domingo, 30 de agosto de 2009

ODE PARA APRENDER PORTUGUES


Ode é uma composição poética que surgiu na Grécia Antiga, e era cantada e acompanhada pela lira. Ode, em grego significa canto.
Ela se divide em estrofes semelhantes entre si, tanto pelo número como pela medida dos versos, geralmente de quatro versos ou dividida em três partes recorrentes quando coral. Os poetas gregos Alceu, Safo e Anacreonte escreveram odes.
Já em Roma, onde era chamada mais comumente de carmem, teve cultores como Catulo e Horácio. No século XIX teve vasta produção na Itália, com Gabrielle D'Annuzzio; na França, com Victor Hugo; na Espanha, com Manuel José Quintana entre outros.
No dicionário Houaiss da língua portuguesa temos:
entre os antigos gregos, poema lírico destinado ao canto.
poema lírico composto de estrofes de versa igual, sempre de tom alegre e entusiástico
Poema lírico de forma complexa e variável, a ode caracteriza-se pelo tom elevado e sublime com que trata determinado assunto. As literaturas ocidentais modernas aproveitaram sobretudo, do ponto de vista da forma, a ode composta por três unidades estróficas, correspondentes, no desenvolvimento da idéia do poema, à estrofe, à antístrofe (cantada pelo coro, originalmente) e ao epodo (conclusão do poema). A ode comportava uma série de esquemas métricos e rítmicos, de acordo com os quais era classificada.
Na música, as odes modernas são compostas mais para solistas e coro orquestra. Foi empregada por autores como Haendel, Henry Purcell e Beethoven, que utilizou a Ode à alegria, texto de Schiller, na sua 9° Sinfonia. Também na literatura portuguesa houve escritores e poetas que aderiram a esta forma de escrita tais como Camões, Correia Garção, Cruz e Silva, Fernando pessoa e, atualmente, Miguel Torga.
fonte: wikipédia, a enciclopédia livre.

NEIDINHA E A LUA, POEMA DO SEU LIVRO PLENITUDE.




EU E A LUA




QUE PENA,


VOCÊ NEM VIU


O MEU PASSAR.


PASSEI CANTANDO,


PASSEI SORRINDO,


PASSEI CHORANDO


POR TE AMAR.




AGORA


JÁ FUI


BUSCAR O AMOR


EM OUTRO LUGAR.




A NATUREZA ME ENCANTOU


FIZEMOS UM PACTO DE AMOR,


EU E A LUA


FOMOS ANDAR.




Flauzineide Moura (Neidinha)


diretora de eventos da SPVA, membro da AJEB e


coordenadora do PROJETO DE DIFUSÃO


DA LITERATURA FEMININA POTIGUAR.


Li e recomendo ler o seu livro:PLENITUDE
UMA MULHER INTELIGENTE, AMIGA, CONSELHEIRA E
INTEGRA.

sábado, 29 de agosto de 2009

PROFESSOR ESPETACULAR!

Inspirado no seu fazer pedagógico cotidiano, onde procura aliar teoria e prática, o professor Neto, tem demonstrado orgulho em transmitir conhecimentos aos seus alunos. Lecionando a disciplina de Química no Instituto Padre Miguelinho, o mesmo tem ensinado valores e ética aliada a parte cientifica propriamente dita, demonstrando domínio e competência na sua função.
Na íntegra depoimento poético inspiradissimo do professor Neto, enaltecendo o valor da função do professor.

Professor é aquele artista,
cujo personagem
nunca sai dele.
Pois ser professor para mim,
virou um modo de ser.
Ser professor!
já faz parte de minha vida:
É O OUTRO EM MIM.
Nenhuma outra profissão
emprega tão bem
o verbo ser,
como a minha.
Professor é aquela pessoa,
que a escola gira em torno dele...
de seu oficio, de sua qualificação e profissionalismo.
São eles, que fazem e reinventam:
SER PROFESSOR É VIVER SATISFEITO!

JOSÉ MILANEZ! UM LÍDER, UM POETA, UM CIDADÃO.


UMA TRAJETÓRIA DE VIDA QUE EMOCIONA.


filho de agricultor, vivenciou as dificuldades e injustiças comuns à classe trabalhadora.

Dotado de uma inteligência invejável, cantou poesias, despertou vocações, estimulou o cumprimento do dever, incomodou minorias, praticou o bem.

Foi um desbravador de consciências do povo sertanejo, com suas produções poéticas e belas, que encantou multidões, fazendo a leitura do mundo, expressando em versos as desigualdades sociais, a natureza humana, a soberania de Deus.

JOSÉ MILANEZ era:

SÍMBOLO DE DETERMINAÇÃO E DE LUTA.

Ainda jovem, desafiou a si mesmo, desencadeando um processo de questionamentos e estudos acerca do homem do campo, em termos de expectativas e perspectivas e suas possibilidades de luta.

Tinha um sonho: de contribuir para a conscientização do trabalhador rural, de maneira mais efetiva e dinâmica, buscando instrumento que possibilite aos mesmos, uma vida digna e de qualidade. O caminho para a conscretização do sonho, era a organização desses trabalhadores num sindicato rural. TRANSFORMOU O SONHO EM REALIDADE!

Em 1962 o O SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS em Currais Novos, era um sonho realizado.

Um empreendimento que deu certo!

Foram anos de luta apra o reconhecimento de uma instituição que já nascia vitoriosa pela força do povo, que acreditava em JOSE MILANEZ. Seu liíder/poeta.

"Os momentos eram de luta, de conquistas, de união". Dizia ele. "O alvo, era o exercicio da cidadania".

Passo a passo, JOSÉ MILANEZ, imprimia no sindicato, a sua marca. Que era a marca do dinamismo, da honestidade, da justiça. Foi 14 anos consecutivos, presidente daquela instituição. Na época, respeitada por todas a classes, pela representatividade que possuía.

JOSÉ MILANEZ, era um homem simples, pacato, que se impunha pelo seu trabalho dignificante. Usava a verdade como arma para se defender daqueles que dele divergiam; mas que reconheciam no mesmo uma pessoa obstinada, talentosa, honrada. Que não media esforços, nem sacrificios, para conquistar melhorias para o homem do campo.

Com um sorriso franco, bem humorado e bem fundamentado nos princípios legais, JOSÉ MILANEZ conquistava a todos pelo entusiamo com que defendia suas crenças, suas aspirações, seus valores...

Era um grande orador!

Formado na faculdade da vida, na luta do dia a dia, era sempre convidado a ministrar palestras sobre temas trabalhistas, tanto na Câmara Municipal, como para os universitários curraisnovenses.

Tinha um programa "Falando ao Trabalhador Rural" na Rádio Currais Novos, onde falava com clareza e sabedoria das leis trabalhistas especificamente ao trabalhador rural.

JOSE MILANEZ - uma vida que se foi. Um exemplo que permanece. Sua vida foi dedicada a uma causa justa. As sementes foram semeadas e derão frutos.

Ainda em vida, recebeu o título de cidadão curraisnovense, num preito de reconhecimento que a cidade de Currais Novos lhe outorgou através da Câmara Municipal.

Após sua morte, tornou-se nome de uma das principais ruas da cidade.

É lembrado com saudades pelos trabalhadores rurais, pessoas que o conheceram e por amigos e familiares que não o esquecem.

JOSÉ MILANEZ, também recebeu homenagens na cidade em que nasceu, Cerró Corá também deu o seu nome a uma de suas ruas, prova de reconhecimento do trabalho exemplar do seu filho. Um pouco do muito que foi meu pai.

relato da professora mestra DARCI MACEDO, minha irmã.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

NÃO SAIRÁ A PUBLICAÇÃO DA LETRA

Procurado por diretores do SINTE/RN, o secretário estadual de Educação, Ruy Pereira, disse que todos dos procedimentos para a publicação da promoção de mais uma letra foram adotados, inclusive o encaminhamento à secretaria de administração. Porém quando a diretoria do SINTE/RN procurou saber do andamento do processo, foi informada de que o Tribunal de Contas vetou a publicação da letra, pois é necessário uma lei que a regulamente.
“É uma grande falha, passaram-se 4 meses e o Governo não tomou as providências necessárias, o que indica que o acordo firmado não está sendo valorizado”, Lamenta Fátima Cardozo, diretora do SINTE/RN. Ela afirma que o Sindicato irá lutar por uma folha de pagamento suplementar, com efeito retroativo a agosto, para garantir que o direito seja pago. Será averiguado também se o argumento utilizado, de que o veto do Tribunal de Contas foi devido à falta dessa lei.
fonte: www.grevedaeducacao.zip.net

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PROMOÇÃO VERTICAL, SAI MAIS UMA LISTA...

Na edição deste sábado, dia 22, o Diário Oficial do Estado publicou mais uma lista de promoções verticais e uma lista de aposentadorias.
fonte:sinte/rn

CONCURSO DE PROFESSORES DO ESTADO 2005

Apenas a metade dos professores aprovados no último concurso do Estado e que foram convocados para assumir o cargo compareceu à 1ª Dired. A falta de comunicação na Secretaria Estadual de Educação e Cultura foi a causa. A Seec não tem os dados dos aprovados no concurso, realizado em 2005, o que impossibilita o contato com os nomeados.
Ao todo, 79 professores foram convocados. A lista com a relação dos aprovados foi publicada na edição desta quarta-feira (5) do Diário oficial do Estado.
Os convocados devem comparecer, até o dia 04 de setembro, à Comissão Permanente de Inspeção Médica Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, localizada na sede da EMATER, no Centro Administrativo, no horário das 8 às 12 horas. Na ocasião os profissionais devem apresentar os seguintes exames: - Sumário de urina com sedimentos copia;- Parasitológico de fezes;- Hemograma- Glicemia de jejum;- Raio-X de tórax em PA com laudo médico radiologista;- VDRL;- Testes alérgicos com parecer de médico alergista;- PSA para candidatos do sexo masculino com idade acima de 35 anos;- Audiometria com parecer do médico otorrinolaringologista;- Eletrocardiograma com parecer médico de cardiologista;- Mamografia para candidatas do sexo feminino com idade acima de 35 anos (com validade até 12 meses);- Atestado de sanidade mental expedido por médico psiquiatra;- Citologia oncótica (com validade até 12 meses)- Cartão de vacina anti-tetânica;- Laudo de ginecologista assistente, para gestantes, por estarem isentas dos exames radiológicos.
Os professores nomeados vão trabalhar em Natal, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Serra Caiada, Senador Elói de Souza, Lajes, Acari, Caicó, Jardim do Seridó, Serra Negra do Norte, Grossos, Mossoró, Tibau, Apodi e Bento Fernandes. São professores de Ciências, Geografia, Educação Artística, História, Ingles, Matemática, Português, Filosofia, Biologia e Educação Física.
fonte:www.grevedaeducacao.zip.net

ESTAÇÃO DA LIRA - CONVITE



Não percam nessa quinta-feira, última do mês, o já tradicional SARAU ESTAÇÃO DA LIRA, um festival poético-musical promovido pela SPVA/RN, onde nesta edição teremos a quão esperada e desejada homenagem ao poeta e cordelista mossoroense, o nosso genial Luiz Campos.
Assim sendo, todas as poetisas, poetas, artistas e visitantes estão convidados a elevarem seu espírito poético num ambiente agradável e descontraído, bem como através das energias transmitidas
pelos que se fazem presentes;
você não deve perder, pois a festa é GRATUITA e de todos
para todos!!!
Haverá muita poesia declamada, lida, recitada, contos de causos e informes, isto é, ao lado da AGRADÁVEL música de violão!!!

Uma noite de pura "deleitura"
Dia: 27/08/2009
Hora: 19h
Local: Capitania das Artes
Promoção: SPVA/RN
Apoio: FUNCARTE - Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira

sábado, 22 de agosto de 2009

I ENCONTRO NACIONAL DE CORDELISTAS

E-mail que recebi do poeta cordelista José Acaci que anuncia o I ENCONTRO DE CORDELISTA DE NATAL, O evento será nos dias 28 e 29 de agosto e será no Colégio CEI. Acaci o menestrel do cordel, fará apresentações durante o evento.

FEIRA DO LIVRO DO SESC

O SESC Potilândia anuncia para 16,17 e 18 de setembro, mais uma edição da sua feira de livros. O evento terá a participação de: Oficineiros, artesãos, cordelistas, além de apresentações artisticas com talentos da terra.

ESCOLA MIGUELINHO EM VERSOS



Uma escola de valor
onde muitos já passaram.
Ensino de excelência
muitos ja comprovaram
É o orgulho do Alecrim
Os vencedores afirmaram.

A sala dos professores
ganhou novo visual
com um jogo de estofado
decoração sem igual lugar
onde o professor
discute seu ritual.

A cozinha minha gente,
agora bem maior ficou,
mudou-se para o lado
onde sempre funcionou
com mesinhas espalhadas
o alunado gostou.

Vamos falar da merenda
que é uma novidade,
cada dia um cardápio
que agrada toda idade,
antes de começar as aulas
deguste a raridade.

A biblioteca é o orgulho,
tem tudo no seu lugar
o aluno entra e sai,
sem precisar se estressar
já sabe para onde ir
quando algo vai precisar.

As idéias não faltam
com Getúlio na direção,
é um homem sensato
com boa administração
talvez por esse motivo
sempre ganha a eleição.

Geralda é sua vice,
se entendem muito bem
juntam as iniciativas
pode-se confundir também,
pessoas inteligentes
não perdem para ninguém.

Autora: Terezinha Azevedo da Silva (Tetê)
Professora regente da biblioteca e poetisa
16 de agosto de 2009.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ACONTECEU EM CURRAIS NOVOS

Ontem dia 20, aconteceu na minha cidade Currais Novos, a Conferência Intermunicipal de Educação. Esta é a quinta de um total de 18 conferências e traz como tema “Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação”. O Sinte-RN foi representado pela coordenadora geral Fátima Cardoso e pela diretora Janeyre Souto. Segundo Fátima Cardoso, Esses eventos estão possibilitando a realização de uma ampla a discussão sobre as mudanças na educação brasileira. O Sinte-RN defende que deve prevalecer o conceito da qualidade em contraposição à educação de mercado.

Outro tema abordado na conferência foi os sistema de avaliação apresentado atualmente pelo MEC como o Enem. Para Fátima Cardoso, esse sistema é insuficiente para melhorar o ensino. Para ela é preciso estabelecer uma avaliação que possibilite o diagnóstico dos problemas reais da educação e, a partir daí, encontrar soluções. "Além disso, deve se buscar a humanização que leve à transformação social na educação", defende Fátima. Em discussão também o estabelecimento de um percentual dos impostos da União que hoje não estão vinculados, bem como o aumento de verbas para a educação dos atuais 4,6 para 7% do PIB, em 2012.
fonte:Sinte/RN

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SPVA PRESENTE NA SEMANA DE CULTURA DE PARNAMIRIM


Hoje às 18 horas, acontecerá a apresentação dos poetas da SPVA no palco 2 da mostra de cultura de Parnamirim. O evento é parte da programação que a FUNDAÇÃO PARNAMIRIM DE CULTURA está apresentando a sua comunidade, para enaltecer a cultura, não somente de Parnamirim, mas também do nosso RN. Parabéns a VANDILMA pela sua competência no seu fazer cotidiano como Presidente, dessa conceituada instituição cultural. Comandará o show hoje os poetas: NEZINHO PEREIRA, JÂNIA SOUZA, AUZHÊ FREITAS, ZÉ MARTINS.
A manhã será a vez de: EMANOEL IOHANAN, ZÉ MARTINS, TIÃO E AGSLENE.

MCGARCIA RECEBE PRÊMIO DO MinC

Comunicado que recebemos do nosso confrade MCGarcia, também vice presidente da SPVA, visto aqui na foto, ladeado pelos poetas Tião Bezerra e Chico Seridó. Veja na íntegra o recado do poeta, filosofo , literato.
Olá, poetas e poetisas!Acabo de receber o Kit (650 livros, computador e mobiliário completo) referente à implantação do PONTO DE LEITURA na BIBLIOTECA CULTURAL OTÁVIO GARCIA, no concurso promovido pelo MEC/MINC, com o projeto BCOG - LER, VIVER E CRIAR. A Biblioteca fica situada no bairro da Redinha, onde se tudo der certo, será inaugurado em SETEMBRO com uma grande festa poética-musical.Abraços,M. C. Garcia.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

BOLSA AGENTE ESCOLA VIVA

Bolsa Agente Escola Viva 2009 até 28 de agosto
Apoiar financeiramente projetos pedagógicos que integrem Cultura e Educação e visem contribuir para um sistema de ensino com melhor qualidade.
Esse é o objetivo do Bolsa Agente Escola Viva 2009.
Com recursos de mais de R$ 4,3 milhões, a Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC) disponibilizará 300 bolsas para Pontos de Cultura que desenvolvam iniciativas em parceria com escolas e organizações estudantis.
O valor recebido por cada proposta selecionada será de R$ 43.680,00, a serem divididos entre os parceiros que desenvolverão a iniciativa, da seguinte forma: R$ 10 mil para o Ponto de Cultura; R$ 20 mil para a instituição educacional; R$ 5 mil para o professor coordenador do projeto; e o restante em três bolsas mensais de R$ 380,00, por um ano, para os estudantes participantes.
No período de 15 de julho até 28 de agosto, os proponentes poderão inscrever junto à SCC/MinC o projeto pedagógico de caráter cultural conforme as especificações do edital, acompanhado da documentação exigida.Veja edital no site www.cultura. gov.br ou clique aqui.
Fonte: MinC

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

SONETOS BRASILEIROS MAIS FAMOSOS

O Brasil pode orgulhar-se de possuir uma plêiade de poetas maravilhosos e famosos.

Muitos destes poetas se projetaram no cenário poético mundial,
muitas das suas poesias são traduzidas e lidas pelo mundo afora.

Alguns dos sonetos e poemas brasileiros que mereceram numerosas traduções
para línguas estrangeiras, são:
"Círculo Vicioso", de Machado de Assis; "As pombas" e "Mal Secreto", de Raimundo Correia;
"Ouvir estrelas" e "Virgens Mortas", de Olavo Bilac; "Essa Nega Fulô",
de Jorge de Lima; são alguns dos sonetos e poemas brasileiros que mereceram
numerosas traduções para línguas estrangeiras.

Entretanto, os sonetos “Prova Infalível”, do Pe. Manuel Albuquerque, e “Apelo”,
de Eno Theodoro Wanke, são casos excepcionais,
pois contam com número imensamente maior de traduções,
inclusive para línguas e dialetos de quase todo o mundo.

PROVA INFALÍVEL

O soneto foi composto em 4 de março de 1949, na cidade portuguesa de Braga, onde o autor,
Pe. Manuel Albuquerque (1906-1977), da Congregação do Espírito Santo, residiu por alguns anos.

E foi publicado em livro, pela primeira vez, em “Maria, Minha Poesia”
(sonetos Mariais), do autor, no Natal de 1949.

Daí por diante, passou a ser reproduzido em jornais e revistas de Portugal e do Brasil.
A primeira tradução foi feita para o italiano, sendo autora do trabalho a escritora (italiana)
Nera de Paula Cidade Ponsiglione. Depois, elas se multiplicaram.

O Padre Manuel Albuquerque relacionou 43 traduções de seu conhecimento até o fim de 1972.
Traduções realizadas para 23 línguas diferentes, inclusive dialetos.
São as seguintes: em “Castelhano”, 8; em “Francês”, 5; em “Latim”, 5; em “Alemão”,
3; em “Polonês”, 3; em “Sérvio”, 2; e uma tradução para cada um dos idiomas: “Italiano”, “Inglês”,
“Romeno”, “Húngaro”, “Russo” (Ucrânia), “Lituano”, “Chinês” (Formosa), “Armênio”, “Árabe”,
“Luxemburguês”, “Neerlandês” ou “Holandês”, “Língua Geral” (ou Nheengatu),
“Tiluba”(a principal Língua do Antigo Congo Belga), “Idixe”
(ou o Hebraico Moderno, língua usada pelos Judeus de nossos dias),
“Esperanto”, “Eclético” (espécie de Esperanto), “Grego Moderno”.

Pe. Manuel Albuquerque - Nasceu, em 1906, no Amazonas, e faleceu, em 1977,
no Rio de Janeiro.
A forma definitiva do soneto, segundo afirmação do próprio autor,
em seu opúsculo “Prova Infalível”,
editado em 1964, sob os auspícios do Governo do Pará,
como homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, é a seguinte:
PROVA INFALÍVEL
Pe. Manuel Albuquerque
Quando eu soltar meu último suspiro;
quando o meu corpo se tornar gelado,
e o meu olhar se apresentar vidrado,
e quiserdes saber se inda respiro,

eis o melhor processo que eu sugiro:
— Não coloqueis o espelho decantado
cm frente ao meu nariz, mesmo encostado,
porque não falha a prova que eu prefiro:

— Fazei assim: — Por cima do meu peito.
do lado esquerdo, colocai a mão.
e procedei, seguros, deste jeito:

— Gritai “MARIA!” ao pé do meu ouvido,
e se não palpitar meu coração,
então é certo que eu terei morrido!
PRUEBA INFALIBLE ( Castelhano )
(Trad. de Luís O'Neill de Milan)
Cuando yo exhale el último suspiro
Y mi cuerpo esté rígido y helado,
Y el brillo de mis ojos apagado,
Si queréis comprobar si aún respiro,

Tomad sin falta este infalible giro:
- Olvidad el espejo decantado,
Porque su prueba nunca me ha inspirado
La confianza absoluta a que yo aspiro:

- Acercáos a mi izquierda, dulcemente,
Y actuad asi después, tan solamente,
La mano reposada a mi costado:

Gritad "MARIA!" cerca de mi oido...
- y si mi corazón sigue dormido,
Podréis saber que todo ha terminado...
INDUBIUM SIGNUM ( Em latim )
(Trad. de Aires de Montalbo)
Supremum diem mihi cum sit obeundum,
Dum corpus undis remeatur Lethis,
Oculis tandem tenebris repletis,
Si mortuum me, an tantum moribundum,

Scire pro certo denique voletis,
Ne speculum addatur acie mundum
Ori viacto, quo referat profundum
Ac ultimum spiramen... Sic agetis:

Ponite manum super latus laevum,
Ubi latitat cor - ah! - cor primaevum,
Et hic et nunc indubium signum adest:

Conclamate "MARIA!..." Sonu misso,
Tacito corde in pectoris abysso,
Mortem probate: - "CONSUMMATUM EST'
A poesia APELO, outra obra aplaudida pelo mundo, sendo esta a campeã em traduções
Seu autor, Eno Theodoro Wanke, engenheiro-poeta, nascido em Ponta Grossa (Paraná), em 1929,
é, talvez, literariamente, mais conhecido como trovador, laureado em inúmeros Jogos Florais.

No mundo da própria trova, revelado ensaísta, dedica-se, ainda, na pesquisa,
dando à estampa vários livros interessantíssimos e valiosos: “A Trova”, “A Trova Popular”,
“A Trova Literária” e “O Trovismo”.

Sem dúvida, porém, nenhuma obra desse autor teve maior repercussão do que o soneto “Apelo”,
produzido em 1964 e certamente o poema brasileiro mais traduzido para línguas estrangeiras.

A primeira tradução, que foi para o inglês, surgiu no mês de agosto de 1964,
e publicada na revista literária “Ajax”, de St. Louis, EUA.

Traduziu-o o poeta norte-americano C. Victor Stahl.

Pode-se classificar como surpreendente a carreira do soneto, “vertido para 101 línguas e dialetos diferentes,
com quase 200 traduções, sendo que só para a língua espanhola existem 18”.

Entre os dialetos, poderíamos destacar o “lorubá”, da Africa Negra, também conhecido no Brasil,
principalmente Bahia, e utilizado em cânticos de candomblé e de alguns terreiros de umbanda e quimbanda.

A idéia de Wanke foi inspirada na obra de sua própria autoria, “A Mancha Negra da Guerra”,
livro de sonetos pacifistas, publicado pouco antes, em princípio de 1964.

Trata-se de uma mensagem humana, “cuja meta é a fraternidade, pura e simples”.
Diz o poeta: — “Teremos de fazê-la nossa bandeira, nosso plano e nossa determinação.
Só assim poderemos cumprir nosso destino e dominar a Natureza, como Ele,
naquela manhã do sexto dia da Criação, o desejou”.

Malgrado os incentivadores e fazedores de guerras, é universal o anseio de paz.

E isto, mais uma vez, se confirma no fenômeno do “Apelo”,
cujos inúmeros tradutores pertencem a todas as raças e credos.

Aqui está o soneto original, e algumas das suas traduções:
APELO
Eno Theodoro Wanke
Eu venho das lições dos tempos idos,
e vejo a Guerra no horizonte armada.
Será que os homens bons não fazem nada?
Será que não me prestarão ouvidos?

Eu vejo a Humanidade manejada
em prol dos interesses corrompidos.
É mister acabar com esta espada
suspensa sobre os lares oprimidos!

É preciso ganhar maturidade
no fomento da paz e da verdade,
na supressão do mal e da loucura. .

Que a estrutura econômica da guerra
se faça em pó! E reinem sobre a Terra
os frutos do trabalho e da fartura!
APPEAL ( Em inglês )
(Trad. de Helen Wohl Patterson)
I come from reading of the bygone years,
and see afar a War is being fought.
Can it be that good men are doing nought?
Can it be that they will nor lend their ears?

I see Humanity has now been brought
to fight the cause ol its corrupt compeers.
It is higt time this dread sword disappears, which hangs above the homes of the distraught.

'Tis time we gained mature sincerity
in spreading seeds of peace and verity,
and ending ills and madness we deplore..

Let economic structures feeding war
be turned to dust! On Earth reign evermore
the fruits of labor and prosperity!
CHIAMATO ( Em italiano )
(Trad. de Zelindo Ranieri)
Vengo dai fili di vecchi tempi e guardo,
E vedo Guerra all'orizonte armata.
Che fanno i buoni, se han dimenticata
La pace? O non ascoltan per riguardo?

Vedo l'Umanità tesa al codardo
Interesse corrotto' ed umiliata.
É d'uopo già finir con questa spata
Pendente sugli oppressi e grida il bardo!

É giusto guadagnar la maturezza
Nel fomento di pace e verità,
Nel sopprimerc il male e la stoltezza.

La struttura economica di guerra
Che si detenga! E regni sulla Terra
Il frutto deI lavoro e I'onestà!
*transcrito da wilkimedia

ESCOLA DE MAGISTRATURA CONVIDA SPVA PARA SARAU.


domingo, 16 de agosto de 2009

DIA DO ESTUDANTE NO INSTITUTO PADRE MIGUELINHO

Foi um dia de atividades envolvendo desde: gincana, desfile para escolher o aluno, e a aluna mais bonita, soletrando, sessão de cinemas e tantas outras atividades elaboradas pela competente equipe de professores da escola. Veja o registro fotográfico. público
Talentos Miguelinho





A mais bela e o mais belo do turno vespertino


comissão julgadora: Professores
Milson, Telvalúcia, Aldo, Edjane e Edna.


prova da laranja Um momento de solidão...

platéia...


candidato ao mais belo do matutino

Ai, Marxuell arrasando.



esperando serem chamados para desfilar... matutino



Na passarela...


Profa. Kaline coordenando o soletrando


participantes do soletrando



De volta a passarela..

A mais bela estudante e o mais belo estudante do turno vespertino.


Foi um dia maravilhoso, assim disseram a maioria dos presentes.
O Instituto Padre Miguelinho, tem história e talentos a dizer e mostrar.

























ESCOLA DE MAGISTRATURA DO RN. - CONVITE -

PROJETO CAFÉ COM
LEITURA E POESIA.

SARAU POÉTICO
TEMA: CULTURA POTIGUAR
DATA: 28/08/2009
HORÁRIO: 17 h
LOCAL: ESMARN

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL:

POETAS DA SOCIEDADE DOS POETAS VIVOS E AFINS/SPVA

Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte
Biblioteca Des. JOSÉ GOMES DA COSTA
www.esmarn.org.br
E-mail:biblio@esmarn.org.br

sábado, 15 de agosto de 2009

VEREADOR GEORGE CÂMARA /PCdoB- ARTIGO

Convocado em junho último pelo Comitê Central, são quase cinco meses de variadas atividades, visando reunir os filiados, militantes, dirigentes, amigos e simpatizantes do PCdoB. Conferências Estaduais, Municipais, Assembléias de Base, Seminários, Mesas Redondas, enfim, um processo democrático e educativo que sacode o Partido de norte a sul e de leste a oeste do Brasil. No final, delibera-se acerca da orientação política e da composição da direção para o novo período.Segundo o artigo 19 do Estatuto do PCdoB, “o Congresso é o órgão supremo de direção do Partido. É a instância mais democrática de deliberação sobre a orientação partidária e eleição do Comitê Central, envolvendo o conjunto dos quadros, militantes e filiados, desde a base. As decisões do Congresso são válidas e obrigatórias para todo o Partido e não podem ser modificadas, substituídas ou revogadas senão por outro Congresso” (...).Ordinariamente, esse processo ocorre a cada quatro anos. Extraordinariamente, quando deliberado por maioria de dois terços do Comitê Central. A experiência acumulada, nesses oitenta e sete anos de vida do Partido Comunista do Brasil, vem demonstrando que o congresso é um grande momento para se exercitar a democracia partidária, fazer um balanço crítico e autocrítico do último período e para proceder a atualização teórica e política de nossa elaboração coletiva.É uma oportunidade singular para a elevação do nível de consciência militante e para o reforço da unidade, da coesão e da capacidade de ação. No debate interno e público, promover novas filiações e tratar da estruturação do Partido, tendo como foco os setores mais avançados da sociedade.O projeto de Resolução Política aponta que o capitalismo não serve mais para o mundo e para o Brasil. Já não é aquele que superou o feudalismo e trouxe progresso para a humanidade. A atual crise demonstra que esse sistema nada tem a oferecer, a não ser regressão civilizacional. Suas perspectivas são: guerra, ameaças constantes à democracia, desemprego, super exploração dos trabalhadores, destruição da natureza e o desrespeito à soberania das nações.O documento enfatiza que “o Socialismo é o rumo e um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento é o caminho para o Brasil”. O governo Lula avançou, mas perduram impasses que precisam ser superados. Do contrário, o país não avançará e o povo se manterá sob a miséria.Para o PCdoB, em sua essência o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento precisa ser: anti-imperialista, anti-latifundiário e anti-oligarquia financeira. Visa suplantar a fase neoliberal e, para sua consecução, precisa de uma larga frente política e social que tem como centro os trabalhadores e aglutina amplos segmentos da nação, num novo pacto político e social com os setores mais avançados.As tarefas mais imediatas que o Partido aponta, nesse debate: a reforma política, ampla e democrática; a reforma nos meios de comunicação de massas; reforma educacional; reforma tributária progressiva; reforma agrária; reforma urbana; e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Seguridade Social.Grandes são os desafios. Porém maior é a nação brasileira e a capacidade de luta de seu povo.
por George Câmara, petroleiro, advogado e vereador em Natal pelo PCdoB
fonte; Jan Varela

EDUCADORES DE TAIPÚ FAZEM PARALISAÇÃO PELO PISO.

Os professores do município de Taipú, realizaram uma parada de advertência de 48 horas a partir desta quinta-feira. O objetivo é pressionar a Prefeitura a cumprir a Lei que estabelecer o Piso Nacional do Magistério. O movimento é uma resposta à intransigência do prefeito Sebastião Ambrósio que se recusa a negociar com o Sinte-RN. Segundo o coordenador geral do Sinte-RN, professor José Teixeira, a desculpa da prefeitura é de sempre: falta dinheiro.
A Secretaria Municipal de Educação diz que o dinheiro que seria destinando ao pagamento do piso, está sendo usado para a manutenção das escolas. Mas o coordenador do Sinte-RN rebate: “Ninguém vê a aplicação das verbas destinadas à educação. As condições das escolas são a piores possíveis. Para se ter uma idéia, os alunos de Taipú ainda matam a sede com água de pote”.
fonte:wwwgrevedaeducacao.zip.net

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

SINTE/RN TEM COMISSÃO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA

O SINTE/RN enviou um ofício circular aos núcleos regionais, tratando da posse da comissão de gestão democrática e do processo eletivo 2009para diretores de escola. O comunicado dá conta que no último dia 7, por ocasião da posse, o presidente da comissão apresentou uma solicitação de adiantamento da eleição com prorrogação dos mandatos. O documento foi assinado pelo Fórum de Diretores, Associação de Profissionais da Educação e Representantes dos Pais.
De acordo com o ofício, os representantes do SINTE/RN na comissão referendarão as deliberações do Congresso de Gestão Democrática que decidiu pelo mandato de dois anos e uma reeleição. Com relação à metodologia de condução da eleição a proposta da comissão é a mesma dos anos anteriores: realização de fóruns por Dired até setembro/2009 e as eleições de novembro a dezembro.
O documento diz ainda que “considerando que as Dired’s estarão contribuindo com o processo eletivo, estamos remetendo à SEEC o nome dos coordenadores regionais a fim de compor a comissão local de gestão democrática. Informamos que o curso de formação ocorrerá, somente com os eleitos, após a realização do processo eletivo”.
Os representantes do SINTE/RN na Comissão de Gestão Democrática são: Maria Luzinete Leite de Oliveira Pinto, Francisco Canindé da Silva e Maria Vicência Arimatéia dos Santos (Membros titulares) e Maria Beatriz de Lima, Enoque Gonçalves Vieira e Luiz Antonio Noberto (Membros suplentes).
fonte:blogdosinte:www.grevedaeducacao.zip.net

terça-feira, 11 de agosto de 2009

CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Aconteceu nesta segunda feira, 11/08. A 1º Conferência Intermunicipal de Educação, o evento foi realizado no Praiamar Hotel, em Ponta Negra. presentes, profissionais da área que discutiram propostas para a melhoria da educação.

I SEMANA DE CULTURA DE PARNAMIRIM

De 18 a 20 de Agosto, a Fundação Parnamirim de Cultura estará promovendo a sua I semana cultural, a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins/SPVA estará participando ativamente da recitata poética, assim como a professora Flauzineide Moura com seu Difusão da Literatura Feminina Potiguar.

domingo, 9 de agosto de 2009

POETA ADEMAR MACEDO E UMA DÉCIMA EM HOMENAGEM AOS PAIS.

Disse Deus "crescei e multiplicai"
Com carinho, ternura e muito amor.
Deu a nós o direito de ser pai
E ser pai não é ser reprodutor;
Somos todos filhos do Senhor
E pra se pai na terra eu me propus,
O milagre da vida nos conduz
A adorar sempre a Deus com fé tamanha,
Cada filho que sai da minha entranha
È um pingo de sangue de Jesus.
Ademar Macedo
Poeta/ Trovador

sábado, 8 de agosto de 2009

POETISA ARLETE SANTOS HOMENAGEADA NA PRAÇA DA POESIA.

A poetisa artesã Arlete Santos, será a homenageada da vez na praça da poesia, no canto do mangue. O evento acontecerá hoje, (sábado) às 19 horas.

SARAUTERAPIA DO CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA/CRO

Dando continuidade ao seu Programa “Quarta Cultural”, o Conselho Regional de Odontologia (CRO) promoveu mais um Sarau, cognominado de “Sarauterapia”. Desta vez, tivemos a magistral palestra do Prof. Luís Eduardo Suassuna, mais conhecido como “Prof. Coquinho”, Membro do Conselho Estadual de Educação, do Instituto Histórico e Geográfico do RN, do Corpo Docente da UFRN - Departamento de História, matéria que leciona há mais de 30 anos. Ele abordou os aspectos históricos da fundação da cidade do Natal no contexto político da época, mostrando também algumas características urbanas da cidade, como as primeiras ruas, as primeiras igrejas e outros aspectos. Do alto da sua larguíssima experiência, o Professor encantou a todos com a sua maneira simples e direta de abordagem do tema, suscitando uma série de perguntas que confirmaram o interesse despertado pela sua brilhante explanação, de tal forma que foi convidado a retornar para dar continuidade ao amplo assunto. Antes, das 18 às 20 horas, houve o sarau que transcorreu, como de costume, com a participação talentosa dos Poetas e Poetisas da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA), coordenados pela Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores (SBDE), na pessoa do seu Presidente, Rubens Barros de Azevedo. Por ordem de chegada ao confortável auditório do CRO, houve as seguintes apresentações autorais ou de outrem: ZÉ MARTINS - Recitou “Eu, pai, mãe e os mininos”; “A seca do sertão”, cantou e dançou um coco; AGSLENE MARTINS (Suplente do Conselho Fiscal da SPVA) - Recitou “Arvorada matuta” e “Reboliço”, de Renato Caldas; JAIME GALVÃO (Suplente de Conselho Fiscal da SPVA) - Cantou “Felicidade foi embora”, de Lupicínio Rodrigues; Cantou “Meu porto seguro” (autoral) e “Paz do meu amor” (Luís Vieira); EMANOEL IOHANAN (Diretor de Eventos da SPVA) - “Minha nega”; “4 letrinhas mágicas”; CARLOS MORAIS SANTOS (Poeta lisboeta) - “Os nós e os laços” e cantou “O xote das meninas” (Luís Gonzaga e Zé Dantas); DETH HAAK (Poetisa dos Ventos - Consulesa de “Poetas Del Mundo”) - “Alma do Cosmo” (Gislaine Canales, glosando Augusto dos Anjos); “Poeta força-tarefa” (Rossyr Berny), do livro antológico: “Poetas pela paz e justiça social”; SEBASTIÃO BEZERRA (2º Tesoureiro da SPVA)- Interpretou a performance “O Ébrio” e recitou “Pôr-do-sol do Potengi”; AUZEH FREITAS (1ª Secretária da SPVA) - “O Desatino do sem destino”; “Tributo ao Prof. Coquinho”, elaborado durante a Palestra; “MAZÉ” - “Carta”, do livro “No coração das palavras”, de Alexandre Abrantes; IVETE RAMALHO - Cantou “Noite cheia de estrelas” (Cândido das Neves); Recitou “Meus 8 anos” (Casimiro de Abreu); AMÉRICO PITA - Declamou “O silêncio da noite” (João Batista de Cerqueira) e “Plantador de milho” (Daudeth Bandeira); IGOR BARBOZA - Declamou “Ai, se se-se...” (Zé da Luz); “Aí, se se-se..”, autoral; GERALDA EFIGÊNIA (Presidente da SPVA) - “Décima”; JOSÉ LUIZ SÁ - “Perfil da Velhice”; LECY SÁ - Cantou “Uma casa portuguesa” (R. Ferreira e M. Sequeira); MC GARCIA (Presidente da SPVA) - “Origem morta e o homem”; JANIA SOUZA (Conselho Fiscal da SPVA) - “Menino Livre”; ROSA REGIS (Conselho Fiscal da SPVA) - Declamou “Eu venho aqui defender a sustentabilidade”, 1º lugar no Concurso de Literatura de Cordel, promovido pela COSERN, na Feira do Livro de Mossoró (2009). Estiveram presentes: PROF. LENILSON CARVALHO (Ex-Presidente do CRO/RN, Titular da SBDE e componente da “Confraria da Amizade”; DR. GIVALDO SOARES (Ex-Conselheiro do CRO/RN e Presidente da “Confraria da Amizade”); PROF. MÚCIO PROCÓPIO (Componente da Confraria da Amizade); MARIA SALETE MEDEIROS; SELMA SANTOS; TEREZA FREITAS; DR. EIMAR LOPES DE OLIVEIRA (Presidente do CRO/RN) que fez a saudação e entrega do Certificado a que fez jus o Prof. “Coquinho” pela belíssima Palestra.
CONVITES: Estão todos convidados para o próximo “SARAUTERAPIA”, no dia 19.08, terceira 4ª feira, a partir das 18 horas, com entrada livre. SEXTA DO REPENTE: Todas as primeiras 6ªs feiras do mês, no Palácio da Cultura (1º andar), das 20 às 22 horas, com entrada franca, está marcado um encontro com a cultura popular mostrada pelos Repentistas que se revezam naquele nobre espaço. A promoção é da AEPP - Associação Estadual dos Poetas Populares do RN, cujo Presidente é o Poeta José Lucas de Barros, que convida os presentes a interagir, criando motes, temas, pedindo canções etc., abrilhantando mais o evento.. Imperdível!
fonte: Rubens Azevedo

SÉRIE APRENDER PORTUGUES: FORMAS POÉTICAS

ODE
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ode é uma composição poética que surgiu na Grécia Antiga, e era cantada e acompanhada pela lira. Ode, em grego significa canto.
Ela se divide em estrofes semelhantes entre si, tanto pelo número como pela medida dos versos, geralmente de quatro versos ou dividida em três partes recorrentes quando coral. Os poetas gregos Alceu, Safo e Anacreonte escreveram odes.
Já em Roma, onde era chamada mais comumente de carmem, teve cultores como Catulo e Horácio. No século XIX teve vasta produção na Itália, com Gabrielle D'Annuzzio; na França, com Victor Hugo; na Espanha, com Manuel José Quintana entre outros.
No dicionário Houaiss da língua portuguesa temos:
entre os antigos gregos, poema lírico destinado ao canto.
poema lírico composto de estrofes de versa igual, sempre de tom alegre e entusiástico
Poema lírico de forma complexa e variável, a ode caracteriza-se pelo tom elevado e sublime com que trata determinado assunto. As literaturas ocidentais modernas aproveitaram sobretudo, do ponto de vista da forma, a ode composta por três unidades estróficas, correspondentes, no desenvolvimento da idéia do poema, à estrofe, à antístrofe (cantada pelo coro, originalmente) e ao epodo (conclusão do poema). A ode comportava uma série de esquemas métricos e rítmicos, de acordo com os quais era classificada.
Na música, as odes modernas são compostas mais para solistas e coro orquestra. Foi empregada por autores como Haendel, Henry Purcell e Beethoven, que utilizou a Ode à alegria, texto de Schiller, na sua 9° Sinfonia. Também na literatura portuguesa houve escritores e poetas que aderiram a esta forma de escrita tais como Camões, Correia Garção, Cruz e Silva, Fernando pessoa e, actualmente, Miguel Torga.

LUAR DE AGOSTO DA AJEB/RN

NEIDINHA E NEZINHO
POETA


PÚBLICO

JANIA SOUZA



NEZINHO PEREIRA

AUZHE FREITAS


PÚBLICO

GILDA MOURA


A NOSSA AMADA VIVI


ZÉLIA FREIRE









LUAR DE AGOSTO DA ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS ESCRITORAS DO BRASIL/AJEB - NATAL

Num clima de muita poesia e união, compartilhamos o LUAL DE AGOSTO das Ajebianas de Natal, foi na quinta feira (06) na bonita e ampla residência da poeta LEDA VARELA. Vejam os momentos vividos... emoções experimentadas..., lindos poemas declamados..., belíssimas canções interpretadas. .. Haidee e Fernanda
a fada madrinha Neidinha.

trovadora Gilda Moura e Dr. Camilo


Publico
o que estava dizendo neste instante:
A noite me deixa inebriada,
me namora mais que o dia.
Entre chuva, frio e trovoada e
o peito exalando a doce cantata,
da passarada ao entardecer.
A noite me encanta...
me deixa lânguida.
Olhando a lua, desvendo o manto
da doce lembrança do homem amado,
Do tempo que era feliz nos seus braços.
Oh! lua dos meus encantos
que também conhece meus prantos,
que guarda meus segredos
no recôndito do meu mais profundo ser.
Lua que namoro...
Lua que amo.
A ti dedico um sentimento de cumplicidade
que existe entre o céu e a terra.
Ana Maria Cascudo


Aldenita

cantor oficial


A simpática e meiga anfitriã Leda Varela.

E o bonito show de Neidinha, cantando Renato Caldas e o requebra pro delegado.
ADOREI!
Nós que fazemos a SPVA/RN estavamos felizes e agradecidas pelo convite, além de Neidinha, estava presente ao evento as poetas Jania Souza, Auzhe Freitas e o poeta cordelista Nezinho Pereira.