terça-feira, 10 de julho de 2012

UM OLHAR POR UMA CULTURA DE PAZ

Vários sãos os conceitos
Para a cultura da paz
Várias são as teorias
Que esse tema nos traz.

Para a filosofia
inspirada no pensamento Kantiano
a paz refere-se:
Conflitos, relações diplomáticas
e outras coisas mais...
Trata também do eterno
embora desse assunto
somente compreende
quem  sabe o que é ter paz.

Paz como sinônimo de prazer
de querer também de fazer.
O senso comum assim o traduz.

Paz é conhecer Jesus Cristo,
repousar nos braços do eterno.

mas so a conhece quem
não vive se lamentando
nem agredindo ninguém.

Paz!
é o que falta ao bandido,
assassino, depressivo e alcoolatra.

Falta Paz!
em quem busca  prazeres nas drogas
que somente mata e dilacera o ser.

Paz? é
Não silenciar diante da falta de cidadania
ou medo da tirania
de alguns que dizem ter sabedoria.

Paz?
não é silenciar na calmaria
dos relaxantes homeopáticos.

Fazer a paz?
Nõa será possivel enquanto não curvar-nos totalmente
diante de Deus, diante do Senhor autor da vida,
do mundo e dos que vivem nele

Paz?
É ter DEUS no coração
e viver conforme ele ensina.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

CONCURSO NACIONAL NOVOS POETAS, PRÊMIO RIMA RARA 2O12 RECEBE 1.877 INSCRIÇÕES








Encerradas no último dia 05 de julho, as inscrições para o Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio Rima Rara 2012.
No período de 01 de junho a 05 de julho o processo seletivo recebeu o total de 1.877 candidatos inscritos, de todas as regiões do Brasil.
O Concurso é realizado pela Vivara Editora e tem o apoio cultural da Revista Universidade.
Serão classificadas 250 poesias, que farão parte do livro "Antologia Poética, Rima Rara 2012"
A lista das poesias e candidatos classificados, estará disponível no dia 20 de julho no site: www.rimarara.com.br


informações recebidas via e-mail. 

FELIZ ANIVERSÁRIO ESCRITORA LÚCIA HELENA PEREIRA -CEARÁ MIRIM/RN

 Nada como presentear com o próprio presente, você é essa pessoa que fica, que marca e que maravilha quando estás presente. Você é a fada madrinha que amamos e queremos bem. Hoje é o dia que Deus te trouxe ao mundo e te faz iluminar as vidas de quem te ama e te quer bem. PARABÉNS LÚCIA HELENA - A SEMPRE BARONESA DOS VERDES CANAVIAIS. DEUS TE ABENÇOE!

 

DO AMOR QUE FICA

Fale-me desse amor que fica
No perfume da rosa que te dei
E desfolhaste na madrugada insone.





Preciso saber desse amor imenso,
lento,
chegandoPara ficar um dia, 
preso entre nós dois,
Concha do mar,

luar de abril,
Brisa que o vento agride.


Fale-me dessa rosa que fica
Num jarro de vidro azul esmaecido,
Onde ela se destaca e adormece,
Amanhecendo em suor de luz.


Fale-me desse amor que fica
Na doçura do cansaço de minhas esperas,
Na luminosidade de um dia festejado de sol,
Na hora íntima, de juntarmos emoções
E mãos!


Preciso desse sorriso seu – amoroso,
Da translúcida hora da afeição infinita
De uma flor, presa ao galho,
Desprendendo-se, parindo sozinha…


Fale-me do amor que fica – eterno,
Lindo e lírico, 

cheio de noites e madrugadas,
O amor que nada pede, 

recebe
E se dá!

domingo, 8 de julho de 2012

CURSINHO DEFINITIVO EM CURRAIS NOVOS PROMOVE AULÃO CORUJÃO

A Currais-novense Maria Gomes, Professora de talento reconhecido pela comunidade educacional do nosso Estado, em parceria com Raul, Kleiton, Henrique, Liana e Veranilson, fizeram um show com as suas aulas no Cursinho Definitivo onde são professores.
As aulas tiveram inicio às 22 horas desse sábado e se estenderam até às 5:00 horas da manhã, os professores denominaram a aula de “Corujão”, o mesmo teve como objetivo revisar os conteúdos trabalhados nesse primeiro semestre do ano letivo.
Os pré-vestibulandos vieram de várias cidades do Seridó como Jardim, Cruzeta, Florânia, Parelhas e demais cidades vizinhas a fim de revisarem seus conhecimentos e de se prepararem para enfrentar exames uma vez que estamos às portas do vestibular 2013.
O “Corujão” aconteceu no Auditório da Escola Estadual Capitão Mor Galvão. O evento foi sucesso de público, de parabéns está a sociedade Currais-novense por mais esse fazer pedagógico significativo na vida do estudante da terra da xelita, assim como também a equipe pela brilhante iniciativa, que a mesma sirva de exemplo a outras instituições escolares.

sábado, 7 de julho de 2012

A VOZ POÉTICA DE CHICO ELION - NATAL/RN

  • Louvação ao Mestre Cascudo


    Chico Elion


    Faço nesta louvação

    Ao Pai, ao Filho e sua geração

    Minha Homenagem

    Em forma de Bambelôzambão.

    Guarde na sua bagagem

    “Moinho D’Água”, sua canção

    Ouça “Prece ao Vento”

    Se embalando em sua rede

    Mate a sede

    Saudade... Lamento...

    Receba cafuné, de flor Daliana

    E rosa Dáhlia

    Acenda mais um “havana”

    E no transcendental

    Beba no pensamento

    Das madrugadas o orvalho matinal

    De sua Cidade – Natal

    Em prece de amizade

    Rogo ao Menino Jesus

    Milhões, bilhões de Felicidades

    Oh! Mestre de tanta luz

    Cidade de Potengiversar e Cascudo

    Monumento, Símbolo e Escudo.


    Natal, 16 de junho de 2000.
    and facebook

quinta-feira, 5 de julho de 2012

CONSELHO ESCOLAR: FATO OU FALÁCIA?

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Republico matéria da Gazeta do Sul, 05/10/2011
A gestão  democrática na escola pública é um princípio constitucional, preconizado no artigo 206, inciso VI, e também na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), lei número 9.394/ 96, no artigo terceiro, inciso VIII.  Entende-se a gestão democrática como a existência, na escola, do Conselho Escolar, representado por cinco segmentos: direção, professores, alunos, pais e funcionários. O Conselho Escolar é a autoridade máxima com a função de construir e aprovar a proposta pedagógica da escola e o seu regimento.
Entretanto, a autonomia, tão propalada pelo MEC, sofre, neste momento, um baque e um atropelamento, quando o Conselho Nacional de Educação, por meio da resolução número 7, de 2010, impõe às escolas a aprovação automática, chamada de “bloco pedagógico” ou “ciclo sequencial”, não reprovando o aluno até o terceiro ano do ensino fundamental. Consideramos isso uma incoerência e um atestado de incompetência da escola. Destacamos que a proposta de alfabetização do Geempa alfabetiza todas as crianças no máximo em seis meses. O que estão fazendo com a educação?
Esta política educacional tem provocado descontentamento entre os trabalhadores em educação que, na grande maioria, são contrários ao “bloco pedagógico”. Lembramos a renomada alfabetizadora Esther Grossi, ao afirma ser o prolongamento da alfabetização até o terceiro ano uma infelicidade cruel. Grossi enfatiza que o problema não é ser reprovado ao final do ano, mas sim o não aprender durante esse período.
Salientamos que a LDB não foi alterada e continua conferindo autonomia às escolas quanto à forma de organização da educação básica nos termos do caput do artigo 23. Portanto, a LDB foi desconsiderada e atropelada.
Entendemos que este é um tema para os conselhos escolares de cada instituição decidirem se desejam ou não verem seus filhos serem aprovados sem terem adquirido conhecimento. Nas escolas privadas isso não acontece. Por que na escola pública não há nenhuma exigência de alfabetizar no primeiro ano? Perguntamos: não é agora que os conselhos escolares precisam mostrar seu poder de decidir sobre o que é melhor para os seus alunos? Ou a gestão democrática da escola pública está só na Constituição Federal e na LDB?