IV SENACEM
IV SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - Ensino, Juventude e Diversidade na Escola Pública
I ENCONTRO NACIONAL ENSINO E INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA PÚBLICA UERN, Faculdade de Educação – 04, 05, 06 de maio de 2016 - Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil
I ENCONTRO NACIONAL ENSINO E INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA PÚBLICA UERN, Faculdade de Educação – 04, 05, 06 de maio de 2016 - Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil
REALIZAÇÃO: Faculdade de Educação (FE/UERN)
Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO - associação UERN, UFERSA, IFRN)
Grupo de Estudos e pesquisa Contexto e Educação (CONTEXTO - CNPq/UERN)
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG/UERN)
Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO - associação UERN, UFERSA, IFRN)
Grupo de Estudos e pesquisa Contexto e Educação (CONTEXTO - CNPq/UERN)
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG/UERN)
APOIO:
CAPES | CNPq | UFERSA | IFRN | UNILAB | SEEC/RN | PREFEITURA DE MOSSORÓPPGE UFC | NHIME - UFC | PPGEP IFRN
APRESENTAÇÃO
A quarta
edição do Seminário Nacional do Ensino Médio (IV SENACEM), traz consigo
o desafio de lançar o primeiro Encontro Nacional Ensino e
Interdisciplinaridade na Escola Pública (I ENACEI). Neste ano, o
SENACEM/ENACEI privilegiam a temática: “Ensino, juventude e diversidade
na escola pública”, no intuito de favorecer a discussão em torno dos
rumos que a política do ensino médio/ensino público tem tomado, de forma
a refletir sobre os processos mediativos do mesmo em relação a questão
curricular e suas inter-relações com as diferentes formas de
aprendizagem e aquisição/apropriação de saberes. Como nas três edições
anteriores do SENACEM, este evento tem como propósito constituir-se
como um espaço de discussões e debates para os pesquisadores, os
estudantes da graduação e da pós-graduação, os professores
universitários e da educação básica que atuam, pesquisam, refletem e
problematizam o ensino médio (agora ampliando, com o ENACEI, para todas
as etapas do ensino público), sendo este considerado lócus privilegiado
de produção e apropriação de conhecimentos e desenvolvimento de
práticas educativas inovadoras. Deste modo, o SENACEM/ENACEI tem como
escopo analisar as políticas curriculares e as incorporações,
adaptações, recontextualizações e traduções encontradas nas escolas,
dando ênfase ao seu público jovem, no contexto de mudanças na sociedade
contemporânea.
Os
eventos pretendem, ainda, oportunizar um espaço de socialização e
publicização das pesquisas e produções recentes dos sujeitos pedagógicos
(docentes e discentes), visando apontar o percurso histórico, a
atualidade, as percepções e as tranformações teóricas e práticas que
envolvem a educação e o ensino na escola pública. Para o SENACEM, o
debate continuará sendo pautado levando em consideração as políticas
governamentais, instituídas pelo Ministério da Educação (MEC) para o
ensino médio e seus reflexos e impactos na escola pública,
principalmente. Não obstante, pretende-se enfatizar as pesquisas
desenvolvidas nas escolas públicas de ensino médio sobre juventudese
diversidades em todo o nordeste brasileiro, estabelecendo relações com
as demais regiões do país. Estas socializações ocorrerão por intermédio
das sistematização dos Grupos de Discussões (GD), acerca dos três eixos
estruturantes do seminário, são eles: JUVENTUDES e DIVERSIDADES, ESCOLA
PÚBLICA e JUVENTUDE e DIVERSIDADES e SABERES no ENSINO MÉDIO. O ENACEI,
por sua vez, iniciará problematizando os aspectos relacionados à
interdisciplinaridade no contexto da escola pública, sendo um espaço de
agluitnação de ideias para a construção de práticas (e teorias) de
superação da disciplinarização do ensino e da modalização da educação,
focaando a totalidade dos saberes numa perspeectiva trans e
multidisciplinar.
Sediados
na Faculdade de Educação (FE), por meio do Grupo de Estudos e Pesquisa
Contexto e Educação (CONTEXTO CNPq/UERN), da Universidade do Estado do
Rio Grande do Norte (UERN), e do Programa de Programa de Pós-Graduação
em Ensino (POSENSINO), associação ampla entre UERN, UFERSA e IFRN, tem
apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
(IFRN), da Universidade da Integração Internacional da
Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), do Programa de Pós-Graduação em
Educação Brasileira (PPGE) e do Núcleo de História e Memória da Educação
(NHIME), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Secretaria
de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC) e da Secretaria
Muncipal de Educação da Preferitura Municial de Mossoró. Conta, ainda,
com apoio de grupos de pesquisas e de programas de pós-graduação da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade
Federal de Alagoas (UFAL), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB),
da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do
Rio de Janeiro (UERJ). Além disso, o SENACEM recebe o imprescindível
apoio financeiro do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC),
e do Auxílio a Promoção de Eventos Científicos (ARC), do Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A
aglutinação de expressivas instituições acadêmicas com as Secretarias
Estadual e Municipal de Educação e, por conseguinte, com as escolas da
região, objetiva aproximar o debate acadêmico do espaço escolar,
intentando diminuir o fosso que separa o pensar e o fazer as políticas e
os currículos do Ensino Médio, do fazer cotidiano das escolas e dos
seus sujeitos.
SOBRE O SENACEM - Histórico
A
construção coletiva do SENACEM, apesar de trilhar as primeiras edições,
já ocupa lugar importante no debate sobre o ensino médio. Em 2011, o I
Seminário Nacional do Ensino Médio, intitulado: “História, Mobilização e
Perspectivas”, surgiu com a pretensão de discutir as políticas
governamentais e suas apropriações e recontextualizações na escola,
enfatizando os processos históricos, políticos e ideológicos que
permeavam a educação secundária. A iniciativa do evento possibilitou
socializar as pesquisas desenvolvidas nas escolas públicas de ensino
médio, mobilizando pesquisadores com diversas trajetórias acadêmicas,
predominantemente, do nordeste brasileiro, mas com trânsito intelectual
nas outras regiões do país. Naquele momento o evento contribuiu para
suscitar o debate teórico e epistemológico, bem como contribuiu com as
reflexões e repercussões do fazer pedagógico no ensino médio, analisando
suas possibilidades, potencialidades, limites e problemas. A parceria
entre os pesquisadores resultou na publicação nos anais do evento de 400
(quatrocentos) trabalhos apresentados a partir dos eixos temáticos
discutidos. Outro significativo resultado das conferências ministradas
no Seminário foi a publicado do livro Ensino Médio:
políticas, docências, inclusão e cotidiano escolar, pela Editora CRV
(Curitiba). Numa tiragem de 1000 mil exemplares, o livro já foi quase
totalmente vendido, em apenas um ano de lançamento. Este tem sido
divulgado em vários eventos científicos e acadêmicos nas universidades
parceiras, além da ANPED (Associação Nacional dos Pesquisadores em
Educação), em 2012. O mesmo livro já foi adotado como material de
leitura e discussão nos cursos de graduação e pós-graduação.
Em 2012,
o II SENACEM abordou a temática “Profissão Docente, Currículo e Novas
Tecnologias”. O evento propiciou espaços de debates para pesquisadores
com experiências em diversas áreas de formação e diferentes regiões do
país, discutindo os desafios e as possibilidades contemporâneas para a
docência, a formação e a utilização das novas tecnologias no Ensino
Médio. Nesta edição, os vínculos entre as instituições parceiras foi
fortalecido com a integração do ensino de graduação e pós-graduação com a
participação dos programas formativos (PET, PIBIC, PIBID e PIM). O
estímulo para o envolvimento dos discentes vinculados aos programas
formativos foi fomentado nas atividades desenvolvidas em parcerias com
os professores nas coordenações das diversas atividades do Seminário
(Grupos de discussões, minicursos, apresentações de trabalhos). Como
resultado dessa soma de esforços, o II SENACEM atingiu a participação de
950 pessoas (professores da educação básica e universitários,
estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores de escolas,
técnicos da secretária de educação e do MEC). A produção bibliográfica
também mostrou-se significativa com a publicação de 300 (trezentos)
trabalhos apresentados nas comunicações no anais do evento. Como no
primeiro SENACEM, as conferências serão publicadas em Livro pela editora
Edições UFC.
Em 2013,
com as experiências e a acentuada parceria construídas nos últimos
anos, o III SENACEM, com a temática "Currículos, Aprendizagens,
Saberes" apresentou-se como uma possibilidade de mediação e reflexão
crítica, rigososa e de conjunto da realidade educacional que envolve o
ensino médio. Seu intuito foi o de contribuir, fomentar e suscitar o
debate teórico e epistemológico acerca dos currículos, aprendizagens e
saberes que mobilizam as práticas educativas, continuando na trilha de
construção uma educação de qualidade social, comprometida com os
sujeitos do ensino médio das escolas públicas brasileira. Como resultado
do acúmulo de forças das edições anteriores, o III SENACEM atingiu a
participação de 1150 pessoas (professores da educação básica e
universitários, estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores de
escolas, técnicos da secretária de educação e do MEC). A produção
bibliográfica também mostrou-se significativa com a publicação de 500
(quinhentos) trabalhos apresentados nas comunicações no anais do evento.
Como nas duas últimas edições do SENACEM, as conferências foram
publicadas em Livro pelas Edições UECE.
Para
2016, o IV Seminário Nacional do Ensino Médio (SENACEM 2016) traz como
tema Ensino, Juventude e Diversidade na Escola Pública. Mais uma vez o
evento pretende ser espaço de debate para pesquisadores, estudantes de
graduação e pós-graduação e professores universitários e da educação
básica que atuam, pesquisam, pensam o Ensino Médio.
OBJETIVOS:
1.
Analisar as políticas curriculares para o Ensino Médio e as
incorporações, adaptações, recontextualizações e traduções encontradas
nas escolas; 2.
Divulgar resultados de pesquisas sobre as políticas para o Ensino
Médio, desenvolvidas em universidade brasileiras, que envolvam
professores e técnicos das secretarias estaduais de educação no debate
sobre a qualidade do ensino. 3.
Possibilitar o intercâmbio entre pesquisadores e instituições que
debatem as políticas curriculares e as aprendizagens significativas no
ensino médio, envolvendo gestores estaduais, professores, gestores
escolares e comunidade escolar, de forma geral. 4.
Possibilitar a interação entre professores da educação básica,
professores do ensino superior e alunos de graduação de diversas
licenciaturas e de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado)
como espaço de debates de saberes e experiências diversas, contribuindo
para o desenvolvimento de aprendizagens acadêmicas e de formação
continuada. 5.
Discutir as peculiaridades do Ensino Médio na escola pública, dando
ênfase ao seu público jovem, no contexto de mudanças na sociedade
contemporânea; 6.
Discutir os desafios e as possibilidades das Novas Tecnologias para a
profissão docente e para o currículo do Ensino Médio na escola pública,
principalmente; 7.
Aproximar o debate acadêmico do debate escolar, buscando encontros
possíveis entre a excelência da pesquisa e a excelência da prática
escolar, com foco na escola pública e nas juventudes que frequentam essa
etapa da educação básica. 8.
Contribuir para o debate, para a exposição de ideias e para a
publicação de artigos científicos de alunos da pós-graduação e de
professores que atuam na graduação e na pós-graduação.
Atualizado por: Jean Mac Cole Tavares Santos em 28/02/2016 (Setor para Contato: FE - Departamento de Educação )
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