quinta-feira, 6 de março de 2014

SEEC/RN ESCLARECE SOBRE O CORTE DE PONTO DE GREVISTAS


Sobre o ponto dos professores grevistas que tiveram os dias não trabalhados descontados do salário de fevereiro, a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, esclarece:

1. Por meio de oficio expedido pela Secretaria de Administração do Estado, a SEEC foi orientada, a efetivar o corte do ponto dos servidores grevistas.

2. O citado ofício esteve amparado por orientação da Procuradoria Geral e da Consultoria Geral do Estado.

3. Com bases nessas orientações, as Diretorias Regionais de Educação (DIRED) foram instruídas a obter informações, em todas as unidades de ensino, relação com os nomes dos professores em greve, uma vez que parte das escolas não havia concluído o processo de alocação de pessoal no SIGEduc.

4. A maioria das escolas enviou os dados no prazo previsto, além disso, houve tolerância, de pelo menos quatro dias, para a informação chegar ao Setor de Recursos Humanos da SEEC.

5. Considerando que alguns diretores se negaram a prestar as informações solicitadas, destoando da maioria, a SEEC, obviamente, considerou toda a escola em greve pugnando pelo corte do ponto.

6. Para fazer justiça com os profissionais que estiveram em sala de aula no mês de fevereiro, a SEEC orienta o professor prejudicado a solicitar que o Diretor declare o efetivo cumprimento de suas atividades na escola.

7. A SEEC informa, ainda, que os professores que receberam salários, indevidamente, por terem paralisado suas atividades, terão os descontos efetivados neste mês de março.

8. A SEEC receberá, entre os dias 10 e 14 deste mês, os Planos de Reposição dos Conteúdos (PRC) não ministrados durante a greve.

9. Exige-se que o Plano obedeça às orientações publicadas neste Portal, pois essa ação se configura como o meio legal para a recuperação do salário suspenso.

10. Uma comissão analisará cada plano de reposição como forma de garantir que o aluno não acumule, ainda mais, prejuízos decorrentes dessa paralisação.

Natal, 5 de março de 2014
Secretaria de Estado da Educação

Orientação para o Plano de Reposição dos Conteúdos (PRC)

A Comissão de Acompanhamento do Plano de Reposição dos Conteúdos (CAPRC) foi criada pela SEEC com o objetivo de definir critérios para elaboração e acompanhamento da execução do PRC, considerando que são muitas as denúncias de descumprimento das reposições em períodos passados.

Na defesa do direito do aluno ter acesso aos conteúdos curriculares, a SEEC estabelece as seguintes orientações:

1. Com base nos conteúdos a serem ministrados em sua disciplina, o professor deverá apresentar um Plano de Trabalho que contemple os assuntos que deixaram de ser ministrados no período de paralisação;

2.  Sugere-se para o Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e para o Ensino Médio, a elaboração de um Projeto Interdisciplinar por área de conhecimento;

3. O Plano de Reposição deverá se constituir dos seguintes itens: objetivo, conteúdos, competências básicas e o período a ser executado;

4. A Comissão só aceitará o Plano de Trabalho ou Projeto com a assinatura da Coordenação Pedagógica e do Presidente do Conselho Escolar;

5. A reposição deverá acontecer até o final do mês de junho, no acréscimo de hora (6º horário, por exemplo) ou no contraturno;

6. As atividades de reposição serão previamente avaliadas pela Comissão de PRC e, uma vez aprovadas, serão autorizadas para a sua execução;

7.  Depois de executadas as atividades, a SEEC encaminhará o processo para o ressarcimento do salário do professor à Secretaria de Administração.

quarta-feira, 5 de março de 2014

MOSTRA DO ACERVO DE ARTES VISUAIS DO MEMORIAL DA MULHER - CONVITE


Saudações literárias.
Segue o convite da Mostra do Acervo de Artes Visuais do Memorial da Mulher.
Sua presença muito nos honrará.
Abraço,
Kacianni Ferreira e Zelma Bezerra Furtado de Medeiros.





O Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Academia Feminina de Letras do RN, convidam para a abertura da Mostra do Acervo de Artes Visuais do Memorial da Mulher e o relançamento do livro “Presença da Mulher na Literatura do Rio Grande do Norte”.

Relançamento do livro: 06 de março de 2014 (quinta-feira)

Com coquetel em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

e Relançamento da Antologia Presença da Mulher na Literatura do Rio Grande do Norte.

Local: Galeria Conviv’art – Centro de Convivência – UFRN – Natal/RN

Horário: 18h30 às 20h30



Abertura: 27 de fevereiro de 2014 (quinta-feira) JÁ HOUVE

Local: Galeria Conviv’art – Centro de Convivência – UFRN – Natal/RN

Horário: 18h

Curadoria: Elidete Alencar de Sousa e Zelma Bezerra Furtado de Medeiros

Visitação:28/02 a 07/03/2014, de 09h00 às 17h00.
Realização: UFRN - NAC - Galeria Conviv’art - Academia Feminina de Letras do RN - Memorial da Mulher

ESPECIAL DIA INTERNACIONAL DA MULHER: A POESIA DE JURACI ARAÚJO - FLORANIA/RN


Birunga, minha mãe, a mulher seresteira do Sertão

           
                                            Hoje véspera dos   Dia das Mães
                                             Noite de seresta
                                                   Noite de saudades  
                                                     Você mamãe não está aqui
                                                        Mas todos sentem a sua falta
                                                          Todos sentem o vazio deixado por você
                                                            O som do cavaquinho sumiu
                                                              A tua voz não ecoa nas noites enluaradas
                                                               O balaio não está mais presente
                                                                  A carroça sumiu
                                                                    E todos choram de saudades
                                                                                  Autora; Juraci Araújo.

IMPERDIVEL! II MARATONA POTIGUAR DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


LOCAL: IFRN/CIDADE ALTA NA AV. RIO BRANCO( PERTINHO DO BALDO)
DURAÇÃO: 50 horas ininterruptas!!!
INÍCIO: As 8 horas do dia 19/03/2014;
ENCERRAMENTO: As 10 horas do dia 21/03/2014.

Dia 19/03/2014, quarta-feira:
08h- Abertura com a Banda da Polícia Militar;
08.20h- Acolhimento da anfitriã;
08.30h- Entrega do certificado de Embaixadora da Paz a Daluzinha Avlis;
08.40h- Batizado Literário de alguns bebes que receberão “Bênçãos Culturais” de um Contador de Histórias, um Professor, um Escritor, um Poeta, um Artista Plástico, um Músico, um Dançarino e um representante das Etnias.
9.00h- Grande Ciranda.
9.20h- Início simultâneo das Contações de Histórias
* no Auditório/ Mestra Dorinha Timóteo e seus Convidados
* na Brinquedoteca * Especialmente para os pequetitos;
* no Museu dos Brinquedos/ Histórias dos brinquedos
*nas Tendas Culturais( Cantinho Japonês; História em Quadrinhos ; Artes Plásticas)
* na Sala de Autores Potiguares
12 às 14h: HISTÓRIAS DE AMOR (todos os tipos de amor) só no auditório;
14 às 18h- Contações Simultâneas;
18 às 20h- Caixa Sentimental/Grupo da unidade de saúde do Parque dos Coqueiros;
19h- Sala especialmente preparada para Histórias mal assombradas...
21h- Histórias e apresentações Folclóricas;
22h- Noite da Compoteira/ 1ª Parte do Aniversário da Daluzinha Avlis, * Noite do Contador de Histórias com muitas DOCES HISTÓRIAS, intercaladas com apresentações musicais, danças etc.

Dia 20/03/2014(quinta-feira):
07 às 9h- I ESPETACULAR PALHAÇADA POTIGUAR # Homenagem aos Mestres da Alegria: OS PALHAÇOS# *** ATENÇÃO PRECISAMOS QUE TODOS VENHAM FANTASIADOS!!!
9.20 às 12h- Contações simultâneas;
12 as14h- HISTÓRIAS DE AMOR;
14 às 18h- Contações Simultâneas;
18 às 20h- A Tenda do Conto/Histórias da Vida Real;
20 às 22h- Histórias e apresentações Folclóricas;
22h- Noite dos Poetas/ 2ª Parte do Aniversário da Daluzinha/Grande Seresta com grupo de Violeiros/ Show de Zé Martins, Presidente da SPVA/Associação dos Poetas Vivos e Afins, muita poesias, homenagens, música etc.
06 às 8h- Falação com Tapioca/ Histórias da Vida Real;
07h às 9h- Contações Simultâneas;
9h ás 10h- GRANDE FINAL/ CIRANDA DA DALUZINHA

Obs: Acontecerá dentro programação uma Homenagem aos 70 anos do Livro Pequeno Príncipe, e apresentação de outras bandas musicais.

HOMENAGEM A TODAS AS MULHERES E, EM ESPECIAL AS MINHAS AMIGAS, UM BEIJO EM CADA UMA DELAS. NO DIA DA MULHER POSTAREI O CORDEL.



MULHER BENDITA SEMPRE

Não quero ser apenas uma mulher
Forte, possuidora de atitudes.
Firmes e fortes, que briga e defende,
Que carrega um leão por dia
Para defender o que pensa.

Quero e como quero observar
A menina crescendo em essência
Com seu direito assegurado
E com seu jeito frágil e feminino de ser
Respeitado, amparado, garantido.

Olhar o futuro e poder contemplar
O crescimento e o jeito de ser
De toda e qualquer mulher
Sorrindo e espalhando com graça
Total, o seu jeito angelical de viver.

Toda mulher trás no amago do seu ser
O gosto pela vida, o sabor de viver.
Da criancice a maturidade
Sempre exala maternidade
E está sempre pronta a exercer.

Nunca perde a majestade
Nem o porte de rainha
Muito menos o de princesa
Mulher é dom da natureza
Sendo assim, Bendita seja!

GERALDA EFIGÊNIA
Secretária SPVA/RN
Conselho Fiscal UBE/RN

segunda-feira, 3 de março de 2014

SARAUTERAPIA NO CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA/CRO - QUARTA FEIRA DE CINZAS


SARAUTERAPIA

Dr. Rubens Azevedo
Presidente da SBDE
Segue em anexo mais um especial convite para participação de uma Terapia em forma de Sarau - o imperdível SARAUTERAPIA que, há quase 10 anos, tem ajudado a muitas pessoas, numa promoção do CRO/RN e produtiva parceria com a SPVA/RN - Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN, sob a coordenação geral da SBDE - Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores.
Durante 03 horas desfilam diversos estilos e tendências, onde poesia, música e causos são apresentados de maneira descontraída, de tal forma que não se vê o tempo passar...  Um verdadeiro Oasis!
Venha participar desse verdadeiro banquete artístico-cultural e traga seus familiares e amigos.  Até lá!
Fraternal abraço de
Rubens Barros de Azevedo
Presidente da SBDE  - Coordenador Geral.
O que é? - SARAUTERAPIA  -  Terapia em forma de Sarau.
O que oferece?  -  Poesia, Música, Causos, Humanismo e muito mais!!!
Onde é?  -  Rua Cônego Leão Fernandes, 619 - Petrópolis
(Liga a Av. Rodrigues Alves à Rua Mossoró)
Quando acontece?   -  Na  1ª   e  na  3ª  quarta-feira do mês.
Quando será o próximo?   -   Dia 05. 03. 2014 -   CINZAS!!!  
HORÁRIO  Das  18 às 21 horas  
 TEMA DO MÊS   RELEMBRANDO OS CARNAVAIS PASSADOS!   
Venha curtir conosco: Convide amigos e parentes!
TODOS SERÃO SEMPRE MUITO BEM-VINDOS!
Apresentação:  SPVA/RN - Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN.
Coordenação Geral:   SBDE - Sociedade Brasileira de  Dentistas Escritores.

ENTRE 2011 e 2014, O REAJUSTE SALARIAL DOS DOCENTES ACUMULADO É DE 91%"

Foto: Adriano Abreu
Os professores da rede estadual decidiram, esta semana, manter a greve que já dura quase 30 dias. Para a secretária de educação do Estado, Betânia Ramalho, a paralisação tem “conotação política” e a pauta “não tem legitimidade”, uma vez que “a reposição de direitos represados estão sendo contemplados dentro do projeto de educação” executado pela Secretaria, que condeceu 91,5% de reajuste salarial, em três anos, conforme disse a secretária. “Atendemos a todas essas reivindicações e, próximo de estar sanado as promoções e gratificações, ocorre uma paralisação.

Há uma divisão política no sindicato, em dois grupos que brigam entre si”, disse Ramalho. Em entrevista à TN, a educadora fala dos desafios e conquistas da gestão e da dificuldade em restabelecer a imagem positiva da educação pública. “Uma das coisas dramáticas que percebo é a imagem negativa da educação pública, construída pela ineficiência da política, mas quando  tentamos mudar é que  sentimos o peso”, disse. Confira a entrevista.

Betânia Ramalho afirma que a atual greve é política e ressalta que salários de professores tiveram reajustes de 91,5%Betânia Ramalho afirma que a atual greve é política e ressalta que salários de professores tiveram reajustes de 91,5%

Essa é a segunda paralisação dos professores do Estado na sua gestão, como a senhora avalia a greve?
É uma greve política. A pauta não tem legitimidade uma vez que está sendo implantado, dentro do projeto de educação do Estado  “Correção dos rumos da educação”, com dois principais pilares que é a reposição direitos represados e a  qualidade pedagógica dos professores, a formação do professor. Essa greve  tem conotação política, mas difere da primeira por ter maior número e estar mais focada na capital. Na primeira, a adesão foi maior e percebemos a motivação de intolerância político-partidária. Mal tínhamos chegado e já recebemos uma pauta de reivindicações de todas as naturezas, sem que tivéssemos orçamento previsto pela atual gestão. Agora a greve é política porque em 2011 fizemos o mapeamento dos direitos represados, em 2012 implantamos o piso nacional, em 2013 aplicamos a hora atividade, dando espaço para o planejamento. E o reajuste salarial acumulado, de 2011 a janeiro de 2014, é de 91,5%, além de conceder esses direitos, como progressão vertical, qüinquênios, mais de 3,5 mil aposentadorias e a realização de concurso público para 3,5 mil profissionais, 2,9 mil professores e 600 educadores e até a correção de uma injustiça histórica com os professores que era a medida que ele avançava um nível de escolaridade, ele perdia uma letra, era um “dar com uma mão e tirar com a outra”. Atendemos a todas essas reivindicações e, próximo de estar sanado as promoções e gratificações, ocorre uma paralisação. Há uma divisão política no sindicato, em dois grupos que brigam entre si, devido a importância do Sindicato enquanto trampolim para aqueles que desejam cargos políticos.

Com a Copa, o calendário letivo já é atípico. Como será a reposição das aulas para cumpri-lo?
A reposição será pequena por se uma greve focada. As escolas e estes professores que estão parados vão ter que criar um sexto horário, trabalhar aos sábados, feriados, adentrar janeiro de 2015, se for o caso. O que não pode é o aluno ser ainda mais prejudicado. O prejuízo com uma greve permanece mesmo com a reposição porque desmotiva, desinteressa o aluno, pais retiram filhos, escolas fecham, o desgaste é muito forte para a escola, para a educação.

O corte no ponto será mantido?
O corte no salário dos professores será mantido, obedecendo uma orientação da Procuradoria Geral do Estado e consultoria jurídica.

O  fechamento de escolas estaduais tem aumentado? Por que? E o que está previsto para esses professores e espaços ociosos?
O censo mostra que houve uma redução de alunos do ensino fundamental e um aumento no ensino infantil. O efeito colateral das greves retira os alunos da escolas, isso foi dito inclusive pela secretária de educação de Natal, em relação às primeiras séries.  No caso do Estado, várias escolas foram desativadas por estarem defasadas, prédios devolvidos e alunos transferidos para outras escolas. Não temos mais clientela para o perfil das escolas de rede público em determinados bairros e regiões, mas acontece que estão ali. Mas acontece a perda também pela péssima gestão e acúmulo de prejuízos. A gestão da escola pode elevar ou fazer cair o número de alunos. As escolas não são improdutivas pela falta de alunos, mas porque não tem gestão técnica e nem pedagógica.

Mas a questão passa só pelo gestor da escola ou o Estado deve prover essas condições?
Claro. Mas estou mostrando as mazelas que encontramos quando assumimos. Estou justificando as condições de fechamento das escolas que pegamos. E hoje mesmo sendo reestruturadas não atraem mais os alunos. E, no caso do ensino médio, temos ainda a concorrência com os Institutos federais que atraem bem mais alunos pela proposta. As escolas ociosas estão sendo preparadas para receber cursos profissionalizantes, pelo Pronatec, ou mesmo a formação do contraturno, por meio do programa Mais Educação.

Quantas escolas fechadas e quantas estão em reuso de espaços?
Não tenho esse número agora.

A educação no estado não tem conseguido grandes resultados em avaliações como o Ideb...
O ensino fundamental vem avançando. Um fenômeno novo é a maior permanência de aluno na escola, por meio de programas reforço escolas e atividades no contraturno, que se aproxima do ensino em tempo integral. Temos implantado em quase todas as escolas o Mais Educação. O RN saltou, em três anos, de um PISA de 371 a 387 no PISA, que avalia desempenho em leitura, matemática e ciências, enquanto a média brasileira só cresce um ponto – de 401 para  402. O ensino médio ainda não está universalizado por estarmos em uma transição para a construção de uma proposta curricular mais consonante com a realidade e os anseios desses alunos, os que querem ir para academia, os que querem algo mais técnico ou o mercado de trabalho. Sem esse enciclopedismo de conteúdo enorme que não interessa.

Como estão as obras de construção dos dez Centros de Educação Profissional e qual a previsão de funcionamento? Haverá concurso específico para esses professores?
Tivemos que reorganizar o projeto desses centros, quando assumimos, que estavam com falhas, realinhar recursos, e hoje estamos com sete dos dez centros em estágio avançado, sobretudo o de Pitimbu que deverá começar a funcionar este ano. Outros três, estamos resolvendo problemas com o terreno para iniciarmos as construções. E temos 50 escolas com cursos profissionalizantes, dentro do Programa Brasil profissionalizado, das quais 20 vão funcionar com o ensino médio integrado. Não temos no quadro do Estado  professores de ensino profissionalizante e será pactuado com a UFRN e com o Sistema S, por meio do subsídio do Pronatec, a contratação para estes centros.

O concurso público para professor teve quatro chamadas. Por que  não se conseguiu sanar essa defasagem, é uma questão salarial? Qual é hoje o déficit de profissionais e o que está sendo feito para revertê-lo?
Não tenho aqui os números, porque temos cargas horárias fracionadas. Mas o mapeamento pelo Sigaeduc deu nos mais clareza desse déficit, sabemos onde estão os focos de deficiência. E temos três alternativas: manter a suplementação de horas, mais dez horas por professor para cobrir carga horária. Projetos emergenciais de contratação de  professor e a realização de aulões. Faremos a convocação de temporários que vão substituir carga horária onde não exista professor concursado, afastado por licença médica ou transferência. Não temos como prever quantos serão convocados. Dos concursados não chamaremos mais. Não preenchemos as vagas pelo concurso por uma questão de âmbito nacional: a baixa formação de professores de determinadas disciplinas como de ciências exatas, muito abaixo do que o país precisa.

A SEEC tem buscado a UFRN ou outras universidade para tentar aumentar a formação de professores de exatas?
Esse é um problema bem maior que não está focado no RN. A UFRN teve um incremento de matrículas em licenciaturas, criou curso de formação pedagógica, mas é um processo que leva pelo menos quatro anos. Com a expansão dos Institutos Federais esperamos melhorar essa oferta também, além da reorganização curricular do ensino médio que irá priorizar áreas de conhecimento, em vez de disciplinas deverá facilitar essa contratação.

Já há previsão para entrega dos 1.775 tablets que estão encaixotados?
O MEC está finalizando a negociação com a empresa vencedora da licitação para  concluir o recebimento do Kit e esperamos antes do segundo semestre enviarmos. Os tablets fazem parte de um kit com um projetor Proinfo e lousa digital, que não foi entregue pela empresa contratada devido ao aumento do dólar e essa negociação é direto com o MEC.

Como a senhora acredita que vai entregar a educação do estado?
Tenho dez meses para consolidar o projeto. Estamos mais organizada, mais informatizada e isso também por sistema Sigaedyc com matriculas online, diários de classe online, a escola virtual que será lançada agora em março, além de outras funcionalidades como rotas do transporte escolar, eleições de diretores tudo pelo sistema, além de recursos e projetos na escola. E a gestão também, com a condução dos professores, servidores.

O que a senhora classificaria como avanços para os professores, para os alunos e para a rede física?
Para os professores são as reposições de direitos represados e formação pedagógica específica para o professor em sala de aula, com cursos de capacitação e jornada pedagógica. Para os alunos, a maior permanência na escola, com o escotismo nas escolas, com os Jern’s, com a qualidade e regularidade da merenda escolar nutricional, com o transporte escolar que teve incremento de 260 ônibus. Em estrutura física, fizemos em três anos obras de reforma e ampliação em 260 escolas. Temos uma demanda de acompanhamento de pequenos consertos. E todos esses programas gera um recurso para as escolas, que tem uma descentralização de recursos pata pequenos consertos, higienização, e quando não atende a secretaria completa. Existe mais dinheiro para as escolas.

O que a senhora elegeria como  principal feito da sua gestão?
A política estruturante do Sigaeduc, que tem uma capilaridade com todos os diferentes elementos que compõem o sistema de educação, com o professor, com o aluno, com a gestão, com a equipe técnica e o suporte. Esse é grande instrumento de gestão que irá qualificar a gestão da educação no Rio Grande do Norte. E com a continuidade de uma equipe de gestão para dar sustentabilidade ao projeto de educação, depois de uma gestão que contou com dez secretários em oito anos, teremos resultados a médio prazo.

E qual a principal frustração na sua gestão?
A frustração é a lentidão burocrática de todos os processos. Não conseguimos dar a agilidade que precisamos. A descontinuidade teve um efeito devastador na qualidade do processo. Obras que dependem de seguir o caminho da burocracia, que levam tempo. Essa impossibilidade de agilidade é uma frustração. Umas das coisas mais dramáticas que percebo é a imagem negativa da educação pública, construída pela ineficiência da política, mas quando se estar tentando desconstruir essa imagem, mudar, é que se sente o peso muito forte. Porque dialogar com uma sociedade que já tem a ideia enraizada de que se é público não vai funcionar. Hoje somos 660 escolas e temos aquelas medianas, aquelas em mesmo nível com as privadas e aquelas que precisam de um aperto para funcionar.

FONTE: Jornal Tribuna do Norte, Sara Vasconcelos - Repórter,  edição de 02/03/2014