quarta-feira, 10 de outubro de 2012

GRUPO PONTE LITERÁRIA REALIZA SOBRE ESTUDOS BARROCOS

O Grupo de Pesquisa Ponte Literária Hispano-Brasileira (GPPLHP), vinculado ao Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza o VIII Colóquio de Estudos Barrocos e o II Seminário Internacional de Arte e Literatura Barrocas no período de 12 a 14 de novembro.

Os interessados podem participar como ouvintes ou apresentadores de trabalho. As inscrições devem ser realizadas na página do Colóquio na internet: www.cchla.ufrn.br/barroco2012/inscri.html.

O prazo para submissão do resumo dos trabalhos vai até o dia 28 de outubro, enquanto os ouvintes podem se inscrever até o dia 7 de novembro.

O tema geral desta edição será “Barroco: cultura da crise na modernidade”. O objetivo principal do evento é promover o diálogo entre pesquisadores que transitam entre a produção barroca e o pensamento contemporâneo.

A programação do evento conta com conferências e apresentação dos trabalhos aprovados no processo seletivo, além do lançamento de livros e uma programação cultural com apresentações musicais, teatrais e a exposição artística “Barroco Transversal”.

Entre os conferencistas e especialistas convidados, estão professores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade de São Paulo (USP), Universidad de Extremadura da Espanha e Universidade de Coimbra de Portugal.

O evento conta com o apoio das Pró-Reitorias de Extensão, Pós-Graduação e Pesquisa e da Escola de Música da UFRN. Mais informações na página do Colóquio: www.cchla.ufrn.br/barroco2012/home.html.
fonte: agecom/ufrn

domingo, 7 de outubro de 2012

A GENESE DO VOTO NO BRASIL



Era o ano de 1500, quando Pedro Álvares Cabral chegou aqui no Brasil, e a história dessa terra começou a mudar. Eram os índios os donos desta terra, e tinham lá suas leis, não tinham um Estado sistematizado de fato, mas existiam códigos de normas dentro da sociedade indígena brasileira.
No entanto a história indígena mudou, e mudou muito, com a chegada dos portugueses ao Brasil, não quero aqui voltar a narrar à história do Brasil, o inicio nem tão pouco a pretensão de dar um olhar etnológico desta história. Pretendo sim, divagar um pouco sobre a história do voto no Brasil, já que hoje estamos vivendo um dia histórico, um dia de escolha de representantes de uma sociedade que é Estado, que tem em sua organização a ênfase no Estado, coisa que não existia nas sociedades primitivas.
A história do voto no Brasil começou 32 anos após Pedro Álvares Cabral ter desembarcado no nosso País. Mais precisamente, no dia 23 de janeiro de 1532 , nesse dia os moradores da primeira vila fundada na colônia portuguesa - São Vicente, em São Paulo - foram às urnas para eleger o Conselho Municipal.
A votação não foi de forma direta, não foi ai ainda, que se viu uma eleição democrática, a população dessa época, elegeu alguns representantes, creio que foram somente seis representantes e que, mesmo assim depois da escolha desses seis, ainda tiveram que escolher os oficiais do conselho. Foi assim, que tudo começou. Como norma já do então Estado, havia obstáculos, não era permitido à presença de pessoas que pudessem fazer boca de urna e nem tão pouco as autoridades da época, para que os eleitores não se sentissem intimidados.
As orientações para o pleito eram da legislação de Portugal o que, viria a ser conhecido pelo  "Livro das Ordenações",cuja elaboração fora feita no ano de 1603.
O tempo foi passando e as formas políticas foram mudando. Muitas águas foram rolando e hoje estamos mais uma vez elegendo nossos representantes no âmbito municipal, que vença a democracia, a estrela máxima de poder do Estado Brasileiro. Que vença a vontade soberana do voto livre, que o povo saiba escolher e que a nossa democracia seja fortalecida.
Hoje, portanto no Brasil é um dia histórico é o dia da festa da democracia.
Cada povo em seu município escolhendo seus representantes – o gestor e o legislador da sua cidade. Viva a democracia brasileira!

Aldaefi
*texto baseado em leituras feitas sobre a história do Brasil.
nos livros de histórias do ensino médio.
Gilberto Cotrin.

SOBRE O PCCR DOS SERVIDORES - A PALAVRA DE JANEAYRE SOUTO

 Publico na íntegra, artigo da Servidora Pública, Janeayre Souto - dirigente da CUT/RN, militante do movimento sindical do RN. A mesma aqui está historiando fatos e explicando sobre a sua ação do PCCR dos Servidores e agressão sofrida na última assembleia do Sindicato a que pertence.
Devo dizer que funcionário público, o que chamam de funcionário de escola na verdade é trabalhador em educação. E de acordo com o pensar de João Molevard até o porteiro é trabalhador em educação. Janeayre Souto, não é professora!

Artigo

Uma categoria desprivilegiada pelo sindicato

megafone 5678
“Os lírios não nascem das leis” 
                – Carlos Drummond

Indignação! Esse é o sentimento que toma conta hoje dos mais de 13.000 funcionários da educação estadual do nosso Rio Grande do Norte.
No início do mês de março do corrente ano, publiquei nesse site a seguinte matéria “Cansei de Esperar. Não tenho tempo há perder!”, para ler é só clicar no link http://janeayresouto.com.br/2012/?p=1931.
Nessa matéria relato o porquê que eu decidi procurar um advogado particular para entrar com a minha ação buscando os 70% do PCCR no meu contracheque. Dando entradada na justiça na minha ação no dia 04 de abril. Veja o link http://esaj.tjrn.jus.br/cposg/pcpoResultadoConsProcesso2Grau.jsp?tpClasse=J&nuProcesso=20120044047&CDP=010005AC30000&cbPesquisa=NMPARTE&popup=false&Ordenacao=AJBCDEFGHIKQS, e leia todo o meu processo.
Entrei de forma particular e não me arrependo até por que em 03 de julho de 2011, em plena greve do magistério aprovei em uma assembleia e, diga-se de passagem, uma assembleia com mais de 1.200 trabalhadores em educação, na EE Winston Churchil, que a direção do SINTE deveria requerer judicialmente: A implementação total da LC 432/10, PCCR dos servidores; 1/3 de extra regência e a 25ᵃ hora para o magistério estadual, é bom relembrarmos que essas três proposições foram aprovadas sem nenhum voto contrario ou abstenção.
A direção do sindicato tem que explicar por que somente após eu entrar com a minha ação judicial solicitando judicialmente a implantação da LC 432/10, foi que eles deram entrada na ação, acesse o link e leia http://esaj.tjrn.jus.br/cpo/pg/show.do?localPesquisa.cdLocal=1&processo.codigo=010011DIC0000&processo.foro=1.  Ao ler você irá verificar que somente em 26 de abril de 2012, é que essa ação foi ajuizada. Agora uma pergunta: Alguém dá noticias da ação o do sindicato sobre 1/3 de extra regência? E a da 25ᵃ hora?. Por que o site do SINTE não informa nada sobre essas 03 ações? O que se esconde por trás dessa não informação.
Os companheiros da JUCERN, o pensionista da Fundação José Augusto, quase 50 funcionários da Secretaria Estadual de Tributação e as pessoas que fazem parte do meu processo tiveram implantados no seu contracheque os 70% que faltam para a complementação do PCCR implantados no seu contracheque, todas as implantações retroativas a data da publicação do acórdão de cada processo.
Por estratégia construída de forma positiva pelo meu advogado Manoel Batista, somente em 19/09/2012, é que dei entrada na ação ordinária solicitando a implantação integral da LC 432/10, o que já teve um andamento extraordinário.

SENTINDO-SE AGREDIDA...

Após a nossa vitória na implantação dos 70% do PCCR no nosso contracheque nós estamos sendo vitimas das agressões de uma direção que esta sem norte e sem rumo.
Se não vejamos no dia 28 de setembro, aconteceu uma reunião com os funcionários de escola e eu de forma inocente, querendo socializar todos os procedimentos da minha ação como tenho feito até agora, para todos os servidores da educação levei o meu processo, inclusive vários tiveram acesso a ele inclusive lendo a ação.
Nessa reunião um membro da dita direção do SINTE, ao fazer uso do microfone agrediu-me verbalmente, falando dentre outras coisas “Tem gente que ao sair do SINTE não foi para a escola. Foi trabalhar na SEEC”, como se trabalhar na SEEC fosse algo nojento, de gente irresponsável ou coisas assim.

JANEAYRE, É TRABALHADORA DA EDUCAÇÃO - FUNCIONÁRIA NÃO PROFESSORA.

Ora como todos sabem eu tenho orgulho de informar e reafirmar que eu não sou professora, eu sou funcionaria da educação. Por outro lado, essa agressão sofrida por mim, nos deixa perplexa e nos causa uma profunda indignação. Ora eu como funcionaria estou ocupando o cargo na SEEC de técnico, sou funcionaria do estado, prestando serviço na SEEC, não tenho no meu contra cheque nenhuma gratificação extra por trabalhar na SEEC, nem somos cargo comissionado.

RECEBI CONVITE PARA TRABALHAR NO ÓRGÃO CENTRAL!
 
Quando fui trabalhar na SEEC, na COAPRH, comuniquei toda a categoria. E tenho certeza que todos e todas tomaram conhecimento, pois publiquei qui  nesse site. Como servidora cumpro com as minhas 06 horas de expediente e com as minhas obrigações, disso eu não abro mãO.

 EXIJO RESPEITO A MINHA PESSOA E AOS COMPANHEIROS QUE TRABALHAM NA SEEC.
 
Agora eu e os 1.000 servidores seja do quadro do magistério ou do quadro dos servidores, não somos irresponsáveis não. Cumprimos com o nosso expediente. Nós enquanto trabalhador em educação que trabalhamos no prédio da SEEC faz em conjunto com os demais que, estão nas escolas ou nas DIRED´s, a educação pública básica acontecer em nosso estado.
Por trabalharmos na SEEC nós não somos vagabundos não, nós não somos irresponsáveis, não. Eu e os mais diversos trabalhadores em educação exigimos respeito. Respeitem-nos!
Não será a agressão de vocês para comigo e os meus companheiros que vão nos tirar das lutas. Continuarei a minha militância como sempre militei. Continuarei lutando contra o intervencionismo de partido politico e de parlamentares ditando o que a direção do SINTE,deve ou não fazer e, como deve agir dentro do sindicato que construímos de forma coletiva.
De uma coisa tenha certeza, vocês não irão nos calar! Vocês não vão parar com a minha militância!.
 Estarei viva na luta e na busca dos direitos seja do magistério, seja dos servidores da educação!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

NOVOS CURSOS DE PÓS - GRADUAÇÃO NA UFRN - VEJA A MATERIA


Na última segunda-feira, dia 1º, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), aprovou dois novos cursos na área de pós-graduação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o doutorado em Fisioterapia e o mestrado profissional em Gestão de Processos Institucionais.
O doutorado tem previsão de ser iniciado no próximo ano letivo. Segundo a Pró- Reitoria de Pós-Graduação (PPG), Edna Silva, a aprovação desse doutorado é muito importante para o crescimento da instituição, “Com essa aprovação estamos investindo numa área que está crescendo, e com isso, devemos qualificar os profissionais dessa área para evoluir”.
Já o mestrado profissional em Gestão de Processos Institucionais é uma parceria entre a Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), com o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), que visa promover um maior desenvolvimento entre todos os interessados em especializar-se no âmbito do trabalho.
Com esses dois novos cursos, a UFRN conta hoje com 57 cursos de mestrado e 31 cursos de doutorado, totalizando 88 cursos de pós-graduação. Além desses, a universidade enviou para a CAPES, a solicitação de mais 10 cursos de pós- graduação, sendo 5 mestrados profissionais, 2 mestrados e 3 doutorados.
 republicado na íntegra
Fonte: agecom por e-mail

VI COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS - UFRN


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove, de 8 a 10 de outubro, o VI Colóquio Internacional de Ciências Sociais. O evento será realizado na reitoria, localizada no Campus Central da UFRN, e tem como título “O Mundo Contemporâneo: crises, rupturas e emergências”.
Organizado pelo Departamento de Ciências Sociais e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), o colóquio receberá a professora Mariana Garcés, da Universidade de Zaragoza, na conferência de abertura, no dia 8, às 19h. Nesta conferência e ao longo do evento, serão debatidas as mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais em curso na sociedade contemporânea.
Em sua sexta edição, o evento contará com mesas-redondas, apresentações de trabalhos e conferências, visando à construção de um ambiente de reflexão, diálogo e produção acadêmica.
Também faz parte da programação o V Ciclo de Estudos em Ciências Sociais, que tem como objetivo fortalecer as pesquisas realizadas no âmbito da UFRN e de outras universidades. Além de alcançar o público acadêmico, a organização do colóquio pretende chegar comunidade local.
O VI Colóquio Internacional de Ciências Sociais recebe inscrições pelo site: www.cchla.ufrn.br/cics6 ou pelo Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
republico na íntegra.
fonte: agecom por e-mail