segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

A VOZ POÉTICA DE IARA MARIA CARVALHO - CURRAIS NOVOS/RN

 
 
divido meu tempo
entre aquecer corações
e dourar cebolas
para a ceia
 
virimexe
um botão de alho escapole
dos dedos
escarolas espinafres
espinhos
 
(explosões)
 
é chegada a hora noturna
de empratar esperanças
 
as árvores caseiras se temperam de luzes
 
e eu nasço outra vez
duas três
só pra viver esse durante
 
 
Iara Maria Carvalho

sábado, 27 de dezembro de 2014

RESULTADO FINAL DO ENEM POR ESCOLA 2013

O sistema de divulgação das notas do Enem por Escola 2013 já está disponível. Este ano, para cada escola, é possível consultar o seu desempenho médio, percentuais de alunos em cada um dos níveis de desempenho e a média dos 30 melhores alunos. Além disso, cada escola terá informações sobre dois novos indicadores: o nível socioeconômico (INSE) e a formação docente. "Na análise de dados educacionais, é particularmente necessário descrever o contexto social dos alunos, que tem grande influência nos resultados", afirma o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares.


O INSE de cada escola é a média do nível socioeconômico dos seus alunos, distribuído em sete níveis (sendo 7 o mais alto). O cálculo dessa medida foi feito a partir das informações fornecidas pelos alunos no preenchimento do questionário contextual.

O segundo indicador é a proporção de professores de cada escola que leciona no ensino médio e possui a formação adequada, nos termos da lei. Os dados utilizados são os fornecidos pela própria unidade de ensino, por meio do Censo Escolar da Educação Básica.

O presidente do Inep destaca, ainda, que o objetivo da divulgação do Enem por Escola é "fornecer às famílias informações sobre o desempenho e sobre o contexto social e escolar dos alunos das escolas de ensino médio que fizeram o exame de 2013". Chico Soares esclarece que estas informações, junto com outras fornecidas pelas escolas, podem ser usadas para o acompanhamento das unidades de ensino pela sociedade.

O desempenho dos alunos em cada escola foi sintetizado com três categorias de indicadores. O primeiro é a média do desempenho dos alunos da escola em cada uma das cinco áreas incluídas nos testes do Enem: ciências humanas; ciências da natureza; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática; e redação.

A média não descreve a variação dos desempenhos. Por isso, para cada escola, foram também calculados os percentuais de alunos em cada um dos cinco níveis. Outra novidade é a apresentação da média dos 30 melhores alunos de cada escola. "Isso viabiliza uma comparação mais equilibrada entre escolas de diferentes tamanhos", esclarece Soares.

Os resultados foram divulgados preliminarmente às escolas, em 1º de dezembro. Os dirigentes escolares tiveram prazo de dez dias para entrar com recurso no Inep. Os dados são calculados para estabelecimentos de ensino que tenham matriculados, no mínimo, dez concluintes do ensino médio regular seriado e 50% de alunos participantes do Enem.

Proficiência – Desde 2009, a proficiência dos participantes do Enem nas provas objetivas é calculada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Além de estimar as dificuldades dos itens e as proficiências dos participantes, essa metodologia permite que os itens de diferentes edições do exame sejam posicionados em uma mesma escala. Cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas no Enem possui uma escala própria.

Já a correção da prova de redação avalia cinco competências: domínio da norma padrão da língua escrita; compreensão da proposta de redação; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação; elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.

Consulte aqui o desempenho das escolas.

Assessoria de Comunicação Social do Inep

MEC CAPACITARÁ 40 MIL CONSELHEIROS EM 2015


Iniciativa também irá preparar 8,5 mil técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação; em 2014, foram capacitados mais de 39 mil.


Durante 2015, o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Ministério da Educação (MEC) fará a formação de 40 mil conselheiros.

O conselho compreende o diretor da escola e representações de professores, pais, estudantes, funcionários e comunidade. O programa também vai preparar 8,5 mil técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação de todo o país, que, posteriormente, atuarão na formação de outros conselheiros.

De acordo com o coordenador do programa da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, José Roberto Júnior, o ano de 2014 encerra com 39,8 mil conselheiros qualificados, superando a meta de 30 mil, e com 7,6 mil técnicos formados.

As atividades do programa são desenvolvidas em um sistema de parceria da Secretaria de Educação Básica com 14 universidades federais e 22 coordenações constituídas por secretarias estaduais de educação.

Processo de capacitação

A formação de conselheiros das escolas tem duração de 40 horas, sendo 28 horas em ambiente virtual, com auxílio de um tutor, que é um técnico da secretaria de educação, e 12 horas distribuídas em três encontros presenciais. A duração dos cursos é de dois meses e os temas abordados são a criação do conselho, gestão democrática da escola, funções e responsabilidades dos conselheiros.

As primeiras turmas de 2015, segundo o coordenador, iniciam em 2 de março e as demais começam nos meses seguintes, até outubro. Está assegurada a formação de conselheiros em municípios de 22 estados que constituíram coordenações.

Roberto Júnior salienta que, no início de 2015, o programa desenvolverá ações junto às secretarias de educação do Mato Grosso, Maranhão, Amapá, Amazonas e Pará, para que elas criem suas coordenações.

Nova ferramenta

O coordenador informa que, para enriquecer a participação dos conselheiros e ampliar o intercâmbio de experiências entre eles,  o programa lançará um portal na internet denominado Comunidade Virtual dos Conselhos Escolares, e-Coe. O novo ambiente digital estará disponível  a partir de 12 de janeiro próximo.

O portal terá uma biblioteca com todas as publicações do programa desenvolvidas em dez anos de atividade, entre as quais, o acervo de 13 cadernos de formação e os três volumes da coleção Conselhos Escolares produzidos sob a coordenação das universidades federais de São Carlos (UFSCar), da Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e de Santa Catarina (UFSC).

Técnicos 

A qualificação de técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação começa em fevereiro do próximo ano. Para entrar no curso, o técnico deve ser indicado pela secretaria onde trabalha e inscrito na formação oferecida pela universidade parceira do programa no estado. O curso de formação continuada, a distância, tem 200 horas e duração de 12 meses, divididos em duas fases de 100 horas cada.

A preparação, feita pela universidade, aborda os conteúdos do programa e prepara o profissional para o exercício da atividade de tutor e articulador no processo de formação de conselheiros.

A capacitação terá por base materiais desenvolvidos pelo MEC e universidades federais parceiras do Programa, que são:

Alagoas (UFAL), da Bahia (UFBA), da Paraíba (UFPB), de Pernambuco (UFPE), do Piauí (UFPI), do Espírito Santo (UFES), de Uberlândia (UFU), Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), de Niterói (UFF), de Santa Catarina (UFSC), do Rio Grande do Norte (UFRN), de São Carlos (UFSCar), do Ceará (UFC) e de Brasília (UnB).

Além do apoio de 14 universidades, o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem parceria com:

Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Sobre o Programa

Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem por objetivo fomentar a implantação dos conselhos escolares, por meio da elaboração de material didático específico e formação continuada, presencial e a distância.

O público alvo se dirige aos técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais de educação e conselheiros escolares, de acordo com as necessidades dos sistemas de ensino, das políticas educacionais e dos profissionais de educação envolvidos com gestão democrática.

Fonte:Ministério da Educação 


FÓRUM DOS SERVIDORES ESTADUAIS PROTOCOLAM DENUNCIA E AÇÃO CIVIL PÚBLICA

republico na íntegra 
O Fórum dos Servidores Estaduais, estância de luta de diversas categorias que congrega o SINSP/RN, SINAI/RN, SINTERN, SINDFERN, Sindsaúde/RN, SINTE/RN, SINPOL/RN e associações de classe, protocolaram na manhã de hoje, dia 26, denuncia contra o presidente do IPERN, José Marlúcio, e a Ação Civil Pública contra a fusão dos fundos da previdência. O mesma ação de luta será realizada no dia 29.

IPERN - Após a confirmação da permanência do atual "gestor" do Ipern, José Marlúcio, a frente da direção daquele Instituto, na equipe do governo de Robson Farias, só resta, ao Fórum dos Servidores, intensificar as atividades de protestos, contra o governo que já começa muito mal, pois, já jogou no lixo a promessa de que indicaria auxiliares técnicos.

O atual presidente não tem nenhuma especialidade em previdência, destruiu e desmontou setores importantes que funcionavam naquele órgão, como a fiscalização previdenciária e o serviço social, e, criou uma grande desarmonia entre todos os servidores do Ipern. O governo Robson está premiando aquele que lhe ajudou e também a Rosalba, a começar a destruição das reservas acumuladas do fundo previdenciário do estado. O objetivo da luta é vê-lo fora da gestão da Previdência Publica do RN.

Dessa forma será realizada atividade politica de pressão com vista a sua não continuidade na gestão do órgão previdenciário estadual, na próxima terça, dia 30, às 8hs, em frente ao IPERN. A categoria está convocada para contribuir com essa importante ação política em favor do fortalecimento do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do RN.

Justiça - Os representantes dos sindicatos estão na luta para forçar que o governador eleito Robinson Faria revogue a lei que unificou os fundos previdenciários. Além da ação em parceria com o MPRN e Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado (MP/TCE), os servidores decidiram que irão distribuir jornais, faixas e cartazes avisando a população sobre o “golpe contra a previdência.
Para os servidores estaduais, a nova Lei apresenta pelo menos quatro irregularidades. Um dos principais problemas é a falta de parecer 
 
fonte:sinsprn

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

POESIA SINÔNIMO DE AMOR


Poesia é sinônimo de amor
Que rima com o verbo abraçar,
Que metrifica  os versos
Diversos e encantos da vida.
Poesia é a expressão que encanta
O meu ser!
Que dar vida ao meu viver,
Vivo por que poetizo e eternizo
A poesia que vive em mim.
GERALDA EFIGÊNIA

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

FELIZ NATAL!



Para mim, o  natal é a festa máxima da cristandade, é o aniversário de Jesus.
Por isso sou super contra a figura do  tal “pai noel’, pois eu não gostaria que no meu aniversário tivesse outra pessoa tirando a atenção do meu dia...
Sou cristã convicta,  sou consciente do amor de cristo para comigo, sou crente nas suas palavras de carinho para a humanidade, sou crente no evangelho que prega a sua ressurreição e nos anima pensar na sua volta.
Natal pra mim é celebrar o aniversário do meu redentor. É cantar louvores e júbilos ao Rei dos reis, e Senhor dos senhores, embora não frequente nenhuma igreja.
Imbuída desse sentimento desejo a todos (as) meus amigos (as) os crentes em Jesus, uma feliz festa do seu  aniversário, o aniversário do autor da nossa fé.
Para os que não são cristãos, um feriado de saúde e paz!