quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

1ª MOSTRA DE TEATRO DO OPRIMIDO DE NATAL - CONVITE

Acontece no dia 28 de janeiro, no Complexo Cultural de Natal (CCN), a “ Iª Mostra de Teatro do Oprimido de Natal”, quando atores e atrizez praticantes do método criado pelo teatrólogo Augusto Boal se reúnem para discutir problemas sociais através de encenações teatrais. O evento com classificação livre tem entrada franca.

No dia 28 de janeiro, o público vai assistir a duas peças teatrais com atuação de jovens estudantes de Natal e Ceará Mirim. Ao final de cada apresentação alguns dos espectadores serão convidados entrar na cena, trocando de lugar com o protagonista, para mostrar alternativas aos problemas encenados. Nas peças os atores encenam episódios reais das suas vidas.

“O espectador (ou espect-ator) da sessão de Teatro-Fórum não é um consumidor do bem cultural, mas sim um ativo interlocutor que é convidado a assumir o papel do oprimido ou de seus aliados para interagir na ação dramática de maneira a apresentar alternativas para transformar a realidade – ser ator de sua própria vida”, diz o arte educador Cláudio Rocha, curinga do Centro de Teatro do Oprimido.

Nordeste adentro

As atividades realizadas em Natal integram o Projeto Pressão no Juízo, cujo objetivo é a disseminação da metodologia do Teatro do Oprimido na região nordeste do Brasil.

Em atividade desde o ano de 1998, o Projeto Pressão no Juízo, já atuou em Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Bahia, Ceará e no Maranhão e atualmente está focando a ação no Estado do RN, onde já passou por cidades como Poço Branco, Vera Cruz e em breve, formará
cerca de 30 jovens em São Rafael, cidade da região do Semi- árido, cerca de 200km distante de
Natal.

Em 2007, o Projeto Pressão no Juízo foi premiado pelo Ministério da Cultura através do selo Cultura Viva, concedido às iniciativas culturais mais relevantes do país entre mais de 3.000 concorrentes.

A filosofia do Projeto Pressão no Juízo visa à democratização dos meios de produção cultural, como forma de expansão intelectual de seus participantes, além da propagação do Teatro do Oprimido como meio, da ativação e do democrático fortalecimento da cidadania.

Em parceria com o Complexo Cultural de Natal (CCN), o projeto Pressão no Juízo instala-se na Zona Norte da cidade, onde inicia a formação de novos multiplicadores que atuarão na capital e no interior do Estado, integrando o RN à rede internacional de praticantes do método criado por Boal e que está presente em mais de 70 países, nos cinco continentes


SERVIÇO

Iª Mostra de Teatro do Oprimido de Natal
28 de Janeiro de 2011
O evento começará às 16 h e deve encerrar às 18h.
Local: Complexo Cultural de Natal. Av. João Medeiros Filho S/N - Conjunto Potengi.
Informações: (84) 8713-5222
Classificação indicativa: LIVRE
Ingressos GRÁTIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário