quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

ARTIGO DO JORNALISTA PÚBLIO JOSE - NATAL/RN

NO MEIO DO JARDIM


      Públio José – jornalista



                        De acordo com a origem da humanidade narrada na Bíblia, segundo o livro de Gênesis (Gn. 2.15-17), Deus colocou o homem no jardim do Éden para dele tomar conta e usufruir das benesses daí advindas. Está lá escrito: “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. No capítulo 3, versículo 3, também de Gênesis, a localização geográfica da árvore (um item norteador deste artigo), fica bem explícita, conforme diz o texto: “Mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais”. Portanto, a localização da árvore no meio do jardim se constituiria um problema contínuo para o homem, haja vista a proximidade física dela para com ele, em contraposição à proibição.
                        Pelo texto bíblico, manifestando o desejo de Deus, ali tudo era harmonioso, inofensivo, e de livre acesso ao homem. O problema – aliás, o único problema – estava no meio do ambiente. Ao mesmo tempo em que representava a vitória, a conquista definitiva de um destino pleno de paz e prosperidade, o jardim (com a árvore proibida no seu contexto) ensejava também o enfrentamento permanente do homem com a tentação, com a curiosidade, com o desejo inato humano de desvendar o desconhecido, mesmo quando este desejo é operado no terreno da desobediência. Uma realidade, como se vê, a exigir-lhe um alto grau de renúncia, de obediência, de domínio próprio – ao que tudo indica elementos, àquela altura, ainda não amadurecidos no homem. O desfecho dessa história é por demais conhecido, embora, ainda hoje, cheio de distorções, lendas, sofismas e falsas interpretações.
                        O que o texto bíblico assegura é que o fruto da árvore, ao ser consumido, abriria ao homem o conhecimento do bem e do mal. O que, lamentavelmente, terminou acontecendo. Nos dias atuais, também temos nosso jardim, representado por tudo aquilo que recebemos de Deus para cuidar – e usufruir. O casamento, a família, a saúde, os sonhos, o conhecimento, a prosperidade nos negócios, os amigos... Conquistas, enfim, que se concretizam em nossas vidas diariamente sem nem ao menos percebermos e que, na maioria das vezes, pouco valorizamos. Entretanto, no meio de tudo, há sempre a necessidade da prática da renúncia, do exercício de contenção de nossos desejos mais caros (muitos dos quais inconfessáveis), como se, à semelhança do Éden, bem no meio das nossas pretensões, tivéssemos também a nossa árvore proibida sinalizando até onde podemos ir – materializando nossos próprios limites.
                        Desobedecer à orientação de Deus, abrir a cortina do desconhecido, vasculhar espaços antes inacessíveis, constituem atitudes que trouxeram conseqüências extraordinárias na vida do homem. Primeiramente, a responsabilidade de arcar com sua própria sobrevivência. Em segundo lugar, a obrigatoriedade de exercer o livre arbítrio com o conhecimento nítido da existência do bem e do mal, e a consciência de que, na consecução de qualquer iniciativa, estas duas realidades se farão sempre presentes – latentes, acessíveis, praticáveis. O que Deus permitiu ao homem, na essência do episódio, foi a capacidade de conviver no jardim tendo, no seu interior, condições de resistir e refrear a própria sofreguidão quando o que pretende alcançar transpõe o limite do ético, do moral, do legítimo, do recomendável. Resumo: o homem, o jardim, a árvore, o fruto do bem e do mal. Você é livre. Qual a sua escolha?

domingo, 25 de janeiro de 2015

AULA VYGOTSKY

GARANTIDO PAGAMENTO DO SERVIDOR ESTADUAL DO RN



     O governo do estado pagará sexta feira dia 30/01, a todos os servidores estaduais e
o pagamento ocorrerá independente da faixa salarial, o mesmo ocorrendo  com o pagamento para os inativos e pensionistas.
    O governo Robson, também pagará o 1/3 de férias aos servidores ativos.
Informações colhidas junto a Secretaria de Adminstração - SEPLAN.



Mais informações veja: www.janeayresouto.com

REUNIÃO DISCUTE AÇÕES PARA A ESCOLA ESTADUAL MANOEL DANTAS - NATAL/RN


Continuando os diálogos necessários para a retomada das atividades da Escola Estadual Manoel Dantas, o subsecretário de Educação Domingos Sávio de Oliveira realizou, na manhã desta quinta (22), reunião com a presença da coordenadora geral do SINTE-RN (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN), professora Fátima Cardoso, e com os setores pedagógico, administrativo e de patrimônio da SEEC.
A Escola Manoel Dantas, por determinação do Governador Robinson Faria, será reaberta atendendo as reivindicações da comunidade, professores e estudantes do bairro Tirol, em Natal. No último mês de setembro ela havia sido entregue a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, porém, ouvindo a comunidade escolar, o Governo do Estado decidiu que ela continuará atendendo os alunos da Rede Estadual de Ensino.
Para que a escola inicie o ano letivo algumas intervenções serão feitas com o objetivo de melhorar a infraestrutura física e reorganizar a parte administrativa e financeira da escola. Com essas medidas, a Secretaria de Educação quer garantir que ano letivo da instituição inicie junto com as demais escolas da rede, no dia 2 de março.
Coordenando a nova fase, a comunidade escolar indicou Ana Lúcia Trindade para ser a nova diretora do Manoel Dantas. Servidora da Secretaria de Educação, Ana Lúcia trabalha no setor de Inspeção Escolar e foi gestora do Colégio Imaculada Conceição. Nos próximos dias sua nomeação será publicada no Diário Oficial do Estado.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

PIAGET: CONCEITOS DE ASSIMILAÇÃO, ACOMADAÇÃO E EQUILIBRAÇÃO





A acomodação seria a tendência do organismo de ajustar-se a um novo objeto
Conforme Cunha (2002), Piaget considera que o processo de construção do conhecimento inicia-se com o desequilíbrio entre o sujeito e o objeto. Para ele, a origem do conhecimento por parte do sujeito envolve dois processos complementares e por vezes, simultâneos. O primeiro é chamado de Assimilação e o segundo a Acomodação.

Em Mussen (1977), a assimilação é tomada como a capacidade de o sujeito incorporar um novo objeto ou ideia a um esquema, ou seja, às estruturas já construídas ou já consolidadas pela criança. Já a acomodação seria a tendência do organismo de ajustar-se a um novo objeto e assim, alterar os esquemas de ação adquiridos, a fim de se adequar ao novo objeto recém-assimilado.

Para Cunha (2002), após algum tempo, a criança passará a dominar o novo objeto assimilado e acomodado, chegando a um ponto de equilíbrio. Assim, “a criança que atinge esse patamar não é a mesma, pois o seu conhecimento sobre o mundo agora é outro, maior e mais desenvolvido”. (p. 77).

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

SEEC/RN ENTREGA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA NO INTERIOR


Os municípios de Passagem e Brejinho iniciaram 2015 com duas novas bibliotecas, contemplando, respectivamente, as escolas estaduais Antônio de Oliveira Fagundes e Presidente Café Filho. A organização do acervo faz parte das ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (Codese) dentro do Proler, programa que executa ações em prol do livro e da leitura em todo o Estado.
Todos os livros das duas escolas foram atualizados, organizados, e disponibilizados não somente para a escola, mas para toda a comunidade em que instituição está inserida. “Tudo foi entregue para facilitar o uso da equipe dos professores e melhorar a aprendizagem dos estudantes”, declarou o professor Antônio Soares, um dos técnicos responsáveis pela implantação das novas bibliotecas.

Coordenadora dos programas de leitura da SEEC, Erileide Rocha destaca que a entrega de bibliotecas é apenas uma das atividades ligadas ao livro e leitura. “Além de entrega de acervos, estamos desenvolvendo rodas de leituras, formações continuadas em políticas públicas de acesso ao livro e acompanhamento das escolas para um melhor uso do patrimônio literário”.
Reconhecimento 


O trabalho desenvolvido pela Codese conquistou a Medalha do Mérito Deífilo Gurgel. Os servidores Erileide Rocha, Maria Câmara, Délia Barbosa e Antônio Soares, que atuam no Proler, foram os agraciados com a honraria, que ocorreu no mês de dezembro no salão nobre do Teatro Alberto Maranhão. Outro prêmio que a equipe conquistou foi a Comenda Deífilo Gurgel, da Câmara Municipal de Natal, homenageando a escritora Salizete Freire e Antônio Soares.
 
fonte:portaldaeducaçãodorn

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

ESCOLA PROFUNCIONÁRIO: CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO DO RN


Estão abertas as inscrições do Profuncionário, programa que visa a formação dos servidores de escolas públicas, em exercício, proporcionando formação de nível técnico a todos os participantes. No total, serão oferecidas 1.175 vagas nos cursos de secretaria escolar, alimentação escolar e infraestrutura escolar, atendendo treze polos em todo o Estado.
Trabalhadores da educação, que atuam nas escolas, diretorias regionais e secretaria devem realizar as inscrições até o próximo dia 26, somente pela internet, por meio do site do Sistema Gestor de Concurso (SIG) do IFRN. Basta o candidato ter concluído o Ensino Médio para concorrer às vagas. A seleção se baseará na classificação dos candidatos, que farão uma prova objetiva de português e matemática no dia 22 de fevereiro. Só é possível realizar um curso por edição do programa.
Apodi, Caicó, Currais Novos, Natal (EaD), João Câmara, Mossoró, Natal (Zona Norte), Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante e Lajes (Polo UAB) são as cidades que ofertam os cursos. O edital completo de seleção e as vagas disponíveis por campi ou polo do IFRN podem serem acessadas na página de inscrição do Profuncionário.

fonte: portaldaeducaçãodorn
danilobezerra