segunda-feira, 27 de junho de 2016

Ensino Médio Inovador/RN: Educação que valoriza o protagonismo da Escola




SEEC/ASSECOM
transcrito na íntegra
Valorizando o empreendedorismo da escola com o aluno como protagonista
O Ministério da Educação com o objetivo de garantir o acesso à Educação Básica de qualidade,tem ampliado suas ações por meio de políticas e programas que atendam de maneira efetiva os estudantes.
Uma importante conquista foi a Emenda Constitucional no 59, /2009, que tornou obrigatória a oferta de Educação Básica dos 04 aos 17 anos e, desta forma, o acesso à educação às crianças e aos jovens deverá ser garantido pelos estados, Distrito Federal e municípios, em colaboração com a União, até a ano de 2016.
No mesmo sentido o Plano Nacional da Educação (em tramitação no Congresso Nacional), propõe em sua meta 3, a universalização do Ensino Médio, já prevista na CF/88 Art. 208, até o ano 2020 para jovens entre 15 e 17 anos, prevendo a taxa líquida de 85% de atendimento para essa faixa etária.
Esta meta apresenta-se como grande desafio no âmbito das políticas de educação e, para atendê-la, o Ministério da Educação vem desenvolvendo ações conjuntas com Estados e Distrito Federal para a criação das condições necessárias à melhoria da qualidade dessa etapa da Educação Básica, propondo assim o redesenho do currículo e a ampliação das ações de formação continuada de professores.
Com a instituição do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, os Estados e o Distrito Federal firmaram compromisso com o MEC para garantir a oferta de Formação Continuada aos professores de Ensino Médio, ação articulada ao Redesenho Curricular, proposto pelo Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012), são a base, tanto para a Formação Continuada de professores, como para a elaboração dos projetos de Redesenho Curricular, no âmbito do Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI.
O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), instituído pela Portaria nº971/2009, tem se mostrado instrumento fundamental para a elaboração do redesenho curricular nas escolas de Ensino Médio, na medida em que dissemina a cultura para o desenvolvimento de um currículo mais dinâmico e flexível, que contemple a interface entre os conhecimentos das diferentes áreas e a realidade dos estudantes, atendendo suas necessidades e expectativas.
O ProEMI é uma estratégia e, também, um instrumento para induzir ao redesenho dos currículos do Ensino Médio, compreendendo que as ações propostas inicialmente serão incorporadas gradativamente ao currículo, ampliando o tempo na escola, na perspectiva da educação integral e a diversidade de práticas pedagógicas de modo que estas, de fato, qualifiquem os currículos das escolas de ensino médio.
A adesão ao ProEMI, neste contexto, estabelece um movimento de cooperação entre os entes federados, cabendo ao Ministério da Educação o apoio técnico e financeiro às Secretarias de Educação e respectivas escolas.
Desta forma, as Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, deverãodesenvolver e ampliar as ações voltadas para a organização, implementação e fortalecimento do Ensino Médio.
O Projeto de Redesenho Curricular (PRC) deverá ser elaborado pelas escolas indicadas pelas Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, no PAR/SIMEC, de acordo com as normativas vigentes no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e no Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI).
O apoio técnico-financeiro será destinado anualmente às escolas de Ensino Médio estaduais e distrital que tenham seu PRC aprovado pelas Secretarias de Educação e pelo MEC.
Destacamos que o Projeto de Redesenho Curricular (PRC) deverá atender às reais necessidades das unidades escolares, promovendo melhorias significativas e garantindo o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes, reconhecendo as especificidades regionais e as concepções curriculares implementadas pelas redes de ensino.
Compreender os sujeitos e as juventudes presentes no Ensino Médio brasileiro e seus direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento integral, são aspectos fundamentais para que as escolas redesenhem seus currículos.
Anexos:
Contatos: (84)3232- 1430 /1465
Email: suem@rn.gov.br / ensinomedioinovador@rn.gov.br

CONVITE


No próximo dia 07 de julho, quinta-feira, a partir das 19h, no Solar Bela 
Vista, tem lançamento do novo livro de poemas do escritor FRANKLIN 
CAPISTRANO,  o titulo do livro  PALAVREMAS, decerto será um dia de festa 
para a literatura potiguar.
A participação do público será de grande valia, pois significará que dará 
apoio as letras de mais um escritor dessas terras de Poti.

fonte: por e-mail

CONCURSO PARA REFORMULAÇÃO DA LOGOMARCA DA SPVA/RN



SOCIEDADE DOS POETAS VIVOS E AFINS DO RN
CNPJ Nº 05.962.216/0001-51 - Fundada em 12/06/1997
Utilidade Pública Municipal Lei Nº 5.527 de 09/01/2004
Utilidade Pública Estadual Lei Nº 8.523 de 19/07/2004
EDITAL Nº 01/2016
CONCURSO PARA REFORMULAÇÃO DA LOGOMARCA DA SPVA/RN
A SOCIEDADE DOS POETAS VIVOS E AFINS DO RIO GRANDE DO NORTE – SPVA/RN, torna público o concurso para escolha da nova logomarca, exclusivamente direcionada aos termos deste edital, respeitadas as normas do regulamento, a seguir:
1 - DO OBJETIVO
1.1 O presente concurso tem como objetivo escolher a nova logomarca da SPVA/RN, a qual conterá novos elementos que melhor a representará;
1.2 A logomarca vencedora passará a ser de propriedade exclusiva da SPVA/RN e será utilizada em todos os eventos, folders, cartazes, impressos, envelopes, site e outras situações definidas.
2 - DOS PROPONENTES ELEGÍVEIS
O concurso é aberto a profissionais das artes gráficas, podendo participar todos aqueles que aceitarem as regras deste edital, excetuando-se os membros da Comissão Julgadora e Comissão Organizadora do concurso e respectivos familiares.
3 - DAS INSCRIÇÕES DAS PROPOSTAS
3.1 A inscrição das propostas dar-se-á mediante o envio pelo Correio, de um envelope A4, com a ficha de inscrição do concurso (ANEXO I) a logomarca, impressa em três vias (Anexo II - papel A4 fundo branco) e um CD contendo um arquivo digital em formato vetorial e um arquivo digital com extensão .jpg (JPEG). Este envelope deverá estar devidamente lacrado, com as seguintes informações: CONCURSO NOVA LOGOMARCA DA SPVA/RN e o endereço: Rua Adjair Gonçalo da Rocha, nº123, Rosa dos Ventos, Parnamirim/RN, CEP: 59141-500.
3.2 As inscrições são gratuitas e serão considerados apenas as que chegarem, no endereço de destino, no período de 10 de maio de 2016 a 10 de junho de 2016.
3.3 Encerrado o prazo das inscrições, serão recolhidos os envelopes pela Comissão Organizadora do Concurso e os mesmos encaminhados à Comissão Julgadora.
4. CALENDÁRIO
10/05/2016 – Abertura das inscrições e entrega das propostas.
10/06/2016 – Encerramento das inscrições e entrega das propostas.
11/06/2016 – Avaliação das propostas.
25/06/2016 – Divulgação da logomarca vencedora.
5. DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE DA LOGOMARCA VENCEDORA
5.1 A proposta premiada em primeiro lugar terá sua propriedade intelectual cedida de pleno direito, e por prazo indeterminado, à SPVA/RN, não cabendo à mesma quaisquer ônus sobre seu uso, pagamento de cachês, direitos autorais e outros pagamentos/ressarcimentos que venham a ser reivindicado pelo participante vencedor do concurso.
5.2 Fica estabelecida, com o autor do trabalho vencedor, a assinatura de um Termo de Cessão dos Direitos Autorais (Anexo III) para uso pleno da logomarca pela SPVA/RN;
5.3 Os demais trabalhos inscritos no concurso não serão devolvidos, porém não serão utilizados para quaisquer outros fins, cabendo à SPVA/RN, dar-lhes o descarte adequado.
6. DA PREMIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
6.1 O resultado final do Concurso será divulgado no dia 25/06/2016, no evento em comemoração aos 19 anos de existência da SPVA/RN e em seguida em suas páginas online: https://www.facebook.com/SPVARN/ ehttps://www.facebook.com/groups/439631419565085/?fref=ts
6.2 O prêmio para o participante vencedor deste concurso da nova logomarca da SPVA/RN, será no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), mais uma cesta de livros de escritores potiguares, no valor de R$300,00 (trezentos reais).
7. DAS ORIENTAÇÕES GERAIS
A SPVA/RN, poderá cancelar o concurso de que trata este Edital a qualquer momento, em razão de caso fortuito ou de força maior e também por ausência de inscrições, a seu critério, sem que isso implique em qualquer direito indenizatório.
8. COMISSÃO ORGANIZADORA
1. Ozany Aparecida Gomes da Silva
2. Sandemberg Oliveira de Almeida
3. Arlete Santos do Nascimento
4. Adélia Maria Silveira Costa
5. Rubens Barros de Azevedo
6.José Antonio Martins Neto
9. COMISSÃO JULGADORA
1. Ozany Aparecida Gomes da Silva (Presidente da SPVA/RN)
2. Evanir de Oliveira Pinheiro (Professora de Artes)
3. Alfredo Neves (Artista Visual)
4. Pedro Victor Gomes (Designer Gráfico)
5. José Veríssimo de Sousa (Professor de Artes Visuais e Quadrinista)
10. DA SELEÇÃO E DO JULGAMENTO
10.1 As propostas apresentadas para avaliação, deverão ter como base a logomarca oficial, priorizando as cores amarelo, preto e branco, a pena, a lira e o tinteiro, dando uma nova roupagem, com adição da sigla RN, a qual identificará a entidade como potiguar.
10.2 A Comissão Julgadora deferirá o julgamento de cada proposta apresentada, caso a mesma estiver em consonância com o regulamento do concurso. Caso contrário, o trabalho será automaticamente desconsiderado, não cabendo recurso do (a) participante.
10.3 A Comissão Julgadora atribuirá pontos aos trabalhos, estabelecendo uma classificação, do maior para o menor, resultante da soma de pontos atribuídos, individualmente, a cada trabalho, pelos seus membros (Anexo IV).
10.4 São critérios específicos para o julgamento dos projetos pela Comissão Julgadora:
• Relação com a logomarca já existente (peso 3);
• Criatividade (inovação conceitual e técnica) (peso 2);
• Originalidade (desvinculação de outras marcas existentes, exceto a logomarca da SPVA/RN (peso 1);
• Aplicabilidade (diferentes aplicações em impressos e digital) (peso 2);
• Comunicação (concisão e universalidade) (peso 1);
10.5 Cada critério deverá ser pontuado com um valor entre 0 e 10,0 com intervalos de meio ponto.
10.6 O trabalho que obtiver o maior número de pontos será considerado o vencedor.
10.7 Havendo empate, o (a) Presidente da Comissão Julgadora proferirá o voto de desempate.
10.8 A Comissão Julgadora se reserva o direito de não premiar nenhum dos trabalhos apresentados, caso nenhum deles esteja de acordo com este edital ou deixe de apresentar o nível de qualidade desejado.
Natal, 10 de maio de 2016.
Ozany Gomes
Presidente da SPVA/RN
OBSERVAÇÃO: Os interessados em participar deste Edital, deverão solicitar os anexos através dos e-mails:
spvarn@outlook.com ou ozanygomes@gmail.com

quinta-feira, 23 de junho de 2016

PROJETO SERENATA LUAR DE NATAL


 
 
Atenção:
 
Serenata Junina Luar de Natal, que promoverá a "Primeira Namoradrilha de Natal", acontecerá no próximo dia 24 de Junho/2106, sexta-feira, a partir das 19 horas, concentrando-se no calçadão do IFRN – Instituto Federal de Educação de Natal - Cidade Alta (Av. Rio Branco) e percorrendo as ruas e espaços do Centro Histórico de Natal, na Cidade Alta.
Veja a programação e participe conosco! Não custa nada, é só chegar e participar dessa divertida animação romântica, artística e cultural.
O Projeto Serenata Junina Luar de Natal  tem produção cultural de Francisco Alves da Costa Sobrinho (Chico Alves), coordenação executiva: Mary Stella Bezerril. Assistência de produção: Rick Ricardo, Coordenação musical: Ricardo Baia. É incentivado pela Lei Municipal Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura de Natal e patrocinado pela PROMATER.
 
FONTE: por e-mail

terça-feira, 7 de junho de 2016

UBT/CURITIBA DIVULGA CONCURSO DE TROVAS ORLANDO WOCZIKOSKY


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É com grande satisfação que a UBT-Curitiba, divulga o Resultado do CONCURSO DE TROVAS ORLANDO WOCZIKOSKY, âmbitos Nacional/Internacional (Plantio) e Estadual (Colheita), realizado em comemoração ao seu Cinquentenário de fundação.
Aproveito o ensejo para convidar a todos a participarem de nossas festividades de acontecerão nos dias 14 e 15 de setembro vindouro, cuja programação será divulgada nos próximos dias.
Em nome da Diretoria desta entidade, parabenizo a todos os participantes e classificados, neste certame cultural. Recebam os nossos efusivos cumprimentos por suas vitórias, desejando que estas sejam um estímulo para novas participações, em outros certames.
Eis os resultados:

Tema: Plantio
Categoria: Veterano

1º Lugar: Manoel Cavalcante (Pau dos Ferros - RN)
Quão triste é ver na paisagem
a esperança do plantio
morrer impressa na imagem
da lama seca de um rio...

2º Lugar: Luiz Damo (Caxias do Sul - RS)
Vitrine, fonte de encanto,
de traje em exposição,
pouco faz lembrar, no entanto,
o plantio do algodão.

3º Lugar: Dodora Galinari (Belo Horizonte - MG)
Mesmo pisando em espinhos
por travessias penosas,
em todos os meus caminhos
farei plantio de rosas!

4º Lugar: Carolina Ramos (Santos - SP)
Planta, com garra e ternura,
esse chão ao teu redor,
mesmo a terra seca e dura
se  abranda com  teu suor!

5º Lugar: Maria Luíza Walendowsky (Brusque - SC)
Desde o plantio a semente
cumpre um destino fecundo:
o combate permanente
à fome que ameaça o mundo.

6º Lugar:- Edmar Japiassú Maia (Nova Friburgo - RJ)
Semeia o bem no vazio
de um coração, que ele aceita...
E se é de amor o plantio,
será de amor a colheita!

7º Lugar:- Dulcídio de Barros Moreira Sobrinho (Juiz de Fora - MG)
Quando a seca em solo ardido
toda a plantação alcança,
o que não fica perdido
é o plantio da esperança.

8º Lugar: Jaime Pina da Silveira (São Paulo - SP)
Lavrador, homem honrado,
sobre a terra não se cansa;
põe semente ajoelhado,
num plantio de esperança!

9º Lugar: Carolina Ramos (Santos - SP)
No solo certo e fecundo,
Senhor, que eu saiba plantar
as sementes que, no mundo,
só frutos bons possam dar!!!

10º Lugar: Jaime Pina da Silveira (São Paulo - SP)
Era um terreno vazio...
estéril...seco...Entretanto,
a enxada... o suor e o plantio,
devolvem verde o que planto.

11 º Lugar: Antonio de Oliveira - Rio Claro - SP
Comete um grave desvio
a sociedade que aceita
ver o suor do plantio
não se fartar da colheita!

12º Lugar: Gilvan Carneiro da Silva (São Gonçalo - RJ)
Regue o plantio que eu ponho
certeza no que plantamos,
porque a semente de um sonho
nunca morre se a regamos!

Tema: Plantio
Categoria: NOVO TROVADOR

1° lugar -  Aparecida Gianello.
É quando amoleço o peito,
que Ele chega com a semente...
Deus tem lá seu próprio jeito
de plantar o amor na gente.

2° lugar: TARCÍSIO José Fernandes LOPES (Brasília- DF)
Meu pai deu-me um desafio
ao me dar a educação:
repassá-la no "plantio"
da terceira geração.

3° lugar: Maria do Carmo M. Zerbinato (Niterói - RJ)
Terra fértil, terra santa
é a que enfrenta o desafio
de salvar aquela planta
que atrofiou no plantio!


4° lugar: Valter Rodrigues Mota (Taubaté-São Paulo)
No campo quando amanhece,
camponês faz o plantio.
E de noite ele agradece
Por mais esse desafio.

Comissão Julgadora:
Antonio Augusto de Assis (UBT-Maringá)
Pedro Melo (UBT-Curitiba)
Vanda Fagundes Queiroz (UBT-Curitiba).

RESULTADO ÂMBITO ESTADUAL -
Tema: Colheita
Categoria: Veterano

1º Lugar: Maria Helena Oliveira Costa - Ponta Grossa
Terra infértil, ressecada,
teu peito negou-me - eu sei -
toda a colheita sonhada
dos grãos de amor que plantei!

2º Lugar: Lilia Maria Machado Souza - Curitiba
Ao findar a madrugada,
toda a serra se extasia,
e o vermelho da alvorada
nas mãos colhe um novo dia!

3º Lugar: Janske Niemann Schlenker - Curitiba
Na vida, as coisas têm preço
e da colheita, hoje sei:
eu ganho mais que mereço,
colho mais do que plantei.

4º Lugar: Sônia Maria Ditzel Martelo - Ponta Grossa
Quando a colheita se faz
de uma maneira bem feita
o mundo cintila em paz
e a vida fica perfeita!...

5º Lugar: Mário Zamataro – Curitiba
Já não tenho o que falar,
já não choro, já não rio,
já não tenho o seu olhar...
Colho a saudade e o vazio.


6º Lugar: Lucília Alzira Trindade Decarli - Bandeirantes
Quem se ocupa do plantio
e zela pela colheita,
não tem celeiro vazio
e nem mente insatisfeita...

7º Lugar: Maria Aparecida Pires - Curitiba
Tenho a colheita no colo,
mas meu olhar não se cansa
de ver plantado no solo
o punhado da esperança!


8º Lugar: Sônia Maria Ditzel Martelo - Ponta Grossa
Ó Senhor, quanta emoção,
plantar, zelar e colher,
de um só pequenino grão
vejo a vida renascer!...

9º Lugar:  Antonio Augusto de Assis - Maringá
Semeia na mocidade
o bem que fores capaz.
Terás na terceira idade
farta colheita de paz.

10 º Lugar: Maurício Fernandes Leonardo - Ibiporã
A boa colheita é fruto,
de tempo e dedicação,
que o agricultor resoluto
dispensou à plantação!

11 º Lugar: Maria Helena Oliveira Costa - Ponta Grossa
Driblando todo o desgaste,
nós tentamos outra vez.
Semeei. Tu semeaste,
e a colheita então se fez!

12º Lugar: Dari Pereira - Maringá
Quem planta com muita fé
semente boa e perfeita,
mantém o Brasil de pé,
por desfrutar da colheita...

13º Lugar: José Feldman - Arapongas - Curitiba
Para uma vida perfeita,
devemos ter sempre em mente,
que toda e qualquer colheita,
deve-se à boa semente.

14 º Lugar: Maria Aparecida Pires - Curitiba
Quando a colheita abundante
ganha valor no mercado,
todo trabalho constante
vê o suor recompensado!


Tema: Colheita
Categoria: Novo Trovador

1º Lugar: Nilsa Alves de Melo - Maringá
Contemple os campos dourados
que ao bom lavrador deleita:
ontem, bons grãos semeados;
hoje, o prazer da colheita.

2º Lugar: Madalena Ferrante Pizzatto - Curitiba
Enxada e foice nas mãos,
com persistência e firmeza,
o agricultor planta os grãos;
mas colher, é uma incerteza.

3º Lugar: Wellesley Nascimento - Curitiba
No papel a pena planta,
uma trova tão perfeita...
Seduzindo quem a canta,
pelo encanto da colheita!

4º Lugar: Paulo Roberto Walbach Prestes - Curitiba
Enxada e foice na mão,
a família vai unida:
chuva e sol e pé no chão
para a colheita da vida!

5º Lugar: Karla Cristiane Bitencourt - Curitiba
Quem planta em solo profundo,
as sementes do perdão,
tem nos braços deste mundo
a colheita da união.

6º Lugar: Nilsa Alves de Melo - Maringá
Plante a semente do bem,
da caridade perfeita,
que com o tempo, aqui e além,
surgirá farta colheita.

7º Lugar: Lucrécia Welter - Toledo
 No calendário das flores
A colheita é permanente
A chama dos seus amores
Aquece o peito da gente

8º Lugar: Paulo Roberto Walbach Prestes - Curitiba
De sol a sol, o seu João
- para alimentar os seus -
da colheita, espera o pão
e no mais, graças a Deus!

9º Lugar: Paulo Roberto Moreira Gomes - Curitiba
A colheita quando grande
faz brilhar os olhos meus,
pois assim também se expande
sob as bênçãos do meu Deus.

10º Lugar: Paulo Roberto Moreira Gomes - Curitiba
Quem na cama muito deita
deixa o seu tempo passar.
Minguada será a colheita
de quem não soube plantar.

11º Lugar: Madalena Ferrante Pizzatto - Curitiba
O caboclo de mão grossa,
com seu penoso labor,
planta com fé sua roça,
colhe o fruto com sabor.

12º Lugar: José Arildo Vieira - Curitiba
Das sementes que plantou,
você terá o resultado,
quando  a terra que lavrou,
 for plantada com cuidado!

13º Lugar: Lila Tecla- Curitiba
Olhei para o chão, perplexo,
a semente que nascia
desabrochando em reflexo
daquilo que eu fiz um dia.

 14º Lugar: Osires Haddad - Curitiba
Quem se doa em gentilezas
encaminha seu destino:
na colheita vêm grandezas,
mesmo sendo pequenino.

Comissão Julgadora:
Flávio Stefani (UBT-RS)
Tadeu Hagen (UBT-MG)
Selma Patti Spinelli (UBT-SP)

INFORMAMOS QUE O RESULTADO DO ÂMBITO ESTUDANTIL SERÁ DIVULGADO A POSTERIORI.

Saudações,
Andréa Motta
Presidente UBT-Curitiba
 

domingo, 15 de maio de 2016

A EXPRESSÃO POÉTICA DE MONICA ANDRE - PARNAMIRIM/RN



Uma homenagem prestada
Por uma aluna escolada
Amante também da poesia
Agradeço de coração
Essa linda declaração
De Monica André – pedagogia.

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Minha Professora querida
Deixo aqui minha gratidão,
A Srª enquanto docente
Mostrando na sua concepção
Fez com que a turma aprendesse
'' tudo''  Sobre gestão.

Na sua simplicidade
Nos deu a capacidade
De nossa palavra valer.
Sempre nos elogiando e
Com um jeito esperto sabia fazer o certo
Sem errar seu preceder.

Com seu caderno de anotações
Causava expectativa
Pois todos queriam saber
 O que tinha a descrever
Quando começava a ler
Enaltecia o saber sem criticas bruscas fazer.

A VOZ POÉTICA DO CIRO JOSÉ TAVARES - BRASILIA/DF



DA SÚPLICA E DO PERDÃO
          Ciro José Tavares.

...Agora voltas entardecida, triste e pedes
meu colo e meus  abraços para amainar as tempestades
que o tempo fez desabar sobre teu solitário coração.
Não te lembras da fuga do passado, ao crepúsculo, o mar
quase a molhar os nossos pés. Partiste sem olhar-me, silenciosa, fria como à tarde que morria, sem um gesto qualquer, pelo menos
a palavra  adeus na despedida.
Eu fiquei como se fosse um corpo estranho perdido no espaço,
fixado na lentidão dos passos no afastamento sem explicações.
Agora voltas, restos sombrios de mulher. Nada de antigamente,
quando eras pura, virgem, bela, luz dos meus caminhos.
Chegas lacrimosa, voz claudicante num tardio pedido de perdão,
ao confessar inquietante que mataste todos os teus sonhos.
Quanto a mim o tempo abrandou o coração renovando a vida.
Sigo sonhador, escrevo versos, vagamundo a procurar nas noites
ouvir o canto do menestrel perdido sob raios de luas fictícias.
Devolvo-te a súplica. Guardo bem guardado dentro do meu peito
o dever cristão de perdoar. É o que queres? Então é o que faço.

terça-feira, 10 de maio de 2016

A VOZ POÉTICA DE CHICO ALVES - NATAL/RN

E AGORA ?
 
E agora, coleguinha?
Tu que cantou tanta marra
           Dizendo que era o tal                                               
           Fez uso do meu quintal
Deslumbrou-se e foi pra farra
 
Cadê a festa do povo?
Onde está a esperança?
Como ficam as lembranças?
Pra onde foi nosso sonho?
O que dizer pras crianças?
Eu quero a minha camisa
A bandeira,
Nossa voz,
Falar de amores possíveis
E desatar esses nós!
E vencendo essa tristeza
Que se apossou de nós
Buscar amores perfeitos,
Rosas vermelhas, jasmins
           Plantados dentro do peito!                       
                                                                              Francisco Alves C. Sobrinho
  (Chico Alves)

segunda-feira, 2 de maio de 2016

IV SENACEM

IV SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - Ensino, Juventude e Diversidade na Escola Pública 
I ENCONTRO NACIONAL ENSINO E INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA PÚBLICA
UERN, Faculdade de Educação – 04, 05, 06 de maio de 2016 - Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil

REALIZAÇÃO:  Faculdade de Educação (FE/UERN) 
Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO - associação UERN, UFERSA, IFRN)
Grupo de Estudos e pesquisa Contexto e Educação (CONTEXTO - CNPq/UERN)
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG/UERN) 

APOIO: 
CAPES  |  CNPq  |  UFERSA  | IFRN  | UNILAB  | SEEC/RN  | PREFEITURA DE MOSSORÓPPGE UFC  | NHIME - UFC  | PPGEP IFRN

APRESENTAÇÃO
A quarta edição do Seminário Nacional do Ensino Médio (IV SENACEM), traz consigo o desafio de lançar o primeiro Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade na Escola Pública (I ENACEI). Neste ano, o SENACEM/ENACEI privilegiam a temática:  “Ensino, juventude e diversidade na escola pública”, no intuito de favorecer a discussão em torno dos rumos que a política do ensino médio/ensino público tem tomado, de forma a refletir sobre os processos mediativos do mesmo em relação a questão curricular e suas inter-relações com as diferentes formas de aprendizagem e aquisição/apropriação de saberes. Como nas três edições anteriores do SENACEM, este evento tem como propósito constituir-se  como um  espaço de discussões e debates para os pesquisadores, os estudantes da graduação e da pós-graduação, os professores universitários e da educação básica que atuam, pesquisam, refletem e problematizam o ensino médio (agora ampliando, com o ENACEI, para todas as etapas do ensino público), sendo este considerado lócus privilegiado de produção e apropriação de conhecimentos e desenvolvimento de práticas educativas inovadoras. Deste modo, o SENACEM/ENACEI tem como escopo analisar as políticas curriculares e as incorporações, adaptações, recontextualizações e traduções encontradas nas escolas, dando ênfase ao seu público jovem, no contexto de mudanças na sociedade contemporânea.
Os eventos pretendem, ainda, oportunizar um espaço de socialização e publicização das pesquisas e produções recentes dos sujeitos pedagógicos (docentes e discentes), visando apontar  o percurso histórico, a atualidade, as percepções e as tranformações  teóricas e práticas que envolvem a educação e o ensino na escola pública. Para o SENACEM, o debate continuará sendo pautado levando em consideração as políticas governamentais, instituídas pelo Ministério da Educação (MEC) para o ensino médio e seus reflexos e impactos na escola pública, principalmente. Não obstante, pretende-se enfatizar  as pesquisas desenvolvidas nas escolas públicas de ensino médio sobre juventudese diversidades em todo o nordeste brasileiro, estabelecendo relações com as demais regiões do país. Estas socializações ocorrerão por intermédio das sistematização dos Grupos de  Discussões (GD), acerca dos três eixos estruturantes do seminário, são eles: JUVENTUDES e DIVERSIDADES, ESCOLA PÚBLICA e JUVENTUDE e DIVERSIDADES e SABERES no ENSINO MÉDIO. O ENACEI, por sua vez, iniciará problematizando os aspectos relacionados à interdisciplinaridade no contexto da escola pública, sendo um espaço de agluitnação de ideias para a construção de práticas (e teorias) de superação da disciplinarização do ensino e da modalização da educação, focaando a totalidade dos saberes numa perspeectiva trans e multidisciplinar.
Sediados na Faculdade de Educação (FE), por meio do Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto e Educação (CONTEXTO CNPq/UERN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e do Programa de Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), associação ampla entre UERN, UFERSA e IFRN, tem apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE) e do Núcleo de História e Memória da Educação (NHIME), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC) e da Secretaria Muncipal de Educação da Preferitura Municial de Mossoró. Conta, ainda, com apoio de grupos de pesquisas e de programas de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Além disso, o SENACEM recebe o imprescindível apoio financeiro do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), e do Auxílio a Promoção de Eventos Científicos (ARC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A aglutinação de expressivas instituições acadêmicas com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e, por conseguinte, com as escolas da região, objetiva aproximar o debate acadêmico do espaço escolar, intentando diminuir o fosso que separa o pensar e o fazer as políticas e os currículos do Ensino Médio, do fazer cotidiano das escolas e dos seus sujeitos.

SOBRE O SENACEM - Histórico

A construção coletiva do SENACEM, apesar de trilhar as primeiras edições, já ocupa lugar importante no debate sobre o ensino médio. Em 2011, o I Seminário Nacional do Ensino Médio, intitulado: “História, Mobilização e Perspectivas”, surgiu com a pretensão de discutir as políticas governamentais e suas apropriações e recontextualizações na escola, enfatizando os processos históricos, políticos e ideológicos que permeavam a educação secundária. A iniciativa do evento possibilitou socializar as pesquisas desenvolvidas nas escolas públicas de ensino médio, mobilizando pesquisadores com diversas trajetórias acadêmicas, predominantemente, do nordeste brasileiro, mas com trânsito intelectual nas outras regiões do país. Naquele momento o evento contribuiu para suscitar o debate teórico e epistemológico, bem como contribuiu com as reflexões e repercussões do fazer pedagógico no ensino médio, analisando suas possibilidades, potencialidades, limites e problemas.  A parceria entre os pesquisadores resultou na publicação nos anais do evento de 400 (quatrocentos) trabalhos apresentados a partir dos eixos temáticos discutidos. Outro significativo resultado das conferências ministradas no Seminário foi a publicado do livro Ensino Médio: políticas, docências, inclusão e cotidiano escolar, pela Editora CRV (Curitiba). Numa tiragem de 1000 mil exemplares, o livro já foi quase totalmente vendido, em apenas um ano de lançamento. Este tem sido divulgado em vários eventos científicos e acadêmicos nas universidades parceiras, além da ANPED (Associação Nacional dos Pesquisadores em Educação), em 2012. O mesmo livro já foi adotado como material de leitura e discussão nos cursos de graduação e pós-graduação. 
Em 2012, o II SENACEM abordou a temática “Profissão Docente, Currículo e Novas Tecnologias”. O evento propiciou espaços de debates para pesquisadores com experiências em diversas áreas de formação e diferentes regiões do país, discutindo os desafios e as possibilidades contemporâneas para a docência, a formação e a utilização das novas tecnologias no Ensino Médio. Nesta edição, os vínculos entre as instituições parceiras foi fortalecido com a integração do ensino de graduação e pós-graduação com a participação dos programas formativos (PET, PIBIC, PIBID e PIM). O estímulo para o envolvimento dos discentes vinculados aos programas formativos foi fomentado nas atividades desenvolvidas em parcerias com os professores nas coordenações das diversas atividades do Seminário (Grupos de discussões, minicursos, apresentações de trabalhos). Como resultado dessa soma de esforços, o II SENACEM atingiu a participação de 950 pessoas (professores da educação básica e universitários, estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores de escolas, técnicos da secretária de educação e do MEC). A produção bibliográfica também mostrou-se significativa com a publicação de 300 (trezentos) trabalhos apresentados nas comunicações no anais do evento. Como no primeiro SENACEM, as conferências serão publicadas em Livro pela editora Edições UFC.
Em 2013, com as experiências e a acentuada parceria construídas nos últimos anos, o III SENACEM, com a temática "Currículos, Aprendizagens, Saberes" apresentou-se como uma possibilidade de mediação e reflexão crítica, rigososa e de conjunto da realidade educacional que envolve o ensino médio. Seu intuito foi o de contribuir, fomentar e suscitar o debate teórico e epistemológico acerca dos currículos, aprendizagens e saberes que mobilizam as práticas educativas, continuando na trilha de construção uma educação de qualidade social, comprometida com os sujeitos do ensino médio das escolas públicas brasileira. Como resultado do acúmulo de forças das edições anteriores, o III SENACEM atingiu a participação de 1150 pessoas (professores da educação básica e universitários, estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores de escolas, técnicos da secretária de educação e do MEC). A produção bibliográfica também mostrou-se significativa com a publicação de 500 (quinhentos) trabalhos apresentados nas comunicações no anais do evento. Como nas duas últimas edições do SENACEM, as conferências foram publicadas em Livro pelas Edições UECE.
Para 2016, o IV Seminário Nacional do Ensino Médio (SENACEM 2016) traz como tema Ensino, Juventude e Diversidade na Escola Pública. Mais uma vez o evento pretende ser espaço de debate para pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e professores universitários e da educação básica que atuam, pesquisam, pensam o Ensino Médio.

OBJETIVOS: 

1. Analisar as políticas curriculares para o Ensino Médio e as incorporações, adaptações, recontextualizações e traduções encontradas nas escolas; 2. Divulgar resultados de pesquisas sobre as políticas para o Ensino Médio, desenvolvidas em universidade brasileiras, que envolvam professores e técnicos das secretarias estaduais de educação no debate sobre a qualidade do ensino. 3. Possibilitar o intercâmbio entre pesquisadores e instituições que debatem as políticas curriculares e as aprendizagens significativas no ensino médio, envolvendo gestores estaduais, professores, gestores escolares e comunidade escolar, de forma geral. 4. Possibilitar a interação entre professores da educação básica, professores do ensino superior e alunos de graduação de diversas licenciaturas e de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) como espaço de debates de saberes e experiências diversas, contribuindo para o desenvolvimento de aprendizagens acadêmicas e de formação continuada. 5. Discutir as peculiaridades do Ensino Médio na escola pública, dando ênfase ao seu público jovem, no contexto de mudanças na sociedade contemporânea; 6. Discutir os desafios e as possibilidades das Novas Tecnologias para a profissão docente e para o currículo do Ensino Médio na escola pública, principalmente; 7. Aproximar o debate acadêmico do debate escolar, buscando encontros possíveis entre a excelência da pesquisa e a excelência da prática escolar, com foco na escola pública e nas juventudes que frequentam essa etapa da educação básica.  8. Contribuir para o debate, para a exposição de ideias e para a publicação de artigos científicos de alunos da pós-graduação e de professores que atuam na graduação e na pós-graduação.

Atualizado por: Jean Mac Cole Tavares Santos em 28/02/2016 (Setor para Contato: FE - Departamento de Educação )