domingo, 18 de março de 2012

CURSO SUPERIOR A DISTANCIA: IFPB DIVULGA EDITAL



O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) divulgou edital do processo seletivo do primeiro curso superior na modalidade a distância. O curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, oferece 200 vagas distribuídas em quatro polos: João Pessoa, Campina Grande, Picuí e Sousa.

As inscrições começam no dia 12 de março e vão até 20 de abril. Clique aqui para ter acesso ao edital. O folder também traz informações destacadas sobre o curso pioneiro do IFPB em EAD. Para conferir, clique aqui.

A taxa de inscrição é no valor de R$ 30, mas é possível solicitar isenção do pagamento no período de 19 a 23 de março. É preciso atender ao critério do benefício. Há também vagas para os Portadores de Necessidades Especiais e assentados da Reforma Agrária (polo de Sousa). Os candidatos podem optar por formas diferenciadas de seleção.

De acordo com a coordenadora do curso, a professora doutora Girlene Marques Formiga, o curso é voltado para os professores da rede pública de ensino estadual ou municipal, mas também há vagas para ampla concorrência. Este público poderá se submeter ao processo seletivo especificado no edital ou pode concorrer através da nota no Enem, caso o tenham realizado em 2010 ou 2011. "Esse curso tem por objetivo, sobretudo, proporcionar uma formação aos professores que atuam na rede pública e que não tiveram oportunidade de se capacitar anteriormente. No entanto, as vagas também são estendidas a outros candidatos", explica Girlene.

“O IFPB adotou para este processo seletivo um instrumento de avaliação utilizado nacionalmente”, ressalta a professora. A prova será voltada para a área do conhecimento das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, com 45 questões objetivas e mais uma redação. “Os componentes curriculares serão Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação”, afirma Girlene.

Os candidatos farão a prova no dia 20 de maio em seus respectivos polos. O local será divulgado dia 7 de maio e o resultado final está previsto para o dia 6 de julho.

Para a coordenadora Girlene, este é um marco para o IFPB: “A expectativa para o início do curso é grande, estamos nos planejando há algum tempo. Acredito que toda instituição está preparada e o corpo docente do curso possuiu formação para atender da melhor forma possível às necessidades dos alunos da EAD”, comenta. O primeiro curso em licenciatura na modalidade EAD do IFPB será ministrado com recursos do próprio instituto.

A duração do curso será de oito semestres, com encontros presenciais nos quatro polos. A plataforma utilizada para ministrar o curso é o Moodle. “Todo material didático a ser utilizado no curso está sendo preparado por profissionais do IFPB, pensando em atender as necessidades do nosso público alvo”, finaliza Girlene.

Ana Carolina Abiahy e Patricia Nogueira – Jornalistas do IFPB / Reitoria / Ascom