quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

PROJETO CORDEL NO SHOPPING - PARABÉNS POETA HÉLIO GOMES PELA IMPORTANTE INICIATIVA DE DIVULGAR A NOSSA LITERATURA DE CORDEL.

PROJETO CORDEL NO SHOPPING

Promovendo a Cultura Cordelista Solidária Potiguar

CONSIDERAÇÕES INCIAIS: A cultura cordelista potiguar vive hoje seu momento de destaque, no que diz respeito à demanda de mercado. As livrarias, shoppings, empresas, escolas e algumas instituições governamentais têm buscado à temática do cordel, para realizar oficinas e eventos culturais, sejam para atrair o público consumidor, sejam para integrar como recursos pedagógicos ou como entretenimento. O certo é que o cordel é alvo dessas procuras, o que fortalece a cultura popular do Rio Grande do Norte, se configurando como um meio atrativo para o desenvolvimento do turismo da Capital e do Estado.

OBJETIVOS: O Projeto Cordel no Shopping é uma iniciativa do Movimento Procordel, e tem como objetivo maior promover a cultura cordelista no Estado do Rio Grande do Norte, de forma solidária, criando oportunidades para os poetas populares e artistas afins, no sentido de divulgar e inserir suas obras no mercado especializado, como os shoppings. Para tanto, se articular com outras expressões artísticas e culturais, como a música e literatura diversas. Ainda estabelece interação com as escolas, através de iniciativas promotoras de saberes, incentivando a leitura e revelando talentos da literatura poética. Além disso, o Projeto abre espaço para o debate sobre a luta e a organização dos poetas cordelistas, fomenta o espírito solidário, e oportuniza a projeção dos artistas anônimos.

COMO SE REALIZA: O Projeto se realiza através de encontros mensais que, em parceria com a Livraria Siciliano (hoje Saraiva), localizada no Shopping Midway Mall (daí o nome Cordel no Shopping), utiliza o espaço de eventos, no horário das 19:00h às 22:00h, sempre nas penúltimas sextas-feiras de cada mês. Na programação, constam apresentação de músicas, recitação de cordéis, causos matutos, debates em torno da cultura popular do país, e em especial, a do Estado, lançamentos de obras – livros, folhetos de cordéis, cd’s e produtos afins, relacionados com a cultura cordelista. Durante o evento, há o momento em que o espírito solidário se expressa, quando se entregam premiações e doações à instituições filantrópicas. O uso do espaço é democrático, onde os participantes têm a oportunidade de se pronunciar, apresentando informes, eventos e obras realizadas, além do direito ao debate, sendo garantido a liberdade de expressão.

APARELHAMENTO: Para realização desse empreendimento, são necessários a disponibilidade de equipamentos de som, no caso, uma caixa amplificada, pelo menos 2 microfones com pedestal (parte desses equipamentos são oferecidos pela Livraria em apreço). Além disso, é preciso também alguns acessórios – suportes e mesas – para exposição de banners, folhetos de cordel, livros e outros produtos afins. A Livraria também disponibiliza 50 cadeiras para o público.

INVESTIMENTOS: Não há recursos (nem públicos e nem privados) aplicados no Projeto em comento. Espera-se, portanto, o apoio de patrocinadores, para cobrir os custos referentes aos cachês dos poetas, músicos e artistas convidados, brindes para premiações, além dos trabalhos de divulgação (cartazes, banners, folders e panfletos).

VENDAS DOS PRODUTOS: Fica garantida a livre comercialização dos produtos dos poetas cordelistas e dos demais artistas envolvidos pela programação do evento, cujo apurado fica integralmente destinado aos respectivos autores e artistas.

HÉLIO GOMES SOARES

Coordenador

Contatos – Fones: (84) 9143-6433

e-mail: helio.gsoares@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário