PLANO ESTADUAL DA LEITURA E DO LIVRO DO ESTADO DO RIO GRANDE
DO NORTE
“Um
país se faz com livros e homens”
Monteiro Lobato
01.
INTRODUÇÃO
A luta das entidades da sociedade civil
para transformar o Brasil e, quiçá o RN, em uma sociedade de leitores vem de
longe. Com base neste desejo, a União Brasileira de Escritores deu a largada
articulando desde o ano de 2006 uma lei, através dos deputados Fernando Mineiro
e José Dias, que resultou na Lei nº 9.105, de 09 de junho de 2008 ( Lei do
Livro Henrique Castriciano) em homenagem a este grande intelectual . Dividida
em 05 capítulos, a lei nº 9.105, em seu
Art. 23: “o Poder Executivo regulamentará a presente Lei, no que couber, no
prazo de 90 dias”; já faz cinco anos
e só agora é que parece caminhar para que a mesma cumpra o seu papel; seis
meses depois, após intensa movimentação do Instituto de Desenvolvimento da
Educação – IDE, foi promulgada outra na mesma direção: a Lei nº 9.169, de 15 de
janeiro de 2009. Antes tarde do que nunca, o Poder Público sai da letargia e
elabora (em versão preliminar) o Plano
Estadual da Leitura e do Livro do Estado do Rio
Grande do Norte e
solicita,mediante Ofício Circular nº 16/2013, um Parecer da UBE-RN:
O2. PRESSUPOSTOS
METODOLÓGICOS E FILOSÓFICOS DO PELLRN
O PELLRN está embasado em grandes pensadores
da Cultura e da Educação, como o russo Bakhtin, o brasileiro Paulo Freire. À
pag. 06 afirma o PELLRN:
“a linguagem não é um mero instrumento de comunicação e que os sujeitos,
principalmente os alunos, não são meros receptores passivos”. (Paulo Freire
diz: - ninguém ensina nada a ninguém. Os
homens se educam em comunhão).
Reconhece que até agora as ações
desenvolvidas pela SEEC tem sido isoladas e conclama todos para participarem na
sua construção e execução:
“O
Plano, como aqui se configura, objetiva evitar o caráter assistemático e
fragmentado com que se tem implementado essas iniciativas em nosso estado. Isso
só será possível se houver o comprometimento de todos os setores interessados
no tema, os quais serão convidados a darem sua contribuição em um esforço
conjunto para a qualidade deste documento”.
Por último, conclama os
professores a repensarem suas práticas
obsoletas de pensar a leitura apenas
como uma tarefa do professor de Língua Portuguesa e sim de todos. Diz, ainda,
que o PELLRN articula-se “com a proposta
que vem sendo desenvolvida pela Comissão de Currículo para a rede estadual do
RN, que tem como eixo norteador o currículo integrado”(PELLRN, pág. 12).
03. METAS E ESTRATÉGIAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS
POLÍTICAS DE LEITURA
O PELLRN assenta-se em quatro eixos temáticos:
.Eixo 1- Democratização do acesso
.Eixo 2 – Fomento à leitura e a formação de mediadores
.Eixo 3 – Valorização
da leitura e da comunicação
.Eixo 4 – Apoio à criação e ao consumo de bens de
leitura
UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES DO RIO GRANDE DO NORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário