domingo, 16 de setembro de 2012

INSTITUTO PADRE MIGUELINHO, ESCOLA CENTENÁRIA INAUGURA CORDELTECA!

FESTA DE INAUGURAÇÃO DA CORDELTECA NAZARENO DOUGLAS NOBRE
MOMENTO DA INAUGURAÇÃO PELA SRA. SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROFESSORA BETANIA RAMALHO E O GESTOR DA ESCOLA PROFESSOR JOSUÉ ARAUJO.
 PERFIL HISTÓRICO

Pensada no ano de 2007 e  inaugurada em 2012, a ideia surgiu de o desejo de mostrar a importância do cordel no chão da escola. A literatura não se torna completa quando não se coloca em pauta a literatura de cordel, em pesquisa realizada no próprio Instituto percebemos que era interesse dos alunos por cordel e não tivemos dúvida quando assumimos a gestão da escola em tornar isso prático. Era o mês de abril de 2007, e a gestão GG - Getúlio e Geralda acabavam de nascer, juntos pensamos e juntos colocamos a primeira pedra. Convidamos os poetas: MCGarcia, Rosa Regis (Presidente da Academia de Literatura de Cordel do RN), Américo Pita e juntos pensamos a criação da cordelteca. Em seguida pensamos uma gincana e convidamos a Profa. Larrúbia Tavares, incentivadora da arte e competente na arte de organizar esse tipo de atividade, o intuito era o de arrecadar cordéis, e essa foi uma das tarefas com pontos significativos, assim ao final da gincana havíamos angariado cerca de 690 exemplares de cordéis. Mas o tempo passou e o sonho não acabou a gestão terminei, eu sai da escola, mas a escola não saiu de mim e o sonho da cordelteca perdurou na minha cabeça. Assim o tempo passando e o desejo cada vez maior de vê esse sonho realizado, assim veio o melhor, o contato com a Cordelista e biblioteconomista formada Terezinha Azevedo, a mesma coordenou esse processo juntamente com os atuais Gestores Josué Araújo e Eliene Santos  que culminou com a inauguração desta cordelteca, no dia 16 de agosto de 2012  com a presença da Secretária de Estado da Educação e Cultura do RN - a Professora Doutora Betânia Leite Ramalho, a Subcoordenadora de Ensino Médio, Professora Aliete Bormamm, Cordelistas, Poetas, Artistas de uma maneira em geral. Aqui uma pequena mostra do que foi essa grande festa.


 Cordelista Francisco Martins - aqui caracterizado de Mané Beradeiro
 Relato do inicio  da Cordelteca - musicada pelo Cordelista José Acaci
Um século formando cidadãos, disseminando saberes
 Prof. Mestre Milson, ex-professor da escola e hoje Professor do IFRN de João Câmara
Luiz Renato é ex-aluno Miguelinho e, passou no primeiro vestibular e a melhor noticia, sem fazer cursinho
 Pedro Grilo Neto - poeta trovador
 Presidente da Academia de Literatura de Cordel do RN - Rosa Regis
 Rosa Regis, bibliotecárias Ecy e Terezinha Azevedo
 Profa. Betania Ramalho, após a solenidade fez questão de visitar toda a escola e, nesse mesmo dia implementou o Ensino Mèdio Inovador.

 apresentações das alunas da Profa. Mércia
 Platéia atenta a apresentação de Mané Beradeiro e a
performance  do mesmo. Profa Deise estava encantada.
 Euzinha com o Gestor da Escola - Prof. JosuéAraújo
 a alegria era vidente seu rosto


Profa Betânia, ex-gestora do Instituto Miguelinho Larrúbia Tavares, Josué e a Subcoordenadora de Ensino Médio do RN - Professora Aliete Bormamm que em muito tem contribuído com o crescimento da escola. Seu empenho em transformar as escolas de ensino médio em escolas inovadoras e de excelência pulsa latente no seu peito. Sem o apoio da Profa. Aliete a cordelteca Nazareno Douglas Nobre não teria tido tanta repercussão. A escola reconhece e agradece a Profa. Aliete.
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Professora e Biblioteconomista formada e também Cordelista Terezinha Azevedo, a Coordenadora Geral da Cordelteca, no momento do lançamento do 5º Concurso de Poesia “Poetisa Geralda Efigênia". O evento contou também com a participação do Cordelista e Cancioneiro Potiguar José Acaci. Assim aconteceu a inauguração da cordelteca, em breve postarei a segunda parte.

UFRN/CONPERVE DIVULGA PARCIAL DE CANDIDATOS INSCRITOS PARA O VESTIBULAR 2013

O Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulga a demanda parcial de candidatos inscritos por curso para o Vestibular 2013.

Ao todo, estão inscritos 25.617 candidatos que irão concorrer a 3.015 vagas nos cursos dos campi de Natal, Caicó, Santa Cruz e Currais Novos.

A maior demanda registrada foi a do curso de Medicina, com 65 candidatos por vaga, seguido pelo curso de Psicologia, com 35,80. O terceiro curso  mais concorrido foi o de Arquitetura e Urbanismo, com 24,3 candidatos por vaga.

As provas para o Vestibular 2013 da UFRN serão aplicadas no período de 25 a 27 de novembro.

No primeiro dia do processo seletivo serão aplicadas as provas de física, química, biologia, matemática e língua estrangeira. No segundo dia as provas de português, literatura, geografia, história e a redação. No terceiro dia será aplicada a prova discursiva destinada a cada área.

A duração do exame, nos três dias, será de 4 horas e 30 minutos. O acesso ao local onde se realizarão as provas ocorrerá das 7h20 às 8h.

A lista completa da concorrência parcial do Vestibular UFRN 2013 está disponível na página do COMPERVE: www.comperve.ufrn.br/.

fonte: agecom - por e-mail

METODOLOGIA DE PROJETOS: O QUE CONSIDERAR...

Na elaboração de um Projeto de Trabalho, devem ser observados os aspectos:



ELEMENTOS DO PROJETO
O QUE SIGNIFICA

TITULO DO PROJETO
O  QUE VAI SER INVESTIGADO?
Tema claro que expresse o objeto de estudo.


OBJETIVOS
PARA QUÊ?
Explicitar as expectativas em relação ao desenvolvimento do projeto e aonde se quer chegar. Evidenciar as questões de estudo.


JUSTIFICATIVA
POR QUÊ?
Explicitar as razões que motivam a escolha do objeto de estudo, a importância da investigação e os problemas levantados.


METODOLOGIA
COMO?
Explicitar o encaminhamento teórico-metodológico, as fontes que serão investigadas e os caminhos que serão percorridos no desenvolvimento do projeto.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
QUANDO?
Explicitar as ações e a previsão da época em que serão realizadas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ONDE PESQUISAR?
Levantamento bibliográfico sobre o assunto a ser pesquisado.

É importante evidenciar que no cronograma de execução e na metodologia de trabalho sejam previstos momentos para o registro das atividades em formas de relatórios parciais e finais.
O relatório se constitui em um instrumento de apresentação e sistematização dos resultados do projeto e pode conter em sua estrutura quantro elementos básicos:
APRESENTAÇÃO;
INTRODUÇÃO;
DESENVOLVIMENTO E
CONCLUSÃO.
 
 
fonte: artigo de José Paulino Filho,
Isauro Beltran Nunez e Betânia Leite Ramalho.
Ensino por projetos: Uma alternativa para construção
de competências no aluno.
FON