A Sociedade dos Poetas Vivos e Afins lança o seu VI Volume de poesias numa Antologia Literária, no dia 29-07-2011, às 19 horas, em grande festa, em comemoração aos seus 14 anos de existência em nome da cultura e da arte literária no Rio Grande do Norte, que acontecerá no IFRN da Cidade Alta, na Av.Rio Branco e para engrandecer mais ainda o evento em si, a Instituição SPVA-RN em parceria com o IFRN, estará lançando simultaneamente o seu projeto CESTA CULTURAL , com o propósito de laurear a sociedade natalense e potiguar, todas as últimas sexta-feira de cada mês, das 19 às 22 horas .
terça-feira, 19 de julho de 2011
A EXPRESSÃO POÉTICA DE ROSÁFICO SALDANHA
Amizade é algo sublime,
a bíblia nisso salienta,
verdadeiros amigos
é raro de se vê nessa vida,
pois a rivalidade
paira sempre ao redor,
mais existe e aqui digo
Milanez e Zé Saldanha
foram muito, muito amigos.
Eram como dois irmãos, e as familias
aprenderam isso, a dupla MILANEZ
SALDANHA uniram até os filhos.
a bíblia nisso salienta,
verdadeiros amigos
é raro de se vê nessa vida,
pois a rivalidade
paira sempre ao redor,
mais existe e aqui digo
Milanez e Zé Saldanha
foram muito, muito amigos.
Eram como dois irmãos, e as familias
aprenderam isso, a dupla MILANEZ
SALDANHA uniram até os filhos.
aqui está o exemplo!
VERSOS DO MEU AMIGO/IRMÃO ROSÁFICO SALDANHA
Eu conheci Milanez
Nadando em filosofia,
Moldando o sertão em versos,
No estilo que queria,
Plantando no sertão seco
Para colher poesia...
Nadando em filosofia,
Moldando o sertão em versos,
No estilo que queria,
Plantando no sertão seco
Para colher poesia...
Zé Milanez ofuscou-nos
Como um meteorito!
Homem de palavra fácil
Sua pena virou mito...
Por ter seu cérebro aguçado
Ele foi por Deus chamado
Pra escrever o infinito.
domingo, 17 de julho de 2011
A EXPRESSÃO POÉTICA DE ROBERTO ACRUCHE
Deus
O meu Pai Nosso não está no céu
nem tem Jesus sentado à mão direita,
como se a vida já estivesse feita
e Ele, assim, cumprisse o Seu papel.
Um Deus não cria um mundo e, então, se deita
como alguém que descansa num hotel
à espera de que um público fiel
venha louvar-Lhe a mágica receita.
Ensinaram-me um Deus aposentado,
de barba grande, num trono dourado,
a se entreter com os cânticos hebreus,
quando na ânsia eterna e inteligente,
que passa de semente pra semente,
é que lateja a imensidão de Deus.
Antonio Roberto Fernandes
O meu Pai Nosso não está no céu
nem tem Jesus sentado à mão direita,
como se a vida já estivesse feita
e Ele, assim, cumprisse o Seu papel.
Um Deus não cria um mundo e, então, se deita
como alguém que descansa num hotel
à espera de que um público fiel
venha louvar-Lhe a mágica receita.
Ensinaram-me um Deus aposentado,
de barba grande, num trono dourado,
a se entreter com os cânticos hebreus,
quando na ânsia eterna e inteligente,
que passa de semente pra semente,
é que lateja a imensidão de Deus.
Antonio Roberto Fernandes
EXPRESSÃO POÉTICA DE SHANNYA LACERDA - A PRINCESINHA DA SPVA
Gosto de zurubuservar as paisagens d'alma,
vasculhar pirilampos à noitinha,
divagar aresias e gotas de areia
em chão de fantasia.
Gosto de deglutir os plurais,
outonar figuras de nada e tudo,
espinafrar lagos plácidos,
em mar de devaneios.
Gosto de luares de sol,
do tempo que gira e não passa,
do vento que chia e chora,
do sorriso que ri e implora
por festejos
no chão da fantasia,
por alentos
num chão de fantasia.
por Shannya Lacerda
FÁTIMA CARVALHO A FLOR DE BUGARY E SUA FILHA SARA, UMA FAMILIA POÉTICA.
Voz poética Ana Sara Alves de Carvalho - Poetisa Encantense / Radicada na Itália
Poesia
Emoção em forma de passado
(Natal 1999)
Emoção... É tudo.
É cada pedacinho de um passado feliz.
Da infância que não foi vivida,
da paixão que não foi esquecida...
Choro... mas não é de tristeza!
E sim, de emoção,
de guardar você no fundo do meu coração.
Passado... Mantenho-o vivo,
com lembranças, do beijo, da lágrima.
De você...
Não paro sequer nenhum segundo,
sem pensar em você...
Te amo tanto!
Que com palavras,
não sei dizer o que sinto por você.
Te amo tanto em forma de paixão,
e isso não é emoção...
É amor em forma de Ilusão.
Poetisa
Ana
Sara
(Ana Sara, ainda Pré-adolescente, aos 11 anos de idade)
A poetisa Ana Sara, agora com 22 anos, há 5 anos vive na Itália e eu,
A poetisa Ana Sara, agora com 22 anos, há 5 anos vive na Itália e eu,
publico algumas das dezenas de poesias que ela deixou,
em cadernos e agendas "...
em cadernos e agendas "...
Sou sua mãe" ... Nessas fotos ela está passando férias em Roma ...
Postado por Poetisa da Caatinga às Quarta-feira, Junho 29, 2011 0 comentários Links para esta postagem
Cenário do memorial do poeta paraibano Augusto dos Anjos.
Crédito das fotos: Emanoel Milhomens de Carvalho
Ah, meu coração!
Quero tanto entender
O desejo de minha alma
De ser o que não pode ser
De ser flor lá das montanhas
Ser lagoa de uma selva
Ser estrela lá no céu...
Ou apenas estar contida
Nas cores de uma aquarela
Que outro coração pintou...
Fátima Alves/ Poetisa da Caatinga
Natal /02.11.09
Texto da minha Obra: Palavras singelas e encantamentos
"Aos desejos mais singelos!"
sábado, 16 de julho de 2011
COMPARTILHANDO A SAUDADE DA BARONESA LÚCIA HELENA
A SAUDADE VESTE ASAS! SAUDADE DE UM BEM QUERER! SAUDADE DO NOSSO PEDAÇO GIGANTE: O AMOR DE UM NETO!
MAS, TÁ BOM..."
MEU NETINHO, EM FINALZINHO DE JANEIRO/2008,
DIAS ANTES DE RETORNAR À SIDNEY-AUSTRÁLIA.
RENATO JOSÉ - SETE ANOS EM 01-01-09
COISINHA FOFA DE VOVÓ...
CURTIR AS BRINCADEIRINHAS DO MEU AMOR!NESSE ABRAÇO - JAN/2008 -
ESCREVO ETERNO POEMA DE SAUDADE!
E BRINCAREI COM OS SEUS BRINQUEDOS PARA
TRAZER DE VOLTA A MINHA CRIANÇA DE OUTRORA!
CURTIR AS BRINCADEIRINHAS DO MEU AMOR!NESSE ABRAÇO - JAN/2008 -
ESCREVO ETERNO POEMA DE SAUDADE!
E BRINCAREI COM OS SEUS BRINQUEDOS PARA
TRAZER DE VOLTA A MINHA CRIANÇA DE OUTRORA!
QUANTAS SAUDADES CHORO E SORRIO!
Que sinto agora, ontem e sentirei amanhã,
Desse amor imenso, chama de luz em minha vida.
Como dizer o que só consigo sentir?
E as palavras fogem, como asas de tristonhos corvos.
Que a saudade é luz, claridade, festa e delírios,
Faz tudo em mim, varrendo vestígios de solidão.
A minha saudade é bonita, tem perfume e cor de amor,
Seu nome é Renato José, meu neto, meu amor, minha vida!
EDUCAÇÃO DO RN: CONSTRUÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES
republico matéria do Jornal Tribuna do Norte.
"O propósito educativo é formar um cidadão crítico, reflexivo, analítico capaz de compreender os fenômenos sociais, de tomar decisões e de se tornar um empreendedor". Com a afirmação, o professor da Universidade Federal do RN, Isauro Beltran, que é doutor em educação, definiu o objetivo final do grupo de trabalho da Secretaria Estadual de Educação, formado por técnicos do ensino fundamental, ensino médio, educação profissional, e ainda com os técnicos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que iniciou o processo de construção das referências curriculares da educação do Estado do Rio Grande do Norte.
Não se trata apenas da aplicação do conteúdo ou dos métodos para ministrar as disciplinas. As referências curriculares envolvem tudo que o aluno vivencia na escola. Essas referências foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB Nº 9394/96) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), sendo normas obrigatórias que orientam o planejamento das escolas e sistemas de ensino.
No entanto, as referências nacionais não têm uma formulação própria adaptada à realidade de cada Estado, são muito amplas e não atendem as demandas locais. Apesar disso, o Rio Grande do Norte ainda não dispõe de diretrizes curriculares próprias e segue as nacionais. O objetivo do GT é mudar essa realidade e estabelecer princípios para a formulação de um projeto educacional, a ser encaminhado para as escolas, para debatido em conjunto com a participação dos professores, gestores escolares, pais de alunos, com o meio empresarial e diversos segmentos sociais.
O GT está sendo coordenada pela professora Tânia Leiros, Coordenadora de Desenvolvimento Escolar do Estado. De acordo com ela, a construção das diretrizes curriculares do vai permitir, que entre outras coisas, o aluno que tem atividades escolares no contra turno da aula - como os alunos do programa Mais Educação - possam aproveitar o tempo para efetivamente ampliar os seus conhecimentos. "O objetivo das atividades escolares não á apenas retirar o aluno da rua e dar a ele uma ocupação qualquer. A construção dos referências é importante para produzir conhecimento. Para isso precisamos construir a nossa identidade". Afirmou à coordenadora.
Os estudos do grupo de trabalho já estão em andamento desde o início do mês de junho. Os encontros estão sendo realizados nas quintas-feiras, no Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy, sob a orientação do Professor Isauro. O ponto de partida foi um dos principais preceitos da LDB que vincula à educação escolar a prática social. Uma das conclusões do GT é que a formação do professor, tão importante para a qualidade do ensino, vai depender do resultado do grupo, ou seja, as necessidades formativas serão inseridas no projeto a ser apresentado nas escolas.
A primeira versão da matriz curricular do RN deve ser apresentada até o final do ano. A exemplo de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, a versão terá como base a LDB e os PCNs. Os documentos oficiais definem como finalidades gerais da educação o foco no ensino e na aprendizagem para que o aluno possa desenvolver competências e habilidades. Como isso, a adaptação da LDB e dos PCNs a realidade local, observando as características históricas, geográficas e sociais, é um projeto destinado, também, a dar atenção às vocações naturais do RN no sentido de definir o que o Estado deve fazer na área da educação para suprir as necessidades de desenvolvimento econômico.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE.
DivulgaçãoIsauro Beltran orienta grupo de trabalho com técnicos da SEEC
Não se trata apenas da aplicação do conteúdo ou dos métodos para ministrar as disciplinas. As referências curriculares envolvem tudo que o aluno vivencia na escola. Essas referências foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB Nº 9394/96) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), sendo normas obrigatórias que orientam o planejamento das escolas e sistemas de ensino.
No entanto, as referências nacionais não têm uma formulação própria adaptada à realidade de cada Estado, são muito amplas e não atendem as demandas locais. Apesar disso, o Rio Grande do Norte ainda não dispõe de diretrizes curriculares próprias e segue as nacionais. O objetivo do GT é mudar essa realidade e estabelecer princípios para a formulação de um projeto educacional, a ser encaminhado para as escolas, para debatido em conjunto com a participação dos professores, gestores escolares, pais de alunos, com o meio empresarial e diversos segmentos sociais.
O GT está sendo coordenada pela professora Tânia Leiros, Coordenadora de Desenvolvimento Escolar do Estado. De acordo com ela, a construção das diretrizes curriculares do vai permitir, que entre outras coisas, o aluno que tem atividades escolares no contra turno da aula - como os alunos do programa Mais Educação - possam aproveitar o tempo para efetivamente ampliar os seus conhecimentos. "O objetivo das atividades escolares não á apenas retirar o aluno da rua e dar a ele uma ocupação qualquer. A construção dos referências é importante para produzir conhecimento. Para isso precisamos construir a nossa identidade". Afirmou à coordenadora.
Os estudos do grupo de trabalho já estão em andamento desde o início do mês de junho. Os encontros estão sendo realizados nas quintas-feiras, no Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy, sob a orientação do Professor Isauro. O ponto de partida foi um dos principais preceitos da LDB que vincula à educação escolar a prática social. Uma das conclusões do GT é que a formação do professor, tão importante para a qualidade do ensino, vai depender do resultado do grupo, ou seja, as necessidades formativas serão inseridas no projeto a ser apresentado nas escolas.
A primeira versão da matriz curricular do RN deve ser apresentada até o final do ano. A exemplo de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, a versão terá como base a LDB e os PCNs. Os documentos oficiais definem como finalidades gerais da educação o foco no ensino e na aprendizagem para que o aluno possa desenvolver competências e habilidades. Como isso, a adaptação da LDB e dos PCNs a realidade local, observando as características históricas, geográficas e sociais, é um projeto destinado, também, a dar atenção às vocações naturais do RN no sentido de definir o que o Estado deve fazer na área da educação para suprir as necessidades de desenvolvimento econômico.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE.
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