foto em especial, minha grande amiga, minha irmã gêmea, minha Luz, a poetisa Clevane Pessoa, escritora, psicóloga, artista plástica, Embaixadora da Paz e se deixarmos, mãe do mundo. Uma mulher que a meu ver, nasceu para ajudar as pessoas, com sua arte sempre aliada a felicidade do próximo. Tudo isso faz de Clevane Pessoa, a Cle, uma carta curinga no baralho dos sortudos. Ao seu lado, uma pessoa que conheci há poucos meses e que me encantou, tamanha beleza, tanto por dentro como por fora e sua dedicação por seus companheiros, sejam das Academias, sejam pessoas comuns. Conde Thiago de Menezes é Presidente da Falasp (Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo). Uma pessoa que se preocupa com o bem estar das pessoas e que mesmo quando está com suas vestes tão formais e muito lindas, o tornam ainda mais elegante e belo, sabendo manter sua extrema simpatia e humildade. Também já indicado para Embaixador da Paz, seu trabalho tem sido significativo e importantíssimo em favor da arte. Itapirense, tem o objetivo de resgatar e preservar memorias importantes das artes, de sua cidade e também de outros lugares.
Enfim, duas pessoas que tive o imenso prazer de conhecer e que fizeram de mim uma pessoa ainda mais apaixonada pela arte, principalmente com o objetivo da Paz.
Nesta foto, após receber a medalha, Clevane Pessoa recebendo o certificado da Medalha de Tiradentes, das mãos do Conde Thiago de Menezes em Juiz de Fora em novembro de 2010.
Nesta foto, após receber a medalha, Clevane Pessoa recebendo o certificado da medalha de Tiradentes, das mãos do Conde Thiago de Menezes em Juiz de Fora em novembro de 2010.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A EXPRESSÃO POÉTICA DA BARONESA DE CEARÁ MIRIM - ESCRITORA LÚCIA HELENA

O OITEIRO
CERCADO DO SOL AMANHECIDO

O AMANHECER NO VALE
Lúcia Helena Pereira


O ceú tinha um clarão de luz vermelha
Na quarta hora do amanhecer.
Parecia um céu em rebuliço,
Nuvens se metamorfozeando,
Mudando de lugar...

Ao longe, os rumores, burburinhos,
Pássaros ascendendo em seus bailados pelo ar
Como bailarinos
Anunciando sua primeira apresentação.

Distante um soluçar magoado,
Talvez de uma criança ou dum idoso agonizando,
Fiz minha prece do amanhecer
Ofertando-a às dores desse soluço tão dolorido.


Mas, o rico amanhecer resplandeceu.
O céu enfeitou-de de todas as aquarelas,
O meu olhar escreveu poemas
E minha voz os declamou:
Era o amanhecer do vale,
Assanhando o canavial verdejante!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ESTUDANTES E PROFESSORES PODEM ACESSAR BRITANNICA ESCOLA ONLINE





Republico matéria da Assessoria de Imprensa da Capes, 21/02/2011

Estudantes do ensino fundamental, matriculados em escolas públicas de todo o país, podem acessar o conteúdo da Britannica Escola Online (http://escola.britannica.com.br/). A ferramenta de ensino está disponível pelo Portal de Periódicos (http://www.periodicos.capes.gov.br.ez1.periodicos.capes.gov.br/) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O conteúdo pode ser acessado em computadores localizados nas dependências das escolas públicas. São mais de 27 milhões de alunos que poderão utilizar os recursos do Portal Britannica Escola Online, conforme dados do Centro Escolar 2010, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Ao acessar a interface da Britannica Escola Online, alunos e professores poderão utilizar durante o processo de aprendizado ferramentas de ensino e recursos multimídia disponíveis no Portal, como artigos de enciclopédia, imagens e vídeos, um atlas do mundo que incorpora a tecnologia do Google Maps, biografias, notícias diárias voltadas para as crianças, recursos interativos de geografia, jogos interativos, entre outros.

"Os professores podem criar planos de aula de forma eficiente e eficaz pela utilização da busca por assunto. Também terão acesso aos recursos do Portal do Professor do MEC, através do link ‘Recursos para o Professor'. Já os alunos deverão ser capazes de pesquisar de forma mais eficaz e aprimorar as habilidades adquiridas em sala de aula", explica Adriana Rodrigues, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Encyclopædia Britannica para o Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia;

Educação básica
Com a assinatura da Britannica Escola Online e a disponibilização do conteúdo a alunos da rede pública, o Portal de Periódicos passa a atuar também no processo de formação e qualificação de professores da Educação Básica. Essa missão foi assumida pela Capes em 2008. A Fundação, que sempre atuou no fomento e avaliação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), passou a atuar também no desenvolvimento de programas e ações voltados à educação presencial e à distância de professores do ensino fundamental e médio.
fonte: www.janeayresouto.com

PISO NACIONAL DOS PROFESSORES DE 15,8% SERÁ REFERENDADO PELO MEC






Republico matéria do site da CNTE, 23/03/2011 e do blog www.janeayresouto.com

O piso salarial dos professores da rede pública de todo País será de R$ 1.187,97 em 2011. O valor representa alta de 15,84% sobre os R$ 1.024,67 adotados no ano passado. O reajuste será referendado pelo Ministério da Educação (MEC) em documento que será publicado nesta quinta-feira como forma de orientar Estados e municípios.

Além disso, o ministro Fernando Haddad revelou que também divulgará instrução que flexibiliza critérios para a liberação de recursos federais a cidades sem capacidade de caixa para cumprir a lei do piso.

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) estima que cerca de 500 municípios brasileiros terão problemas para cobrir o aumento - a regra contempla docentes com nível médio em jornadas de trabalho semanais de 40 horas.

Em conformidade com a lei do piso nacional do magistério - Lei 11.738, de 2008 -, o reajuste de 15,84% segue a variação, no período anterior, do custo anual mínimo por estudante, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Apesar desse valor já ser conhecido desde dezembro de 2010, ainda há dúvidas sobre o percentual de aumento do piso e quando deve ser concedido.

Na opinião de especialistas em políticas educacionais, falhas na formulação da lei e ações na Justiça, somadas à revisão para baixo das receitas tributárias de Estados e municípios em 2009, causaram confusão sobre a interpretação da legislação, mesmo depois de três anos de sua entrada em vigor.

"Vamos fazer como no ano passado, divulgar uma nota sobre as regras de cálculo do piso, em resposta a consultas de entidades educacionais e governos. Como a lei não estabelece que o MEC decrete o aumento, nós respondemos às demandas e isso passa a ser referência", explica o ministro da Educação.

Haddad lembra que um projeto de lei do Poder Executivo, que altera a lei do piso, está em tramitação na Câmara dos Deputados e dará ao MEC a competência de decidir anualmente o valor do piso e mudar a vigência do reajuste, de janeiro para maio.

O assessor de financiamento educacional da Undime Luiz Araújo, ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), acrescenta que o projeto de lei prevê que a atualização do piso não poderá ser inferior à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior à previsão do reajuste. "Se o custo mínimo por aluno do Fundeb for baixo, os trabalhadores terão pelo menos reposição da inflação".

Apesar de considerar a lei do piso um avanço, Araújo diz que as regras apresentam "vazios legislativos" importantes. "Como fazem uma lei sem indicar quem decreta o reajuste? Além disso, a lei do piso não segue uma das metas do Plano Nacional de Educação, a de garantir reajustes ao magistério de modo a equiparar o ganho dos professores à referência salarial de outras categorias do serviço público, de acordo com a escolaridade".

Junto com a divulgação do novo piso dos professores, o MEC vai anunciar a flexibilização dos repasses federais a municípios que não dão conta de cumprir a lei do piso. O secretário estadual de Educação de Sergipe, Belivaldo Chagas, disse que, dos 75 municípios do estado, apenas cinco podem pagar o piso. "Para ter acesso aos recursos da complementação do Fundeb, o MEC exigia dos municípios gastos de 30% com educação, enquanto a Constituição exige 25%", ilustra Chagas.

Haddad disse ao Valor que esse e outros critérios foram amenizados para que os municípios mais pobres tenham acesso à verba de cerca de R$ 1 bilhão, da complementação da União para garantir o pagamento de salários do magistério.

CNTE discorda do valor
Pelo entendimento da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), o valor atualizado do piso deveria ser R$ 1.597,87, considerando a aplicação do percentual de 21,71% sobre R$ 1.312,85, praticado em 2010.
fonte:Jane por e-mail

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PARABÉNS AO POETA AMAURY JÚNIOR

A noticia veio do blog da baronesa de Ceará Mirim, escritora marvilhosa, Lúcia Helena, não poderia me esquivar de aqui também parabenizar Amaury,que também é sócio da SPVA/RN, em meu nome e também da SPVA/RN desejamos muita felicidade e uma vida sempre brilhante.
AMAURY JÚNIOR - MENINO DE OURO
ELE É MUITAS COISAS AO MESMO TEMPO: POETA, ESCRITOR, PROMOTEUR, TEATRÓLOGO, ETC...E VAI FESTEJAR SUA DATA NATALÍCIA NO PRÓXIMO MÊS, EM 24 DE MARÇO DE 2011, NO OLIMPO RECEPÇÕES, COM TUDO QUE TEM DIREITO.
NO MOMENTO ELE PREPARA A GRANDE FESTA DO MERCADO PETRÓPOLIS, COM O BAILE CARNAVALESCO EM SUA QUINTA EDIÇÃO, COM A BANDA DE FREVO DE ITANILDO SHOW, IVANDO MONTE E A CANTORA DODORA CARDOSO.

GOTAS BÍBLICAS - PASTOR OLAVO FEIJÓ

Pastor Olavo Feijó, nascido em 1930, é Bacharel em Teologia pelo Seminário do Sul, licenciado em Pedagogia pela UERJ, Mestre em Educação Cristã e Doutor em Educação, pelo Southwestern Seminary, Estados Unidos, e Pós-Doutor em Psicologia Desportiva, pela Universidade de Maryland, Estados Unidos. Professor Titular de psicologia, especialista em Percepção e Motivação. Foi pastor no Brasil e nos Estados Unidos. Consultor de relacionamentos humanos. Autor e co-autor de vários livros. Foi professor no Seminário Batista do Sul do Brasil e em universidades no Brasil, Estados Unidos, Paraguai e Chile. Casado com a psicoterapeuta Dra. Cristina Feijó.


Gotas Bíblicas
Dificuldades, Bíblia e Reação | Pr. Olavo Feijó

Salmos 119:50 - ¶ Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou.

Dentre as muitas qualidades que o Salmista encontrou na Bíblia, uma em especial chama a atenção daqueles que enfrentam durezas na vida: “Quando estou cercado de problemas e dificuldades, uma coisa me ensina e consola: a Tua palavra me enche de força e poder para enfrentar a situação” (Salmo 119:50, versão a Bíblia Viva).

Ignorar problemas e dificuldades é uma das maneiras que temos, para aguentar a vida cristã. No fundo, é óbvio que as coisas não vão bem. Mas, para manter as aparências, negamos os problemas. Negamos para os outros. E terminamos enganando a nós mesmos. Quando tudo isso acontece, passamos a carregar nossa existência como um fardo triste, desapontador, que abala a nossa fé.

Contrariamente à postura de negação, o Salmista oferece outro tipo de testemunho: pôr em prática a Bíblia nos “enche de graça e poder para enfrentar a situação”. Este vocabulário forte e direto do Salmista combina perfeitamente com a experiência de todo cristão que ousa alimentar-se da Bíblia, que insiste em obedecer a Bíblia. As soluções bíblicas não são mero “faz de conta”. Elas são realistas e exigem crentes comprometidos com a realidade da vida e a realidade do Cristo em nossa vida. Brincar de ser crente não pode dar certo. Vivenciar as disciplinas bíblicas de ser crente sempre dá certo.