sexta-feira, 13 de julho de 2012

PAULO COELHO NAS LIVRARIAS EM 25 DE JULHO

fonte: informação recebida por e-mail.

FILHA DO ESCRITOR CIRO JOSÉ TAVARES É APROVADA NO VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE DE BRASILIA - UnB


                     Parabenizamos o casal  Zuleide e Ciro José Tavares, pela alegria da aprovação de sua filha Adele Tavares no Curso de Ciências Biológicas da Universidade de Brasilia - UnB. 
O depoimento emocionado de Dr. Ciro:

   Minha filha, Adele, é motivo de orgulho. No início do ano havia sido aprovada no vestibular do CEUB, na área de ciências biológicas. Não se deu por satisfeita, apesar de ter efetuado sua matrícula. Com o apoio de Zuleide e meu, fechou sua inscrição e decidiu enfrentar os exames da UnB. Agora de tarde saiu o resultado e lá está a figura, aprovada em ciências biológicas. E chega na minha alma aquela grande vontade de chorar.
 
                        Ciro José.

UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES/RN - PREPARATIVOS DO 5º EPE

transcrevo na íntegra matéria do blog da escritora Lúcia Helena - www.versosediversos.blogspot.com.

REUNIÃO DA UBE-RN TEVE EXCELENTES RESULTADOS E BOAS PROPOSTAS PARA O V EPE.

 MANOEL MARQUES FILHO, ANNA MAR IA  CASCUDO BARRETO E EDUARDO ANTONIO GOSSON (PRESIDENTE).
 OS NOVOS SÓCIOS DA UBE-RN: FLAUZINEIDE MOURA MACHADO, JANILSON DIAS DE OLIVEIRA E GERALDA EFIGÊNIA MACEDO MUITO BEM RECEBIDOS PELO PLENÁRIO. AO FINAL DA REUNIÃO, CADA UM FEZ O SEU AGRADECIMENTO EM BREVES  PALAVRAS.
 EDUARDO GOSSON, ORMUZ BARBALHO SIMONETTI -QUE LEVOU A BONECA DO SEU PRÓXIMO LIVRO "A PRAIA DE PIPA DOS MEUS AVÓS", COM ILUSTRAÇÕES E FOTOS FANTÁSTICAS, ALÉM DA CAPA MARAVILHOSA. E O SECRETÁRIO DA UBE - MANOEL MARQUES FILHO.
 CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES, JANILSON DIAS DE OLIVEIRA, LÚCIA HELENA PEREIRA, GERALDA EFIGÊNIA DE MACEDO, EDUARDO ANTONIO GOSSON, MANOEL MARQUES FILHO, ANNA MARIA CASCUDO BARRETO - QUE REFORÇOU O CONVITE PARA O LANÇAMENTO DO GRANDE LIVRO: "TEOTÔNIO FREIRE - FRAGMENTOS DE UM LEGADO", PARA 25-07, ÀS 17 HORAS, NO ÁTRIO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RN. E, FINALMENTE, SENTADA, A CONFREIRA MARIA RIZOLETE FERNANDES.
FLAUZINEIDE, EFIGÊNIA, JANILSON, CARLOS GOMES, RIZOLETE E EDUARDO 
 FLAUZINEIDE, CARLOS GOMES, JANILSON E RIZOLETE
FLAUZINEIDE, CARLOS, JANILSON, LÚCIA HELENA, EFIGÊNIA, EDUARDO, MANOEL MARQUES, ANNA MARIA E RIZOLETE. 

Ordem do Dia:
 1. Leitura da Ata anterior
 2. Aprovação de novos sócios 
 3. Avaliação das atividades do 1º Semestre
 4. V Encontro Potiguar de Escritores - V EPE
 5. Vinda do poeta Felix Contreras (poeta cubano).

quarta-feira, 11 de julho de 2012

BREVE BIOGRAFIA DO POETA REPENTISTA MANOEL MACEDO XAVIER - IN MEMORIA

MACEDO E O NORDESTE - marcou época na poesia popular do RN. O seu nome ombreava-se aos de maior préstigio; Hercilio Pinheiro, Josué da Cruz, Francisco Batista, Inácio Leite, Manoel Calixto, Domingos Cardoso e seu filho José Cardoso, os irmãos Batista: Dimas, Lourival e Otacilio, José Milanez, Daniel Ribeiro, Alipío Tavares, Canelinha, José Alves Sobrinho, Chagas Ramalho, etc.
Manoel Macedo, nasceu em São Tomé, municipio da Ribeira do Potengi, em 1920. Naceu poeta, mas so desenvolveu as suas aptidões a partir dos 12 anos de idade. Aos 20 anos, andarilhava pelos sertões, como verdadeiro beduíno das caatingas, levando cultura popular ao povo do interior, em forma de rima.
A Associação Estadual de Poetas Populares - AEPP/RN, outorgou-lhe os de diplomas de:

POETA HONORIS CAUSA E CAVALHEIRO MAIOR DA ORDEM DOS MENESTRÉIS.

O poeta já não está mais entre nós. Voltou a casa do pai.

DISSE MACEDO, em uma de suas glosas.


FUI CANTADOR VIOLEIRO
NÃS TERRAS DO MEU SERTÃO
MAS DEIXEI A PROFISSÃO
EM GOIÁS FUI ASSOGUEIRO
EU TRABALHO O DIA INTEIRO
COM MINHA FACA AMOLADA
MAS DA PROFISSÃO PASSADA
UMA COISA ME CONSOLA
AINDA TENHO A VIOLA
COMO RELIQUIA SAGRADA.

O REPENTISTA E A VIOLA - A VOZ POÉTICA DE MANOEL MACEDO XAVIER - IN MEMORIAN




Canto por que me consola
É melhor do que chorar...
Meu poema eu vou cantar
O repentista e a viola
Trabalho da minha escola
Oferto aos meus prediletos
Familiares diletos,
A todos mil maravilhas,
Esposa, filhos e filhas,
Genros e noras, meus netos e bisnetos.

Sou um gênio cantador
No improviso das rimas,
Sei cantar matérias primas,
Do Nordeste sofredor,
Cantei o riso e a dor
Do povo do Cariri
Do Seridó, ao Potengi
Em versos eu disse rimando:
Eu ei de viver cantando
Já que chorando eu nasci.

Canto forçando a garganta
Na viola acompanhando,
Eu sei cantar, encantando
A vida de quem não canta
Quem canta, o seu mal espanta.
É um provérbio sagrado
Cantei muito no passado
No presente, às vezes, canto
Porém já me vejo um tanto
Velho, doente e cansado

Já estou sentido o temor:
Cantar instantaneamente
Por que no tempo presente
Estou sendo a caixa da dor
Viver assim é horror...
Em vez de trazer castigo
Já estou sentindo perigo:
Dor no meu corpo não falta
Enxaqueca e pressão alta
Estão acabando comigo.



A minha alimentação
Tem que ser bem natural:
Comida com pouco sal
Porque sofre hipertensão
Pra não subir a pressão
Duro regime convém
O milagre pra mim vem
Curai a vida gemida
De quem saúde não tem.

Estou como a ave sem ninho
A procura de agasalho
Estou como a flor sem orvalho
Rolando em sujo caminho
Um jardineiro sozinho
Sem ter da rosa o odor
Só o pinho gemedor
Seus acordes me distrai
Sou órfão de mãe e pai
Sentindo tristeza e dor.

No Rio Grande do Norte
Morreu  papai e mamãe
Do meu coração não sai
Esta dor tirana e forte
Quem protegeu minha sorte
Jesus tenha piedade
Eu sofro essa orfandade,
Se ninguém não me consola
Deixe eu cantar na viola
Amor, tristeza e saudade.

Cantei a grande beleza
Dos raios dos horizontes
Bebi água em muitas fontes
Desta grande natureza
Hoje eu vivo na tristeza
Como pássaro na gaiola
Se canto ao som da viola
Já fui consolo de tristeza
Tristeza não me consola.

Mas não condeno a escola
Do cantador violeiro
No Nordeste brasileiro
Ser cantador me consola
Cantando ao som da viola
Ganhei o pão com dureza
Quando não dava a despesa,
Minha viola gemia...
Parecendo que sentia
A dor de minha tristeza.

Me criei gozando os climas
Dos chapadões nordestinos
Mas cantar foi meu destino
Com os campeões das rimas
Lourival Batista e Dimas
E Otacilio seu irmão
Zé Milanez e Azulão
Patrícios  e conterranêos,
Foram os meus contemporâneos
Nas cantigas do sertão.


Meu nome é Manoel Macedo,
Rio Grande é minha terra
Nasci no pé de uma serra
Não sei o que diabo é medo
Sou firme, igual a um rochedo,
Abaixo do firmamento,
Não sou veloz como o vento
Nas correntes magnéticas
Mas tenho imagens poéticas
Dentro do meu pensamento.

Eu moro no Centro Oeste
Na capital de Goiás.
Recordando os coqueirais
Da região do Nordeste
Sertão, litoral, agreste,
Com as margens do Potengi
No Nordeste onde eu nasci
O potiguar canta glória
Das bravuras da história
Do bravo índio Poti.

Programas - Formação pela Escola

Funcionamento

Como os municípios participam do Formação pela Escola?
Para participar do programa, os municípios deverão solicitar atendimento ao MEC/FNDE por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação – SIMEC. Após a aprovação das ações, devem assinar o Termo de Compromisso ao Programa Formação pela Escola, conforme Resolução normativa.

As instruções necessárias ao preenchimento do pleito do Formação pela Escola no PAR estão disponíveis em Orientações para adesão ao Programa  ano 2011 no Portal do FNDE, em http://www.fnde.gov.br/formacaopelaescola/consultas.

O MEC/FNDE analisará as solicitações de atendimento e, se aprovadas, terão sua demanda consolidada e atendida via assistência técnica em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação.
Formação das equipes 
O primeiro passo para a implantação do programa é a organização das equipes gestoras nos estados e no Distrito Federal e a formação de uma Rede de Tutoria composta por multiplicadores/formadores e tutores regionais ou municipais.

Após a adesão ao Programa no PAR e a aprovação das solicitações, os municípios deverão procurar a coordenação estadual do Formação pela Escola para obter informações sobre o cronograma da formação dos tutores e dos cursos a serem ofertados no ano. 

As Secretarias municipais deverão encaminhar à Coordenação Estadual os currículos para seleção dos Tutores, que serão capacitados no curso de Tutoria e Competências Básicas para compor a rede de tutoria do Programa de acordo com o perfil desejado. Lembrando que  a formação do tutor selecionado requer o compromisso do município de mantê-lo por (dois) 2 anos, e, caso haja necessidade de troca, o município deverá se responsabilizar pela a formação de um novo tutor.  

Os multiplicadores/formadores são servidores que atuam na educação básica pública, selecionados de acordo com seu conhecimento da modalidade de ensino a distância e dos programas e ações financiados pelo FNDE. A função dos multiplicadores/formadores é apoiar a coordenação nacional do Formação pela Escola na formação dos tutores e acompanhar suas atividades de formação de turmas de cursistas, no município.                                                                         
Os tutores são servidores que atuam com educação básica pública nos estados, Distrito Federal e municípios e apóiam os cursistas nos diferentes cursos do Formação pela Escola.

O objeto de estudo do Formação pela Escola são as ações e os programas do FNDE desenvolvidos nos estados e municípios pelas secretarias de educação e escolas da rede pública de ensino. Portanto, o programa conta com a participação e colaboração de servidores do FNDE e das secretarias estaduais e municipais de educação. Esses profissionais são orientadores especialistas do Formação pela Escola que atuam nos programas e ações do FNDE, assistem e apóiam  com orientações técnicas e pedagógicas as coordenações nacional, distrital e estadual na gestão do programa e na formação dos tutores.
Cursos
O Formação pela Escola é organizado em cursos modulares de 40 horas cada, assim distribuídos: 
- Curso de Tutoria – para a formação de tutores 
- Curso de Competências Básicas 

O Curso de Competências Básicas apresenta orientações introdutórias para o conhecimento das políticas públicas educacionais, por isso, considera-se importante o cursista participar também deste curso para entender melhor os demais do PDDE, PTE, PLi, Pnae, Fundeb, Controle Social e outros. O curso agrega informações relativas às políticas públicas na área social, particularmente no campo da educação, suas formas de financiamento e de controle social. Aborda, ainda, o apoio do FNDE a políticas públicas voltadas para a educação básica.

São estes os demais cursos modulares oferecidos atualmente:  

- Programa Dinheiro Direto na Escola
- Programa de Transporte do Escolar
- Programas do Livro
- Programa Nacional de Alimentação Escolar
- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb 
- Prestação de Contas 
- Controle Social para uma Gestão Cidadã e
- Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação - SIOPE

Os participantes podem escolher um ou mais cursos, de acordo com seu interesse e a oferta de cursos e vagas em seu município. Com a temática “o FNDE e o apoio às políticas públicas para a educação básica”, o curso de competências básicas é indispensável na formação dos agentes da rede de tutoria do Programa. Embora não seja pré-requisito para os cursistas fazerem os outros diferentes cursos, é bastante recomendável que ele seja cursado antes dos demais.

Cada curso de 40 horas é realizado em duas fases: presencial, com 8 horas de duração, e a distância, com 32 horas, num período mínimo de 30 dias e no máximo de 45 dias. Os encontros presenciais obedecem ao cronograma definido pela Tutoria, desde que a conclusão do curso não exceda o prazo de 60 dias. É conveniente ressaltar que o Curso de Tutoria para a formação dos tutores tem um tratamento diferenciado, pois tem fase presencial com 32 horas de duração e fase a distância com 8 horas.
Inscrições
Os interessados em participar dos cursos deverão participar das reuniões de apresentação do Programa realizadas no município, pela Coordenação Estadual ou pelo tutor do Programa e poderão preencher a ficha de pré-inscrição (disponível nesta página, em consultas) ou anexas aos folders distribuídos Tutor. As fichas de pré matrícula devem ser entregues ao tutor do Formação no município, que é o responsável pelo cadastramento e matrícula no SIFE – Sistema de Informação do Programa Formação pela Escola. Após a efetivação da matrícula no SIFE, os cursistas serão exportados para a plataforma Moodle e receberão login e senha de acesso ao curso de acordo com o cronograma apresentado pelo Tutor. 

Os cursos do  Formação pela Escola funcionam em períodos bimestrais durante todo o ano:

1º período – janeiro e fevereiro;
2º período – março  e abril;
3º período – maio e junho;
4º período – julho e agosto;
5º período – setembro e outubro;
6º período – novembro e dezembro;

As pré-inscrições poderão ser realizadas de acordo com o cronograma apresentado pela coordenação estadual e a rede de tutoria regional ou municipal. Cada turma terá até 40 alunos. Os inscritos que tiverem a matrícula confirmada devem comparecer ao encontro presencial em data a ser confirmada pelo tutor regional ou municipal. Não havendo disponibilidade de vagas para todos os pré-inscritos, terão prioridade aqueles que já participam da execução e do controle social de programas do FNDE.

A formação  inicial  de novos tutores dos municípios estão previstos para realização no segundo bimestre de 2011 e os demais cursos  modulares estão previstos para início a partir de janeiro de 2011, de acordo com o planejamento das Coordenações Estaduais do Programa e com o plano de execução de cada tutor.

Para informações sobre a formação de tutores, a Secretaria Municipal de Educação deverá contatar a Coordenação Estadual do programa Formação pela Escola, na Secretaria Estadual de Educação. E para o início dos cursos, o cursista deverá entrar em contato com o tutor do Formação pela Escola em seu município.

Os endereços das Coordenações estaduais do Programa estão no portal do FNDE – htt://WWW.fnde.gov.br no link Formação pela Escola / Consultas.
Material didático
Os cursos contam com material didático em versão on-line, disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle). Os textos dos cursos são de linguagem simples e acessível, podendo ser impressos pelo cursista.  Esse material é composto  por caderno de estudo, caderno de atividades e vídeos que auxiliarão o cursista e o tutor na condução das atividades pedagógicas, também disponíveis no Portal http://www.fnde.gov.br/, no link Formação pela Escola / Consultas.
Avaliação
A avaliação dos cursistas é feita de duas formas: auto-avaliação e avaliação realizada pelo tutor. Ao término do curso, é entregue o certificado de conclusão ao cursista que alcançar aproveitamento em todos os itens do processo de avaliação do Sistema de Informação do Formação pela Escola (SIFEWEB).
Monitoramento

O FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação , disponibiliza a formação continuada a distância em suas ações – PDDE, Pli, PTE, Pnae, Fundeb  e outros, com o objetivo de fazer chegar de maneira rápida e eficiente a informação a todos os gestores  municipais e escolares, técnicos e profissionais de educação, conselheiros educacionais,  legisladores e comunidade, sobre a execução e o controle social da aplicação dos recursos destinados à educação.

Um mecanismo de acompanhamento  da execução desses recursos é o monitoramento  que  poderá ser feito por todos os envolvidos no Programa Formação pela Escola ao finalizar cada curso, acessando o link de Monitoramento e respondendo as questões dispostas . Este monitoramento é essencial para a qualificação do programa em sua execução e fundamental para os procedimentos de planejamento ,  aplicação e controle social dos recursos financeiros disponibilizados para a educação do país. Acesse e avalie.
fonte: SITE DO FNDE
PARA PARTICIPAR DE ALGUM CURSO
FONE: 8717/6233 - e-mail:ghefigenia@yahoo.com.br

PAULO FREIRE: O MESTRE QUE ENSINOU O OPRIMIDO A LER!

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE

foto: uni-vos.com



Paulo Reglus Neves Freire ou simplesmente Paulo Freire. Pernambucano, nascido no dia 19 de setembro de  1921 foi um incansavel lutador contra o elitismo, teve uma defesa grande pela dignidade da escola pública, e sua tese era: começar pela base.
Compartilhou ideias que a educação deveria ser integral, popular, cidadã, relacionada com a cultura e com o meio ambiente.
Paulo Freire tem estátua em Estocolmo, Doutor Honoris Causa em 28 Universidades mundo afora. Foi também indicado ao comitê que outorga anualmente, na Noruega, o Prêmio Nobel da Paz.
Autor de mais de 40 livros traduzidos para 28 idiomas.
Criador do método e da filosofia pedagogica que revolucionou o sistema de alfabetização em dezenas de países.
Aprendeu a ler, rabiscando com gravetos no chão de terra do quintal de sua casa, palavras que faziam parte do seu cotidiano e que não eram descoladas de suas experiências.
Paulo Freire é o pensador brasileiro mais festejado no exterior.
ELE É SIMPLESMENTE, O MAIOR PENSADOR DO BRASIL!