Caminhada pelo piso nas ruas de Fortaleza - Ceará - FETAMCE |
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A Secretaria Estadual da Educação define período de matrículas e apresenta Planejamento para o Ano Letivo de 2012. A ação efetiva, que mobiliza de forma histórica a rede pública de ensino, evidencia o esforço da gestão da SEEC em estabelecer um planejamento eficaz e que valoriza o processo de ensino/aprendizagem em sala de aula.
O início das matrículas automáticas para os alunos que já estudam em escolas da rede estadual de ensino, que não aderiram a última greve, aconteceu no último 26 de dezembro. Os estudantes de Escolas Estaduais que aderiram a greve farão suas matrículas automáticas a partir de 1º de fevereiro de 2012.
Os estudantes concluintes do 5º ano egressos de Escolas Estaduais que não oferecem os anos finais do Ensino Fundamental, os estudantes concluintes do 9º ano egressos de Escolas Estaduais, e os estudantes egressos do 5º período do EJA (Educação de Jovens e Adultos), terão suas matrículas iniciadas no dia 13 de fevereiro de 2012.
Os estudantes concluintes do 5º ano egressos de escolas das redes municipais de ensino que não oferecem os anos finais do Ensino Fundamental, e os estudantes concluintes do 9º ano egressos de escolas das redes municipais, terão suas matrículas iniciadas no dia 16 de janeiro de 2012.
As matrículas para os estudantes novatos que pretendem ingressar na rede estadual de ensino terão início no dia 23 de fevereiro e poderá continuar durante todo o ano letivo. As matrículas para estudantes com deficiência tiveram início no dia 18 de novembro.
As escolas estaduais e municipais em que os estudantes estão concluindo o Ensino Fundamental devem encaminhar previamente os nomes para as Escolas Estaduais com Ensino Médio que receberão os alunos em 2012. A documentação de transferência será apresentada no ato da efetivação da matrícula.
"A garantia do acesso à educação é direito constitucional, sendo a matrícula o mecanismo que assegura a entrada do estudante no sistema educacional. O ato da matrícula supõe planejamento e organização por parte da escola. Exige, também, capacidade de mobilização da comunidade. O estudante e a sua família devem sentir na escola um ambiente acolhedor, pois nela depositam a confiança para a formação e para a aprendizagem escolar. A nossa meta é expandir, mas uma expansão com qualidade. Devemos oferecer o melhor de nossa Escola, que é pública, a comunidade", afirma a secretária estadual da Educação, professora Betania Leite Ramalho
A rede estadual de ensino oferece matrículas no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Médio Normal, Ensino Médio Inovador, Ensino Médio Noturno Diferenciado, Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), Educação Especial, Educação Prisional (EJA), e Educação do Campo.
Até o final do primeiro semestre letivo de 2012 todas as Escolas Estaduais receberão novos computadores com câmera fotográfica e scanner para realizar a informatização de matrícula dos estudantes, digitalizar a documentação, e constituir seu registro fotográfico.
Planejamento inicial para 2012
O início das aulas acontecerá no dia 1º de março. O Calendário Escolar terá 200 dias letivos (800 horas) divididos em quatro períodos bimestrais. As informações completas sobre o Calendário Escolar e orientações da SEEC para o ano letivo estão disponíveis no site www.educacao.rn.gov.br.
Devido o retardamento do ano letivo 2012, em função da última greve de professores, serão incluídos 10 sábados letivos. São considerados dias letivos as atividades didático-pedagógicas realizadas entre estudantes e professores com vistas à execução curricular.
Planejamento estabelece Jornada Pedagógica para os dias 27 e 28 de fevereiro com o objetivo de estudar e debater temas voltados para a melhoria da qualidade do ensino.
fonte: portal do governo do RN
SEEC
Republicamos matéria do Brasil Econômico
Atual ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante se prepara para ser o titular de uma pasta com orçamento de R$ 70 bilhões
Perspectiva é de que Aloizio Mercadante assuma o lugar de Fernando Haddad na pasta de Educação no próximo dia 16.
O recesso do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, foi curto. Ele dedicou parte da folga entre o Natal e o Ano Novo para conversas com assessores e logo no primeiro dia útil do ano voltou a cumprir expediente em seu gabinete em Brasília.
O Ministro tem prazo restrito para acertar os últimos detalhes antes da sua transferência para o Ministério da Educação, única mudança dada como certa por fontes ligadas ao governo.
Mercadante substituirá Fernando Haddad, que deixa a Esplanada dos Ministérios para concorrer às eleições municipais em São Paulo.
A perspectiva é de que a posse de Mercadante seja oficializada no dia 16 deste mês, o que dá ao ministro cerca de duas semanas para organizar a mudança de cargo e se preparar para assumir o ministério que tem um dos maiores orçamentos do governo federal.
Em 2011, foram R$ 63,7 bilhões aprovados na Lei Orçamentária Anual (LOA), valor que mais do que dobrou desde 2003, quando educação contava com orçamento de R$ 27,2 bilhões. Em 2012, pode superar os R$ 70 bilhões, considerando o aumento de recursos com o Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020).
Mercadante deverá ser o primeiro dos ministros a assumir uma nova pasta em meio à reforma ministerial de Dilma. A mudança pode servir também como estratégia política para o Partido dos Trabalhadores (PT).
Um dos nomes cotados para a vaga de Ciência e Tecnologia é o do deputado federal Newton Lima (PT-SP), que tem experiência na área. A escolha do parlamentar abriria espaço para o retorno de José Genuíno ao Congresso.
A promoção de Newton Lima, no entanto, não é confirmada por lideranças petistas que apostam muito mais em um nome escolhido pela própria presidente. A hipótese mais provável é que Dilma não ceda a pressões do partido e opte por um nome mais forte. Entre os cotados está o ex-candidato a presidência da república, Ciro Gomes (PSB-CE).
Educação básica
O veredito não deve demorar a sair em função do papel estratégico das pastas para o governo Dilma. A presidente quer um verdadeiro “choque de gestão” na pasta de Educação.
Segundo fontes, Mercadante deverá promover mudanças de impacto na pasta atacando principalmente gargalos da educação básica. O novo ministro mexerá na gestão do ensino fundamental e médio do país fazendo uma série de alterações, inclusive de grade curricular.
Segundo o senador Cristóvam Buarque (PDT-DF), Mercadante terá dificuldades para cumprir essa missão por conta do lobby das universidades no Congresso, que é muito mais forte em relação aos interesses com o ensino básico.
Sobre a possibilidade de alterações na grade curricular, o senador não vê novidades. “Isto já foi realizado várias vezes em outras gestões.”
Buarque faz coro pela federalização da educação de base, com ampliação do número de 300 escolas federais no país, e criação de um ministério exclusivo para o ensino básico. “Sem isso, não poderá haver um salto (de qualidade).”
A professora Guiomar Namo de Mello, especialista em educação, diz que o Brasil obteve avanços ao ampliar o acesso ao ensino, mas apenas piorou no que diz respeito à qualidade do ensino.
“Estamos caminhando para o grupo de países da terceira divisão em termos de qualidade da educação básica”, diz Guiomar.
Segundo a professora, o maior desafio será o de aparelhar estados e municípios para integrar seus respectivos métodos de ensino a padrões nacionais de qualidade. Trata-se de uma tarefa que demandará um novo “pacto federativo” no âmbito da educação.
Ruy Barata Neto (rneto@brasileconomico.com.br) – de Brasília
PROJETO CORDEL NO SHOPPING
CONSIDERAÇÕES INCIAIS: A cultura cordelista potiguar vive hoje seu momento de destaque, no que diz respeito à demanda de mercado. As livrarias, shoppings, empresas, escolas e algumas instituições governamentais têm buscado à temática do cordel, para realizar oficinas e eventos culturais, sejam para atrair o público consumidor, sejam para integrar como recursos pedagógicos ou como entretenimento. O certo é que o cordel é alvo dessas procuras, o que fortalece a cultura popular do Rio Grande do Norte, se configurando como um meio atrativo para o desenvolvimento do turismo da Capital e do Estado.
OBJETIVOS: O Projeto Cordel no Shopping é uma iniciativa do Movimento Procordel, e tem como objetivo maior promover a cultura cordelista no Estado do Rio Grande do Norte, de forma solidária, criando oportunidades para os poetas populares e artistas afins, no sentido de divulgar e inserir suas obras no mercado especializado, como os shoppings. Para tanto, se articular com outras expressões artísticas e culturais, como a música e literatura diversas. Ainda estabelece interação com as escolas, através de iniciativas promotoras de saberes, incentivando a leitura e revelando talentos da literatura poética. Além disso, o Projeto abre espaço para o debate sobre a luta e a organização dos poetas cordelistas, fomenta o espírito solidário, e oportuniza a projeção dos artistas anônimos.
COMO SE REALIZA: O Projeto se realiza através de encontros mensais que, em parceria com a Livraria Siciliano (hoje Saraiva), localizada no Shopping Midway Mall (daí o nome Cordel no Shopping), utiliza o espaço de eventos, no horário das 19:00h às 22:00h, sempre nas penúltimas sextas-feiras de cada mês. Na programação, constam apresentação de músicas, recitação de cordéis, causos matutos, debates em torno da cultura popular do país, e em especial, a do Estado, lançamentos de obras – livros, folhetos de cordéis, cd’s e produtos afins, relacionados com a cultura cordelista. Durante o evento, há o momento em que o espírito solidário se expressa, quando se entregam premiações e doações à instituições filantrópicas. O uso do espaço é democrático, onde os participantes têm a oportunidade de se pronunciar, apresentando informes, eventos e obras realizadas, além do direito ao debate, sendo garantido a liberdade de expressão.
APARELHAMENTO: Para realização desse empreendimento, são necessários a disponibilidade de equipamentos de som, no caso, uma caixa amplificada, pelo menos 2 microfones com pedestal (parte desses equipamentos são oferecidos pela Livraria em apreço). Além disso, é preciso também alguns acessórios – suportes e mesas – para exposição de banners, folhetos de cordel, livros e outros produtos afins. A Livraria também disponibiliza 50 cadeiras para o público.
INVESTIMENTOS: Não há recursos (nem públicos e nem privados) aplicados no Projeto em comento. Espera-se, portanto, o apoio de patrocinadores, para cobrir os custos referentes aos cachês dos poetas, músicos e artistas convidados, brindes para premiações, além dos trabalhos de divulgação (cartazes, banners, folders e panfletos).
VENDAS DOS PRODUTOS: Fica garantida a livre comercialização dos produtos dos poetas cordelistas e dos demais artistas envolvidos pela programação do evento, cujo apurado fica integralmente destinado aos respectivos autores e artistas.
HÉLIO GOMES SOARES
Coordenador
Contatos – Fones: (84) 9143-6433
e-mail: helio.gsoares@gmail.com