domingo, 15 de setembro de 2013
sexta-feira, 13 de setembro de 2013
POETA/ATLETA ED SANTOS PARTICIPA DOS JOGOS DO SESI 2013
O Poeta/Atleta Ed Santos participou na categoria + 30, salto
a distancia - 200 metros livres e, conquistou o 2º lugar.
O evento aconteceu no dia 08/09 na pista do CAIC ESPORTIVO
do bairro de Lagoa Nova em Natal/RN.
O Atleta, também é Campeão Internacional, com título
conquistado em 2010 nos jogos Sul Americanos de Atletismo Master, ocorrido na Cidade
de Santiago/ Chile.
Ed Santos, ficou deveras satisfeito com sua colocação, já que a mesma o capacita e o incentiva a participar da próxima competição, nos jogos regionais do SESI, que o atleta participará. O mesmo compõe a equipe de atletismo do SESI/RN.
Ed Santos, ficou deveras satisfeito com sua colocação, já que a mesma o capacita e o incentiva a participar da próxima competição, nos jogos regionais do SESI, que o atleta participará. O mesmo compõe a equipe de atletismo do SESI/RN.
Ed Santos – O Poeta /Atleta é funcionário da CAERN e também
Cordelista e Diretor Financeiro da SPVA/RN.
MEC DARÁ BOLSA PARA ALUNO DO ENSINO MÉDIO ESTUDAR EXATAS E BIOLÓGICAS
republico na íntegra
O ministro da Educação, Aloizio
Mercadante, anunciou nesta terça-feira (10/09) um programa para incentivar
estudantes do ensino médio a seguirem carreira nas áreas de exatas e
biológicas. Batizado com o nome “Quero ser cientista, quero ser
professor”, o programa vai dar bolsa de R$ 150 aos alunos de escola
pública que demonstrem interesse nas áreas e que participem de uma
jornada de trabalho e pesquisa, nos moldes da iniciação científica.
O professor do ensino médio também deve
receber uma bolsa para supervisionar o aluno no programa, que terá ainda
a participação de professores universitários como tutores.
Em nota, o ministério da Educação
afirmou que o ministro pretende, com a iniciativa, “despertar o
interesse que já existe em alguns estudantes, que têm excelentes
desempenhos. Se você não estimular, se ele não tiver motivação, ele pode
depois perder esse interesse. O Brasil precisa de mais profissionais
nessas áreas”.
O anúncio do ministro foi feito na
abertura do 2º Congresso do Movimento Todos pela Educação, que teve
início nesta terça em Brasília. Mercadante afirmou que 30 mil alunos
devem ser beneficiados na primeira etapa do programa. Em sua fala,
segundo o MEC, o ministro explicou que a demanda por vagas em cursos
nessas áreas é “muito baixa, em torno de 3% de matrículas apenas” e que,
enquanto tem crescido para engenharia, ela segue igual para matemática,
física e química.
(G1, 10/09/13)
Segundo o Ministério da Educação, ainda
não há detalhes específicos sobre o “Quero ser cientista, quero ser
professor”, como a partir de que ano do ensino médio os estudantes
poderão participar. O objetivo é estimular que mais jovens cursem a
licenciatura em física, química, matemática e biologia, áreas
consideradas pelo governo como prioritárias nos investimentos
educacionais.
O MEC afirmou que a portaria que
especificará as regras da primeira edição do programa deve ser publicada
no “Diário Oficial da União” até a próxima semana. Então, o programa
abrirá um prazo para que os governos estaduais e municipais que ofereçam
vagas no ensino médio se inscrevam para participar do programa.
“Temos de fazer bolsa de assistência”,
defendeu o ministro, afirmando que muitos dos alunos de escolas públicas
são pobres e precisam de tutoria e acompanhamento pedagógico. “O topo
da escola pública é de excelente qualidade e concorre com o setor
privado”, disse ele.
Além de incentivo financeiro, o governo
também pretende preparar materiais didáticos que estimulem o interesse
dos alunos por matemática, física, química, biologia e astronomia.
Chamado de Aventuras na Ciência, o material, segundo o MEC, será
produzido por cientistas brasileiros.
fonte:educação pública eu apoio -CNTE/CUT
CONQUISTAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
republico na íntegra
O Fórum Nacional de Educação (FNE) já havia se manifestado em relação à destinação destes recursos à educação (Confira a nota). Essa aprovação pelo poder legislativo colabora com a efetivação da Meta 20, do Plano Nacional de Educação (PNE). Em 2010, data da I Conferência Nacional de Educação (Conae), quase quatro milhões de pessoas aprovaram a proposta de ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo o patamar de 10% do PIB para garantir a execução das metas do Plano Nacional de Educação.
A Conae 2010 também deliberou, além da destinação dos recursos dos royalties para a educação, como outra nova e importante fonte de recursos para a área educacional, os valores financeiros que compõem o Fundo Social advindos da exploração da camada pré-sal devem ter uma destinação na ordem de 50% de suas receitas para a educação.
Recursos aprovados
Em relação ao Fundo Social do Pré-Sal, ficou estabelecido que 50% do total dos recursos serão destinados à educação e saúde, na mesma proporção dos recursos dos royalties (75% e 25%). A ideia é que, em um horizonte de tempo mais largo, de cerca de 15 anos, os rendimentos obtidos pelo fundo sejam suficientes para cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) - de destinar 10% do Produto Interno Bruto para educação - e da saúde.
Com a aprovação do projeto, a educação e a saúde poderão ter um adicional de R$ 261,4 bilhões até 2022. A estimativa consta do relatório da Consultoria de Recursos Minerais, Hídricos e Energéticos da Câmara dos Deputados. O documento foi publicado em julho, antes da aprovação do projeto. A assessoria técnica do deputado André Figueiredo (PDT-CE), que é autor do substitutivo aprovado, confirmou que o valor está mantido e que as mudanças feitas não alteram o montante que vai ser destinado a saúde e educação.
PNE
A II Conferência Nacional de Educação (Conae) se aproxima, está marcada para fevereiro do próximo ano e tem como tema "O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração". Porém, o PLC 103/2012 (Plano Nacional de Educação) ainda não foi aprovado pelo Congresso Nacional. A tramitação persiste há três anos. (Confira a nota em que o FNE se manifesta em relação ao PNE no Congresso).
Leia mais
Plenário aprova destaque e conclui votação de projeto dos royalties
O Fórum Nacional de Educação (FNE) já havia se manifestado em relação à destinação destes recursos à educação (Confira a nota). Essa aprovação pelo poder legislativo colabora com a efetivação da Meta 20, do Plano Nacional de Educação (PNE). Em 2010, data da I Conferência Nacional de Educação (Conae), quase quatro milhões de pessoas aprovaram a proposta de ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo o patamar de 10% do PIB para garantir a execução das metas do Plano Nacional de Educação.
A Conae 2010 também deliberou, além da destinação dos recursos dos royalties para a educação, como outra nova e importante fonte de recursos para a área educacional, os valores financeiros que compõem o Fundo Social advindos da exploração da camada pré-sal devem ter uma destinação na ordem de 50% de suas receitas para a educação.
Recursos aprovados
Em relação ao Fundo Social do Pré-Sal, ficou estabelecido que 50% do total dos recursos serão destinados à educação e saúde, na mesma proporção dos recursos dos royalties (75% e 25%). A ideia é que, em um horizonte de tempo mais largo, de cerca de 15 anos, os rendimentos obtidos pelo fundo sejam suficientes para cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) - de destinar 10% do Produto Interno Bruto para educação - e da saúde.
Com a aprovação do projeto, a educação e a saúde poderão ter um adicional de R$ 261,4 bilhões até 2022. A estimativa consta do relatório da Consultoria de Recursos Minerais, Hídricos e Energéticos da Câmara dos Deputados. O documento foi publicado em julho, antes da aprovação do projeto. A assessoria técnica do deputado André Figueiredo (PDT-CE), que é autor do substitutivo aprovado, confirmou que o valor está mantido e que as mudanças feitas não alteram o montante que vai ser destinado a saúde e educação.
PNE
A II Conferência Nacional de Educação (Conae) se aproxima, está marcada para fevereiro do próximo ano e tem como tema "O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração". Porém, o PLC 103/2012 (Plano Nacional de Educação) ainda não foi aprovado pelo Congresso Nacional. A tramitação persiste há três anos. (Confira a nota em que o FNE se manifesta em relação ao PNE no Congresso).
Leia mais
Plenário aprova destaque e conclui votação de projeto dos royalties
Ascom FNE com informações da Agência Brasil
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
REVISITANDO O PASSADO
A mina e composta por 3 vilas - a 1ª era conhecida como a vila velha, a 2ª como vila do meio e, a ultima a vila nova. Eu morava na vila velha.
Nasci na pacata cidade de Cerro
Corá, Estado do Rio Grande do Norte, porém não tive o privilégio de participar do cotidiano da bela Cerro Corá, meu berço de nascimento, meus pais saíram de lá eu
tinha apenas nove meses de vida e fomos residir na Mina Brejuí, onde
aprendi a dar meus primeiros passos e minha primeira fala bem como minhas
primeiras letras.
Mina Brejuí
engenhos onde era processada a shelita
Igreja de Santa Tereza na Mina Brejuí
PASSEANDO EM CURRAIS NOVOS E MINA BREJUÍ/RN
Feito um passarinho que sai do ninho, viaja o universo e detém-se onde se sente bem. Essa a sensação que tive
quando me deleitei na revisitação a Currais Novos- Mina Brejuí, palco da minha
infância e adolescência vivenciada nos idos 1959/1980.
Cursei o meu primário no Grupo
Escolar Manoel Salustino.
engenhos onde era processada a shelita
Igreja de Santa Tereza na Mina Brejuí
SEMINÁRIO GEO-HISTÓRICO DO RN
SEMINÁRIO E OFICINA GEO-HISTÓRICO DO RN.
Contando com as presenças dos
escritores Tarcísio Gurgel, Edilson e José Lacerda.
(A Secretaria de Estado da
Educação e da Cultura por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar –
CODESE promoveu dia (10/09) Seminário cuja
temática era: Geo-Histórico do RN.
O referido Seminário e oficina teve como
objetivo principal mostrar a nova coleção de livros de História e Geografia
especifica do RN e, que serão trabalhados nas escolas da rede pública estadual
de ensino, ou seja, serão utilizados como livro didático dessas disciplinas.
No evento além dos escritores
acima citados, estavam Professores participantes distribuídos nas 16º
Diretorias Regional de Educação – DIRED, e Técnicos Pedagógicos da SEEC.
Apresentação do evento foi feita
pelo Secretário Adjunto da Secretária de Educação, Professor Joaquim Oliveira.
O público presente pode desfrutar
da musicalidade do artista potiguar CARLOS ZENS, que encantou a plateia com seu
diversificados sons e presenteou a todos e todas com uma simpática interação.
Outro instante que mereceu
atenção foi à apresentação de João Redondo, do filho do saudoso Chico Daniel.
As oficinas pedagógicas
ministradas pelas Professoras Paula Eleutério e Rejane Souza somaram ao que
podemos chamar de dia de aprendizagens, assim temos a certeza que os estudantes
da rede estadual de ensino irão aprender a nossa história de forma lúdica e com
um apanhado de aprendizagens significativas.
Profa.Paula Eleutério - ministrante da oficina |
atividade confeccionada pela Profa. Larrubia Tavares
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